Pedido médico ou guia, validade e dicas para colocar em prática antes da data de coleta dos exames laboratoriais

Normalmente quando você sente que algo não está bem com sua saúde você procura uma clínica ou um hospital para realizar uma consulta, depois desta consulta, frequentemente o médico solicita algum tipo de exame e emite um pedido médico ou guia de exames, veja qual sua validade e dicas para colocar em prática antes da data de coleta dos exames laboratoriais.

De posse deste pedido, você deve procurar um laboratório de análises clínicas. Poderá escolher uma instituição de sua confiança, pensando também na questão de convênio e preço.

Validade do pedido médico ou guia

Algumas vezes recebemos o pedido médico ou guia de exames depois de uma consulta, mas esquecemos de realizar. Depois de algum tempo lembramos dele e vamos procurar o documento e já tem vários dias que fora solicitado.

O tempo de validade deve ser contado a partir da data de redação existente no documento, normalmente está abaixo do carimbo do médico.

Este pedido médico tem uma validade de 30 dias, entretanto isso não é uma regra.

Será necessário consultar na recepção do laboratório que for realizar os testes.

Existe ainda, um grupo de profissionais que aceitam o pedido médico até 3 meses depois de solicitado.

Porém, ainda tem a questão dos planos de saúde ou convênios. Cada um pode exigir em suas cláusulas de contrato datas diferentes.

Entretanto, o padrão normalmente é de 30 dias.

Como proceder antes do dia da coleta de exames

Para saber exatamente como proceder com relação aos exames que foram solicitados, é possível ir até o laboratório para buscar os esclarecimentos necessários sobre cada um dos testes solicitados.

Porém, também é possível ligar no laboratório. Normalmente eles informam tudo que é necessário para realizar cada teste laboratorial que foi solicitado.

É interessante você ligar ou, de preferência, se dirigir até o laboratório para buscar esclarecimentos. Assim, poderá evitar transtornos, como atrasos para realização de seus exames.

Procedendo desta forma, poderá esclarecer vários detalhes com relação a cada exames que deverá realizar. Não irá perder tempo ou até mesmo ter que remarcar a coleta para outro dia.

Informações antes da data do exame, é sempre útil, ficamos sabendo, por exemplo, para quais exames é necessário jejum.

Outras vezes é necessário levar fezes, urina ou algum outro material biológico no dia da Coleta. Pode ser que nem seja necessário jejum, ou até mesmo que não realizem todos os exames solicitados no pedido.

Pode ser que necessite realizar um jejum diferenciado, ou que um dos testes requeira ficar sem movimentar por certo período, como prolactina. Desta forma necessitará chegar um pouco mais cedo ao laboratório.

Não se esqueça também que alguns testes laboratoriais necessitam de frascos para acondicionar os materiais biológicos.

Na maioria dos casos os laboratórios disponibilizam estes materiais, potes, tubos, placas e outros.

Facilitando e adiantando o atendimento no dia de coleta do material

Alguns laboratórios aceitam também fazer, com antecedência, o preenchimento na internet dos dados do cadastro do paciente.

Não se esquecendo também, de que se for realizar os exames por meio de algum convênio, deverá apresentar a carteira. Poderá verificar se o plano de saúde cobre todos aqueles testes que foram solicitados pelo médico.

De posse de todas essas informações será muito mais fácil para realizar seus exames. Caso seja necessário, realize o jejum conforme recomendações ou outro procedimento requerido.

Depois é só se dirigir ao laboratório na data e horário marcados.

Aqui no site você também conta com uma grande gama de informação explicando detalhadamente sobre cada exame.

Coleta domiciliar de exames

Outro serviço prestado por alguns laboratório é a coleta de materiais biológicos na casa o cliente.

Por telefone, também é possível verificar no laboratório se eles prestam atendimento na casa do paciente.

Caso ofereçam este tipo de serviço, e for de interesse, verifique uma data para visitarem seu lar e colherem o seu material.

Falamos aqui sobre coleta domiciliar.

No dia marcado para realizar o teste não se esqueça de levar seus documentos pessoais e o pedido com a relação de exames. Se for realizar por algum convênio, leve o documento que comprove a sua inscrição neste plano de saúde.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 25

Pedido médico ou guia, validade e dicas para colocar em prática antes da data de coleta dos exames laboratoriais
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para