Carboxihemoglobina, saiba para que serve o exame de sangue, coleta do material e resultados alterados

O monóxido de carbono CO, um gás fortemente nocivo que causa constantemente intoxicações, de origem doméstica ou ocupacional. A carboxihemoglobina serve para avaliar exposição ao monóxido de carbono e ao diclorometano. O exame também é conhecido como, COHb, diclorometano, monóxido de Carbono. Saiba detalhes sobre o teste laboratorial, como é a coleta do material biológico e quais os resultados com valores normais e alterados.

O teste avalia o risco ocupacional em trabalhadores com exposição á combustão de materiais orgânicos, além de outros envenenamentos pelo monóxido de carbono CO, um gás de característica incolor, inodoro e também não inflamável.

O monóxido de carbono e cloreto de metileno ou diclorometano

O monóxido de carbono, é um gás nocivo, responsável por intoxicações domésticas e ocupacionais.

O cloreto de metileno ou diclorometano, líquido incolor, volátil, não inflamável. Na indústria tem aplicação como solvente na produção de películas de fotografia, fibras, em composição de reagentes para combater pragas, como propelente em aerossóis, e outras.

O gás monóxido de carbono, é produzido em diversas atividades profissionais. Podemos destacar algumas como, refinarias de petróleo, fundições e fornos.

Além disso, pode ocorrer em aquecedores residenciais a gás, exaustão de motores a gasolina, e o hábito de fumar.

Pessoas que não fumam têm níveis mais baixos de carboxihemoglobina do que aqueles fumantes.

A intoxicação por monóxido de carbono

A intoxicação por este produto é causa comum de envenenamento doméstico ou ocupacional.

Sabemos que a hemoglobina carrega o oxigênio para os pulmões. Porém, o CO tem uma afinidade muito maior pelo Heme da Hemoglobina do que o O2.

Devido a forte afinidade, CO se liga muito fácil e de forma estável com a hemoglobina, formando a carboxihemoglobina. Este, um pigmento anormal do sangue incapaz de transportar o oxigênio.

A pessoa afetada ou intoxicada pelo CO fica com cor rosada, entretanto, saudável, e isso dificulta identificar esta incapacidade de transporte de O2 pela hemoglobina.

A presença da carboxihemoglobina, também torna difícil a dissociação da oxihemoglobina presente. Isso reduz ainda mais a disponibilidade de oxigênio nos tecidos.

Já o diclorometano pode ser absorvido por via pulmonar e cutânea. Ele executa uma biotransformação e assim libera o CO2 e CO, que já vimos acima como age.

As elevadas concentrações de carboxihemoglobina levam a hipóxia tecidual, estimulando a eritropoiese e causando uma elevação do hematócrito.

Como coletar o sangue e recomendações para realizar o exame carboxihemoglobina

Este exame não requer jejum, o material coletado no laboratório será o sangue. O material biológico deverá ser retirado da via do braço.

Pode ser solicitado amostra do final do último dia da jornada de trabalho. Ou exame que avalie a diferença entre pré e pós jornada.

Depois o material será rapidamente encaminhado para análise, visto que requer uma conservação especial.

O laudo demora um pouco para ficar pronto. Entretanto, vai depender de cada instituição, normalmente demora 3 a 10 dias para liberar o resultado do exame.

Tabagismo pode interferir no resultado do teste.

Valores normais e alterados

Considera-se os seguintes valores como normais quando realizado pela metodologia espectrofotométrica:

Para não fumantes:
Não expostos ocupacionalmente o valor normal é até 1,00 %.

Índice Biológico Máximo Permitido para Diclorometano o valor normal é até 3,50 %.

Índice Biológico Máximo Permitido para Monóxido de Carbono o valor normal é até 3,50 %.

Para fumantes o valor normal é até 10,0 %.

Na avaliação de intoxicação os níveis não devem ultrapassar o Índice Biológico Máximo Permitido (IBMP).

Siga sempre as orientações de seu médico e entregue seus resultados de exames para que ele possa avaliar e emitir o diagnóstico.

Se este texto foi útil para você considere compartilhar em sua rede social favorita.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 14

Carboxihemoglobina, saiba para que serve o exame de sangue, coleta do material e resultados alterados
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar