Laboratórios e clínicas tranquilizam crianças com óculos de realidade virtual em coletas de sangue e vacinas

Quem tem filho sabe como funciona, ao chegar no laboratório para colher sangue ou tomar vacina o choro é quase certo. Mãe e pai tentam acalmar a criança, a atendente fica estressada com o atraso do trabalho, o ambiente fica tenso. Porém, uma solução interessante tem sido proposta por alguns laboratórios e clínicas, usam óculos de realidade virtual para tranquilizar crianças na coleta de exames de sangue e aplicação de vacinas.

A realidade virtual está colaborando muito para diminuir a dor e o medo dos pacientes, principalmente os pequenos. O equipamento proporciona uma redução na tensão das crianças e assim, facilitam a coleta de sangue e recebimento de vacinas.

Como o óculos de realidade virtual está sendo útil

Diversos laboratórios pelo país estão adotando esta metodologia simples, porém eficiente. O óculos torna o momento da coleta um pouco menos conturbado e facilita a retirada do sangue ou aplicação de vacina.

Antes de iniciar a coleta a técnica do laboratório coloca o óculos na criança, no aparelho fica passando vídeos de desenho animado e outras atrações divertidas.

óculos realidade virtual na coleta de sangue

A ideia principal é tirar o foco da coleta, evitar que eles vejam a agulha, e entretidas, ficam mais calmas. Enquanto isso, o agente coletador de sangue pode retirar o material ou receber a dose de vacina.

Esta é uma aplicação prática do óculos de realidade virtual. As crianças choram menos e até esquecem o medo de agulha.

Na realidade o equipamento não vai evitar a dor, claro, porém a musculatura da criança fica mais relaxada e a dor tende a ser menos intensa. A agulha não fere como nos momentos de estresse que acabam puxam o braço a todo momento.

Um exemplo de atração no óculos

Quando a equipe do laboratório coloca o óculos na criança, uma atração inicia, um novo amiguinho pede ajuda. O pequeno observa o personagem colocando um tipo de poder no braço dele.

Neste momento, o sangue é retirado ou a vacina aplicada e a criança acha que está recebendo o poder para se tornar um herói e ajudar o amiguinho.

Outro fator importante é que a coleta do sangue é amena e reduz as possibilidades de hemólise de amostra.

A instituição laboratorial que implanta este serviço melhora a relação com seus clientes e agiliza o processo de trabalho.

Procure na sua região um laboratório que disponibilize este serviço para coleta de sangue de seu filho.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 18

Laboratórios e clínicas tranquilizam crianças com óculos de realidade virtual em coletas de sangue e vacinas
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar