Laboratório

Interferência no exame de urina quando a mulher estiver menstruada

Uma dúvida que sempre surge quando o médico solicita um exame de urina, o EAS, Urina I ou sumário de urina, e a mulher está menstruada, ela deve ou não fazer o exame, interfere ou não no resultado do exame?

A resposta é sim, interfere no resultado do exame, o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada, o laboratório e até mesmo o clínico poderia interpretar que seria um problema, uma patologia urinária.

Portanto, quando a mulher estiver menstruada o ideal é que faça os exames de urina solicitados pelo médico após terminar a menstruação, a não ser que o médico tenha urgência para ver o resultado, mesmo assim ele deverá ser comunicado que o exame de urina foi realizado com amostra coletada durante menstruação. Por isso, a paciente deve informar o laboratório que ela está menstruada para que o laboratório informe este dado no laudo.

Algumas vezes a mulher leva o pote de urina até o laboratório e quando a atendente recebe o frasco e observa que a amostra está com coloração avermelhada, pergunta para a paciente se ela está menstruada, esta por sua vez, não é raro dizer que não está menstruada, mesmo estando, com receio de ter que trazer nova amostra, omite o fato de estar menstruada, procedimento que poderá prejudicar o diagnóstico.

About Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you