O exame espermograma, Preparo e coleta da amostra

Vamos abordar nesta seção espermograma – como fazer a coleta, qual preparo para realizar o espermograma, quais as reais utilidades do exame e o preconceito que os homens ainda possuem acerca da realização deste procedimento. Um importante exame onde o preparo e a coleta são fundamentais para um resultado fidedigno.
Procure seu médico e informe a ele problemas como: minha mulher não engravida, tenho dor durante a relação sexual. Estas são algumas questões que podem ser esclarecidas com a obtenção do resultado da realização do espermograma que o seu médico solicita.

A realização do espermograma tem como aplicações, principalmente, a avaliação das glândulas seminais, da fertilidade e monitoramento pós-vasectomia. Além de esclarecer infecções neste local.

A coleta e análise do sêmen precisam ser criteriosamente realizados.
Além das avaliações físico-químicas, microscópicas e morfológicas dos espermatozóides, podem ser realizadas também avaliações imunológicas, bioquímicas e hormonais.

Preparo e coleta do sêmen:
Confiabilidade dos parâmetros analisados dependem destes procedimentos, sendo os mais importantes:

  • Abstinência sexual: O ideal é uma abstinência sexual de 5 (cinco) dias, podendo variar de no mínimo 2 (dois) e no máximo 7 (sete) dias;
  • A coleta deve ser feita preferencialmente no laboratório – geralmente os laboratórios oferecem uma sala isolada com uma poltrona cofortável, algumas revistas ou vídeos de material pornográfico onde o paciente entra neste local com o frasco rotulado com seu nome e material que vai ser coletado (esperma), e depois de coletado ele coloca em uma pequena janela para que a pessoa que vá pegar este material não veja o paciente evitando constrangimento.

Se for coletar em casa o que não é aconselhável, encaminhar a amostra no prazo máximo de 1 hora;

  • Antes da coleta, realizar higiene das mãos e pênis;
  • A amostra deve ser coletada por masturbação em frascos limpo, de vidro ou plástico, de boca larga, fornecido, pelo laboratório;
  • Não utilizar métodos alternativos para obtenção do sêmen (em caso de coleta em casa) como, por exemplo, relação sexual interrompida (interrompe a relação quando vai ejacular e colhe o material);
  • Evitar perda do material durante a coleta. Fechar imediatamente o frasco após a coleta, para evitar alcalinização;
  • Recomendar ao paciente a não utilização de preservativos de látex durante a coleta;
  • É indispensável informar o horário da coleta;
  • O jejum não é obrigatório, exceto quando solicitado a dosagem de frutose, pois níveis elevados de glicose podem interferir na dosagem.

Não deixe que o preconceito ou medo de procurar um médico para falar deste problema interfira na sua qualidade de vida.

Sangue no esperma também deve ser verificado.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 81

O exame espermograma, Preparo e coleta da amostra
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
Cintia
Visitante
Cintia

Se não ficar os dias certos de abstinência pode influenciar na quantidade de espermatozóides no exame?

Bernardo Filipe
Visitante
Bernardo Filipe

ola Silvano, eu tenho que levar colher amostra na segunda feira para fazer espermograma, mas na noite da sexta, vendo um…

Maria Flavia
Visitante
Maria Flavia

Gostaria de saber se é possível coletar em casa, eu fazendo sexo oral no meu marido e colocando o semem no coletor.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Tem sim, não é recomendado.

Manu
Visitante
Manu

Boa noite! O medico passou metronidazol para o tratamento da bactéria Gardnerella vaginalis só que apresentei alergia usei 2 dias esse gel vaginal, tomei secnidazol,e azitromicina você acha que é capaz de eu ter ficado curada?

Netinho Cordeiro
Visitante
Netinho Cordeiro

SE no período de abstinência ter relacao , mas não ejacular , tem algum poblema ?

Fabio Costa
Visitante
Fabio Costa

bom dia, uma duvida vou fazer o exame de espermograma hj faz 6 dias de abstinencia mas ke no terceiro dia fikei excitado mas saiu…

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sim, precisa tentar novamente. Até mais.

Ana Paula Jesus
Visitante
Ana Paula Jesus

Se o paciente não conseguir ejacular, tem alguma coisa que possa ser feita? Ou o paciente tem que tentar outro dia?

Leon
Visitante
Leon

Bom dia, eu e minha esposa temos uma dúvida, na hora de fazer o espermograma ela pode entrar na sala juntamente comigo para ajudar no estímulo?
Sem sexo oral ou algo do tipo, somente na masturbação mesmo.
Obrigado desde já.

anonimo123
Visitante
anonimo123

ola já faz uns 5 meses que não me masturbo e não tenho relações sexuais, e o medico passou pra eu fazer o espermograma vi que tem 5 dias de abstinência sexual, no meu caso já faz muito tempo o que fazer ?

XA
Visitante
XA

Boa tarde, fiz vasectomia e o espermograma depois de dois meses constou 100% imóveis e todas as progressivas 0%, mas com 0,001 milhões por ml.

JosueSC
Visitante
JosueSC

minha ejaculação está saindo com sangue, o que pode ser isso?

Fábio
Visitante
Fábio

Olá, gostaria de saber se a masturbação sem ejaculação pode interferir no resultado? Tenho que fazer um espermograma, mas me masturbei sem ejacular.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sim. pode.

Matheus Sant Ana Teixeira
Visitante
Matheus Sant Ana Teixeira

Boa tarde Dr. Silvano.
Eu sou jovem, tenho 19 anos e estou numa fase de muita atividade sexual, tenho dificuldades em fazer abstinência. Fui diagnosticado com Varicocele e terei que fazer o espermograma. Estou em abstinência de 4 dias, porém, tive nesse período polução noturna 2 vezes. Isso pode prejudicar o exame..

Douglas
Visitante
Douglas

Eu fiz um exame de espermogra mais ejaculei duas vezes no pote isso pode alterar o resultado

Anderson
Visitante
Anderson

Bom dia Silvano
Fiz o espermograma só que um dia antes tive relação com minha esposa mas não teve ejaculação, isso pode interferir no resultado do exame. Por favor responda no meu e-mail abraço!

Anderson
Visitante
Anderson

Boa Tarde.
Um dia antes do espermograma fiz sexo com minha esposa mas não ejaculei isso interfere no resultado do exame. Mande a resposta pro meu e-mail, abraço.

josé allan
Visitante
josé allan

Boa noite Dr Silvano fiz meu exame de espermograma e deu fertilidade baixa,porém 15 dias antes de realizar o exame tomei antibiótico e relaxante muscular e nos 4 dias de abstinência me masturbei mas não enjaculei, isso pode ter alterado meu exame?