Na prática laboratorial sempre nos deparamos com situações em que, geralmente os pais desejam saber se seu filho está ou não usando drogas, e aqui no blog, depois do texto que escrevi, “como saber se uma pessoa fez uso de drogas de abuso” sempre recebo emails e comentários sobre o assunto. Neste texto citado, abordei mais especificamente a cocaína, desta vez vou destacar anfetaminas, maconha e opiáceos, nestes grupos encontramos drogas como haxixe e ecstasy.

Como disse no texto anterior o material mais usado para verificar a presença destas substâncias no organismo humano é a urina, mas cabelo também pode ser usado.

Em épocas de festa, como temos visto os noticiários na TV, aumenta a procura e a venda destes produtos, principalmente durante o carnaval.

Anfetaminas

A determinação generalista das anfetaminas, que na verdade são as drogas: anfetamina e a metanfetamina, estimulantes do sistema nervoso central. Por volta de 79% desta droga é excretada em 24 horas na urina (ácida), e 45% em urinas (alcalinas). Os resultados dos testes de triagem se tornam positivos depois de 2 horas da ingestão do produto anfetamina ou metanfetamina, onde é detectado a D-anfetamina, indicando desta forma que a pessoa fez uso desta substância nas 24 a 48 horas anteriores.

Para fazer o exame é usado urina coletada recentemente, monitorado por um representante legal do laboratório que irá realizar a dosagem, depois deve ser refrigerada até o momento da realização do teste. Testes específicos: (CH-MS, HPLC)

Maconha

Neste caso a substância pesquisada e a 11-nor-9-carboxi-delta-9-THC é o elemento presente na planta Cannabis sativa está presente em drogas de abuso como maconha e haxixe. Pode ser detectado após 4 a 6 horas de uso, e continua positivo para esta substância durante 7 a 10 dias depois de ter usado eventualmente ou 1 a 6 meses em usuários crônicos.

O material coletado é a urina, que deve ser refrigerada até o momento do exame.

Opiáceos

Morfina é a substância detectada durante o exame de urina, podendo ser encontrado neste líquido biológico após 3 horas depois do uso e mantém-se positivo durante 1 a 2 dias.

O procedimento para coleta de urina segue a mesma recomendação das dosagens anteriores, a amostra deve ser refigerada depois de coletado e a coleta deve ser acompanhada por um profissional do laboratório que irá realizar o exame na amostra.

[Atualização] Mais informações sobre

tempo que o crack fica no organismo – Cabelo e na urina

[/Atualização]