Laboratório pediu nova coleta de sangue, material hemolisou, o que pode ter causado e como proceder

Normalmente você vai no laboratório de sua preferência levando o pedido com a solicitação dos exames feita pelo seu médico, ao chegar no laboratório a atendente verifica se está tudo certo com relação à papelada e jejum recomendado, estando tudo normal será encaminhado para uma sala e a equipe de coleta de sangue coloca um torniquete no seu braço e executa a retirada do sangue para realização dos exames, depois é só ir buscar o resultado no dia marcado. Mas, algumas vezes o laboratório solicita nova coleta de sangue, avisam que o material hemolisou, veja qual é o problema, o que causou e como proceder.

Não é um caso frequente, mas pode ocorrer após ter coletado o material no laboratório, entram em contato, ou quando vai buscar o resultado é informado que deverá ser feita uma nova coleta de sangue, pois o material que foi retirado na primeira vez, hemolisou. Quando isso acontecer, fique calmo, não é nada grave, geralmente apenas nova coleta de sangue e tudo estará resolvido.

Hemólise é o nome dado quando as células vermelhas do sangue, lisam, ou rompe, sendo que, hemo quer dizer sangue e lise é ruptura “quebra”, portanto, o que ocorre é um rompimento da “parede” da hemácia, desta forma é liberado o material contido no seu interior, a hemoglobina, que se mistura com a parte líquida (plasma ou soro, após centrifugação ou sedimentação, normalmente um material amarelo claro) e este fica vermelho.

tubo-sangue-hemoliseComo o material liberado na ruptura da hemácia é vermelho, o plasma, usado para fazer a maioria dos exames, também fica vermelho, podendo ficar levemente avermelhado ou uma coloração forte, e os materiais que saíram do interior da hemácia, podem interferir na realização de vários exames.

Quais exames podem ser afetados pela hemólise?

Uma hemólise leve tem pouco efeito sobre a maioria dos exames, mas se for mais forte, certamente causa aumento na atividade plasmática de certas enzimas, aldolase, fosfatase alcalina, aspartato aminotransferase, magnésio, desidrogenase láctica – DHL, análise de potássio e fosfato, e podem ter resultados falsamente reduzidos de insulina e outros.

Hemólise ocorre devido a problema no sangue ou durante coleta?

Apesar de existir patologias conhecidas como doenças hemolíticas nas quais as hemácias também se rompem, mas isso é raro, na maioria das vezes quando o laboratório pede nova amostra não é nenhum problema no sangue da pessoa, mas apenas um problema que ocorreu durante a coleta do material, com uma nova coleta o problema é resolvido.

O que pode ter causado uma hemólise no sangue?

Várias coisas podem causar hemólise na amostra de sangue, podemos citar, coleta difícil – veia muito fina, uma agulha fora dos padrões que seriam indicados para aquela veia, coleta de sangue de área com hematoma, imperícia do coletador, êmbolo da seringa acionado com muita força na aspiração ou ao dispensar sangue no tubo de armazenamento, material como seringa ou tubo a vácuo com defeito, ou até mesmo doenças hemolíticas (raro), entre outros.

O que deve ser feito se o laboratório solicita nova coleta?

Se uma outra coleta de sangue for solicitada, vá até o laboratório para a nova coleta, e aguarde o resultado do seu exame. Se a hemólise continuar ocorrendo, o mais indicado é comunicar o médico sobre este fato para que ele possa avaliar clinicamente se existe outro problema.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 72

Laboratório pediu nova coleta de sangue, material hemolisou, o que pode ter causado e como proceder
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para
ALAN DO NASCIMENTO PEDROSA
Visitante
ALAN DO NASCIMENTO PEDROSA

Amanhã farei nova coleta pois ocorreu isso. Fiquei com medo de see algo refente a doença e resolvi pesquisar. Obrigado por ter abordado o tema.

Lilimar
Visitante
Lilimar

Obrigada. Aconteceu comigo hoje, pela primeira vez.