Laboratório

Exame de urina, tipos e coleta da amostra

Como coletar e tipos de urina usados para exames laboratoriais, são questões que iremos abordar neste texto.
Para colher uma amostra de urina que represente o estado metabólico do paciente, é necessário controlar certos aspectos da coleta, hora, duração, dieta e medicamentos ingeridos e métodos da coleta. Saber como colher a urina certa para o exame solicitado pelo médico, é importante para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Vários nomes são usados para se referirem a este tipo de análise: Urina I, EAS, parcial de urina, sumário de urina, exame de urina e outros.

pote-urina.gifBasicamente a urina é composta por uréia e outras substâncias químicas inorgânicas (cloreto, sódio e potássio) e Orgânicas (creatinina e ácido úrico) diluídas em água.

Sempre colher a urina em recipiente limpo e seco, sendo para realizar urocultura (cultura de urina) coletar em frasco estéril.

Colocar uma etiqueta no frasco (não na tampa) com o nome do paciente, data e hora da coleta.

Levar ao laboratório o mais rápido possível, e não congelar a amostra.

Coleta de urina – tipos de amostra

Urina aleatória

É útil para detectar anormalidades que sejam bastante evidentes, em caso de pacientes no pronto-socorro e urgências. Algumas vezes geram resultados errados devido à ingestão de alimentos ou à atividade física realizada pouco antes da colheita da amostra.

frasco-urina.gif

Coleta de amostra: primeira amostra da manhã – jato médio

Amostra ideal para exame de rotina ou Tipo I de preferência deve ser colhida no laboratório, se não for possível deve ser levado ao laboratório dentro de 1 hora. Este tipo de amostra é essencial para evitar resultados falsos negativos no teste de gravidez e para avaliar a protenúria ortostática (deitado). Trata-se de uma amostra mais concentrada o que garante a detecção de substâncias que podem estar presentes nas amostras aleatórias, mais diluídas.

Amostra de jejum

É resultado da segunda micção após um período de jejum, por isso é diferente da primeira amostra da manhã. Essa amostra não contém nenhum metabólito proveniente do metabolismo dos alimentos ingeridos antes do início do período de jejum e é recomendado para a monitorização de glicosúria (glicose na urina).

Amostra colhida 2hs após a refeição

Urinar, pouco antes de se alimentar normalmente, colher uma amostra 2 horas após comer. Faz-se a prova de glicosúria e os resultados são utilizados principalmente para controlar a terapia com insulina em pessoas com diabetes mellitus. Pode-se fazer uma avaliação mais completa do estado do paciente se for feita uma comparação entre os resultados da amostra colhida 2 horas após a refeição e os da amostra colhida em jejum.

Amostra de urina de 24 horas (ou com tempo marcado)

Muitas vezes é necessário medir a quantidade exata de determinada substância química na urina, ao invés de registrar apenas sua presença ou ausência. Deve-se usar uma amostra colhida cronometrada cuidadosamente para conseguir resultados quantitativos exatos. Se, por outro lado, sua concentração permanece constante, a amostra pode ser colhida por um período mais curto. Entretanto deve-se tomar cuidado para manter se hidratado durante os períodos de coletas curtas. Para conseguir uma amostra precisamente cronometrada, é necessário iniciar o período de colheita com a bexiga vazia. Pegar no laboratório recipiente devidamente limpo e seco para coleta, já que o volume será bem maior que o normal.
1º dia – 7 h da manhã: Urinar e descartar a amostra. O paciente então colhe toda urina nas próximas 24 horas.(as amostras colhidas devem ser mantidas refrigeradas).
2º dia – 7 h da manhã: o paciente urina e junta toda esta urina com aquela previamente colhida. E leva até o laboratório todo volume que foi recolhido.

Coleta estéril – jato médio para realizar urocultura

Coletar em pote (frasco) estéril. É útil para realização de cultura em urinas suspeitas de infecção bacteriana.

Como coletar a urina:

Mulheres: De preferência no vaso sanitário, sentar com as pernas afastadas, fazer assepsia da vagina (lavar com água e sabão, enxaguar bem e secar) destampar o frasco estéril. Com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra segurar o frasco já destampado. Desprezar o primeiro jato (primeira porção da urina que sai). Colher a porção média no frasco estéril, urinando em jato para que a urina não escorra na região genital. Desprezar o restante da micção. Tampar o frasco imediatamente. Salvo casos graves evitar coletar em período menstrual.

Homens: fazer assepsia do pênis (lavar com água e sabão, enxaguar bem e secar) destampar o frasco estéril, retrair o prepúcio com uma das mãos e com a outra segurar o frasco já destampado. Desprezar o primeiro jato de urina. Colher a porção média no frasco estéril urinando em jato para que a urina não escorra na região genital. Desprezar o restante da micção. Tampar o frasco imediatamente. Não é necessário colher grande volume, 10 a 20 ml é ideal.
Os tipos de amostras e coletas mais usuais são estas, existem outros tipos de amostras que podem ser colhidas, dependendo da análise que é necessário ser realizada além do estado de saúde em que se encontra o paciente.

Para fazer o exame de cultura de urina – urocultura, veja as informações neste texto.

About Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • elaine silva

    quando sai o resultado do exame de urina?
    vou fazer na segunda no posto de saude.

    Olá Elaine,
    depende de cada laboratório, volume de exames, quantidade de funcionários por setor e outro, mas se a maioria, inclusive no que eu trabalho, o resultado é entregue no dia seguinte ao da coleta (entrega da urina).

    • wallce

      fiz o exme de urina,mais na hora de fazer não estava com vontade ,saiu pouco então completei com água,será q posso ser reprovado no teste.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Wallace, o resultado com certeza não vai ser o correto, mas quanto a ser aprovado não sei.

      • evanice

        olha bem se colocou água na urina provavelmente seu exame vai dar alteração.

  • suelen

    gostaria de fazer um levantamento de exames de urina realizados em um pronto socorro e atraves desses exames verificar quantas pessoas tem infecção neste período…como vou saber se a pessoa tem uma infecção ou não tem…
    obrigado.
    Enviei algumas idéias para seu email

  • vinicius

    ola eu estou fazendo un trabalho de enfermagem e presciso descrever a finalidade do exame de urina, o preparo do cliente materiais e equipamentos utilizados, dos exames parcial, 24horas e urocultura.
    se puder mi ajudar ficarei muito grato ….. abç.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Vinicius esteja a vontade para recolher algumas das informações que disponibilizei no blog.

  • Andrea

    Eu fiz exame de urina e de elevado o leucocitos deu 19.000, o q significa isto?

  • Bia

    E no caso de pacientes que já são internos dentro de hospitais, vocês tem o “como coletar” em caso daqueles dependentes ou que tenham sonda vesical de demora? Digo, tanto homem quanto mulher. Aguardo. Obrigada desde já.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Enviei um email, com alguns detalhes. Abraço.

  • Daniely

    Olá! Gostaria de saber a história do exame de urina: como surgiu, quem foi o primeiro a trabalhar com esse exame.
    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Este pode ser tema para um futuro texto por aqui, o assunto é longo. Abraço.

  • jucimaramaximiano

    gostaria de saber o q significa o rezutado de urina da minha neta ela
    tem 8 meses esta com infeccao resutado hemacias 3.00/ml
    leucocitos 28.000/ml celulas raras cilindros ausente(s) critais urato amorfo+
    OUTROS ELEMENTOS bacterias abundantes,NITRITO POSITIVO
    oque quer dizer este rezutado
    miuto OBRIGADO

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jucimara, uma infecção urinária que deve ser tratada prontamente e iniciada medicação com antibiótico. Abraço.

  • val

    a medica passou o exame c.o e´o de fezes? estou na duvida

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Como? Não entendi.

  • francisca maria santos godoi

    gotaria de saber que exame e esse coleta de urina 24hs

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      alguns materiais a serem pesquisados é necessário que a urina esteja concentrada e tenhamos uma referência de 24h para avaliar funções renais e demais condições, por exemplo, proteinúria de 24 hs

  • Fernando

    Se fumei há uma semana narguilé e maconha como passo no exame de urina sem o exame detectar nada?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fernando, desculpe, mas só evitando o uso do produto, só assim é possível evitar sua detecção. Abraço.

  • Erica

    Oiii
    eu gostaria de saber sobre a história do exame de urina.. como surgiu.. como era antes de cristo ate os dias atuais.. e suas evoluções..
    obrigada!!

  • maria luiza

    gostaria de saber como e feito um laudo de exame de urina. como devemos laudar e modelo deste.

  • Deisy

    Gostaria de saber o que significa o resultado de urina da minha irmã deu cristais de oxido de cálcio ela ta gravida de cinco meses e ta muito inchada,tentei pesquisar mais nao consegui nada ..Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      transtornos renais, urina levada ao laboratório com tempo prolongado após a coleta, pode ser casos.

  • paulo

    o exame de urina rotina e o mesmo eas?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Certo Paulo.

  • erica maulaz

    preciso fazer um trabalho, e gostaria que se possível me fornecessem as causas que podem influenciar ou levar á erros laboratoriais relacionados a urinalise. grata.

  • Kelly

    Para fazer o exame de urina 24h. Então devo desprezar a primeira urina do dia e depois coletar as restamtes. Mas minha duvida é: Após as 24h devo juntar todas elas em um recipiente para levar ao laboratório? E para refrigerar, é necessario recipientes separados ou podera ser em um só?

  • gustavo

    Ola!Eu fui contratado por uma empresa que me pediu para fazer um exame de urina para detectar o se fiz uso de drogas!Eu gostaria de saber com quanto tempo após o uso de maconha o exame pode indentificar a substância no organismo???Obrigado!!!

  • Elaine

    Por favor

    O q siginifica todos esses n°

    sg 1.025
    ph 6.5
    leu 500 Leu/u1
    nit pos
    pro 1.5 g/1
    glu norm
    ket 1.5 mmo1/1
    ubg 17 umo1/1
    bil 17 umo1/1
    ery 250 Ery/u1

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É o resultado do exame de urina, tem nitrito positivo e leuco 500, avaliar infecção urinária. Abraço.

  • Rose

    quero fazer exames de urina,feses e sangue ( verificar infecção, tireoide,glicose )sem precisar ir ao médico.
    levaria só o resultado para o endocrinologista verificar.
    tenho que levar os nomes específicos para que o laboratório os faça.
    vcs poderiam me enviar os nomes?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Rose, os exames são numerosos, mesmo se formos falar apenas desta patologias especificadas, vá primeiro ao médico relate seu caso, e se ele achar que é necessário irá solicitar, muitas vezes achamos que irá pedir um determinado exame e ele faz o exame clínico e logo identifica que não tem nenhuma relação com aquilo que achávamos que era. Por isso eu lhe indico primeiro realizar a consulta. Abraço.

  • Kamyla

    Se eu tive relações sexuais na noite anterior a coleta de urina, o resultado vai sair alterado mesmo eu fazendo a assepsia do local

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Kamyla, o ideal é evitar relação no dia anterior, mas de qualquer maneira se ocorrer alterações não devem ser significativas. Aconselho que evite. Abraço.

  • Sara

    Bom dia

    Estou grávida de 5 meses e fui fazer análises à urina tendo o resultado sido:

    Urina
    Ex. Bacteriológico-2ºJ
    GRAM Aparentemente amicrobiano.
    EXAME CULTURAL Culturas estéreis após 24H de incubação.

    Gostaria de saber se é infecção ou algum problema pois estou um pouco preocupado e não quero que nada aconteça ao bebé.
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não se preocupe Sara, mas leve seus exames para o médico analisar. Abraço.

  • Rose

    Fiz exame médio jato e constou ligeiramente turvo e células epitel 12.000 devo me preocupar o que significa devo me preocupar?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Rose não se preocupe, pode ser relacionado a fase do período menstrual, mas leve ao seu médico para confrontar com os sintomas e clínica apresentados. Abraço.

  • leticia

    oi fiz um exame de urina e o medico me disse que estou com infecção…. leucócitos deu 225.000 e Hc deu 496.000…. alguém sabe me responder o que significa esse Hc????/

    Grata

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Como assim Letícia, seu médico lhe informou sobre seu problema, infecção, deve solicitar uma cultura de urina, urocultura, para saber qual é a bactéria e indicar medicamento antibiótico para combater.

  • gisele

    oi fiquei internada 10 dias com suspeita de GRIPE A! mas ate então desde que ganhei alta e eu vivia passando mal! fiz varias exames e ate então os medicos nao sabiam o que eu tinha. Ate que fiz um exame de sangue e urina, e nesse resultado deu exatamente assim: SANGUE POSITIVO (a) (++++) . Gostaria de saber o que significa? ME RESPONDER NO MEU E-MAIL. FICO AGRADECIDA!

  • larissa -sp

    boa tarde o meu exame de urina tipo 1 no sangue deu
    sangue -positivo (+) eu nao estou nem conseguindo dormir de medo que seja hiv vcs podem tirar essa duvida por favor vou no medico amanha mas nao to conseguindo fazer nada estou mal……..

  • antonio cunha

    no meu exame amicrobiano dizia por baixo esteril, que quer dizer
    agradecia resposta
    obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Antônio, Não entendi “por baixo esteril”

  • ney

    Fiz um exame de urina no sumario de urina nos elementos anormais no sangue deu presente ++ e no sedimentospia deu hemácias incontáveis.,bactérias raras nas outra coisa deu ausente o que quer dizer isso

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ney, sangue na urina, deve investigar o motivo, seu médico vai fazer exames clínicos e vai lhe indicar o melhor tratamento. Abraço.

  • ravila

    gostei sou medica gostei muito

  • vilma

    Boa tarde.
    Preciso de saber com quantos dias após tomar antibióticos para infecção urinária, posso fazer urina rotina para saber se fiquei curada, pois parece que tive reação alérgica ao medicamento que usei assim mesmo por 6 dias. Parei porque não estava aguentando mais o mal estar, dor de cabeça e coceira, que desapareceram com a interrupção do tratamento. Mas como continuo com dor lombar e a temperatura de 35,5 ou 35,8, quero fazer um exame de urina rotina para saber se a infecção acabou. Obrigada, Vilma

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Vilma, somente seu médico, que analisou seus sintomas e exames, para interromper tratamento ou realizar solicitação de exames novos. Abraço.

  • Alexandre

    Se eu fumei maconha em menos de 24hr do exame de urina EAS ele vai detectar a presença?

  • Paula

    Oi, gostaria de saber se o uso de medicamentos pode interferir o resultado do EAS, e se esse exame pode detectar doenças ginecológicas…obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim alguns medicamentos podem interferir. Sim detecta algumas doenças ginecológicas, mas não deixe de fazer o “preventivo” o papanicolau, este não é detectado.

  • Elisé Cardoso

    Vou fazer exame Clearence de Creatinina 24 horas, devo colocar a urina na geladeira?
    Aguardo retorno,
    Elié Gomes

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Elisé, sim, coloque na geladeira na parte inferior, mas pode colocar o fasco que está acondicionando a urina dentro de uma caixa de isopor, coloque um saco de pedras de gelo dentro da caixa para manter refrigerado.

  • karla

    gostaria muito de saber nomes de livros referentes a exames laboratoriais como de sangue de uirina e fezes para um trabalho na facudade voce pode me ajudar

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Karla, não tenho uma lista, mas poderia elaborar, vou agendar para um texto sobre isso futuramente. Abraço.

  • http://muitoviolao.blogspot.com/ Emerson de Paiva

    Olá,vou fazer exame de urina pela segunda vez, segundo o médico provavelmente estou com infecção, então desta vez ele especificou qual o tipo de exame de urina que devo fazer, só não lembro qual. o que deu de diferente no meu exame foi isso:
    Sedimento Quantitativo
    Leucócitos – 80.000
    Sendo que, está escrito que é até 10.000
    O que é Leucócitos?¿
    E o que uma infecção na urina pode me trazer no futuro?¿
    Bem, vou fazer aquele que é depois de 2h da refeição, espero que eles aceitem, como o médico não especificou nada.
    Espero por resposta, e parabéns pelo site.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Emerson, estes leucócitos são células de defesa contra uma infecção, mas tudo se resolve com o tratamento com antibióticos que seu médico indicará.

  • andrea

    Meu resultado do exame de urina deu leucócitos 649.000 e hemácias 743.000 o que significa este resultado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andrea, tem uma infecção de urina com presença de sangue.

  • Severina Gonçalves

    O que acontece com a urina se eu coletar de manhã, e só conseguir entregar no laboratório 6 horas depois, sendo conservada em temperatura ambiente. Quais as interferências poderiam acontecer na analíse e resultado de meu exame?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se demorar para entregar pode, por exemplo, aumento das bactérias, formação de cristais e outras alterações, por isso o ideal é levar ao laboratório o mais rápido possível. Abraço.

  • G

    se eu fumei narguile, em quanto tempo eu posso fazer o exame de urina e de sangue?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O exame pode ser feito a qualquer momento, para fins de exame não tem restrição.

  • neuza

    aos sabados e domingos deveria sempre ter um laboratorio de plantao.Desde ontem estou com sintomas fortissimos de infecçao urinaria e fui obrigada a tomar norfloxacin para me sentir melhor,pois nao havia lugar para fazer coleta.Amanha segunda feira o resultado com certeza nao sera correto.Final de semana é terivel para se ter problemas de saude!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Neuza, ótimo assunto para abordarmos. Na sua cidade não tem nenhum laboratório dentro de hospital, estes sempre funcionam em esquema de plantão, inclusive eu trabalho em um destes laboratório dentro de hospital e fazemos plantão, mas em muitos laboratórios eles deixam nos consultórios e clínicas o número de celular para urgências. Mesmo assim é um bom assunto para ser discutido, obrigado Neuza. Abraço.

  • Daniela

    boa noite gostaria de saber que exame de urina é feita enchendo a garrafa que nome tem essa exame

  • israel

    Queria saber minha mae vai fazer o exame de urina, queria saber o horários certinho na hora da coleta até o tempo do exame

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Israel, “na hora da coleta até o tempo do exame”, me desculpe, mas não entendi sua dúvida, refaça a pergunta. Abraço.

  • Monike

    Oi, fiz exame de urina e meu leucocitos deu 15.000
    Sendo que, está escrito que é até 10.000
    Estou com infecção urinária?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Monike, o resultado dos leucócitos é na urina mesmo? Se sim, realmente infecção.

  • Camille

    fiz o exame de cultura de urina e o resultado foi esterio apos 24 horas de incubação tenho alguma coisa?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, está tudo bem. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Favor verificar, normas para comentários – http://www.plugbr.net/regras-para-comentar/ Desculpe, abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Felipe retorne com seu médico para reavaliação, abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Primeira urina da manhã.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, pode ocorrer alteração devido ao uso da pomada, mas quando for levar este resultado ao médico e ele não souber do uso deste medicamento informe sobre isso, e ele vai avaliar, de acordo com o resultado, se é necessário repetir o exame. Abraço.

  • Bruno

    No teste de urina convencional aprarece se a pessoa usou droga?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      No exame de urina EAS, não é pesquisado. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Este exame não é para esta finalidade.

  • http://www.facebook.com/carla.abusada.3 Carla C Pereira

    tenho sentindo muita dor no pé da minha barriga, devido a esta dor fiz exame de urina e de sangue e o resultado foi:
    leucócitos: 10.400
    40 ml
    amarelo claro
    limpido
    PH: 5,0
    densidade: 1.030
    leucócitos: positivos
    hemoglobina: ++++
    piocitos; 10-12 por campo
    hemacias: incontaveis
    células; algumas
    fil. muco: alguns
    flora bacteriana: moderadas
    o médico falou q estou uma infecção na urina e muito sangue na urina me mandou tomar antibiótico e buscopam composto para dor, mais a dor ñ passa oq devo fazer ñ aguento mais de dor.?

  • Joao vitor

    Fumei narguilê no sábado das 17h até 1h da manhã de domingo. Eu vou fazer exame de sangue e urina na terça-feira pelas 8h da manhã. Vai alterar os resultados?

  • fabio

    no exame de urina tem como saber a data exata do uso de drogas e quanto tempo ele busca o histórico de usp

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Se for solicitado o EAS, não será detectado gravidez neste exame, somente se for solicitado teste de gravidez, beta hCG.