Indicadores para buscas: Triglicérides, triglicerideos, gordura, sangue, exame, valores normais, coronariana, trigliceridemia.

Os triglicérides são produzidos no fígado utilizando glicerol e outros ácidos graxos. São transportados no sangue por VLDL e LDL. Os triglicérides em conjunto com Colesterol são úteis na avaliação do risco da doença arterial coronariana.

Quando ingerimos gordura, conseqüentemente o nível de triglicérides no sangue aumenta. É importante fazer um jejum de 12 horas antes da coleta do sangue para realizar o exame triglicérides.

 

Níveis aumentados são encontrados na Síndrome nefrótica, obstrução biliar, na ingestão elevada de álcool, induzido por drogas (estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, etc) no hipotireoidismo, diabetes e gravidez. Níveis muito aumentados sem uma causa identificável refletem hiperlipoproteinemia congênita e necessitam de realizar outros exames para confirmar o diagnóstico.

Os níveis baixos estão relacionados a ma absorção, ma nutrição e hipertireoidismo.
Valores de referência (ou “valores normais”)

  • menor que 10 anos: menor ou igual a 100 mg/dl: desejável
    • maior que 100 mg/dl : aumentado
  • 10 a 19 anos : menor ou igual a 130 mg/dl: desejável
    • maior que 130 mg/dl : aumentado
  • adultos : menor que 150 mg/dl : ótimo
    • 150 a 200 mg/dl : limítrofe
    • 201 a 499 mg/dl : alto
    • maior ou igual a 500 mg/dl: muito alto

Modificações da dieta são muito eficazes no controle dos triglicérides, diminuir a ingestão de açúcares, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, e refrigerantes não dietéticos.

Exercícios físicos são muito recomendados para os que apresentam triglicérides elevados.

O ômega-3, presentes nos peixes, constituem alimentos importantes para quem precisa reduzir triglicérides.

As fibras encontradas em hortaliças (folhas e legumes) e frutas frescas colaboram para diminuir a absorção de gorduras.

Os medicamentos usados atualmente: niacina, estatinas e fibratos.

Os exames para avaliação podem ser feitos nos laboratórios de referência ou usar tiras de medir triglicérides, geralmente potes com 25 tiras.

Atualização:

O Neto, leitor deste blog, solicitou informações sobre o equipamento ou monitor para que depois que pingar uma gota de sangue na fita possa levar ao medidor de GCT e este informará o resultado.