Uréia e creatinina – Avaliando a função renal verificando valores normais no sangue

A creatinina é um importante parâmetro para diagnosticar vários problemas renais, um dos exames mais solicitados no laboratório de análises clínicas, realizado no sangue e na urina, a creatinina é um composto orgânico nitrogenado não-protéico formado a partir da desidratação da creatina. A interconversão de fosfocreatina e creatina é uma característica particular do processo metabólico da contração muscular. Uma parte da creatina livre no músculo não participa da reação e é convertida espontaneamente em creatinina. A uréia é outro tipo de exame realizado no laboratório de análises clínicas, sintetizada no fígado a partir de CO2 e amônia, é o principal produto do metabolismo protéico, circula no sangue e é filtrada nos rins, a maior parte excretada na urina. Não é tão específica para avaliação da função renal como a creatinina.

Mesmo a uréia não tendo a boa especificidade para diagnosticar mudanças da função renal geral, ela é mais sensível a alterações primárias das condições renais, por isso é um marcador que tem forte importância em casos que envolvam esta condição.

A creatinina avalia o ritmo de filtração glomerular, aumenta sua concentração no sangue a medida que reduz a taxa de filtração renal, em função desta característica é possível analisar este produto presente no sangue para identificar alterações.

Este texto foi criado em função de algumas perguntas que venho recebendo em posts de outros exames que relatei, como é o caso do hemograma completo, útil para avaliar anemias, processos infecciosos, leucemias e outras alterações importante, sempre fazem perguntas sobre a glicose o colesterol total, triglicérides, urina, e muitas vezes estes exames são solicitados em conjunto com a uréia e a creatinina, e por isso achei importante relatar também sobre estes dois exames para complementar o quadro pesquisado pelo médico.

Os dois exames geralmente são solicitados durante a consulta em casos de suspeita clínica de alterações das características renais do paciente, pois a concentração de creatinina sérica é mais sensível e tem especificidade maior do que a concentração da uréia sérica, por isso, freqüentemente a quantidade de creatinina presente no sangue é proporcional a gravidade da doença.

Tanto a uréia como a creatinina são exames de fácil execução dentro do laboratório clínico, principalmente porque hoje quase todos os centros de dosagem estão automatizados, facilitando a análise, proporcionando um resultado fidedigno e com grande rapidez, dentro de poucos horas os exames podem ser entregues ao paciente, na recepção ou mesmo via internet.

Creatinina tende aumentar mais lentamente que a uréia na doença renal, mas reduz mais lentamente com a hemodiálise.

Solicitação do médico | como realizar o exame

Para poder realizar este exame na rede pública do seu município (disponível na rede do SUS), ou em laboratório particular é necessária a solicitação do médico assistente. A coleta do sangue geralmente é realizada pela manhã, verifique qual a recomendação de jejum preconizada pelo laboratório que irá prestar o serviço.

Valores de referência (resultado do exame)

Os valores de referência ou normais para a creatinina: Adulto: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 0 a 1 semana: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 1 a 6 meses : 0,40 a 0,60 mg/dL, Criança 1 a 18 anos : 0,40 a 0,90 mg/dL. Estes valores podem ter ligeiras variações dependendo do laboratório.

Os valores de referência ou normais para uréia: 10 a 40 mg/dl.

Valores alterados – Aumento e redução

Os valores da uréia estão aumentados em casos de insuficiência renal aguda ou crônica, choque, insuficiência cardíaca congestiva, desidratação acentuada, catabolismo protéico aumentado, perda muscular, alguns medicamentos também podem causar aumentos da uréia (tetraciclinas com uso de diuréticos, é um caso).

Já valores reduzidos da uréia são referidos em casos de gravidez (segundo trimestre), diminuição do consumo de proteínas, uso de reposição de fluidos intravenosa, insuficiência hepática severa, infância, desnutrição, certos medicamentos, entre eles, hormônios anabolizantes, estreptomicina, cloranfenicol.

No caso da creatinina os valores aumentados indicam diminuição da função renal, perceba que é  necessária a perda da função renal em pelo menos 50% para que ocorra elevação dos níveis de creatinina, desidratação e choque, obstrução do trato urinário, intoxicação com metanol, doenças musculares (rabdomiólise, gigantismo, acromegalia, etc.).

Enquanto que valores diminuídos de creatinina são indicativos debilitação, gravidez, massa muscular reduzida.

Sustâncias interferentes

Exercícios físicos fortes não freqüentes podem causar interferência, acusando resultados maiores que normalmente seriam da creatinina, ocorre o mesmo com algumas drogas como a cimetidina, quimioterápicos, cefalosporinas e ácido ascórbico e os aminoglicosídeos, hidantoína.

Considerações

As considerações expostas neste texto servem como simples consulta superficial, o resultado baixo, normal ou alto de seu exame só poderá ser interpretado corretamente pelo seu médico, pois ele fará a correlação deste valores encontrados pelo laboratório com a condição clínica ou sintomas gerais verificados por ele no momento da consulta, assim chegará a um diagnóstico.

Faça consulta com seu médico regularmente, ele saberá quais os exames laboratoriais serão necessários para esclarecer a patologia pesquisada, exames também são importantes para um diagnóstico seguro.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Marcos

    Estou com a minha mãe apresentando 1,6mg de creatinina, esse nivel significa um comprometimento grande do rim? Ela so tem um rim, por isso estamos desesperados.Obrigado antecipadamente. MArcos

    Via email.

  • conceição sales

    Estou com meu irmão de 44 anos na Uti á 07 dias,ele é esquizofrenico há 20 anos e apresentou um quadro de coma diabeitca com 1000 de glicemia e agora tá na hemo pois tem creatinina de 12

  • ELAINE PAIVA

    oi o meu pai sofreu um enfarte a aproximadamente um ano e depois ficou tendo alguns problemas de inchaço do corpo, palpepras, pernas e pés. náo conseguia dobrar as pernas pra se ter uma ideia.enfim apois 11 meses ele foi internado 33 dias com problemas renais sendo tratado com albomina tres vezes ao dia, mais a creatinina dele é de 4,0 o medico informou que deve se baixar este resultado. obs ele é hipertensão, diabético (controlado)…

  • Gislaine

    Minha mãe fez exames de sangue e nele consta que a uréia está a 101mg/dl como o máximo é de 40mg/dl gostaria de mais esclarecimentos uma vez que o quadro clínico de minha mãe é de paralisia cerebelar e o resultado deste exame me preocupou.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É um caso que pode realmente elevar o valor da uréia.

  • Luzia Teixeira

    Fiz exames de ureia e o resultado foi de 28 mg/dl e creatinina e o resultado foi de 0,7 mg/dl esses valores estão alterados?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Estes valores estão normais.

  • mary martins

    Gostei bastante… fiz exames de rotina e minha uréia está aumentada ligeiramente e estou com dor nos rins…

    • viviane

      oi estou com hipertensão arterial elevada e fiz um exame de creatinina
      e ureia e ambos deu alterado , gostaria de saber o que isso significa e quais são as complicações estou muito preocupada o resultado creatinina 1,7 mg/dl ureia 98,0 mg/dl agradeceria pela sua
      explicação , obrigado VIVIANE .

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Viviane, exatamente isso que destaco na parte final, as alterações. Abraço.

  • Rita

    Oi,gostaria de saber se vcs estão dando também o curso de microbiologia, se tiver me interessa bastante.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Rita, não oferecemos cursos, o pessoal do PortalEducação que promovem os cursos, veja os disponíveis na área de microbiologia:
      * Microbiologia de alimentos.
      * Microbiologia Geral.
      Por este link você tem acesso a maiores informações, preços, carga horária, material, grade de disciplinas. Abraço.

  • Hosana

    Fiz recentemente exames de sangue, onde a minha cratinina deu 1,34 e a minha ureia deu 55. Estou com problema renal ?

    • Hosana

      estou com a creatinina 1,34 e a ureia 55.
      Estou com problema renal ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, este valor deve ser avaliado pelo seu médico e confrontado com sintomas clínicos. Abraço.

  • Rosana

    fiz exame de ureia e criatinina , criatinina deu normal mas a ureia deu 59 dizendo no exame que normal seria ate 50 fiquei preocupada porque tenho rins policisticos.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve informar seu médico e acompanhar estes valores. Abraço.

      • DARIO ALVES

        Achei muito interessante e instrutivo para quem sofre de alguma doença nos rins, todavia não obtive a resposta para o meu problema, minha ureia esta com 62,70 a creatinina 1,22, demais exames,colesterol, glicose, trigliceridios, etc. tudo normal, porem tenho constantes crises de hipertensão e hipotensão, variando de 8/6 a 19/12 no mesmo dia, cujos sintomas são, sono, dor de cabeça, tontura, desanimo, fraqueza etc., não faço uso de medicamento nenhum para desaparecer o sintoma, como começa termina, isto é grave

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          É necessário procurar um médico para avaliar esta condição de variação de pressão, não pode ocorrer picos e quedas como essas, pode já ter alguma relação com o discreto aumento da uréia. Abraço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Enviei algumas informações no seu email, anteriormente. Abraço.

  • Leticia Puello

    Uréia alta tem cura? como curá-la?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      No caso não é a uréia que deve sofrer tratamento e sim o problema que está causando seu aumento deve ser identificado e tratado.

  • Antonio Pinto

    Sou cardiaco, já passei por duas cirúrgias cardiacas e uma angioplastia.
    Nos últimos 05 meses, miha creatinina esta na média de 1,95, porém nos treis últimos meses ela foi para a média de 2,7.
    A Uréia nos últimos 5 meses esta com a média de 105, sendo que nos últimos 3 meses a média é de 123.
    Tomo 2 diuretico(Lasik) por dia.
    Como devo proceder.

  • Daniela Silva

    Precisei fazer uma série de exames convencionais porque passei em um concurso e precisava apresentar os exames para o médico da instituição.
    Meu exame de uréia ficou acíma, pois no exame consta que os valores normais são de 15 a 45 mg/dl e no meu exame constava 47mg/dl e abaixo a observação do laboratório:”exame repetido e confirmado”. O médico da instituição onde apresentei os exames não disse nada, falou que estava tudo certo, mas estou com medo que possa ser alguma coisa grave.
    Não lembro se comi alguma coisa diferente no dia anterior, mas fiz um pouco de exercícios. Vou repetir o exame, pois a enfermeira do posto de saúde disse que pode ser infecção ou algum problema nos rins e estou com muito medo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Daniela, repita o exame e fique atenta, também quanto ao resultado do concurso, isso não pode ser impedimento para acesso a vaga. Abraço.

  • rafa

    creatinina de 1,20 mg/dl é normal? obrigado.

  • Eliana

    Oi…fiz exame e o resultado da Creatinina deu: 0,98
    e Ureia deu: 20,60 mg/dl

    É algo que eu possa me preocupar???
    Eu ja estou preocupada..por favor me responda
    obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Coleguinha, por favor, eu também trabalho, faço plantão em hospital, não posso responder prontamente, seu resultado está normal. Abraço.

  • andre

    meu exame de ureia deu 40 e o de creatinina 1.8
    esses valores são normais?
    tenho 34 anos.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andre, esta creatinina está aumentada, deve ser investigado.

  • andre

    obrigado
    ja refiz exame em outro laboratorio
    se der msma ou maior a taxa
    vou procurar um nefro…
    agradeço
    ANDRE CALAZANS

  • andre

    mas seria esse valor preocupante?

  • andre

    eu tb tomo ha algum tempo ablok pluss
    ele tem diuretico, e fiquei sabendo que diuretico
    aumenta a creatinina no sangue,
    no caso, o ablok pluss pode influenciar nessa taxa?

  • Nina

    Estou sofrendo à 3 meses ,de um problema que aparentemente deveria ser simples.Estou com 2 duplos J .No meu ultimo exame que fiz ainda enternada deu:Creatinina 0.5 Ureia 14
    Urina Celulas Epteliais 33.000
    Leucocitos 31.000 Hemacias 400.000 Corpo cetonico +
    Tempo de trombina 24.8 Fibrinogenio 766mg/dl
    Protrombina 15.0s
    Coloquei alguns resultados que para mim estão alterados!O meu Rim Pode estar de alguma maneira comprometido?Ou pela minha situação é normal?

  • Pingback: Dia Mundial do Rim | Renata Pinheiro()

  • Cynthia

    Olá, tenho 33 anos, sou laqueada a 7 meses, me alimento mais de fibras e carboidratos e consumo pouca quantidade de proteínas e gorduras. Sou tabagista e bebo socialmente apenas. Após uma febre que durou 24h fiz um hemograma com resultado dentro dos parÂmetros, entretanto tive proteína C reativa 3mg/dl (aumentada), Uréia 11mg/dl (abaixo), creatinina 0,7mg/dl (limítrofe) Mg 1,7mg/dl, Ca iônico 1,11mmol/dl (limítrofe). Acredito que esses valores não sejam preocupantes, entretanto gostaria de saber o que podem significar. Grata.

  • Silvia

    Oii tdo bem..?? Gostaria mto q vcs me ajudassem..Fiz uma cirurgia para retirar um Adenoma pleomófico a quatro anos, tive q tomar varios remédios e fiz radioterapia por um tempo. No ano retrasado eu estava com um mancha bem pequena na cabeça de novo mas fiz tratamento e depois de um tempo não tinha mais nada, mas no ano passado começei a passar mal direto o médico pediu varios exames de sangue, deu anemia e tive q tomar novos remédios e esse ano meus problemas aumentaram estou passando mal direto sempre qdo deito na cama minhas pernas e meus braços adormecem e não consigo senti-los e estou sentindo tontura direto como se saisse fora do meu corpo e estou tendo tb mtas dores pelo corpo. Estou passando mal direto e não sei o q pode ser, fiz varios exames de sangue e peguei os resultados hje, mas só tenho médico daqui tres meses, gostaria mto q vcs me ajudassem, estou enviando os resultados.
    PROTEINAS TOTAIS – 6,7 g/dl
    ALBUMINA – 4,3 g/dl
    GLOBULINA – 2,4 g/dl

    RELAÇÃO A/G – 1,79 g/dl

    UREIA – 3 mg/dl

    GLICOSE – 71 mg/dl

    CALCIO – 9 mg/dl

    CREATINA – 0,7 mg/dl

    COLESTEROL VLDL – 7 mg/dl

    COLESTEROL LDL – 66 mg/dl

    COLESTEROL HDL – 34 mg/dl

    COLESTEROL TOTAL – 107 mg/dl

    TRIGLICERIDEOS – 37 mg/dl

    Desde ja agradeço a ajuda se vcs puderem me ajudar mto obrigada.
    Estou aguardando a resposta.
    Muito obrigada
    Silvinha

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá Silvia, nada de mais grave, pelos exames, mas só seu clínico pode esclarecer. Abraço.

  • Patrícia

    Meu bebê tem nove meses e fez exames de ureia e creatinina, teve como resultado: ureia 72 e creatinina 0,28. Fui encaminhada ao nefrologista e estou em pânico porque não consegui obter muitas informações com o pediatra, isso já indica comprometimento do rim? Agradeço desde já. Patrícia.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Patrícia, fique calma, não é um caso para alarmar-se pode ser um processo passageiro, acredito que deve repetir o exame para confirmação, antes de qualquer procedimento. Abração.

  • glauciane belem

    tenho insuficiência renal crônica, o que mais me atingiu foi a anemia, o que posso fazer (em casa) para melhorá-lha, principalmente na alimentação?

  • JULIO

    Dr. sou paciente com rim único e hipertenso controlado com remédios (ibersartana), meus níveis de Ureia e Creatina sempre oscilam muito, a creatinina oscila ao nivel de 1.8 a 2.0 e a uréia sempre fica elevada entre 47 e 59. Ja os níveis de acido úrico, proteinura de 24h, potassio e calcio estao em normalidade, e meu clearance de creatinina varia de 62 a 73. Posso me considerar um insuficiente renal? Obrigado

  • ronny silva

    Parabéns! Achei muitíssimo interessante,isto é solidariedade,é calor humano,é essência de vida,é querer o bem para o próximo,e o mais importante não visando fins lucrativos nenhum,para QUE possam ter uma vida mais feliz. Obrigado por estarem em sincronismo com estas vidas e mostrando-os o caminho certo e o que devem fazer ou até mesmo já aliviando muitas dessas pessoas que mandam mensagens pra vocês achando que está com problema e na verdade está tudo muito bem,graças á ( DEUS ). Sou transplantado de rim por 2 vezes e para nunca mais no nome de ( JESUS CRISTO )e eu creio pela fé amêm,amêm e amêm. Um forte abraço para todos e que ( DEUS )vos abençoe hoje e para todo o sempre e você diga amêm.

  • Pedro José Machado e Silva

    Muito bom coteúdo. Consegui entender um pouco mais do assunto, antes de consultar um médico. Mas me surpreende o número de perguntas se algo está normal, uma vez que há os valores referenciais no seu texto.
    Outrossim, acho a entrevista fundamental para o diagnóstico. E além disso parece que os médicos tem contas a pagar como quase todo ser humano.
    Muito esclarecedor.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pedro, algumas pessoas não leem o texto, parece que acham mais fácil perguntar e esperar a resposta, aquela que está escrita no texto, mas são poucos que fazem isso a maioria faz a leitura e pergunta o que realmente tem dúvida, e quanto aso médicos, alguns deles ainda temem um pouco a questão internet, acham que vão roubar o espaço deles, isso nunca vai acontecer, e tenho sempre o cuidado de pedir ao leitor que procure o médico, logo estes profissionais vão se acostumar com a ideia e entender que isso é bom, somente o tempo vai mostrar isso. Abraço.

  • Nilson

    Estou um pouco preocupado, creatinina deu 1,3. Será que é mto preocupante? Tenho muito medo …. por favor se for possivel me responda

  • Léo

    Dr. Minha filha de 1 ano e 10 meses faz pouco xixi, a médica pediu o exame de creatinina e o resultado foi 0,5. pelos valores de referencia do próprio exame ela está baixa mas a médica disse que é normal. queria saber se posso ficar tranquila mesmo.
    Obrigada. Léo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Leo, fique tranquila, isso é normal, está tudo bem neste exame. Abraço.

  • Mary

    Oi sou acadêmica de enfermagem gostaria de te parabenizar pela matéria que é muito esclarecedora. Abraço

  • SIMONE

    Gostei muito do ensinamento, pois procurei mais informações, tudo isso para saber explicar para as outras pessoas que queiram saber também, portanto meu pai estava querendo saber para que servia fazer o exame creatinina, porém uma enfemeira não soube informar, pois não sabia para que que servia, só mesmo fazia o exame nas pessoas… fiquei pensando nisso e corrir para buscar informações, para poder explicar para ela, e outras que queiram saber…

    Sempre estarei me atualizando mais para não ficar uma profissional, trabalhando para e não saber para que serve seu serviço…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Parabéns Simone

  • guilherme

    olá , tenho uréia de 140 , e creatinina de 6,30/dl … mais não tenho nenhum sintoma da doença ,alem de espuma na urina será que tenho alguma saída ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se você não tem nenhum sintoma? isso quem disse foi seu médico ou pelas suas observações? Repita os exames e apresente ao seu médico. Abraço.

  • katia

    eu estou com minha mae de 66 ano com 201 de ureia 3,2 de creatinina  ela ja nao tem uns dos ris e esta fazendo quimioterapia esta que esta dando esta alteraçao tamanha

  • Luciane

    Poxa!! gostei muito dos esclarecimentos, estou com uns exames que fiz dia desses e estou um pouco preocupada com o resultado, ando sentinho muito sono, emagreci um pouco, as vezes sinto uma lombeira, cansaço, ao respirar, sinto aperto no tórax,sensação de cansaço, mas apetite normal, diurese normal, fezes tb, mas estou preocupada, depois coloco meus resultados aqui Dr. para que o senhor de um parecer e me tire dessa preocupação, muito bom mesmo esse site, parabéns e continue dando essa força para quem precisa, e Deus te recompensará muito. boa noite e mais uma vez parabéns.

  • Orlando Junior

    Olá.
    Eu fiz um transplante de rins a 24 dias, ao sair da sala de cirurgia minha creatinina tava 10,00 e foi abaixando devaga de 10,00 baixo pra 9,00 que abaixo pra 07,00 que abaixo pra 06,00 que abaixo pra 04,40 que abaixo para 03,60 que abaixo para 03,30 e que não abaixa nem sobe
    e minha uréia está 120,00 gostaria de saber ce tem algum remédio que possa abaixar essas taxas. eu não aguento ficar mais aki no hospital.
    por favor me responda, eu quero saber oq é preciso para minha creatinina abaixar. Lembrando que meu transplante foi de doador morto.
    eles ficaram de fazer uma biopsia pra saber oq tá havendo com meu rins. será que com a biopsia eles vão descobrir oq está havendo com meus rins
    me de uma explicação pra isso por favor..
    Eu já te agradeço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A biopsia é um meio para descobrir se existe outro problema.

  • silvia

    olá eu fiz exame e estou preocupada com a minha saúde meu triglicerideo;171mg/dl-150] colesterol;188mg/dl/0-200 glucose87mg/dl/70-100] acido úrico; 0 /mg/dl/15-45]creatinina;0,87mg/dlo/0,5-1,4

    • Sebastião de Andrade

      Olá Sílvia:
      VC não colocou a sua idade,se possue hipertensão arterial ou diabetes e se tem obesidade.
      História familiar de Diabetes, hipertensão arterial ou pai que tenha falecido antes dos 65anos e mãe antes dos 55.
      O importante é a avaliação do LDL C( O colesterol ruim)e do HDLC( O colesterol que protege).
      Não vemos problemas a grosso modo com os níveis de Colesterol. Se Vc tiver na historia familiar riscos que foram mensionados acima é importante perder peso, reduzir os açúcares simples e mudanças de hábitos, ex. atividades físicas.
      Abraços e boa sorte

  • Dalila samra cesar lemos

    minha ureia ta 30mg/dl, e minnha creatinina está 0,9mg com esses resultados meus rins tem chances de voltarem a funcionar.

  • @n@

    Olá bom dia,
    Fiz exames de rotina no início do mês e pelos valores de referência deu tudo ok até mesmo a ureia, mas a excessão foi a creatinina que deu 2,0 mg/dl. Preciso me preocupar?
    Havia caído 2 dias antes de fazer o exame e ainda estava menstruada, estes fatores podem gerar alteração?
    Tenho 28 anos, e estou amamentando.

    No aguardo de um retorno.
    Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve ter cuidado especial com os exames e como é normalmente ocorre, leve seus resultados ao seu médico. Abraço.

  • Dilson

    Boa noite! Meu nome é Dilson, tenho 33 anos, estou fazendo alguns exames pré-admissionais e minha ureia deu 46,00. Gostaria de saber se isso será motivo de reprovação.

    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não é motivo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não deve ser.

  • joao batista

    gostaria de saber se é normal o nivel de creatinina mostrado no exame que fiz recentemente. Resultado: 1,0 mg/dl. obs. tenho 55 anos de idade.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      informado no texto (valores normais = Valores de referência (resultado do exame)) por favor verificar. Abraço.

  • rafaela

    Oi…
    Tenho 22 anos estou com dois meses de gravidez, fiz o hemograma completo a hemoglobina deu 11,90, hemacias 3,83 e normal?
    Outro caso é a ureia deu 12,40 mg%, e a creatina 0,76 mg% á ureia esta abaixo é normal na gravidez, prejudica a saúde do bebe?

    A sua resposta e muito importante para mim, me ajuda!
    Muito obrigada estarei aguardando…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Está bem, deve acompanhar o hemograma para ver se não vai ocorrer alterações importantes. Demais normal. Abraço.

  • Renata maria da silva

    ola tenho lupus e a minha creatinina de tres mese atraz era 0,9 e ureia 26, recentemente fiz outros exames e o resultado foi creatinina 1,0 e ureia 32, esse pequeno aumento é normal, ou tenho que fica mais atenta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pequenas variações podem ocorrer, normal.

  • Elaine

    Olá!
    Minha dúvida após ler os textos ref. creatinina:

    O Ritmo de filtração glomerular pode ser avaliado através da avaliação sanguínea da creatinina? ela é uma substância totalmente filtrada e reabsorvida pelos capilares peritubulares?

    Muito obrigada.

  • Jorge

    tenho 55 anos e peguei o resultado de exame que fiz, a creatinina esta alterada 270 e ureia 80, existe algo que se possa fazer para baixar estes níveis se ter que recorrer a hemodialise? grato pela atençao.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jorge, este exame deverá ser repetido, este valor deve ser reavaliado. Abraço.

  • Tiago

    Olá eu estou ocm meu Avô internado na UTI a 36 dias o problema dele foi Arritimia + no segudno dia ele ja avia acordado + pela pneumonia dps de 3 dias tiverão q entubal-lo denovo + hj dia 07/07/09 faz 12 dias q ele fez a traquiostomia e esta sem a sedação a 12 dias + ele n acorda eos rim dele esta quase paralizado e esta fazendo a dialize 2h por dia + conforme agente passa mão na cabeça dele ele franze o rosto sai lágrimas do olhos e até abre a boca oq esta havendo pra ele n acorda seno q tem 12 dias sem sedação apesar q ele ficou 24 dias sedados e com o rim fraco tem algo a ver?

    A e os médicos falaram q ele esta com a ureia alta tem algo a ver isso obrigado t+.

  • antonio jorge cersosimo

    Boa Tarde.

    Solicito informação com relação ao exame que fiz pois minha ureia deu 51mg, e os valores ideais estão entre 10 á 40mg.
    Atenciosamente,
    Antonio Jorge Cersosimo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Antonio, pode ser alguma ocorrência aleatória ou, como tudo indica, uma resposta a alguma alteração, mas deve levar seu resultado ao médico que solicitou, ele irá confrontar a clínica que observou (sintomas) e o resultado do exame para chegar a um diagnóstico. Apenas o valor do exame não é possível avaliar estado do paciente. Abraço.

    • mauro

      Meu resultado da clearence de creatinina, deu no sangue1,70 na urina0,8 g/24h, gostaria de saber, com estou

  • Pingback: Gastroplastia: Exame pré-operatório « Rumo à Bariátrica?()

  • Alessandra

    Primeiramente…Parabéns !!!!!!
    Lindo trabalho o seu, li vários casos e me ajudou muito.
    Um forte abraço

  • Adriana

    Olá, tenho 30 anos e após consulta, chek-up geral, fiz hemograma completo e os valores de creatinina deram 1,40 mg/dL e de uréia 43,6 mg/dl, tbém o hdl deu 64,73. Estou apreensiva pelo resultado. Será q tenho alteração nos rins. Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Adriana, fique tranquila, nada de grave, apenas alterações que devem ser acompanhadas pelo seu médico, mas não fique apreensiva. Abraço.

  • ivanildo

    Bom dia!

    Adorei a matéria. A mesma me trouxe informações muito preciosas, pois tenho problemas de saúde relacionado ao tema em questão.

    Tenho rins em ferradura e os mesmos são policistos. Na minha família todos sofrem com rins policistos, creio que é herança genética. Duas das minhas irmãs fazem hemodiálise. Os resultados dos meus exames de ureia e creatinina geralmente são alterados. Os últimos resultados foram: Ureia: 70,00 mg/dl; creatinina: 1,80 mg/dl. Estou 10 quilos acima do meu peos normal e não pratico nenhum tipo de exercício físico. Existe alguma formula ou algum caminho para que no futuro não precise socorrer-me a tão temida maquina de dialise?

  • jacqueline

    olá,sempre estou lendo sobre 0 assunto insuficiência renal pois minha mãe a dois meses e meio está fazendo hemodiálise e eu tenho algumas dúvidas apesar de perguntar a pessoas que passam por isto no hospital a primeira é se tem cura se um dia a minha mãe não vai mais precisar fazer hemodiálise?e se um dia ela parar o que ela precisa fazer para não voltar a fazer? obrigada aguardo resposta.

    • rose

      olha minha querida,minha mãe so saiu da hemodialise ,quando ela fez o transplante de rim, inclusive fui eu a doadora dela, e ja faz 17 anos e ela ta bem graças a deus , força e fé,

  • priscila

    gostaria de saber se a creatinina baixa é indicativo de problema…
    fiz um exame de sangue e deu mais baixa que o limite para mulher!!

  • vaumir de oliveira

    tenho 59 anos , fz exame de creatinina e o resultado foi de 0,9 , istoe normal .
    pois a microalbminuria foi de o,13 e normal tambem ?
    meu peso ede 82 kg , e minha altura 1,68m
    creatinina na urina igua a 262,0

    grato por enquanto .

    vaumir .

  • everton

    olá tudo bem?! meu nome é everton e eu vou prestar concurso para a policia federal e o centro de avaliação solicitou dentre outros o exame de cretinina. minha duvida é seguinte: eu pratico atividades físicas e musculação constantemente, e a uns 4 meses atraz tomei um suplemento que continha creatina, isso interferirá no no exame? se sim até que ponto? tem algo que possa fazer? obrigado!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Everton fique tranquilo, não irá interferir no resultado. Abraço.

  • keila

    boa noite,
    meu pai tem insuficiência renal e o índice de uréia está bem alto. O que se pode fazer para abaixá-lo? Quais os alimentos que podem aumentar esse índice?
    espero resposta, obrigada.
    KEILA

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Keila, tem que tratar o problema base. Se esta cuidando bem deste problema certamente tende a melhorar, mas depende muito de cada caso. Abraço.

    • Angela Cristina

      Oi,

      Todo tipo de carne aumenta a ureia. O cha de alfavaca abaixa a ureia.

      Angela

  • Rodrigo

    Amigo, estou com minha Uréia em 43, e os níveis bases do laboratório indicam 10 – 40. Prático atividade física com muita frequência, corrida, natação e musculação. Tomo Whey Protein e como muita carne vermelha. Quanto ao Whey parei cerca de um mês e meio e a carne fui a um churrasco na noite anterior ao exame. Será que essa ultima atitude pode ter alterado esse índice, alías esse índice é motivo de preocupação.

    Abraço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Rodrigo, é importante neste momento tentar descobrir se este aumento é provocado por estes fatores externos ou realmente por uma questão orgânica estabelecida, por isso é necessário exame clínico e acompanhamento com novos exames para ver se persiste ou regride. Abraço.

  • MARINÊS

    Boa tarde!! Estou aflita pois exames de minha mãe estão alterados
    segue relatorio dos médicos…ultima consulta dia 15/09/09 depois de ter ficado internada por 29 dias…ureia 71 creatinina 1.5 Plaquetas 219
    gama 55 bilirrubina d 1,6 ind.1,3 totais 2,9…aspartarto 50 albumina 3,9 potássio 5,3 sodio 137 …exame beg..icterica+/ 4+
    leuc.8.880 neutro.6.700 edemas flapping sopros no coração.. minha máe esta morrendo aos poucos? caso dela insuficiência renal e insuficiência hepatica. me oriente …q devo fazer?
    percebo q ñ me falam muito além de dizerem caso grave porém esta estavél podendo se agravar…entendi sua mãe esta morrendo aos pouicoa é isso mesmo?
    muito me ajudou comentário acima. grata

    • sibele

      nao se assuste,eu tenho insuficiência renal cronica,e a minha creatinina,geralmente ta em 3.95.ai so no antibiótico.pra poder baixa-la.tenho só um rin que funciona 20%.e vivo bem.so as vezes que me ataca,as cólicas,fico muito ruim.muitas vezes tenho que ficar internada,pois so o antibiótico na veia me resolve.mas tenho fe em DEUS.que vou viver muito.pois ainda sou nova.30.muita sorte a todos.e bastante saúde p nos..

      • Eduardo Oliveira

        Bom dia Sibele,
        Uma pergunta..você faz Hemodiálise ?

        Abraço!

        • sibele

          oi tudo bem,ainda não faço hemodialise,mas meu medico me disse que vou precisar fazer um transplante..pra ir me preparando.hj tenho 31,mas graças a deus tou bem,nao tive mais recaídas, mas tomo muito antibiótico.

      • Fabiana

        Bom dia!

        Sibele,

        Vc faz hemodialise? pois minha mãe tambem so tem um Rim e hoje esta funcionado 30%, ela nao faz hemoliadise, e gostaria de de ate quantos porcento seria o minimo para a pessoa não depender da hemodialise.

        Obrigada,

        • sibele

          oi fabiana,eu tenho so 20%,mas eu não preciso da hemodialise, porque não tenho diabete, hipertensão, e nem outras doença que ouçam me prejudicar.e perco peso fácil. E isso me ajuda,pra não da sobre carga no rim.fiquem com deus.abraços..

      • keila

        Olá! Estou com meu irmão com insuficência renal crônica cretatinina de 4.0 estou muito preocupada,fez pulsoterapia 3 dias e toma corticoide.Temos fé em DEus que ele já esta curado.
        DEus esta no controle de tudo, basta ter fé!
        Fiquem com deus

      • keila

        Oi Sibele, estou com meu irmão na mesma sitaução que vc…mas deus já deu a cura dele e a sua tb minha linda! Entregue sua vida pra DEus e ele esta no controle de tudo! Amém

      • izabel

        Sibele boa noite!! meu pai já fez hemodialise a 2anos, e depois foi liberado pelo poder de DEUS,hoje ele foi ao medico de rotina, então soube que tinha que se internar para fazer tratamento tbm de hemodialise. estamos muito alfitos. pois ele não quer fazer novamente esse processo, a ureia deu 81mg e a creatinina 2.1mg.oq vc mim diz sobre esse caso, acha que ele vai fazer hemodialise novamente. obrigado e fik com DEUS.

  • Gabriela

    Boa tarde ! atualmente fiz o hemograma completo para realizar um tratamento em uma clínica dermatologica,na taxa de creatinina veiu 1.3,o médico afirmou que pra minha faixa etária,18 anos , ela não está normal !mais a minha ureia veiu na taxa normal.],então ele recomendou que eu fizesse novamente o exame,pois achou que talvez seria uma equivoco do laboratório, certa vez eu li sobre a creatinina, que a taxa do homem era mais elevada do que a da mulher porque eles poussuem uma massa muscular maior é verdade ? E eu queria saber se isso realmente é preocupante essa minha taxa!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Gabriela,
      pode realmente ser um problema esporádico específico do exame, mas não é raro que ocorre eventos como este, pessoas que bebem água com gás, por exemplo, apresentam tendência a discreto aumento deste metabólito. Abraço.

  • maura

    olá, boa noite. li o texto e achei muito explicativo, mas o texto me preocupou, pois o exame de minha mãe deu 1.8 creatinina e 115 uréia. isso significa que ela está com 50% dos rins sem funcionamento adequado? pode-se necessitar de díalise ou tem tratamento. desde ja agradeço e aguardo ansiosa resposta

  • divino amaro

    Fiz um exame de creatinina e resultado foi 2,2 mg/dl DE CREATININA, este resultado esta alto?
    abraço
    Divino

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O resultado é 2,2 mg/dl, é um pouco alterado e já é necessário averiguar a causa, certamente seu médico vai fazer isso. Abraço.

  • Tamires

    Meu avô de 83 anos fez um exame de sangue e o resultado foi de 2,0 mg/dl de creatinina, queria saber se está alto e qual médico deveria procurar. Desde já muito obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tamires, para esta investigação um clínico poderia ver sintomas e demais verificações, deste aumento da creatinina.

  • Vivian

    Tenho 31 anos e em 2007 descobri que tenho SHU ( Síndrome Hemolitico Urêmica) minha creatinina está sempre oscilando e por várias vezes tenho que ficar internada. Além da redução no sódio na alimentação e de muita oração, o que mais posso fazer? Não aguento mais conviver com essa doença que me aflige todos os dias!

  • Afonso

    Meus valores de creatina está 0.7 mg%…
    é considerado baixo?

  • Rosely Gião

    Olá,gostei das informações e só quero agradecer;ajudou a confirmar o
    que minha médica disse,muito obrigada!

  • PITI

    ola bom dia!fiz exames e acusou hematuria persistente,creatinina e ureia elevados.urino toda hora principalmente a noite.devo procurar um nefro imediatemente ou posso aguardar consulta final de janeiro?grata

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O ideal seria procurar seu médico para avaliar. Abraço.

  • eliane

    quero saber sobre o meu resultado de sangue (ureia 23mg/dl)e (creatinina deu 0,80mg/dl) esse resultado e normal

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, exame OK. Abraço.

  • galo

    Meu amigo SILVANO gostaria de saber se o uso de creatina na sua concepsão realmente pode fazer mal.
    Há sete mêses eu estou malhando.,e agora comecei a fazer o uso de creatina e isso faz uns quarenta dias,nos primeiros vinte dias por recomendação do vendedor da loja de suplementos,consumi cinco colherinhas de chá por dia e após os 20 uma colherinha ao dia.
    Não sei dizer ao certo mas aparentemente fiquei mais disposto e ao comentar com um colega da academia de que forma eu usei a creatina nos primeiros dias,ele disse que eu tinha prejudicado meus rins.Até aí tudo “tranquilo” só que de uns três dias pra cá estou sentindo dor nas costas bem onde se localiza os rins sera paranóia ou devo realmente me preocupar.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Galo, o nosso tema aqui, como deve ter lido no texto, refere-se a creatinina, um tipo de exame e não suplemento creatina, mas com certeza uma nutricionista pode te responder está quastão, se desejar te informo algum link que conheço. Abraço.

  • Alcidney

    Olá!
    Por gentileza,
    Em um exame de rotina que realizei, constatei a densidade de 1010. Isso é normal. Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, leve ao seu médico o exame, pois deve ser analisado o contexto geral e não um valor aleatório. Abraço.

  • ana cassia

    gostaria que de saber se smpre que a uréia estiver alta tipo 180 indica agum problema renal ou pode ser o tipo de alimentação? minha creatinin está 1,3 mas a uréia 180 td isso obtive no exame de sg…estou preocupada.
    obrigda

  • andrea

    oi meu marido fes uma cirurgia de ritirada de um rins mais esta com a creatinina alta 2,70 ele ja esta de dieta mas tem passado muita fome e gostaria de saber quais alimentos sao liberado avontade.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Somente o médico dele pode dar esta informação. Desculpe, abraço.

  • Andreia Rocha

    Olá
    Bom dia.
    Por favor, nunca tive exame de sangue alterado em nada, mas dessa vez, enquanto não chega o dia da consulta, estou aqui pensando em mil possibilidade.
    Tenho 30 anos, e minha uréia foi de 13mg% (obs: resultado confirmado – assim esta escrito no exame) e a creatinina esta 0,5mg/dl ((obs: resultado confirmado – assim esta escrito no exame)
    Poderia me ajudar em possíveis causas. Não estou gravida e peso 56kg.
    Obrigada
    Andreia

  • alexandre

    fiz exame laboratorial e minha creatinina está normal, porem minha uréia esta pouco alterada 41mg/dl ,tenho 20 anos e estes exames vão ser analisados por um médico do exército, no qual eu quero engajar, será que poderei ter problemas?
    obs. todos os outros exames estão absolutamente normais.

  • Nayara

    olá boa noite…
    gostaria de saber quais os valores reais de creatinina para atletas? E se a pessoa tem insuficiência renal, os níveis de creatinina e uréia vão dar elevados???

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Os valores normais estão referenciados no texto. Sim, depende da condição de comprometimento do órgão.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    A creatinina está alta e a creatinina pouco aumentada, veja os valores normais no texto. abraço.

  • Gustavo

    Bom dia, pratico atividades físicas a pelo menos 4 anos e sempre fiz uso de suplementos ( whey protein, hmb, ph, arginina, bcaa, creatina, termogênicos) de forma não sequêncial e possuo alimentação saudável abrindo excessão um dia da semana, apenas o whey q sempre foi constante, tendo intervalo aos finais de semana. Semana passada fiz meu primeiro exame para avaliar minhas condições renais entre outros e o resultado foi de 1,26mg/dl para creatinina e 49mg/dl para uréia. Para os outros exames, aspartato(27,3U/l) e alanina(27,7 U/l) ficaram normal.
    Minha pergunta é: com este exame posso tirar alguma conclusão com relação aos índices apresentados? Preciso dar um tempo em minha suplementação ou muda-la?
    PS: Minha última avaliação física feita a 15 dias atrás consta em:
    ALT: 1,84 mts
    PESO: 98,300 kg
    MAGRO:81,200 kg
    GORDO:17,100 kg
    Desde já agradeço.

  • FLÁVIA D SsOU Flávia de Souza Jacinto Nogueira

    fIZ UM EXAME DE SANGUE para operar mas a minha uréia deu 10mg/dl posso operar tranquila ou tem algum problema? Urgente….

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Por este exame, sim. Abraço.

  • francisco

    óla DR minha creatinina é de 0,90 é normal.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, francisco.

  • berenez

    quero saber é que fiz um exame e a minha creatinina deu 0,7 mg?dl
    Isso é ruim?

    • samara

      berenes,se despreoculpe que creatinina com a valor de 0.7 e excelente,seu rim estar funcionando muitissimo bem.bjs!

  • Jailson martins pereira

    Bom dia, tenho 60 anos sou diabetico, ha oito anos tive que tirar um rim na época foi constatado um tumor maligno do lado esquerdo. após operatório tive acompanhamento medico durante 5 anos, sem alteração nenhuma. no final de 2009 fui fazer examas rotineiro com nefrologista. A criatinina foi alterada estava em 2,8. agora no mes de maio a criatinina estava em 3,9 ureia 129mg. Fui ao NEFRO ele só me dizia o teu caso é grave, mas não dava nenhuma medicaçãO.nem orientação. Um dia falei se o meu caso é grave porque o Sr. me olha e não me receita nada e nen sequer me manda para um centro maior, um hospital. Eu estava num posto do SUS. Quando eu falei isto o medico me olhou e disse, vou te dar autorização vai em tal laboratório e faz incisão no pulso, para qualquer emergência ja fica ptonto para hemodialise. Devo confiar neste médico?. Estou na duvida. Eu urino normal minha pressão é 13 por 8 ou as vezes 14. Levei os exames para um clinico, ele me disse se esta urinado normal não vejo motivos para tal incisão. Por favor, o que devo fazer.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jailson, mas porque não procura outro médico, uma segunda opinião é sempre bom para esclarecer qualquer dúvida. Abraço.

    • samara

      jailson,cada caso e um caso.Eu sou transplantada,mas antes do transplante meu rim so funcionava 10% e no entanto nao fiz hemodialise procurei um medico excelente em são paulo por nome dr.Medina e Ana lucia eles sao otimos e hoje estou muito bem graças a eles,DEUS E a minha MAE que doou um rim pra mim.FE EM DEUS E PROCURE OUTRO MEDICO.Boa sorte.

      • keila

        Oi Jailson,
        vc fez logo transplante e vc é hipertenso??

    • keila

      vc precisa fazer uma biopsia para diagnosticar a causa.

  • sueli

    ola,eu fiz o exame de ureia e creatinina uréia deu 94,0ng/dl e a creatinina deu 2,3ng/dl
    gostaria de saber quais sao os alimentos que possa comer para melhorar essa taxas.
    Ese meu rim ta perto de parar
    um abraço

    • samara

      o correto e procurar uma nutricionista para passar uma dieta balanceada.boa sorte!

    • keila

      Procure uma nutricionista, vc precisa fazer baixa ingestão de proteína,potassio e controlar a pressão se for HAS.

  • lizandra

    Primeiramente obrigada pela explicação, vcs falam de forma que entedemos claramente sem dúvidas, parabéns continuem assim, beijos!

  • Lucas

    Olá, cabe lembrar também que a fase pré-analítica, aquela onde o paciente se prepara para a coleta de sangue para a realização dos exames, pode interferir nos resultados, portanto, valores séricos aumentados de creatinina também estão interligados a execução de exercícios físicos em até 48 horas antecedentes à coleta de sangue, portanto, é necessário evitar exercícios físicos ou exercícios que estimulem a queima muscular, inclusive relação sexual, nas 48 horas que antecedem esta coleta!

  • silvia victalino

    bom dia,fiz exame de creatinina o resultado foi1,03mg/dl e da dosagem de ureia 21,8mg/dl,tenho somente o rim direito,por favor responda se esses resultados sao preocupantes ,e tenho também esteatose hepatica grau leve…

  • marcelo

    tenho 34 anos e espeli muitas pedras fiz um exame de sangue deu alterado a ureia em 75 mg/d1 ea creatinina 2,0 mg/d1 qual o problema que isso pode me causar

  • José Cristóvão de Amorim

    Entrei neste site à procura de esclarecimentos sobre aumento da creatinina no sangue e o resultado foi satisfatório.
    Obrigado e parabéns por este belo serviço.

    José Cristóvão de Amorim

  • Daniel

    Olá

    Precisei fazer alguns exames médicos para admissão no Poder Judiciário. Minha uréia está em 44 mg/Dl, sendo o valor de referência 15 a 40 mg/Dl. Mesmo estando um pouco acima, isso não causaria óbice a minha admissão?

  • Tadeu Pascoal Amorim

    Olá, bom dia!
    No domingo dia 05/12/2010, senti fortes dores subindo dos testículos ao abdomen, no dia seguinte fui internado pelo mesmo motivo, lá foi feito ultrassom e costatado cálculo renal, feito tbm exame d sangue e urina constatado minha creatinina em 1,84 e Uréia em 59,00, fui medicado com antibiótico forte e medicação para dores, devo me preocupar por essas taxas? será q tenho necessidade de hemodiálise? estou muito preocupado pois esse tratamento maltrata muito. tem outra forma de baixar essas taxas c medicamentos?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tadeu, por este resultado não é um valor crítico, mas deve ser avaliado em conjunto com sintomas, outros exames, suspeitas clínicas para avaliar a gravidade antes de medicação. Abraço.

  • Eunice

    Precisei desse artigo pois precisei fazer um trabalho do curso técnico de enfermagem,foi ótimo pra minha pesquisa.Obrigada.

  • Pingback: Cristiane ()

  • andreza

    fiz este exame de creatinina(sangue) deu 0.8 este é normal ou não?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, este é um valor normal conforme escrito no texto acima “Os valores de referência ou normais para a creatinina: Adulto: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 0 a 1 semana: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 1 a 6 meses : 0,40 a 0,60 mg/dL, Criança 1 a 18 anos : 0,40 a 0,90 mg/dL”

  • Pingback: Usando Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais, e sobre o emagrecimento | Plugbr.net()

  • Edfdf

    precisei fazer alguns exames

  • pintainho

    olá eu fiz exame de ureia deu 49.26 mg/dl e a creatina 0.82 mg/dl e tenho os basofilos 1.2% sera k é muito grave???

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Por estes valores não, mas deve mostrar os resultados para seu médico. Abraço.

  • Pingback: Café, chá sem açúcar ou chimarrão interfere, quebra o jejum para fazer exames de laboratório()

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    O texto apresenta os valores de referência, (normais).

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Veja os valores normais no texto, abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ok.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, normal, leve ao seu médico.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Realmente é uma alteração importante que deve ser motivo de algum tipo de restrição.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Obrigado Debora. Abraço.

  • http://www.facebook.com/ronald.jatoba Ronald Jatoba

    smefh, josé procure um nefrologista urgente meus exames de creatinina e ureia deram esses valores ai o medico pediu urina 24hs, resultado nefropatia cronica, tive que parar de trabalhar para fazer tratamento conservador fase pré dialise.

  • Pingback: Como fazer exame de lítio para acompanhar tratamento com o medicamento()

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim está alterada, quanto a segunda dúvida somente seu médico pode esclarecer, de acordo com exames e observações clínicas.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Mas foi realizado o procedimento correto, aguarde a consulta com o nefrologista. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Realmente pode ter um aumento da creatinina, não chegando a níveis elevados normalmente.

  • adriana gloder balthazar

    Olá, sou transplantada renal a 13 anos, recebi o rim da minha irmã gemea, somos compativeis, sempre tive o nivel de creatinina alto, entre 1,80 a 2,20, a 2 meses comecei a fazer academia, e o nivel este mês de 3,40, pelo que li na sua materia pode ter alguma coisa a ver, gostaria de uma resposta.
    Grato.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Adriana, “pode” relacionado ao transplante, mas pode ser por outro problema, você deve consultar para seu médico fazer uma avaliação geral e encontrar o motivo real. Abraço.

  • josé francisco

    bom dia!!estou sentindo muitas dores nos rins, e juntas ,, febres e vomitos!! fiz o exame de este resultado uréia 27,00 e creatinina 1,10, é normal?

  • sonia maria

    bom dia! meu nome é sonia, minha ureia 67,6 mg creatinina 0,92 ,

  • rosangela

    Boa noite.
    o exame da minha filha de 12 anos a creatinina tem 1,60mg/dl e a ureia 16mg/dl a medica disse que é normal. gostaria de uma segunda opiniao. Obrigado

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    colesterol precisa ser verificado pelo seu médico. Abraço.

  • maurina vicente

    hoje esta fazendo uma semana que td comecou 1 senti uma ardencia urinaria e por umas 6 horas meu xixi saia sangue parou e sinto uma ardencia pouca mas sinto dor nas costa exatamente no rim esquerdo tomei uma medicina ..o nome e urinary pain relief como 9 comprimidos para tres dias ..hoje termino um creme vaginal ..monistat ..mas continua a ardencia vou segunda feira no dr fazer um exame ..eu nao moro no brasil..como vc poderia me ajudar..obrigado pela atencao ..maura..

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Não é um valor preocupante, mas que deve ser acompanhado pelo seu médico.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Para este exame o próprio clínico geral pode esclarecer, mas também será Últil levar para o urologista observar.