Exame T3 reverso, como coletar o sangue e quais resultados normais e alterados

O T3 Reverso ou T3 R , RT3, Trioidotironina T3R, é criado em pequena porções mais especificamente por uma glândula conhecida como tireóide, porém um maior volume provem da metabolização do T4 em um processo de inativação. Neste texto você irá descobrir como é a coleta do material biológico sangue quando o médico solicitar este exame e também identificará os resultados com valores normais e alterados.

T3 Trioidotironina reverso é um exame bastante difundido nos dias atuais, o hormônio pode ser identificado em um nível aumentado nas patologias de eutiroidismo, e no hipertireoidismo.

Como proceder se você tem um pedido médico com o exame T3 Reverso

O exame T3 reverso pode ser solicitado pelo médico para apoio diagnóstico de problemas ou apenas investigações da glândula tireoide.

Normalmente é solicitado junto com outros testes para complementar a investigação.

Quando for realizar o teste T3 reverso você deve se dirigir até o laboratório levando o pedido que seu médico realizou.

As informações serão passadas pelo atendente do laboratório de sua confiança, jejum e demais recomendações.

Como é a coleta do sangue para o exame T3 reverso

Quando for realizar o exame T3 reverso você deve realizar um jejum de 4 horas para evitar ação de interferentes no teste.

Como citado, o material biológico usado neste tipo de avaliação laboratorial será o sangue.

Ao chegar no laboratório siga até o atendimento e realize o cadastro de seus dados pessoais e demais informações solicitadas pela atendente.

Não se esqueça de informar sobre medicamentos que esteja usando nos dias anteriores à coleta.

Uso do fármaco amiodarona pode causar a diminuição do T3 com aumento no T3R e da tiroxina (total -TT4 – e livre – Ft4).

Peça também o protocolo com seus dados de realização do exame e qual o site, login e senha para retirar o resultado pela internet.

Depois aguarde ser chamado pelo agente que irá coletar o sangue. Ele irá confirmar seu nome e exames que devem ser realizados.

Depois solicitará que sente em uma cadeira de coleta de sangue. Irá colocar no braço um torniquete e introduzira uma fina agulha na veia para retirada do sangue.

Dependendo se irá realizar outros exames em conjunto com o T3, normalmente existe outros testes, o volume de sangue retirado será maior.

Geralmente 2 ou 3 tubos são preenchidos com sangue. Entretanto, pode ser mais, em função dos outros testes que possam requerer maior volume do fluído biológico.

Depois da coleta o material é enviado para setor de análises hormonais. A pessoa já estará liberada para voltar ao seu lar.

Quando estará pronto o resultado do exame de sangue

O resultado do exame normalmente estará liberado para retirada no site ou na própria instituição laboratorial depois de 2 a 6 dias.

Se o exame for encaminhado para outros laboratórios de apoio o resultado pode demorar um pouco mais. Para obter esta informação pergunte no atendimento do laboratório que realizou a coleta do sangue.

Depois retire seus resultados e marque o retorno com o médico que solicitou os testes sanguíneos para mostrar seus laudos.

Resultados normais e alterados do T3 reverso

O teste normalmente é realizado pela metodologia de radioimunoensaio ou enzimaimunoensaio.

O resultado normal deste teste ocorre quando os valores estão entre 13 a 50,2 ng/dL.

Avaliação dos níveis de T3 reverso são úteis para averiguar a condição metabólica da tireóide em pacientes fortemente enfermos, em que se pode encontrar níveis séricos diminuídos de hormônios tireoidianos, com triiodotironina reversa (T3R) aumentado.

Níveis de T3 reverso aumentado podem ser vistos em hipertiroidismo, doenças graves, uso de amiodarona ou contrastes iodados.

Porém níveis de T3 reverso diminuído podem ser observados em casos de hipotiroidismo, drogas antitireoideanas, uso de corticóides, estrógenos e progestágenos.

Leve seus resultados de exame para que seu médico possa avaliar e emitir um diagnóstico sobre o caso.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 5
Total de Votos: 3
Exame T3 reverso, como coletar o sangue e quais resultados normais e alterados
Compartilhe este texto
avatar