Técnico em análises clínicas, o que faz, habilidades e cursos para exercer a profissão e se candidatar a vaga em laboratórios

A área da saúde não é só medicina como algumas pessoas pensam, diversas outras profissões estão inseridas neste contexto, uma das quais é técnico em análises clínicas ou de laboratório. Vale a pena conhecer quais as principais atribuições deste profissional de saúde, o que faz, atividades, habilidades e cursos para exercer a profissão e se candidatar a uma vaga em laboratórios.

Podemos encontrar outras designações para técnico em análises clínicas, antigamente era conhecido por outros nomes, técnico de análises biológicas ou técnico de laboratório, técnico de laboratório em análises clínicas e também técnico em patologia clínica.

Por que ser técnico em análises clínicas

Sabemos que o tratamento médico inicia somente após um diagnóstico da doença, e para chegar a este diagnóstico, os médicos necessitam de diversos tipos de análises realizadas por meio de testes laboratoriais.

Tendo com parâmetro os resultados dos exames realizados, os médicos indicam o tratamento adequado e aconselham a prevenção caso necessário.

É neste contexto que atua o técnico em análises clínicas, participam ativamente de várias atividades relacionadas ao exame laboratorial, são eles que fazem a coleta de sangue e participam da realização dos diversos testes de diagnóstico, analisando materiais biológicos como sangue, saliva e urina, tecidos, triagem de microorganismos, análises químicas, contagens de células do corpo humano, além de outros.

O técnico em análises clínicas exerce papel importante, como parte integrante do grupo de profissionais da área médica, ajuda no diagnóstico de doenças e na recuperação da saúde e promoção da qualidade de vida.

Técnico em análises clínicas

As atividades dos técnicos em análises clínicas

O dia deste profissional inicia cedo nas instituições laboratoriais, preparam equipamentos e reagentes que são necessários para proceder a coleta dos materiais biológicos.

Recepcionam os pacientes e informam sobre os procedimentos que se fazem necessário no processo de realização do exame. Sempre estão promovendo as normas de segurança.

Uma das principais ações está relacionado a coleta de fluido biológico como o sangue. Conversam com o paciente antes da coleta, acalmam aqueles mais nervosos, e com muita habilidade e destreza, inserem a agulha na veia e retiram quantidade suficiente de material e distribuem em diversos tubos específicos para posterior análise.

Também participam ativamente de uma fase importante para que o exame ocorra de forma correta, coleta das informações necessárias para adicionar ao processo técnico de realização do teste laboratorial.

Organiza amostras de contraprova, produz relatórios e documentação de investigações realizadas. Ajudam determinar a presença, extensão ou ausência de doença.

Executa análises físicas, químicas, e também biológicas. Promove a calibração dos equipamentos e realiza o controle de qualidade dos processos de trabalho e anota os resultados encontrados.

Exames e laboratório técnico

Quais as habilidades necessárias para desenvolver suas atividades

Técnico em análises clínicas precisa estar qualificado e ser extremamente preciso e disciplinado em seu campo de atuação. Devem promover o gerenciamento de equipamentos de laboratório delicados e materiais responsivos.

Estes profissionais precisam ser lógicos e precisos, demonstrar curiosidade nas áreas de medicina, ciência e tecnologia.

Como os laboratórios geralmente contam com diversos equipamentos de informática, os técnicos de laboratórios precisam ser capazes de usar computadores e equipamentos de última geração, e estar antenado em novas tecnologias.

Visão geral com relação à profissão de técnico em análises clínicas

Técnicos operam máquinas que analisam mecanicamente amostras, organizam materiais biológicos coletados. Atuam também organizando soluções padrão que envolvem a medição e a mistura da quantidade correta de diversos produtos químicos para uso no laboratório.

O técnico em análises clínicas, colabora com demais laboratoristas e interage com profissionais de áreas afins, informando sobre casos de notificação junto a vigilâncias de saúde e secretarias ligadas a esta área.

Este profissional, hoje em dia, atua diretamente com equipamentos de ponta e de tecnologia extremamente avançada.

Atua nas áreas de parasitologia, imunologia, microbiologia médica, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise.

Perspectivas relacionadas a carreira

Carreira como técnico em análises clínicas proporciona atuar em diversos setores da saúde relacionado ao laboratório, como análises clínicas, indústria de insumos laboratoriais, laboratórios de pesquisa e ensino em escolas e universidades.

É possível desenvolver atividades laboratoriais dentro de hospitais e realizar coletas e demais procedimentos de pacientes que estão no leito e em e serviços de urgência. Também atua dentro de clinicas, postos de saúde e unidades básicas de atendimento e vacinas.

Atua também em bancos de sangue e centros de doação de sangue e medula óssea, pode desenvolver atividades dentro de centros de processamentos de informação e dados em vigilâncias de saúde.

Podem também atuar dentro de laboratórios criminais, empresas farmacêuticas e áreas afins.

Ascender na profissão de técnico em análises clínicas

Com o passar do tempo poderá adquirir experiência, novas habilidades e com dedicação alcançar diferentes postos de trabalho.

É possível buscar dentro da instituição outras funções como, gerente de Laboratório, técnico consultor, agente supervisor de sistema de informações e dados laboratoriais, coordenador de área, coordenador geral, analista e outras funções.

Onde encontrar cursos para técnico em análises clínicas

A elegibilidade necessária para a área é o diploma em técnico em análises clínicas.

Os cursos são oferecidos por vários institutos, organizações particulares, faculdades, universidades, secretarias de saúde estaduais, federais e municipais. Normalmente a duração do curso é de 2 anos.

A carga horária requerida é de 1200 horas. Precisam estar registrados junto ao Conselho Regional de Farmácia do estado que deseja atuar.

Remunerações e vagas de trabalho para técnico em análises clínicas

O técnico em análises clínicas atua em um campo produtivo e desafiador. O pacote salarial inicial para estes profissionais pode variar de R$ 1.300,00 a 3.000,00 por mês.

Diversos laboratórios e postos de coleta sempre procuram profissionais desta área para trabalhar. Além disso, hospitais, bancos de sangue e órgãos públicos frequentemente contratam para esta função.

Existe também a possibilidade de ser aprovado em concursos públicos federais, estaduais e municipais.

Se você tem interesse em desenvolver atividades nesta área de atuação, eu recomendo, principalmente devido ao fato de que em vários locais no país existe poucos profissionais para a quantidade de postos de trabalho ofertados.

Fui coordenador de laboratório por mais de 13 anos e sempre tínhamos dificuldade de captar estes profissionais para exercer a função, poucos estavam disponíveis. Principalmente na região centro-oeste.

Qualquer dúvida ou sugestões para os profissionais desta área, sinta-se a vontade para descrever nos comentários. Compartilhe estas informações nas suas redes sociais.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 12
Técnico em análises clínicas, o que faz, habilidades e cursos para exercer a profissão e se candidatar a vaga em laboratórios
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar