Em tempo de dengue, dengue hemorrágica, e viroses em geral, que causam quedas bruscas dos valores normais de plaquetas, evento identificado no exame de dosagem de plaquetas, ou mesmo no próprio hemograma completo, foto que causa preocupação no paciente, visto que plaquetas baixas dependendo do número pode ocorrer sangramentos e casos mais graves, quantidades muito reduzidas podem chegar a óbito.

No outro texto que escrevi sobre contagem de plaquetas aqui no blog, que tem muitos comentários, vários deles solicitando informações de como aumentar número de plaquetas, medicamentos ou principalmente alimentos que favoreçam a recuperação e o número de plaquetas circulante volte ao normal.

Uma contagem ideal de plaquetas deve estar entre 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Se a contagem plaquetária cai abaixo de 150.000 é referido como a trombocitopenia ou plaquetopenia, e se ocorre valores acima de 450.0000 é um quadro conhecido com trombocitose . Existem várias causas de plaquetopenia e trombocitose.

Ocasionalmente, o sangramento é observado com uma contagem inferior a 50.000 plaquetas por microlitro. A duração da trombocitopenia dependerá da causa e pode variar de alguns dias a anos.

Na verdade não tem dieta eficaz para este fim, mas podemos lançar mão de alimentos que sejam benéficos para a medula, colaborando para ativar o sistema a produzir mais plaquetas.

Se você sofre de trombocitopenia e quer aumentar a contagem de plaquetas, de forma natural, seguindo estas dicas poderá aumentar o número de plaquetas circulantes, este aumento pode variar de pessoa para pessoa.

  • Existem alguns remédios caseiros que podem ser úteis na prevenção e tratamento da baixa contagem de plaquetas no sangue. É necessário incluir frutas cítricas, ovos e fígado em sua dieta, desta maneira oferecemos nutrientes úteis, entre eles ferro, para impulsionar a produção de células do sangue.
  • Use o óleo de fígado de bacalhau ou de óleos de semente de linho, fortalecem o sistema imunológico, reduzem a inflamação, melhora a circulação e aumenta a sua taxa do bom colesterol.
  • Consumir grande quantidade de folhas verdes e legumes, aumenta o nível de hemoglobina do sangue circulante e ajuda a combater a causa dos baixos níveis de plaquetas.
  • Tomates  são carregados com as vitaminas e minerais e têm forte ação anti-oxidante, que irá ajudá-lo a aumentar a contagem de plaquetas.
  • Suplementos vitamínicos e minerais tomados regularmente, irá também melhorar a sua imunidade e capacidade orgânica para combater doenças que podem agravar a queda na contagem de plaquetas.
  • A vitamina K tem um papel crucial na produção de plaquetas, por isso você deve consumir fontes naturais deste nutriente essencial para manter um nível saudável de células do sangue em seu corpo. Vegetais folhosos como espinafre, couve e brócolis e frutas como banana, laranja, uvas e amoras são ricas fontes desta vitamina.
  • Consumir frequentemente leite e produtos lácteos é importante, pois são fontes naturais de cálcio, que é essencial para manter a medula óssea de boa saúde.

Consumir uma grande quantidade de alimentos saudáveis, alimentos frescos e orgânicos ajudará estimulando o mecanismo interno do corpo e aumentar sua contagem de plaqueta.

Afaste-se dos alimentos que contêm gorduras saturadas e álcool, eles afetam substancialmente o funcionamento do fígado podendo piorar o quadro. Ainda sobre as precauções, evite esportes ativos que envolvam algum risco de lesões ou atividades que ofereçam riscos de acidentes cortes, evitando assim hemorragias que sequestram plaquetas para o local, reduzindo mais ainda a quantidade deste componente sanguíneo na corrente circulatória.
[Atualização] Neste novo texto mais informação sobre a procurada Receita multimistura – Controla desnutrição e auxilia na formação de plaquetas [/Atualização}