HTLV 1 e 2 anticorpos, coleta do sangue e resultado normal e alterado exame

Este exame HTLV 1 e 2 anticorpos, serve para fazer um rastreamento das infecções causadas por vírus HTLV 1 e 2. Estes vírus fazem parte da família dos Retrovirus, não estando associados a infecções pelo HIV. Acompanhe neste texto como será feita a coleta de sangue quando o médico solicitar este teste laboratorial, quando estará pronto, e quais resultados normais e alterados.

Por volta de 95% dos casos as infecções acontecem sem ter uma condição de alteração clínica envolvida. Naqueles 5% restantes, pode ocorrer evolução para leucemia de células T neste caso em adultos, parapresia tropical espástica e doenças crônicas musculares.

Como é a coleta do sangue para o exame HTLV

O material usado para realizar este exame é o sangue coletado da veia do braço. Sendo que normalmente o jejum indicado será de 4 horas.

Ao chegar no laboratório deverá entregar ao atendente um documento pessoal e o pedido de exame que o médico fez no momento da consulta.

Se for realizar o teste laboratorial por meio de algum convênio deverá levar também a carteira do convênio ou plano de saúde que você faz parte.

O atendente irá realizar algumas perguntas para completar o cadastro e depois poderá aguardar ser chamado para a coleta do sangue.

Não se esqueça de solicitar os dados de login e senha para retirar o exame posteriormente pela internet.

A coleta do sangue será realiza pelo técnico em análises clínicas que irá colocar um torniquete no braço do paciente e introduzirá uma fina agulha na veia para retirada do material biológico.

Depois de coletado o sangue, o paciente estará liberado para ir para seu lar. O material será encaminhado para o setor de análises imunológicas.

Quando o resultado do teste HTLV estará pronto

Normalmente o resultado deste exame estará disponível para ser retirado no laboratório ou pela internet.

Com os dados recebidos durante o preenchimento do cadastro no laboratório, será possível acessar o site do laboratório que realizou o teste e baixar seus resultados.

Diversos laboratórios também disponibilizam aplicativos para baixar o resultado por meio destes apps para seus smartphones.

Geralmente o resultado deste exame estará disponível em 1 a 5 dias. Porém se o laboratório encaminha o sangue para instituições de apoio, o resultado pode demorar entre 4 a 10 dias. Solicite esta informação do seu laboratório.

Resultado normal e alterado do exame HTLV

As vias de transmissão deste vírus podem ser: aleitamento materno, transfusão de sangue e compartilhamento de seringas contaminadas, além de contato sexual sem proteção.

O teste pode ser realizado por meio da técnica de quimioluminescência e o resultado normal será:

Caso seja um teste negativo ou não reagente, apresentará um resultado inferior a 1,00.

Caso seja um resultado positivo ou reagente, apresentará um valor superior ou igual a 1,00.

Existem dois subtipos que podem infectar seres humanos, o HTLV-I e HTLV-II. O tipo I é endêmico na região do Caribe, Japão, partes da África. Entretanto, o tipo II é encontrado em alguns grupos nativos americanos.

O HTLV pode levar a várias patologias na pessoa infectada: Paraparesia Espástica Tropical ou Mielopatia associada ao HTLV (PET/MAH), Leucemia-Linfoma de Células T do adulto (LLCTA).

O HTLV também pode estar ligado a outras condições patológicas, como: Dermatite Infecciosa, uveíte, artropatia e a síndrome de sjögren.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3
HTLV 1 e 2 anticorpos, coleta do sangue e resultado normal e alterado exame
Compartilhe este texto
avatar
Marcio Centeno da silva
Visitante
Marcio Centeno da silva

Olá bom dia! O resultado das plaquetas deu 249.000.ele está normal?! Gostaria a informação por email