Triglicérides, fator de risco para doença coronariana

Indicadores para buscas: Triglicérides, triglicerideos, gordura, sangue, exame, valores normais, coronariana, trigliceridemia.

Os triglicérides são produzidos no fígado utilizando glicerol e outros ácidos graxos. São transportados no sangue por VLDL e LDL. Os triglicérides em conjunto com Colesterol são úteis na avaliação do risco da doença arterial coronariana.

Quando ingerimos gordura, conseqüentemente o nível de triglicérides no sangue aumenta. É importante fazer um jejum de 12 horas antes da coleta do sangue para realizar o exame triglicérides.

 

Níveis aumentados são encontrados na Síndrome nefrótica, obstrução biliar, na ingestão elevada de álcool, induzido por drogas (estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, etc) no hipotireoidismo, diabetes e gravidez. Níveis muito aumentados sem uma causa identificável refletem hiperlipoproteinemia congênita e necessitam de realizar outros exames para confirmar o diagnóstico.

Os níveis baixos estão relacionados a ma absorção, ma nutrição e hipertireoidismo.
Valores de referência (ou “valores normais”)

  • menor que 10 anos: menor ou igual a 100 mg/dl: desejável
    • maior que 100 mg/dl : aumentado
  • 10 a 19 anos : menor ou igual a 130 mg/dl: desejável
    • maior que 130 mg/dl : aumentado
  • adultos : menor que 150 mg/dl : ótimo
    • 150 a 200 mg/dl : limítrofe
    • 201 a 499 mg/dl : alto
    • maior ou igual a 500 mg/dl: muito alto

Modificações da dieta são muito eficazes no controle dos triglicérides, diminuir a ingestão de açúcares, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, e refrigerantes não dietéticos.

Exercícios físicos são muito recomendados para os que apresentam triglicérides elevados.

O ômega-3, presentes nos peixes, constituem alimentos importantes para quem precisa reduzir triglicérides.

As fibras encontradas em hortaliças (folhas e legumes) e frutas frescas colaboram para diminuir a absorção de gorduras.

Os medicamentos usados atualmente: niacina, estatinas e fibratos.

Os exames para avaliação podem ser feitos nos laboratórios de referência ou usar tiras de medir triglicérides, geralmente potes com 25 tiras.

Atualização:

O Neto, leitor deste blog, solicitou informações sobre o equipamento ou monitor para que depois que pingar uma gota de sangue na fita possa levar ao medidor de GCT e este informará o resultado.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • http://netocury.com Neto Cury

    Tenho triglicérides altíssimo, vida dura, mas, gostei de um link que você indicou o das tiras pra medir o triglicerides, mas ficou a pergunta, que aparelho faz essa medição?
    Abração querido.

  • http://netocury.com Neto Cury

    hehehe já achei, o medidor, que é bem enjoado, pois mede glicose, colesterol e triglicérides custa a bagatela de milão! :O
    Abração

  • Eliane

    Fiz meus exames, e acusou colesterol alto… 251mg/dL, a fração HDL tb deu alta 64mg/dL, já os triglicerídeos deram 94mg/dL.
    Será que alguém poderia me dar uma explicação plausível?
    Att Eliane
    Eliane o resultado pode acontecer, normal o colesterol total está um pouco aumentado o HDL está normal (colesterol bom) e os triglicérides também normais.

  • Aline Tavares Cavalcante

    Fiz meus exames,e acusou colesterol 154,3mg/dl a fração HDL deu baixa 26,2mg/dl,ja o triglicerídeos deram 107,6mg/dl. [...]
    ————————
    O resultado do colesterol total está normal, mas a fração HDL relativamente baixa e triglicérides normal, VLDL: por volta de 21,4 e LDL: 106,7.
    1) Realizar o exame em outro laboratório (repetir)
    2) Seria interessante ver os níveis Apo A-I e A-II, que se forem pode ser alguma disfunção autossômica recessiva, que não é freqüente e os níveis de Apo também são muito baixos. Não se preocupe, mas leve para o médico analisar e realizar exames físicos. Grande abraço
    .

  • edmilson martins

    Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade sobre trigicérides e achei muito interessante essa matéria, incluse sobre os valores de referência e o aparelho com as tiras que é bem mais rápido a identificação.

  • ARLETE ALVES SOUZA DE LNMA

    eu queria saber o seguinte…eu tenho amigas mais gordinhas que eu que comem de tudo e quando fazem exame não acusa nada ..da tudo normal.. porque o triglicérides aumenta em umas pessoas e outras não… Resposta via email

  • Pingback: Sal – temperando na medida certa « Cai de boca…

  • cicera

    minha taxa de glicemia deu normal, colesterol normal e os triglicerideos altos, pode me explicar o ue aconteceu.
    Cícera, não existe nada de errado, o triglicérides pode dar alterado sem alterar glicose e colesterol, agora é fazer o acompanhamento médico, tomar medicação se ele achar que é necessário. Abraço.

  • Carlos Alberto de Araújo

    Peguei meu resultado de hemograma hoje, com seguintes dados:
    -ácido úrico – 6,90 mg/dl
    -Creatinina sérica – 1,03 mg/dl
    -Gama Glutamil transpeptidase – 38 u/l
    – glicose sérica – 93, mg/dl
    – colesterol total – 234 mg/dl
    -colestorol hdl – 35 mg/dl
    -triglicérides – 579 mg/dl (sempre foi alto – acima de 250)
    -lipídios totais – 1117 mg/dl
    – uréia sérica – 38 mg/dl
    – colesterol ldl – 74,0 mg/dl
    – idade 57 anos – peso 62,8kg – vida agitada (não páro) o meu trabalho não me permite parar (trabalho com encaminhamento de sedex nos correios)fechando malas, e tenho que ser rápido pois o tempo não me permite vacilo. Não tenho uma alimentação com muita gordura, como pouco, manteiga só levemente no pão pela manhã, como todos os dias aveia pura pela manhã e à noite (uma colher), tomo aos fins de semana uma cervejinha e uma doze de “cana” quase sempre antes do almoço, fumo. Há muito tento baixar meu triglicérides mas tá difícil, no meu caso, só medicamentos? Obrigado

    Carlos, este não é resultado de hemograma, mas sim de outro exames, estou enviando um email com mais detalhes. abraço.

  • cloris regina terto carneiro

    quero saber o preço do aparelho que medi glicose colesterol e triglicerideos preço e local onde conseguir
    Cloris, visite nossa loja virtual e escolha as melhores marcas de Aparelho para medir glicose, medir triglicérides e colesterol

  • SIDNEY TAVARES

    Boa Tarde
    Sempre tive problema com o triglicerideos, mas o colesterol sempre normal no maximo no limite. tenho 30 anos 1,81 de altura 96 kg, em agosto do ano passado os meus exames chegou ao máximo atpe então acima de 700, desde entao começei a fazer natação 2 vezes por semana, após 3 meses refis os exames baixou para um 400, a medicação não me ajuda pois sempre afeta o meu figado e então o meu médico decidiu em que eu tomasse somente omega 3 polinsaturado marinho.Semana passada fiz os exames e foi o seguinte
    TSH – 1,19
    GLICEMIA 87,0
    COLESTEROL TOTAL – 229
    HDL – 36
    LDL E VLDL – Devido a lipemia do soro, não foi possível a separação e dosagem das frações LDL e VLDL do Colesterol
    TRIGLICERIDES – 495
    CREATINOFOSFOQUIASE-CK Total – 305
    Transaminase Pirúvica – TGP (ALT) – 41

    Sidney,
    Algumas considerações seguem via email.

  • denis catelani

    não bebo e nem fumo, apenas trabalho e não faço exercícios, meu triglicerides esta em 1170, ainda tenho chance de melhorar? me de algumas dicas

    Denis,
    triglicerideos ou trigicérides em 1170, é um resultado muito alterado que pode causar problemas importantes, a medicação deverá ser tomada neste caso, conforme indicação médica, dieta rigorosa e exercícios corrida, caminhadas, natação.

  • maria inez

    Boa Noite

    Nos ultimos dez anos sempre tenho problemas com trigicerides, mas sempre na media de 200 a 250, este mês levei um susto , três meses sem remédio foi para 1600,não tenho uma alimentação que possa fazer este estrago, estou a 6 dias somente com verduras, peixe e frango grelhado,o que fazer? no meu caso somente um remédio bem forte?
    Tenho 55 anos, 1.60m, 62kg.

    Obrigada
    Maria Inez

    Maria segue via email os detalhes.

  • Marcos Martins Siqueira

    Olá, tenho 47 anos, não bebo e não fumo, porém gosto muito de “doces”. Não sou obeso, sou sobre peso (meu peso varia entre 80 e 83 K) , tenho 1,64 de altura. tenho um pretensão muito fácil de aumentar o triglicérides. Fiz exame semana passada e o resultado foi assustador, está em 1.362 o índice. Consigo reduzir apenas com dieta e regime ou precioso de controle ´com alguma medicação. E em relação ao fígado, ele pode ter algum dano?
    um abraço,
    Marcos

    Segue detalhes via email

  • gilberto vieira

    Boa noite ganhei do Denis Catelani, tenho 44 anos,1,69 m e hoje 70 kg,vinha controlando o colesterol a base de sinvastatina e benzofibrato e a 03 meses o medico pediu para parar e ter uma idéia do organismo.RESULTADO DO EXAME EM 23/07/2008,meu colesterol total foi prá lua, deu 610mg/dl,e triglicérides 1965, o HDL deu 20 mg/dl e o LDL , não deu para fazer,talvez só tinha gordura. Ah antes que eu esqueça comecei a correr por 10 minutos por dia.Será que ajuda?

    Por 10 minutos Gilberto? Não da para aumentar um pouco?

  • marli

    Queria fazer uma pergunta: Semente de linhaça pode ser usada na dieta do TRIGLICÉRIDES?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marli, claro que não vários outros produtos podem ser usados. Abraço.

  • Jaime Lázaro da Silva

    Urgente,,,,

    boa noite, ontem peguei meu resultado de sangue e acusou,
    429 de colesterol, e deu 4.269 de triglicérides, refizeram três vezes meu exame e o mesmo resultado foi constatado, o médico disse que nunca tinha visto isso, gostaria de saber se é possível que isso ocorra, ou devo pedir outro teste em outro laboratório,,, estou desesperado. espero resposta o quanto antes…..

    att: jaime
    Jaime, enviei texto via email

    • VLADEMIR

      Meu caro amigo jaime,se você anda preocupado não dezanime não, pois eu estou com o problema bem mas que o seu peguei o meu resultado hoje e fiquei surpreso(risiss)estou com com o meu triglecerides bem mais que o seu,estou com 5552.
      Vc tem sentido alguma coisa estranha,tipo falta de ar ou coisa parecida…..
      um abraço

      • Maysa

        Meus queridos, meu triglicerides chegou a 4.970 e o coloesterol a quase 600. Tenho 45 anos. Nao sou obesa. Nao sou exagerada em alimentação. EStou tomando lipanon 250 de manha para o triglicerides e estou fazendo um controle alimentar rigoroso. Nao sei o que desencadeou este processo. Farei novos exames no próximo mês. Contem-me como vcs estao.

        Abracos.

  • Del Toledo

    Boa noite!

    Peguei o resultado do exame de sangue, colesterol e triglicerides. Colesterol normal, triglicerides; 201.
    Não estou entendendo esse resultado pois tenho 1,58, 57kg, pratico atividade fisica ha anos, faço musculação e exercício aeróbico. Não como mto. Como doces, mas tbm não mto. Procuro me alimentar direito.
    O que pode estar acontecendo?

    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Del, imagine se você não fizesse exercícios e tivesse uma alimentação relativamente controlada, como estaria este triglicérides. Pode acontecer sim, resultados assim. Redobre os cuidados desde já. Abração.

  • Rozangela natal

    Rozangela natal 52 anos. fiquei assustada com meu exame..quase nao me alimento .e estou .lipidios totais.762,oo..colesterol 142.00..triglicerideos 414,00 foi ai que entrei em pânico ..hdl.colesterol 34,00mg ldl colesterol 54,00mg vldlcolesterol 83,00 mg por-favor me indique um remédio para abaixar esse nivel de triglicerideos obrigada..

    Somente seu médico pode fazer esta indicação, ele faz exames clínicos e confronta com os resultados dos exames de laboratório para chegar a um diagnóstico e indicar medicação ou não.

  • http://www.gracamaiorfloripa.com.br Gerald

    Boa noite!
    Recebi o resultado do exame de colesterol e só levarei ao médico na próxima semana. Mas fiquei preoculpado com o Trigliceridios que foi 226mg/dl.
    O colesterol total 159mg
    Colesterol HDL 38mg
    Colesterol LDL 75,8mg
    Relação ct/hdl 4,18
    Por favor, se podes falar algo a respeito envia-me um e-mail.
    Obrigado,
    Geraldo Oliveira
    Não é um resultado grave mas deve começar a se preocupar.

  • Patrícia Lima

    Minha filha tem 7 anos e tem o colesterol ldl acima do aceitável ou seja já esta superior ao permitido,já comecei com o novo cardápio reduzindo gorduras e doce e matriculei ela na natação.Será o suficiente?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Já são boas ações, modificar alimentação e praticar exercícios.

  • Marcia Schulz

    Estive doente no final do ano, e minha pressão (normalmente baixa – 110×106)foi às alturas (180×120). Fiz vários exames, e no de triglicerídeos acusou um nível bastante baixo (30 mg/dl). O colesterol HDL está normal e o colesterol total um pouco abaixo do normal. Será que o exame está certo? Um nível tão baixo de triglicerídeos não causa problemas de saúde?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ocorrer valores nestes patamares sim, mas se tiver dúvidas repita o exame, não é aconselhável que fique muito baixo. Abraço.

  • VLADEMIR

    estou com o meu treglecerides super alto 5552 alguma pessoa já chegou tão alto assim…..Qual a melhor maneira para baixar?

    • Claudio

      Vlademir;
      Acabei de ler que vc está com o triglicérides em 5.552; pois hoje (16/03/09), como moro em Garopaba/SC estava na beira da praia e uma amiga acabava de vir do cardiologista e ela nos mostrou o resultado de seus exames, “quase cai de costa”, ela está com 580 de colesterol e pasme 5.980 de triglicerídeos, nunca tinha visto um valor tão alto. O seu médico lhe assustou muito, porque o risco dela ter um enfarte era muitíssimo alto; ele passou para ela um medicamento chamado lipidil 200mg um por dia e mais um comprimido de AAS 100mg e mandou repetir os exames em outro laboratório.
      Um abraço
      Claudio

  • Thais

    Ola, gostaria de uma orientação ou informações.
    Tenho 29 anos, 1,66cm altura e peso 82kg.
    Ha 4 anos faço tratamento para depressão profunda grave (aparentemente diagnosticado em mim).Mas desde os 19 anos tenho problemas, que começou com uma taquicardia etb arritimia, fiz exames como eco , eco dolpher, esteira e monitoramento 24 hs ate en~tao todo normal e tb exames de sangue.Comecei a ter exames de sangue alterados a partir de 2006, com colesterol a 262mg/dl.(obs: meu pai morreu no final de 2005).Venho fazendo tratamento, sintomas insonia (ja fiquei ate tres dias acordada), taquicardia, falta de ar, visão escurece, enjoos, tonturas, pressão na nuca que irradia para os braços com formigamentos e dormencias, dormencias nas pernas,dores de cabeça que duram as vezes duas semenas.No inicio do tratamento comecei com alprozolan 0,25mg e sertralina 50mg, depois passei para bromasepam e sertralina 100mg, depois fiz um tratamento de dois meses com o medicamento cynbalta 60mg duas vezes ao dia, depois deste tratamento passei para clonazepam 2mg a noite e velafaxina 60mg duas vesez ao dia, depois um mes de diazepam depois de que tive uma sincope e colapso nervoso (desmaiei quando voltei a mim não tive qualquer reação, ñ falava mechia nada fui internada e fiquei em observação tomando medicamentos que não sei quais mas um que fez dormir era injetavel e queimava na hora que foi injetada. Depois passei novamente a tomar clonazepam 2 mg diminuindo para 1 mg hoje e tomando amitripitilina 0,25mg. Diagnostico do medico atual diz que tenho cervicalgia, branquialgia, lombalgia e dor no nervo ciatico.Fiz este mes outro exame meus resultados de exames deram alterados.
    Colesterol total 222mg/dl, HDL-30mg/dl.
    triglicerides 336mg/dl.
    Glicose 83mg/dl.
    Hemograma.
    SERIE BRANCA
    LEU 7,06K/uL
    LINF 2,63K/UL
    MONO 0,562K/UL
    GRAN 3,17K/UL
    EOS 0,587K/UL
    BAS 0,108K/UL
    SERIE VERMELHA
    HM 4,77M/UL
    HGB 13,4G/DL
    HCT 39,4%
    MCV 82,6 FL
    MCH28,1 PG
    MCHC 34G/DL
    RDW 13,7%
    PLAQUETAS
    PLT 314K/UL
    MPV 10,7FL
    DIFERENCIAL MANUAL
    SEG 44,9%
    LINF 37,3%
    MONO 7,95%
    EOSIN 8,31%
    BASO 1,52%
    tsh3,3mUI/L.
    Queria uma opinião sobre tudo, desde os primeiros sintomas que citei acima ate os medicamentos usados. Pois ate hoje tento saber o que tenho e não se fala em nada, o medico não me da uma posição de diagnostico para tratamento, ele no meu ver acha um sintoma e tenta remedia-lo, sendo que pode ser qualquer coisa ou varias. Agradeço desde ja.

    • Graça Reis

      Querida Thais, eu gostaria muito de conversar com vc pelo msn…conheço o q está passando. Hoje estou curada! Bjs
      Graça Reis
      Msn:gracawash@hotmail.com

    • William

      Thais,
      precisa procurar um Tratamento (psicologo ou psiquiatra) que faça um diagnostico se você está com sindrome do panico, que desencadeia uma serie de sintomas em outros orgãos mas que tem fundo neurologico-emicional. boa sorte

  • Dilma Sousa Silva

    BOA NOITE? me chamo Dilma tenho 30 anos peso 104 alt 165 e esses dias fiz uma bateria de exames meu triglicerideos era 363 e hj estar 409 corro o risco de enfarta eu estava tomando o omega3 da herbalife será que eu fiz certo tomar esse tipo de medicamento ele baixa mesmo a triglicerideos por favor eu peço a vcs q me receite uma dieta pra me bjs

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Dilma, infelizmente não posso receitar uma dieta, mas estou preparando um texto com informações e dicas para controle dos níveis de triglicérides. Acompanhe o blog para saber mais. Grande abraço.

  • Rossana

    O que causa ao organismo uma taxa de triglicerídios de 34, pode estar associado a algum problema de tireóide? Não pratico esportes regularmente e tenho 1,72 e 60 kgr.

  • Josilene

    Boa tarde.. Hoje fui mostrar o resultado do meu exame ao meu médico e sai de lá assutadíssima. Meu nível de triglicerídeo está acima de 500, meu colesteral total está no limite e o colesterol bom éstá baixo tb (40mg). Minha vida está muito sedentária e minha alimentação não é correta. Como bastante doces, salgados e massas.
    Antes do sedentarismo, minha vida era bem ativa. Eu praticava natação, ginastica olimpica, volei etc. Despois que parei fui engordando e querendo cada vez mais o sedentarismo.
    Hoje, quero voltar atrás e voltar a praticar esportes e fazer uma reeducação alimentar… Mas, a verdade, é que não acredito que eu possa melhorar um dia… A minha cabeça funciona assim: Mesmo que eu embagraça, pratique esportes e faça uma dieta adequada, meu triglicerídeo vai continuar alto e nunca mais serei a mesma.
    Meu médico disse que estou andando em um campo minado…
    Estou com tando medo e receio de nunca mais ter uma vida saudável de novo…
    O que devo fazer? Queria ler relatos de gente que esteve numa situação igual ou parecida com a minha e que saiu dessa.

    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Josilene, sempre existe experiências como a sua por aqui, e que conseguiram, com muita persistência reverter este quadro. Abraço.

  • Leandro

    Todos falam de riscos de triglicérides mas na verdade o que querem dizer é os riscos relacionados a seus fatores alto no sangue. Gostaria de saber qQuais são os riscos para baixos níveis de triglicérides? O meu está em 50 mg/dL sendo o Colesterol Total em 159. Pratico atividades física diariamente e cuido bem da alimentação constantemente, porém estou preocupado com riscos quando esses níveis são muito baixos da tabela de referência

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode estar ocorrendo uma menor ingestão, ou não aproveitamento destes alimentos, abaixo destes valores é necessário um acompanhamento mais rigoroso. Abraço.

  • Marcelo Rezende

    Boa tarde,
    gostaria que vc, se puder, me mande um e-mail falando a respeito de alimentação.
    Estou com o triglicerideo 321 mg/dl, e estou também com o ácido úrico elevado. O que comer?
    Obrigado,
    Marcelo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcelo, mantenha acompanhando o blog que brevemente vou publicar um texto sobre este assunto. Abraço.

  • Nice Neves

    Gostaria de tirar uma duvida, sou mulher, peguei o resultado e peço a gentileza se puder me informar se está ok ou não,
    colesterol 206 mg/dl
    triglicerideos 163 mg/dl
    HDL-Colesterol 36 mg/dl
    Gostaria de saber se tem algum risco, e qual medicamento seria o melhor,
    se for atendida desde já agradeço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nice,
      É bom começar a acompanhar mais frequentemente o colesterol total pois apresenta tendência a aumentar, quanto a medicamentos, não posso indicar, somente o médico, depois de uma consulta pode fazer esta indicação. Abraço.

  • Graça Reis

    Por gentileza, fibras em todas as alimentações ajudam a baixar o triglicérides? O meu estava 412 e agora 368, poderia me ajudar?
    Abraços, Parabéns pelo blog!!!

    Graça Reis

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, favorecem, mas o tratamento deve ser um conjunto de medidas, alimentação correta, exercícios, controle com exames e consultas frequentes.

  • JOANA

    parabéns pelo blog, e agradeço,pois ninguém sabia o que é ter 1 resultado alto de triglicerides,eu tenho problemas c/ o hipotireóidismo e c/ o fígado, o gama gt sempre dá alterado,eu não bebo, nem fumo, agua, só mineral,mas sempre estou c/ pedras nos rins também,será que a depressão bipolar pode ser a culpada por todos esses fatores de risco?a síndrome do pânico me tornou anti social, não consigo sair de casa nem p/ caminhar estou c/ 90k, será que se eu me exercitar dentro de casa,no quintal eu vou ter benefícios ou até melhoras ou c/ meu caso é mais grave não vai adiantar!
    tenho 35 anos,1,59m.
    desde já lhe agradeço a atenção e por ter criado algo t/ao importante,onde podemos falar do q não sabemos e falar 1 pouco do sofrimento que as doenças trazem p/ nossa vida! fique com deus!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Joana,
      pode fazer exercícios desta maneira sim, ajuda bastante, esteira, por exemplo, mas tente uma vez por semana ir a um parque, se distrair e exercitar vai ajudar em todos os sentidos. Brevemente vamos ter um texto aqui no blog sobre este problema que citou. “A vida é agora, faça a sua felicidade”. Abraço.

  • alliny

    Oi queria vc me ajudasse a entender o resultado do meu exame

    Glicose 68
    colesterol total 155
    triglicerideo 314

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se preocupe com o triglicérides, leve ao seu médico para concluir pedido.

  • marcelo

    o meu triclicerides esta 1200, é muito alto né ,e o medico falou pra eu parar com massas refrigerantes doces e bebidas alcolicas , e passou um remedio pra minha pressão que ta alta 16 por 14 , e passou um remedio para diminuir gordura eu queria saber se é so isso ou tenho algum remédio ou algum tipo de tratamento .obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcelo, é isso mesmo, aliado a exercícios, e além disso procurar uma nutricionista para fazer uma acompanhamento alimentar. Abraço.

  • alliny

    Sempre que tenho relação com meu esposo cinto dores e logo depois ocorre um sangramento fico fico de quatro á cinco dias como se estivesse menstruada, o que faço?

  • Eugênia

    Olá.
    Tenho 27 anos,fiz exame de sangue e estou com a taxa de triglicerídeos em 296. O médico recomendou exercícios físicos e dieta. Não comer açúcar e gordura, nem massas. Evitar carboidratos. Só q praticamente TUDO tem carboidrato! Arroz, feijão,batata, qualquer tipo de biscoito, qualquer massa. O que eu vou comer? Já estou usando leite desnatado e próprio para dietas e achocolatado dietético também, porque não tomo café e mesmo que tomasse,sei que o café também aumenta a taxa de triglicerídeos. Estou perdida, sem saber o que posso ou não posso comer. O médico me deu 2 meses, se com essa dieta, o nível de triglicerídeos não baixar, disse que terei que tomar remédio para o resto da vida.Tenho 1.59 de altura e peso 53 quilos, com essa dieta, vou emagrecer muito, o que eu não gostaria, pois estou satisfeita com meu peso, o que fazer? Devo procurar uma nutricionista?
    Desde já, obrigada.
    Um abraço!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É sempre aconselhável o acompanhamento com a nutricionista, mas acredito que não seja necessário eliminar tudo, apenas os alimentos com maior teor de carboidratos, e reduzir a quantidade dos que for ingerir, mas o principalmente exercícios, ajuda muito, melhora o metabolismo.

  • marcos

    Boa noite antes de mais nada gostaria de dizer que minha preocupação é redobrada, pois tenho com diagnostico leucemia mieloide já com uma recaída recuperada não sou obeso tenho 1,65 e 67k meu exame de triglicerides foi de 488 não bebo não fumo mas não faço atividades físicas e tomo um anticoagulante para minha trombose será que o remédio alterou a minha triglicerides ou minha doença voltou…]
    complicado ,me responda assim que puder…]
    um abraço

  • GLAUCIA

    ola ,meu trigliceres chegou a1726 ,adoro doce,mais não gosto de coisas gordurosa.tenho 42 anos.gostaria que me orientasse muito obrigada

  • Adriene Aquino

    Ola tenho 19 anos e 1,54 de altura e 56 k meu Triglicerides foi para 306.. o que eu devo faz??… como moro no interior de Goiás não tem medico especializados nesse tipo de doença… quando o medico da cidade que eu moro olhou meus exame, ele não fou nada, não passou nem um medicamento e nem o que eu posso fazer para a baixar a taxa.
    sei que tenho que deixa de comer muitas coisa… mais eu preciso de uma lista.. para eu me orientar melhor.
    Estava olhando os depoimento, e ne um fala que o café aumenta a taxa.. e verdade pq eu tomo muito café???

    fico muito grata.. espero a resposta de ajuda. obrigada

  • margarida

    Olá,gostaria de obter todas informações sobre colesterol alto e trigligerideos,pois estou com ambos altos,um abraço.

  • Ivan

    Ola

    Há exatamente 01 ano email descobri colesterol alto, sempre entre 200 mg e 250 mg, mesmo com sinvastatina de 20 mg.
    Depois ano passado triglicerideos apareceram, começou com 753 mg, e hj está em 995 mg, ja tomei zetsin de 10 mg, e por ultimo crestor de 10 mg, com o zetisin cheguei até 353;

    Com o crestor sempre entre 450 e 650 mg;
    agora estava em 995, e vou começar com lipitor de 20 mg, sou meio sedentário,mas pretendo retornar a fazer esteira, e andar mais de bicicleta e a pé… alem de cortar um pouco mais a alimentação errada, sera que corro algum risco, ou é assim mesmo?

    att

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Bons resultados só são alcançados se fizer a união, medicamento e controle da alimentação e exercícios, do contrários não poderá ter resultados satisfatórios. Abraço.

  • Sergio Xavier

    Ola, toda vez que faço um exame de sangue, o meu triglicerideos estao altos, no dia 24/05/09 recebi o resultado do meu e acusava 787 mg/dl, colesterol 221, e o HDL 29, gostaria de saber o que eu posso fazer para que o meu fígado metabolize melhor os carboidratos e gorduras, pois gostaria de ter outro tratamento alem da dieta. muito obrigado.

  • Carlos Egidio

    Olá, fiz um exame de sangue em 01/07/2009, com os seguintes resultados, o colesterol VLDL 54 mg/dl, triglicérides 268 mg/dl, colesterol HDL 47 mg/dl, colesterol total 206 mg/dl e o ácido úrico 9,2 mg/dl, gostaria de saber se é bom ou ruim, se tenho que tomar algum medicamento para baixar esses volores.
    Estou preocupado, tenho histórico de diabetes na família o que me
    preocupa muito.
    muito obrigado, aguardo resposta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Certamente o seu médico vai lhe indicar uma dieta para controle do colesterol e triglicérides, e não medicamento, já no caso do ácido úrico deverá indicar além da dieta algum medicamento, somente seu médico pode lhe indicar medicação. Abraço.

  • Ocireni

    Eu gostaria de saber o significado de
    Grupo : 01 Bioquímica
    Metodo : Enzimatico

    Resultado : 273.50*mg/dl
    Referencia : 30 a 170 mg/dl

  • sidnei machado

    Bom dia,fiz uns exames e acusou glicose,tsh,hdl,ldl,urina,sedimentoscopia tudo normal,apenas o triglicerides esta com 484 mg/dl,considerado alto,estou voltando de uma cirurgia de ligamento cruzado anterior que fiz ha um ano,e voltei a praticar esportes ha dois meses,sei que isso ajuda a reduzir o indice,mas gostaria de saber qual a melhor dieta para eu fazer para que possa ajudar a reduzir mais rapidamente,o que seria indicado para eu comer e o que devo cortar da alimentação para que possa reduzir mais rapidamente?um abraço e muito obrigado pela atenção….

  • mariana

    adorei esse texto e creio que tambem com uma boa dieta pode abaixar o colesterol com força de vontade podemos tudo o negocio é nao desisti por que sem saude não somos nada.

  • Luiz Antonio

    Estou com triglecerides de 1268, meu niveo anterior era de 529 o colesterol total e de 289. Tenho 1.76 Peso 77.00 Kg , não fumo não como muita gorduras, faço física diariamente porque será que esta aumentando o triglecerides, sito meu corpo muito sadio obs: bebo socialmente.

  • Anderson Anunciação

    com trgricerides de 319 o que fazer para baixar estou tomando VYTORIN espero que dê resultado tenho 31 anos, 1,80alt., 105 kilos, se tiver algum conselho por favor mandem é sempre bom ouvir boas coisas, detalhe=> meu trigricerides já esteve de 378, em um ês baixei para 177, depois parei o medicamento e ele voltou a aumentar

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Anderson, as dicas são sempre passadas nos textos que escrevo sobre vários assuntos. Os triglicérides apresentam uma variação de valor maior que outros elementos, por isso variações ocorrem com mais frequência que o colesterol, por exemplo, por isso deve acompanhar com consulta e exames frequentemente. Abraço.

  • Apis

    Estou com o triglicerides em torno de 350. Não sou gorda , faço caminhada no mínimo 3 vezes por semana. Pasmem ,sou ovolacto vegetariana há mais de 30 anos. Não ´quero iniciar com remédio para baixar o triglicerideos , pois terei que usá-lo para o resto da vida. Pelo que eu li aqui, percebi que quem deixa de usar a medicação o índice aumenta ainda mais. Estou certa ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ocorrer sim, nada impede que ele esteja aumentado também no seu caso, e quanto a medicamentos, não fique resistente em tomar, não vai causar aumento se parar, aqueles que isso ocorre é devido a uma condição normal e não devido a medicamento que tomou e depois parou. Abraço

  • Sarah

    Boa tarde! Gostaria de saber se corro risco ingerindo bebidas alcoólicas não destiladas (cerveja) quando estiver tomando o Lipidil.
    Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A questão é que não seria bom para a própria condição clínica de triglicérides elevado.

  • ELIANA DE AGUIAR

    fiz exames de sangue e foi constatado aumento da creatinina 1,10 gostaria o q significa a creatinina e o q devo fazer para baixar este nivel

    obrigada.

  • Edson

    Por que devo fazer um jejum de doze horas para fazer a coleta de sangue para exame de triglicéride? Caso não o faça, o resultado
    terá taxas expressivas que não dizem a realidade do resultado
    normal?
    Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Certo Edson, isso mesmo.

    • byanca

      Sim o jejum é recomendado pois caso contrario os indices de gorduras se elevaram trazendo falsos resultados ao seu exame!!!
      bianca-bióloga

  • jader

    fiz uns exames de sangue;
    resultado do colesterol deu 270mg
    o triglicerides deu 787 mg/dl
    estou preocupado pois vi que estão elevadíssimo
    o que devo faser por hora?pois o medico de hospitais so tem na emergência e so atende se tiver morrendo.
    ja o que me solicitou o exame so nas segundas feiras e ainda sim tem que ir cedo no posto e se achar vaga?o que faço?corro risco de vida?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jader, até sua consulta, faça uma alimentação pouco gordurosa e evite massas, e principalmente exercícios, ele deve indicar um medicamento, mas se fizer uma alimentação saudável vai melhorar. Abraço.

    • REGI

      Realmente o nivel esta alto,faça uma dieta rica em verduras,frutas,peixes(sardinha,salmão etc…)cereais e produtos integrais.de manhã em jejum tome um copo de berigela com laranja batidos.isso ira ajudar a reduzir.

    • Tereza

      Jader, também estou com taxas elevadas de triglicérides e colesterol.O médico tirou várias coisas que a gente sabe que fazem mal; receitou uma dieta rica em verduras e legumes, SEM GORDURAS, refrigerantes, carnes gordas.E é preciso eliminar isso tudo, caminhando.Andando. Triglicérides, já tinham me falado que é preciso caminhar para equilibrar.Agora, estou sacudindo na marra a preguiça.Se eu puder ajudar em alguma coisa mais, estou à disposição.

  • Domingos Batista dos Santos

    meu exame de triglicerides aprentou 78, achei muito baixo- devo tomar alguma providência? tenho 50 anos

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Monitore, mas se a clínica nada indicar, tudo bem. Abraço.

    • DPS

      quer trocar pelos meus 350 ?

  • Angélica

    fiz um exame de sangue e foi constatado triglicerides 49,0 mg/dl, esta muito abaixo do padrão (adultos 150mg/dl), o que devo fazer?tenho 21anos.
    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não é caso para preocupação, mas poderia fazer um acompanhamento com uma nutricionista para reavaliar sua alimentação. Abraço.

  • REGIS MELLO

    Boa tarde
    meu nivel de triglicerides esta com 890,fiquei completamente preocupado,apesar que andava ultimamente descontrolado com a alimentaçao,pulfavor preciso de uma orientaçao para baixar este nivel que esta fora de cogitaçao podendo ate ter um problema cardiaco.
    preciso saber o tipo de alimentaçao que tenho que seguir
    agora. cafe da manha/ lanche das 10h /almoço / merenda /
    jantar. mim ajudem regis melo. obigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Regis, infelizmente essa não é minha área, aqui tratamos de exames, quanto a dieta, acredito que seja melhor fazer uma consulta com alguma nutricionista. Abraço.

    • Andréia Giacomin

      Olá Régis!
      O que deve fazer a primeira instância é excluir do seu cardápio alimentos ricos em gordura animal (banha, nata, manteiga, carne gorda, salame, presunto, salsicha, linguiça e frituras em geral) e também muito cuidado com doces e massas, quanto menos ingerí-los melhor. Substitua os cereiais por integrais (pão integral, biscoitos integrais, arrz e macarrão integral), bastante frutas e verduras.
      Fracione as refeições, faça de 5 a 6 refeições por dia e pratique exercício físico regular. Pois sua saúde corre riscos sim. São os triglicérides os vilões da história e responsáveis por grande parte dos infartos que acontecem.
      Espero ter contribuido. Andréia Giacomin – Nutricionista CRN 6866.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Olá Andréia Giacomin,
        Agradeço sua participação no blog plugbr.net Entrei em contato via email mas o endereço foi recusado quando enviei, deu erro, gostaria de entrar em contato. Abraço.

  • Carla

    Olá, estou fazendo alguns exames pois tenho suspeita de labirintite, entre os exames solicitados pelo médico estava o de triglicerídeos que deu 333,00 mg/dl o de glicose que deu 85 mg/dl o de colesterol total que deu 225,00 mg/dl e o de colesterol hdl que deu 70,00 mg/dl hemograma normal e hormonios da tireoide também normais, ainda aguardo uma tomografia ficar pronta, mas este triglicerídeos tão alto está me tirando o sono, já pesquisei bastante e sempre se encontra triglicerídeos alto associado a colesterol alto o que não é meu caso, tenho cuidado muito de minha dieta e agora levo um susto destes, devo me preocupar?
    obrigado
    Carla

  • Jama

    Oi,estava pesquisando sobre exames e achei o seu Blog, como gostei muito, eis a minha pergunta: faço exames periodicamente e meus resultado ora estão bons, ora estão elevados , tomo medicação, mas não sei se essa medicação está mascarando o resultado ou se tenho tendencia a elevar os níveis de triglicerídeos. Minha família tem histórico de doenças cardíacas. Obrigada!

    • Robert Silva

      Olha vc tem que ficar 12 horas em jejum e procure fazer os exames na quinta feira onde ja tera eliminado quase todo o consumo de gordura e acucares do final de semana.

  • Pingback: Jornalista: Olhe o preço! Triglicérides, fator de risco para doença coronariana… « TV Terezina

  • rosangela marcondes

    Olá gostaria de saber um pouco mais sobre triglicerideos pois meu esposo tem 34 fez o exame e constaou um record…1971,mg estamos muito assustados pois a diabetes também deu 276….pois sua mãe tm tamb´´em sabendo que o mesmo emagreceu muito esses ultimos meses não da para saber por que tão alta gostaria de ajuda grata…

    • Robert Silva

      Vamos por partes peso nao tem muito a ver com os triglicerides vc pode ser uma pessoa magra e ter o triglicerides alto isso pode ser um fator genetico ou nutricional sendo que os dois tem cura.
      1- evite açucares massas álcool refrigerantes sao os maiores causadores do mal.
      2- exercício físico diariamente pelo menos 30 minutos aeróbica sendo que a aeróbica com duração de 20 minutos queima o açucares do organismo de 25 a 40 minutos queima o carboidrato onde sera favorável para o seu problema o carboidrato se transforma e açúcar e gordura gerando o triglicérides.
      3- existe um remédio que se chama lipanon ele e muito bom mas nao estou lhe receitando mesmo por que nao sou seu medico procure um medico para fazer os exames e entao ele orientara a voçes o que tomar (remédio). nao se preocupe fique tranquila vai da tudo certo.

  • Fernando Morrin

    Rosangela, na minha casa a alimentação é equilibrada, mas mesmo assim o colesterol de quase todos nós é alto, apesar de sermos magros e praticarmos bastante exercício físico. Constatamos, com a ajuda de um médico, que o problema é hereditário, e temos que controlar o colesterol por meio de medicamento prescrito e suplementos alimentares. E por vezes, segundo meu médico, o colesterol é uma doença, o seu organismo gera aumento significativo mesmo que seus hábitos sejam saudáveis. Procure um médico e descubra a causa do problema. Em níveis extremamente altos de colesterol, para evitar risco cardiaco imediato, os médicos até podem recomendar medicamento, dieta e exercícios. Consulte seu médico o mais rápido possível, e evite resolver o problema sozinha, sem ajuda de um profissional.

  • rosangela

    meu exame de triglicerides deu 257, é alto? o que devo fazer. Quais problemas posso vir a ter?obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É um valor alto, mas não para causar pânico, consulte seu médico, pode ser que indique apenas dieta para reduzir este valor. Abraço.

  • josileide

    adorei seu blog.parabéns.

  • lemag

    Ótimo, gostei muito, foi o melhor que achei nas minhas pesquisas sobre como baixar o triglicérideos, texto simples, bem explicado e objetivo.
    Parabéns

  • thiago

    tenho 1,90m de altura e peso 120kg, meu indice de trigliceridios no sangue foi de espantosos 2.318.E o meu colesterol bom foi 25.
    o que pode acontecer comigo?
    tenho 26 anos

  • RENATO ALVES

    Bom Dia!

    Recentemente fiz exame e foi constatado, um alto valor de 512mg do meu Triglicérideos,tenho 43 anos,peso 86kg e 1,73 de altura.
    Bom, o meu médico, meu receitou o Remédio LIPLESS, e me mandou, tomar 02 compridos por dia, sendo 01 comprido pela manhã e outro pela noite.
    Estou também, por conta própria, tomando Chá de PATA DE VACA.

    Gostaria que me mandasse respostas e ou comentários para o meu Email Pessoal: flan..@yahoo.com.br

    Desde de já, os meus agradecimentos,
    Renato Alves.

  • jaquelline cavesso

    bom dia! tudo bem?
    então meu triglicérides era em torno de 350 a 450. deixei de tomar o medicamento por uns dois meses e ele disparou para 819.alem do medicamento e da dieta, é precisos fazer exercícios?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim Jaqueline, mas você parrou com a medicação foi o principal motivo de ter subido novamente o valor. Tem que fazer dita, tomar o medicamento, exercícios. Abraço.

  • Cristina

    Ola, gostei das materias dos comentarios. Meu marido tem conseguido superaçoes surpreendentes em relação ao triglicerideo. Ano passado chegou a 1900, depois baixou para 1400, 900 em dezembro e agora chegou ao record de 3856. Sei que os riscos são ligados ao coração, o que gostaria de saber é se existe um limite que indique isso,pois ele já toma remedios,mas bebe e não leva a almentaçào a serio. Acho que nosso medico vai enfartar quando ver esse resultado.

  • Wellington de Paula

    Prezados, meu triglicérides, esta se mantendo em torno de 450 a 475, já faz mais de um ano … eu pratico execicios por 3 a 4 vezes por semana, como muita fruta, normalmente não como sem salada, normalmente tomo café e suco com adoçante, não sou muito aprecisador de docês, costumo comer peixe pelo menos uma vez por semana, como carne vermelha quase todos os dias, mas moderadamente e tomo cerveja umas 3 vezes por semana, de acordo com o texto acima, mantenho uma diéta mais ou menos dentro do padrão, porque então o triglicérides, vem mantendo os valores alto?

  • elinda

    Meu filho tem 16 anos e está com os triglicedios no valor de 497 mg/dL , estou muito preoculpada, o médico passou um medicamento (ciprofibrato 100mg) e não deu uma dieta pra ele fazer, só diminuir os salgados e lendo as informações, percebi que são muitos os alimentos. O que vc me diz a respeito.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Elinda, além dos procedimentos indicados pelo médico poderia também fazer um acompanhamento alimentar com a ajuda de uma nutricionista, procure uma na sua cidade. Abraço.

  • priscila menezes

    ai que tenso…o meu é de uma criança de 10 anos… :S
    peguei meus exames hoje, e o meu triglicerídeos estão em 49,00mg/dl o.O

  • EDSON CALIXTO SOARES

    Boa tarde o meu triglicerides é de 490 mg/dl antes estava em 570 sinal que esta baixando sem uso de remedios, pergunta é melhor usar medicamento e mudar o ritmo de vida ou não usar e continuar com a mudança, tenho acompanhamento médico mas quero uma segunda opnião se puder é claro. Glicose esta em 98 mg/dl HDl, LDL, VLDL não tenho valores pois foi prejudicado o exame devido o trigliceredes alto. Foi isso o informado pelo médico. Aguardo resposta. Grato e parabéns pelo Blog.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Edson, estando neste valor é possível controlar com uma dieta rigorosa e principalmente EXERCÍCIOS físicos, mas é necessário fazer o exame de sangue frequentemente para verificar se está surtindo efeito as ações em andamento, caso contrário deverá mudar a dieta, fique atento, esteja sempre em contato com sua nutricionista e com seu médico. Abraço.

  • doralice pereira

    Tenho 63 anos e meu teglicerides esta quase 650,o que fazer?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Doralice, com o triglicerides neste patamar certamente seu médico vai indicar uma medicação antes de iniciar uma dieta, e depois o ideal é acompanhar com uma nutricionista na sua cidade. Abraço.

  • Ronaldo de Lima

    Ronaldo Lima
    Meu triglicérides está 320. Tenho 43 ano já tive 2 AVC será que estou em área de risco.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Ronaldo, mais um motivo para se cuidar, esteja sempre em contato com seu médico e realize todas as recomendações dele para baixar seu tri a níveis normais. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Por favor veja nossas regras de comentários. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Armando, realmente o organismo tem uma tarefa difícil mas a medicação é necessária pois os benefícios são muito maiores do que a retirada, mas quanto aos medicamentos o seu médico está lhe acompanhando, siga sempre as recomendações, só ele sabe como está o seu quadro. Uma coisa importante e que pode ajudar muito é aliar a este tratamento um acompanhamento com uma nutricionista na sua cidade. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sandra este seu caso pelo que conta, necessita primeiro de medicamento, dieta com uma nutricionista e exercícios.

  • Vania Alves

    fiz alguns exames e estou um pouco preoculpada com isso, foram de colesterol total 225,00mg triglicerideos 104mg ureia 21,00mg glicose jejum 75,00mg creatinina 0,69mg, gostaria de saber se estou com diabetes, obrigado.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Deve mostrar o resultado para seu médico, mas certamente ele irá lhe alertar sobre seu colesterol, e quanto a glicose (diabetes) está normal. abraço.

  • vera lucia

    Boa noite tenho 42 anos meu exame de triglicerideos deu 34,23 tem algum problema achei meio baixo???

  • rosemeire

    dr….meu colesterol total ta 229 e o trigli 139 ta alto? me ajuda