Plaquetas – Como contar e interpretar o resultado

Obs.: Este é um artigo técnico sobre contagem e interpretação de resultado de alteração nas plaquetas circulantes no sangue, isso pode lhe trazer novos conhecimentos, mas se não lhe agradar leia o próximo post.

Referências de busca: O que são plaquetas, trombócitos, coagulação, como realizar a contagem das plaquetas, valores normais, interpretação, aumento, diminuição, alterações.

Plaqueta ou trombócitos são células sanguíneas formadas na medula óssea, a partir de megacariócitos que se fragmentam e estes fragmentos são chamados de plaquetas, por isso são anucleadas, isto é, desprovidas de núcleo. Possuem tamanho de 1,5 – 3,0 micrometros e circulam no sangue como disco achatado, contribui na formação dos coágulos sanguíneos, integrando o processo de coagulação sanguínea.

Os valores de referência das plaquetas em adultos e crianças são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue.
O aumento das plaquetas pode ocorrer por: doenças mieloproliferativas – LMC, mielofibrose, policitemia vera, doenças inflamatórias – febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doenças malígnas – carcinomas, doença de Hodgkin e outros linfomas.

Já as plaquetopenias ou diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias como síndrome de Wiskott-Aldrich, de Bernard Soulier e de Fanconi ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática secundária a doenças auto-imunes, anemias aplásica e magaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue (viroses), leucoses e outras).

Contagem de plaquetas:
Sinonímia: Contagem de trombócitos.
Material: Sangue com anticoagulante EDTA.
Preparo do Paciente: Jejum de 4 horas.

Outros exames que estão relacionados a este: Hemograma, Coagulograma, Prova do Laço, Retração do Coágulo, TS, Testes de Agregação Plaquetária.
Método: Método de Fonio; Contagem em câmara de Neubauer.
1) Método de Fonio
Fazer esfregaços finos, secar e corar pelos métodos habituais. Examinar ao microscópio com objetiva de imersão;
Contar 1000 eritrócitos em diferentes campos, anotando o número de plaquetas encontradas.
Cálculo:
Nº de plaquetas X Nº de eritrócitos por mm3 /1.000= número de plaquetas por mm3 de sangue
2) Método Direto

É realizado utilizando-se a câmara de Neubauer.

a) Líquido diliudor:

Citrato de sódio…………………………………………. 3,8 g
Formol a 40% (formalina)…………………………… 0,2ml
Azul de Cresil Brilhante……………………………… 0,1g
Água destilada…………………………………………… 100ml

Diluição
Pipetar 20 microlitros de sangue e diluir essa quantidade em 4,0 ml de líquido diluidor, dessa forma obtém-se a diluição 1:200. Homogeneizar cuidadosamente;
Carregar a câmara de contagem, colocá-la em câmara úmida para evitar a evaporação (sobre um papel de filtro molhado, cobrir a placa de Petri). Esperar 10 minutos para que as plaquetas se depositem.

Contagem:
Contar as plaquetas em 80 quadrantes (5 quadrados da divisão de eritrócitos) e multiplicar o resultado por 10.000.

Números normais de plaquetas por mm3 de sangue
Adultos e crianças: 150.000 a 400.000

Atualmente grande parte dos laboratórios realizam este exame em aparelhos específicos automatizados (cell dyn, micro 60 entre outros) para contagem destas e de outras células e na realização do hemograma.

Alterações na morfologia das plaquetas:
Plaquetas Gigantes ou Macroplaquetas: Expressam turnover acelerado de plaquetas. São observadas quando há destruição periférica exagerada, como na púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses extensas e Síndrome de Bernard Soulier.
Micromegacariócitos: São encontrados nas síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas.

Anisocitose Plaquetária: Plaquetas de tamanho variado (pequenas, normais e grandes) sem predomínio de nenhuma das formas. Vista em situações onde existe aceleração do processo de produção de plaquetas como nas síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.

Plaquetas Dismórficas: Plaquetas de morfologia bizarra como ocorre na síndrome de Bernard Soulier e púrpura trombocitopênica idiopática crônica.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • http://www.amar-ela.com Daniela Mann

    Olá meu amigo, cá estou eu depois de uma Páscoa bem atarefada! UF
    Família e casa cheia! Mas foi muito bom e espero que também tenha sido para si.
    Um abraço amigo da Daniela

  • http://Hemciasnormocticasenormocrnicas Márcia R. C. V. Garcia

    Oi,bom dia para quem lêr este e-mail.
    Eu nós últimos 4 anos, já me submeti a 10 cirurgias, [...] meus últimos exames de sangue veem dando um resultado que esta me preoculpando, eu digo em relação as contagens de plaquetas, o último que fiz dia 11/05 deu 247000 e uma obs:
    Hemácias normocíticas e normocrônicas.
    Isto muito me preoculpa, porque eu fiz uma biopsia do osso do rádio direito e deu hosteomielite crõnica,
    nos meus últimos exames de sangue, o médico me disse que eu estava com um pouco de anemia, bom eu gostaria de saber se existe um apouco de animia?
    e se este resultado de plaquetas esta certa.
    Sem mais.
    Desde já meus muito obrigada.
    Aguardo retorno.

  • Vinicius

    Cara Márcia, para se dar o diagnóstico de anemia é preciso que você informe o valor de hemoglobina encontrado no seu hemograma. Quanto ao valor das plaquetas aparentemente parece normal.
    Saudações.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Obrigado Vinícius, eu já tinha respondido para ela, mas só por e-mail e me esqueci de colocar aqui. Esteja sempre a vontade para comentar é acrescentar informação. Abraço.

  • Adelaide

    Olá, sou aluna do curso de Odontologia e gostaria de agradecer ao Plugbr, pois muito me ajudou… a interpretação do coagulograma está bem resumida mas tira muitas duvidas. Abraços

  • Thais

    Minha mãe está com as plaquetas baixax 107.000/ mm3, o que será!!!estou preocupada.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Várias patologias podem causar diminuição das plaquetas, geralmente são vistas nas viroses como dengue, e outras doenças como malária, ou doenças patológicas congênitas ou adquiridas e citadas no texto acima. É sempre bom fazer acompanhamento clínico com o médico de sua confiança.

  • Wilma Santana

    O exame da minha filha mostra que ela está com as plaquetas altas: 512.000 mm3, gostaria de saber o que isso significa, e gostaria de saber também se isso impede que ela faça uma cirurgia para retirada da adenóide. [ via email]

  • erica silva

    olá, minha filha de 11 anos esta com as plaquetas muito altas, não sei o que e isso, devo me preocupa[edit] resposta via email[/edit]

  • ANDREA

    Uma crianca de 3 anos tem um valor de 530mil mm³ e todos os outros valores do hemograma nomais pode ser alguma doenca grave ou acontece? Res. Andrea, pode ocorrer e ser um fato isolado, mas é interessante que o médico dele seja informado e realizar um acompanhamento clínico observando sintomas e alterações, além de repetir o exame em outra data.

  • Maristela Martins

    olá, meu filho tem 4 anos e está com as plaquetas baixas 34000 e o diagnostico deu trombocitopenia, o que devo fazer, fiz novos exames e estou esperando o resultado mais estou preocupada, não sei qual é o risco. [resp. via email]

  • zildenia

    Olá boa tarde porque que quando se fala de plaqueta não se fala de plaquetogênese gostaria de saber mais pois na internet também não tem…

    Zildenia, atendendo seu pedido brevemente estarei colocando aqui no blog, um artigo sobre plaquetogênese – Formação das plaquetas, tudo bem assim? Obrigado pelo contato, estamos aqui para colaborar.

  • Vera Lucia Costa Leite Peres

    Gostaria de saber o que fazer para aumentar o número de plaquetas. qual o tratamento? Seria apenas transfusão? Meu caso é uma Sindrome Mielodisplásica sem causa determinada, já fiz biópsia e não tenho diagnóstico. Preciso de orientações. Já fiz transfusão de plaquetas e estou me sentindo muito bem, esta com 10.000.
    Obrigada pela atenção.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Para aumento emergencial, só plaquetas, ou longo prazo retirada do fator causador (quando souber qual). Plaquetas ainda muito baixa, seguir tratamento e acompanhamento médico.

  • katia simone

    Meu exame acusou uma alteração no numero de plaquetas 465.000, gostaria de saber si isso é algum problema grave, pois estou muito preocupada.
    Resp.
    Kátia, aparentemente não se trata de nada grave, mas é sempre bom fazer um acompanhamento deste exame outras vezes e levar ao seu médico para avaliação. Não se preocupe.

  • Vera Lucia Costa Leite Peres

    Agradeço a atenção!
    Estou usando Heritropoetina de 10.000 3 x por semana, estou muito confiante.
    Obrigada por me atender, tirei muitas dúvidas com a matéria enviada.
    atenciosamente, Vera.

  • Silvana

    Pergunta: O que é atipia linfocitária e qual a infecção em que é predominante?
    Atipia linfocitária : Como o nome diz são linfócitos maiores que os normais, alteração no citoplasma volumoso e basofílico, núcleos irregulares e com cromatina mais aberta. Ocorre mais em crianças e jovens, principalmente na Mononucleose infecciosa.

  • Érica Amaral

    Olá, boa tarde minha amiga tem um bebê de 11 meses e a plaqueta dele está muito alta. O que ela deve fazer nesse caso?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Obrigada.
    Depende de quanto está, talvez uma anemia tenha provocado (devido a gravidez) tem que acompanhar e avaliar os novos resultados.

  • soares

    como é que ocorre anemia?

  • sandram

    preciso de esclarecimento…
    fiz analises e queria saber se estes valores querem dizer algo? visto que não estão dentro da norma..
    alguém me esclarece e despreocupa?
    leucograma:
    leucócitos:11,8 (valor referencia: 3,8-11,0)
    trombocitograma:
    plaquetas:437 (valor referencia: 130-400)

    obrigado!!!!
    Resposta email

  • marcio

    Olá !
    Meu filho esta com TROMBOCITOSE com numero de plaquetas em 467,000mm3 o que quer dizer este resultado?

    Obrigado.

    Já respondido via email.

  • silvana

    Olá, sou agente de saúde em minha cidade e faço visitas a uma paciente que foi operada de cãncer na mama. Minha pergunta é a seguinte, hoje ela faz quimio e devido a baixa de plaquetas já pela quarta fez não consegue, o nivel de plaquetas está em 36 quando deveria estar em 100.Teria algum meio de aumentar essas plaquetas, já usou alimentos como beterraba, fígado tudo oq podia e nenhuma alteração, gostarai muito de ajuda-la e dar a ela um ãnimo é uma menina nova e adorável. Aguardo resposta.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Silvana, já respondi com mais detalhes sobre plaquetas no seu email, realmente não é muito fácil conseguir este aumento por meio de alimentos, até mesmo medicamentos, mas algumas dicas já foram dadas. Pretendo escrever sobre elas assim que me restar um pouco mais de tempo. Obrigado.

  • Bianca Tamberi

    Boa Noite!

    Meu filho de 9 meses realizou o exame de Hemograma Completo. O 1º
    foi no 02/08, e o q veio alterado foi:RDW=36,35 (valor de ref.:28 a 32)
    Leucócitos=19 (valor de ref.:6 a 18)
    Contagem Plaquetas=772 (Valor ref.: 150 a 450)

    O 2º foi dia 07/11: RDW=19,2 (Valor de ref.: 11,5 a 14,5)
    Leucócitos=17.500 ( valor de ref.: 6.000 até 17.000)
    Contagem de Plaquetas=630.000 (Valor de ref.: 140.000 até 500.000).
    A pediatra dele me encaminhou p/ um hematologista, + só consegui marcar p/ o dia 21/11, e antes disso gostaria saber o q poderia ser?
    Obrigado pela atenção!
    Resposta enviada

  • marialidiacadilhenascimento

    eu tenho trombocitose faço tratamento com injeção interferom 3mm a3anos antes eu tomava hirdreia elas não abaixaram ai passei a usar a injeção estou controlando.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Olá amiga, obrigado pela colaboração e por compartilhar conosco sua experiência, pode ser útil para outras pessoas.

  • Fabiane Magalhaes

    Oi Bom dia!! Tenho um bebê de 1 anoe 4 meses e os resultado do hemograma dela deu microcitose e anisticitose leve e acontagem de plaquetas de 484mil/mm3 por favor me responda o que isso quer dizer. Obrigada
    Resposta enviada por email, se não acusar recebimento, parece ter erro no email, revise, do contrário respondo aqui. Abraço.

  • Carmem

    Tenho um primo que em setembro ele fez um exame e deu que as plaquetas dele estavam em 198.000 e agora dia 19/12/2007 ele repetiu o exame e o resulto foi de 170.000 ,ele esta preocupado . o que pode ser e qual o tratamento que ele deve fazer? desde já obrigada pela atenção.
    Colega esta redução não é tão séria, mas sempre passível de acompanhamento com exames laboratoriais conforme solicitações do médico.Pode ser apenas uma redução passageira e natural do organismo e logo tudo Volte ao normal.

  • Rodrigo Torres

    Meu pai está com os sintomas da Dengue e suas plaquetas baixaram em 6 dias ao patamar de 59000. O que isso quer dizer?

    Foram feitos 3 exames no intervalo de 6 dias, no 1º. exame a contagem estava normal, 169.000[segundo o paradigma do laboratório]; 2o. exame 79.000.
    Att.
    Rodrigo
    p.s.: parabéns pelo site!
    Rodrigo tem que fazer um acompanhamento médico, nos casos de viroses, como na dengue é normal uma redução no numero de plaquetas, mas está reduzindo muito, no caso dele, tem que fazer um acompanhamento médico (podendo ser dengue hemorrágica) e ai seria caso de acompanhamento rigoroso do paciente.

  • andréia

    Minha tia fez um exame de sangue duas vezes e não conseguem contar as plaquetas o que quer dizer isto?? é grave, obrigada

  • Danilloo

    olá, meu Danilo tenho 20 anos e não é de hoje que venho fazendo exames de sngue e minhas plaquetas sempre são diagnosticadas como baixas.
    peguei um resultado dia 28/12 e o numero de plaquetas veio 114.000/mm3,pelo que entendi ainda estão abaixas do normal. devo levar o exame ao médico ainda este mes, mas fiquei curioso por sempre dar a mesma coisa e resolvi perguntar a voce, ‘a algo para fazer com que as plaquetas subam?

    me responda por e-mail se poder
    grato

  • silvana

    gostaria de saber se a algum remédio para subir as plaquetas.

    O ideal é ter uma alimentação saudável e rica em ferro e vitaminas, aqui no blog você encontra boas dicas de alimentação. Caso não resolva o médico que está acompanhando seus resultados providenciará outras medidas.

  • Raquel

    Meu exame de sangue deu assim eosinofilia comprovada e o rdw um pouco alto o que significa?

  • KATIA

    boa tarde eu acabei de receber meu resultado de gravidez (hcg) e ele deu 10.000 eu queria saber se isso e possitivo?

    deste já agradeço
    Indica gravidez se for caso de suspeita clínica.

    Favor fornecer email coretos para que receba a resposta e não retorne, devido a email errado, tem acontecido de pessoas não receberem emails pois retorna para mim dando erro ao enviar.

  • Solange

    Dentro do valor de referencia, mesmo q seja um numero próximo ao valor mínimo, existe razão para se preocupar?

    Tem que fazer um acompanhamento repetindo futuramente, mas geralmente ocorre estas pequenas variações em relação ao valor de referência, não se preocupe.

    Por favor forneçam emails corretamente para que não retorne e não recebam a resposta.

  • Jacqueline

    Por favor gostaria de um exclarecimento:
    Tenho uma filha de 3anos e 10 meses e ela iria realizar uma cirurgia de adenoide porém o exame de sangue deu alta das plaquetas 538 mm oque é isso? `Pois a médica me encaminhou ao hematologista e adiou a cirurgia
    Obrigada desde já
    espero uma resposta via email

  • Cintya Ignacio Santos Veiga

    Tenho um filho de 3 anos e suas plaquetas deram 709.000 em um exame feito na clínica devido a uma gastroenterite. Gostaria de saber se isso é preocupante, e/ou o que devo fazer?

    Grata
    Cintya Ignacio
    Cintya pode ser relacionado ao problema relatado, mas pode ser que esteja presente uma anemia que geralmente vem junto um aumento de plaquetas, ou algum problema de coagulação realmente, agora é repetir o exame e se possível fazer uma consulta com um médico hematologista. Grande abraço.

  • fatima

    boa tarde…fui buscar hoje as 3ªas análises que se fazem na gravidez ..tenho neste momento 34 semanas..acusou as plaquetas com um valor de 472000 e tromboplastina parcial act(25.7) o tempo de referência é de 26-36…queria saber quais são as consequências para o bebe e para mim .. e se há problema de fazer uma cesariana

  • aline

    eu fiz um hemograma e os meus globulos brancos deram 3.600
    a médica mandou tomar vitaminas por 3 meses.
    gostaria de saber o q causa a queda desses globulos?
    e se eu estou sem imunidade?
    ñ é leucopenia pois eles sempre foram normais!
    desde já agradeço a atenção!
    Aline é leucopenia, neste momento que está abaixo do normal relatamos como leucopenia, diminuição dos leucócito. Pode ser proveniente de várias coisas, deve ser investigado pelo seu médico de confiança.

  • Luiz

    Conheço uma memnina, filha de uma conhecida que no último exame de sangue o número de plaquetas chegou a 16.000 e continua caíndo, ela esta com dengue o que pode ser feito nestes casos, tem como reverter a situação?
    Tem sim Luiz, o quadro deve estar sendo acompanhado a nível médico. E com administração de plaquetas.

  • janaina preira dos santos

    meu filho fez exame de sangue e o resultado foi esse:hemacias=5,03/hemoglobina=14,9/hematocrito=43/PLAQUETAS/237.000. a dr.acha que é o começo ou fim da verdade ,o resultado esta bom.ele tem 21 anos

    Jananina, o resultado está normal, não se preocupe. Abraço.

  • andreia

    o resultado de plaquetas da minha filha de sete anos foi de
    249000 gostaria de saber se esta normal.

    Andréia o normal é de 150.000 a 450.000, então normal, abraço.

  • cristina

    bom dia!
    tenho um amigo que está com dengue
    e os exames de sangue, mostra que as plaquetas
    estão baixando, ontem estava com 73.000
    estou muito preocupada, ele esta internado
    e sendo medicado e hidratada, mais as plaquetas
    não sobem, ele corre algum risco de vida
    por favor aguardo resposta

    obrigado.
    Resposta enviada email

  • cicero alves

    poderia me esclarecer se em um exame de coagulograma em que a retração do coágulo foi parcial pode excluir de um concurso público. todos os outros ítem foram dentro das respectivas referencias normais.
    agradeço desde já
    Não, em hipóteses alguma poderia ser impedimento.

  • IdF

    Parabéns pelo blog sucinto , e pela prestabilidade demonstrada.
    Gostava de saber se me devo preocupar, fiz um check up e tudo normal excepto plaquetas baixas 120, fiz outras análises (passado 1 mês)e tudo normal , excepto plaquetas baixas 98 , não tenho hivs nem hepatites, nem anemia , todos os outros valores são normais , noto que estou a ficar com um aspecto menos saudável, gostava de saber porque razão isso aconteceu ,Não tenho casos na familia que sofram desse tipo de de qualquer disturbio no sangue , não bebo, não me drogo e tenho uma alimentação equilibrada .
    Agradeço a resposta
    Segue via email

  • naara ramos

    estou esperando minha resposta pois estou muito preocupada com minhas plaquetas altas estao 474 e as vezes 515 me sinto muito fraca e preciso de uma orientação por favor me responda o mais rápido possível obrigado naara.
    Naara, seu email está recusando, ou dando erro. Seu resultado deve ser acompanhado por um médico, mas não é grave

  • marcelo lope

    ola silvano eu marcelo adoro seu site onde me faz tirar muitas duvidas e minha grande maior duvida e saber o meu gral de risco ou se ate eu mesmo tenho anemia meu gral de hemoglobia e de 16,7 e será que tenho?
    e do meu parceiro e de 14,0 o que você me responde disso muito obrigado pode ter certeza que suas respostas nos faz sentir mas aliviado e toda a galera do colégio farias brito agradece abraço.
    Olá Marcelo,
    Com uma hemoglobina de 16,7 ou 14,0, mesmo não sabendo os outros parâmetros do hemograma, lhe digo que não tem anemia, fique despreocupado. Se quiser saber sobre outros exames que tenha feito é só enviar um comentário falando os valores encontrados, é sempre bom fazer exames de rotina, como glicose, colesterol, triglicérides, urina, fezes e hemograma, HIV, hepatites e PSA. Grande abraço.

  • marlene

    oi dr. muito obrigada pela resposta fico feliz de poder contar com a sua sabedoria um grande abraço a ate breve.

  • samira

    olá,eu queria saber o resultado de um hemograma de alguem que possui leucemia:leucócitos, plaquetas, etc…
    obrigada
    Samira, vai depender do tipo de leucemia e fase da doença, algumas aumentam outras reduzem. Tem que unir o resultado dos exames com a condição clínica e se necessário solicitar outros exames para confirmação.

  • Daniele

    Olá meu filho de 2 anos esta com as plaquetas um pouco alterada 476 o que devo fazer.
    Obrigada

    Repita os exames para avaliar melhor, se persistir procure um médico hematologista. (mais detalhes via email).

  • Talita

    Minha filha te, 15 anos seu hemograma deu: hemácias: 4.70; hemoglobina 13.6; hematócrito: 41.2; VCM: 87.6; HCM 28.9; CHCM: 33.0; RDW 13.1; Leucócitos: 5.800; Segmentados: 34 – 1.972; eosinófilos 9 – 522mm; basófilos: 0; linfócitos típicos 50 – 2.900; linfócitos atípicos: 0 e monócitos 7. A contagem de plaquetas deu 208.000. Ainda deu Normocitose e normocromia. leucócitos bem conservados. Discreta eosinofilia.
    ———–
    Minha filha de 12 anos seu hemograma deu: hemácias: 4,66; hemoglobina 12.5; hematócrito: 37.4; VCM: 80; HCM 26,8; CHCM: 33.4; RDW 13.8; Leucócitos: 5.100; Segmentados: 28 – 1.428mm; eosinófilos 3; basófilos: 0; linfócitos típicos 57; linfócitos atípicos: 5 e monócitos 7. A contagem de plaquetas deu 192.000. Como ela está?
    —————
    O hemograma de minha filha de 12 anos deu o seguinte:
    Discreta microcitose eritrocitária. Discreta atipia linfocitária por hiperbasofilia citoplasmática e polimorfismo nuclear. Por favor, me digam o que significa?
    —————–
    Talita, todas via email, já confirmado.

  • Marli

    Oi Boa Tarde!! Tenho um bebê de 1 anoe 2 meses e os resultado do hemograma dele deu microcitose+ e anisticitos+ e acontagem de plaquetas de 452mil/mm3 por favor me responda o que isso quer dizer. Obrigada

    Marli, já enviado.

  • CHRISTIANE

    Meu pai tem sindrome mielodisplasica e no momento tem 22.000 plaquetas, o medico disse q ele não esta melhorando com o tratamento (talidomida). Gostaria de ter contato com vitimas dessa doença e ou parentes das mesmas, para trocar experiências. No momento estamos angustiados, pois o medico disse q será necessária transfusão de plaquetas transfusão de plaquetas. Aguardo respostas. obrigado

  • Samantha

    Olá meu nome é Samantha, minha mãe(57 anos) desde 2007 vem fazendo hemogramas e NENHUM médico deu importância à queda do número de plaquetas entre outros.
    Em dezembro de 2007 ela estava com 136.000, mas o “médico” nada fez, nenhum medicamento, nenhuma alimentação NADA.
    Em 02/2008 ela estava com 76.000, e reclamava ao “médico” que sentia muita fraqueza e que não tinha segurança de andar sozinha, ele novamente nada fez.
    Em 08/2008 ela chegou a 80.000 e trocou de hematologista, mas por incrível que pareça, a “médica” nada fez e ainda, tirou os derivados do leite, suco de soja, café, chá, carne somente com mandioca ou batata, uma alimentação orgânica e de muitas folhas e NADA de medicação.
    Hoje(17/11/08), MINHA MÃE ESTÁ INTERNADA EM COMA, COM SANGRAMENTO NASAL, BOCA E OUVIDOS,E COM UM NÚMERO DE PLAQUETAS 30.000.
    Ela fez uma biópsia de medula pelo quadril (11/1108)(com resultado urgente)acredite AINDA NÃO CHEGOU O RESULTADO!
    Ela depende desse resultado p/ viver gente,os médicos estão mantendo o quadro enquanto esses “médicos” estão curtindo suas vidas.
    Pode ser um tumor não é? Por favor me ajudem com alguma explicação!
    Agradecemos desde já, Família Scocca

  • Marlene

    CHRISTIANE meu pai tbm tem a msma doença que o seu, gostaria que vc entrasse em contato comigo, me mande um email….
    obrigada

  • Lea

    Meu sobrinho de 4 anos deu umas manchas no corpo a 4 dias, levamos ao medico e o exame deu as plaquetas 15.000 quando deveria dar no minimo 150.000 o que isto significa? O que fazer?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Lea, é necessário um acompanhamento médico, importante neste caso.

  • Flávia

    olá,minha mãe em janeiro de 2008 chgou a ficar com 2.500 plaquetas
    teve hemorragias, mas por um milagre hoje ela está aqui do meu lado
    com saúde e muito linda.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Flávia, que bom, fico feliz, este valor de plaquetas é realmente crítico. Abraço.

  • yara barreto

    meu marido fez um exame,onde as plaquetas estao alteradas,e está com a contagen de ferritina também elevada;Gostaria de saber qual o risco das plaquetas estarem muito alto? ainda esta investigando a causa mas não se sabe. Por favor me responda. Agradeço desde já.

  • KATIA RODRIGUES

    Olá, meu filho tem seis anos, aos tres foi internado na uti com pneumonia e asma grave. Desde então faz uso de Seretide(bombinha) todos os dias. no ultimo mês o apetite dele aumentou muito e ganhou peso rapidamente: 2 k em um mes. fizemos exames de fezes e urina e está tudo normal. o que me preocupa é o exame de sangue acima do normal: hemacias 5,66; hemoglobina 15,60; hematrocrito 47,40% e a contagem de plaquetas 426.000. A médica disse td ok, será? Por favor me ajudem.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Katia, não se preocupe, mas não deixe de acompanhar depois de algumas semanas com novos exames para avaliar se estes resultados não tendem a aumentar. Abraço.

  • Izabel

    No exame das plaquetas tem: VPM fL = 11,90 sendo valores normais: 7,0 a 10,50.
    O que isso significa?????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Izabel, não se preocupe, nada grave, mas deve levar seu exame para o médico avaliar e confrontar com os sintomas apresentados. Abraço.

  • LI

    Bom dia, na busca por orientação achei este site. Se puder me orientar o mais rápido possivel, agradecerei muito
    eu passei mal semana passada, muita fraqueza e dor no corpo, fiquei em observação e o médico fez exame de sangue e de urina, tem apareceido tb umas manchas em meu corpo, bem forte e detectei q não bati em nada pelo fato de estar em lugar q seria impossivel ocorrer, mas continuando o resultado foi o seguinte do Hemograma:
    leucocito: nada
    bastonetes: 2.00, segmentados: 25.00, eosinofilos: 1.00, linfocitos tipicos: 67.00, atipicos: 4.00, monocitos: 1.00
    plaquetas: 490.00
    o médico pediu pra repetir o exame depois de 5 dias…
    Urina I
    hemoglobina: tracos
    leucocitos: tracos
    proteina: tracos
    glicose: negativo
    nitrito: negativo

    sedimento: raras celulas epiteliais de descamação, leuocitos(02/campo) e hemacias (04/campo)

    estarei aguardando se puder me ajudar!
    abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá Li,
      deve ser investigado problemas de coagulação, e com linfócitos aumentados uma virose não deve ser descartada, não tem valor de leucócitos? Repita seu exame pode ter ocorrido algum problema. Abraço.

  • Waleska Nunes

    Fiz um hemograma e no resultado deu normocitose e normocromia, leucócitos bem conservados e plaquetas apresentando alteração de tamanho. Quero lembrar que tive febre reumática quando criança e hoje tenho 27 anos. Tem algo que eu possa me preocupar?

  • Fabiana

    Ola!
    Sou gestante e fiz uma bateria de exames deu que tudo tava normal mais o exame de VPM deu 11,4u3 – e o PCT deu 0.00% isso é alguma coisa grave tenhe medico so semana que vem e estou preocupada. Abraço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fabiana, não se preocupe, quando voltar a consultar mostre para seu médico para ele ver se tem algum sintoma que indique algo neste sentido. Abraço.

  • mari

    tenho 38 anos fiz um hemograma meus HCM 31,9 os SEGMENTADOS 72%-7.272 e oS CONTAGEM DE PLAQUETAS 553.000 descobri uma infeccção urinaria .minha pergunta o almento da plaquetas pode ser por causa da infecção??

  • Catarina

    Olá! Estou grávida de 25 semanas de gestação. As minhas plaquetas estão com um valor de 462. Será grave? Por favor me responda.

  • sandra regina

    tenho um bebê de 2 anos 6 meses e 9 dias fiz um hemograma completo e deu o resultado micrositose anisocitose e total de plaquetas 457.000/mm3 sendo que o normal é de 150.000 á 450.000 o que pode ser essa diferencia de 7.000 plaquetas a mais

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sandra, não se preocupe com esta pequena alteração, mas este resultado deve ser repetido nas próximas semanas para ver se este valor regride ou se é necessário outros exames para investigar a causa do aumento gradual. Não esqueça de levar seu resultado ao seu médico.

  • claudio

    minha filha fez exame e deu contagem deplaquetas 146.000mm3 que tenho que fazer?

  • MARCIA

    Minha filha tem 6 anos e já teve várias infecçoes.Ela apresenta a pele bem amarelada, por isso o medico pediu um hemograma completo.
    O resultado da serie leucocitaria foi a seguinte: 4400 leucocitos,41% seguimentados,3% eosinófilos,60% linfocitos e 6% monocitos. O restante saiu 0.
    A serie eritrocitaria saiu 5,11 para hemacias;13,6 para hemoglobina; 42,1% hematocrito; 82 vcm; 26,61 hcm; 32,3 chcm e 12,8 rdw. Por se tratar de posto de saude, os medicos nunca explicam nada a respeito do exame, pois a fila de pacientes é muito extensa, apenas passam medicamentos. Poderiam comentar esse exame prá mim??

  • claudia regina moura ferreira

    Minha mãe é renal cronica, mas não faz diálise, acabei de receber seu ultimo exame de sangue, que foi pedido pela academia onde ela pretende fazer hidroginastica. Visulizei o numero baixo de plaquetas e alteração no hematocrito. Poderia me orientar se o quadro é grave, ou normal a uma pessoa renal? Aí vai os valores:
    plt 173.
    Hct 36.4
    Hgb 12.1
    bast 2%
    Eos 2%
    Rbc 4.04

  • NAZARÉ GOMES

    As o exame da minha tia endica um nível elevado de contagem de plaquetas 1.260.000, gostaria de alguma informação sobre este assunto.
    Minha tia tem o mal de parksom.
    obrigado!!!

  • Telmo

    Boa tarde

    O exame da minha noiva deu grumos plaquetários, impossibilitando a contagem das plaquetas, o que seria isso ?

    Atenciosamente,
    Telmo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ter ocorrido problema de coleta ou realmente seja alguma patologia que deve ser investigada pelo clínico.

  • Ricardo

    Boa tarde, minha filha tem 4 anos, em seu hemograma foram encontrados os seguintes valores : linfócitos típicos 57,3 atípicos 5,0, são resultados normais?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ricardo, estes resultados devem ser verificados pelo médico, línfócitos atípicos não são normais.

  • erica

    minha filha tem 8 meses o exame de plaqueta dela está alterado o que devo fazer

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      erica é necessário levar o exame ao médico de sua filha, ele irá observar os sintomas e avaliar se é preciso efetuar algum outro procedimento ou intervenção medicamentosa.

  • Lílian

    Meu exame de hemograma acusou em relação às plaquetas PCT de 0,37%, sendo que o normal seria 0,18 a 0,29%, isso representa algum problema?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nada de grave, mas não deixe de levar seu exame ao médico. Abraço.

  • vanessa

    o meu resultado saiu 71456mul, isso significa quee????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      De que resultado está falando, plaquetas?

  • Christiane

    Ola boa noite estou desesperada, tenho um bb de 15 dias, ele nacseu e teve ambremialina acho que é isso e pneumonia, ficou 8 dias internado e saiu bem, fizemos emograma e deu td normal só as plaquetas que deu super alterada 639000, repetimos 2 dias apos e deu 660,000, o que deve ser?? a medica encaminhou ele p um hematologista, mas esse nome me da desespero, ja tive conhecimentos do que é um hematologista to desesperada em pensar que possa ser uma doença grave.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cristine, não se preocupe, geralmente ocorre aumentos esporádicos ou devido a anemias, ou mesmo medicação, sua médica deve pedir outros exames para avaliar melhor. Abraço.

  • claudinéia

    Olá meu nome é clau..
    gostaria que vc me esclarece umas dúvidas..
    tenho um filho de 3 anos e 10 meses, e em seu exame de sangue deu algumas alterações, RDW: 10,6 SENDO Q O NORMAL ERA 11,0 A 15,0
    NO LEUCOGRAMA DEU LINFÓCITOS ATIPICOS 3,O NORMAL ERA 0, E 198, normal era 0, os segmentados deu 36,0 normal era de 37,o no mínimo, no outro exame deu desidrogenase lática (ldh)deu valor 589 sendo q o normal era até 480, mas esse não me assustei pois acho q é referente a lactose né e meu filho ja foi alérgico. Ja no exame de sorologia p/ mononucleose infecciosa deu reagente até 1/4 e agora não sei o que significa.
    ainda estão faltando alguns exames para ficar pronto..mas se vc poder me esclarecer pelo menos esses fico grata..
    ah esqueci de dizer que sera q essa alteração pode ter aver com o medicamento(ferro) que ele ta tomando para combater anemia que na verdade ele não tem , mas a medica deu p ele pois estava muito baixo o ferro no sangue..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá Clau, alguns valores são referentes a anemia que ele apresenta, outros com pequenas variações só devem ser considerados se a clínica assim direcionar,quanto a mononucleose devemos saber a IgM também, não se preocupe, mas leve os resultados ao médico para que ele possa relacionar resultados ao quadro clínico e ver o que é relevante. Abraço.

  • jeferson

    o exame da minha namorada deu 7.500 plaquetas o que eu faço?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jeferson,
      sua namorada está internada, sendo acompanhada pela equipe médica? Existe outros exames que confirmem alguma virose, dengue, por exemplo?

  • Cláudio Gonzalez

    Olá meu amigo. É sempre muito alentador encontrar pessoas generosas como você que se dispõe a colocar seu tempo livre a serviço das outras pessoas. Tenho uma dúvida e ficaria grato se pudesse responder. Meu filho nasceu nesta semana, foi um parto complicado, o cordão umbilical saiu antes, mas ele está bem, só que um exame de sangue apontou plaquetas baixas (148.000). Minha esposa estava com plaquetas baixas nos dois últimos meses de gravidez. O problema pode ter passado dela para ele? Qual o tratamento que se costuma fazer com um recém nascido com este problema? Agradeço desde já pela resposta. Um abraço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cláudio, não se preocupe, aguarde, provavelmente nos próximos exames este valor deve melhorar. Abraço.

  • Ricardo

    Ola – acabei de pegar meus resultados e nao consigo entender o que afetam as plaquetas. Ano passado meu exame ficou: 376.000/ mm3 – VPM 7.0 uu3 – PCt 0.300%. Esse ano nao deu resultado bom e nao sei se isso e preocupante e o que pode acontecer, so tenho retorno medico no fim de marco e gostaria de saber sua interpretação. Plaquetas 284.000 / mm3 – VMP 9.8 – PCT 0.000. Agradeço antecipadamente!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ricardo não se preocupe, pode aguardar para mostrar seus resultados. Até mais.

  • daniele

    em 2006 tive PTI retirei o baço estou me sentido muito bem minhas plaquetas na epoca chegaram a 3.000 tive hemorragia na pele, fiz varias transfusoes de plaquetas eu queria saber se essa doença pode voltar, se ficar gravida sera que eu o bebe corre algum risco.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Daniele, não se preocupe, deve apenas acompanhar fazendo exames para avaliar a atual situação.

  • Glória

    Olá meu nome é Glória .Meu namorado está com dengue e as plaquetas dele estão baixas o que posso fazer para ajuda-lo como devo orientar e cuidar dele para que a melhora seja mais rápda…Por favor me responda.Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Glória, o correto neste momento é tomar as medicações que o médico que o atendeu indicou, e fazer uma alimentação saudável. Abraço.

  • Viviane

    Boa noite

    A contagem de plaquetas do meu marido está em 150.000, isto é, no limiar mínimo. O exame acusou a presença de algumas macroplaquetas. A ferritina está alta – o máximo é 400 e a dele está em torno de 480.

    Ele levou o exame ao endocrinologista que pediu uma porção de outros exames. O que essas alteraçoes sugerem?

  • DANIELLA

    minha tia está com hematocrito de 34, ela tem 50anos ,e acamada neuro vejetativa por causa de 3 avcs , está apresentando arretimia cardiaca fez 4 enfecçoes urinarias por repetições, está numa delas agora, esta com leucopenia me diga se essa leucopenia tem algun risco e esse hematocrito está muito baixo obrigada!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Daniella, pelo que relata, uma paciente nesta condição Hematócrito está bom, agora leucopenia não deve continuar, a defesa do organismo nestas condições devem estar reforçadas para atuar, por isso certamente o médico dela deve indicar algum procedimento neste sentido.

  • Nina

    Minha cunhada esta com a contagem de plaquetas muito baixa ela varia sempre entre 60.000 e 70.000 os medicos dizem que é muito perigoso virar uma leucemia é verdade?Antes as plaquetas eram normais derepente baixaram e não conseguem faze-la subir o que fazer em um caso assim?

  • sandra

    minha filha esta com a contagem de leococito muito alta na urina deu 50.000m3 sendo que o nrmal é inferior a 30.000 deu leococitos confirmado estou muito preocupada, o que será

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sandra, trata-se de uma infecção urinária, não fique preocupada, este é um acontecimento que ocorre frequentemente, o médico que está acompanhando ela saberá tratar facilmente. Pode ser que ele peça uma cultura de urina para saber qual é o tipo de patógeno e depois de o antibiótico. Abraço.

  • francine

    olá amigo, gostaria de saber se está tudo legal comigo, fiz um hemograma e gostaria de saber se está tudo bem:hemácias: 3,82- hemoglobina: 11,5- hematócrito: 34,9- RDW: 13,7- VCM: 91- HCM: 30- CHCM:33- leucometria: 8.200- bastonetes: 0,0- linfocitos: 41,9- monocitos: 6,9- neutrofilos: 47,2- eosinófilos: 3,1- basófilos: 0,9- plaquetas: 282 mil- VPM: 7,0(VR 6-11), PDW: 10,0( VR11-18), pode me ajudar…outra coisinha minha vó esta com cancer de pulmão e já está em tratamento, fez um hemograma está semana e a contagem de plaquetas deu 382.000, isso é normal, pois no exame anterior estava 76.000, grato pela sua atenção. abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pequenas alterações, não se preocupe, mas somente seu médico pode dar um parecer, pois ele avalia seus sintomas e confronta com os resultados laboratoriais. Abraço.

  • Samantha

    Olá bom dia, infelizmente minha mãe não resistiu, está agora ao lado de Deus com certeza, mas como uma pessoa que sempre fazia exames, acompanhamento médico acaba morrendo de CÂNCER NA MEDULA ÓSSEA e, detalhe, existente há pelo menos, 6 anos e NINGUÉM descobriu???
    Motivo: Falência múltipla dos órgãos em 27/11/2008 as 8h05
    *ver quadro clínico acima
    Agradeço a atenção que vcs por aqui tentaram me dar, rezo por todos que passam ou passaram por essa situação.

    Samantha Scocca

  • flavia

    Ola bom dia gostaria de saber se em um exame de conyagem de plaquetas tem como saber c possui o virus da adis ou htlv por exemplo oe se pra saber tem que fazer outro ripo de exame????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Flavia, sim para estes exames citados deverá fazer outras dosagens, HIV, por exemplo, (sorologia para HIV)

  • flavia

    Gostaria de saber o que é HTLV? E se existe algum tipo de tratamento, pode prejudicar em alguma coisa.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Flávia, sobre HTLV você encontra neste link as respostas para suas perguntas, texto fácil de entender. Abraço.

  • flavia

    então em uma contagem de plaquetas não tem como saber só se fizer outro exame este de contagem de plaquetas é somente direcionada as plaquetas???
    obrigada por titrar minhas duvidas

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Abraço flávia.

  • rodrigo

    minha contagem de plaquetas deu 137000…ai no exame veio escrito assim: hipoplaquetemia leve…venho sentindo sonolencia, cansaço, dores nas articulações, estresse e irritabilidade por causa do trabalho, baixa pressão…tenho medo que seja algo mais grave que uma anemia…será que é anemia ou algo mais grave???….tenho ainda que levar o exame ao médico, mas gostaria de saber se alguem já viu algo parecido…

  • Renata

    gente minhas plaquetas deram 478.000 oq pode ser?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      No texto apresento algumas possibilidades, outras devem ser avaliadas. Abraço.

  • Alex

    Minha namorada tem 15 anos e está com as plaquetas a 17.000…..o que pode ser?…por favor estou a procura de informaçoes.
    obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      São várias probabilidades, no texto relato algumas delas. Mas somente conhecendo os sintomas podemos e excluindo outras possibilidades com exames específicos o clínico chega a um resultado.

  • Sofia

    Olá, Tebho o hemograma todo normal incluindo as plaquetas a 213 mas o Volume Olaquetário Médio é de 11,9 e o máximo devia ser 11,0. Devo me preocupar??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sofia, seu médico tem que comparar estes resultados com sua clínica, sintomas apresentados, por isso é necessário o procedimento junto ao clínico.

  • Sofia

    Obrigada pela brevidade da resposta. Tenho sido vigiada com mais regularidade porque estou sob grande stress e ansiedade. Estes são os meus maiores sintomas. de resto em termos clinicos tudo está normal. Há cerca de 15 dias fiz análises e este volume estava no limite (11,0) e agora passado tão pouco tempo está com 11,9, daí ficar preocupada…já percebi que são as plaquetas aumentadas mas não sei as consequências. Perguntei a um médico amigo diz p n me preocupar. porque é um unico valor isolado. O que o Dr acha? Falta ir ao médico de familia…

  • Júlio

    Olá!
    Meu exame de Hemograma resultado de plaquetas
    130.000 ouvi dizer que o normal numa pessoa
    adulta é 140.000, será que é sinal de anemia?

    grato,
    Júlio.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Júlio,
      não, pode ser uma gripe ou algum outro processo viral que teve recentemente ou está tendo que muitas vezes abaixa plaquetas. Abraço.

  • tatiana

    oi dr silvano gostaria de saber como se faz a contagem global de linfocitos, pois no laboratorio em que faço meus exames so fazem contagem de linfocitos tipicos. meus resultados deram leucocitos 10.600/baofilos 0/ eosinofilos 106 / neutrofilos 7.950/ linfocitos tipicos 2.014/ monocitos 530. estou com 37 semanas de gestaçao os valores estao normais? se puder me responda por e mail desde ja agradeço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tatiana,
      a contagem é feita, não existe contar somente os típicos, na realidade não foi encontrado, por isso nada relatado. Abraço.

      • tatiana

        dr silvano obrigado por ter respondido, gostaria de lhe fazer mais uma pergunta 2014 de linfocitos e normal com 37 semanas de gestaçao ?

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Tatiana informe melhor os outros valores encontrados, mas não se preocupe com valores isolado, os exames necessitam ser avaliados em um conjunto de dados, hemograma, sintomas, suspeitas clínicas. Abraço.

          • tatiana

            ok dr silvano entao ai vao os resultados

            eritrograma
            -hemacias 4,09
            -hemoglobina 12,3
            – hematrocrito 36,6

            leucograma
            – leucocitos 10.600
            – basonofilos 0
            -eosinofilos 106
            -neutrofilos 7.950
            -linfocitos tipicos 2.014
            -monocitos 530

            plaquetas 235 mil

            obrigado

          • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

            Ok Tatiana, tudo certo.

  • Franciele

    Olá, minha irmã esta com as plaquetas alteradas (650.000mm³), plaquetas repetidas e confirmadas pelo método de fônio. Estou preocupada! Não sei as consequencias que ela terá na saúde pois tem somente 7 anos de idade.
    Gostaria de obter informação de sua parte.

    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fran,
      levantar probabilidades não é o mais indicado, tem sim que pesquisar a causa, o motivo deste aumento, o agente desencadeador.

  • viviane

    gostaria de saber porque minhas plaquetas estam abaixando depois que tive fortes cólicas renais . de 22500 foi para 21500 depois para 20400 e agora com 19500 tudo isto dentro de 3 meses é normal?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Viviane,
      deve acompanhar estes valores, pode ser momentâneo devido aos problemas, mas pode seguir em queda por isso acompanhe se persistir deve procurar um hematologista. Abraço.

  • cei

    tenho uma filha de 4 anos o resultado de exame dela a primeira vez de leucócitos de 20200 e plaquetas de 789000 no mes de fevereiro e agora no mes de abrilo resultado deu leucócitos 23200 e plaquetas de 534000 isso tem me preocupado bastante pois a mesma anda muito cansada sente muita dor pelo corpo e vive constantemente doente vivo mais com ela nos hospital por favor me ajude pois ninguém me da uma resposta precisa obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cei, não dizer do que se trata, mas com certeza deve, primeiro mantenha sempre a calma, assim é bom para você e para ela, mas deve também procurar um médico hematologista para também avaliar o caso dela.

      • cebele

        o que tenho a dizer a você que tenha muita fé em deus pois a través da fé você voai alcançar a cura para sua filha.faça novos exames.

  • Erivan

    Tenho feito exames e o Hematologista que está cuidando está investigando, minhas plaquetas estão em 70 000 e as vezes tenho sangramento pelo nariz. Gostaria de saber qual é o momento de procurar o hospital, já foi feito biopsia da medula e deu normal, Ultrassom do Pranqueas e está normal. Mas estou preocupado, o Médico disse que é para mim levar um vida normal. mais quanto o sangramento? e qual é o limite mínimo que pode chegar as plaquetas aonde eu corro algum tipo de risco?
    Grato
    Erivan Rosa, Santa Bárbara d´Oeste-SP

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve estar atenta a este resultado e fazer frequentemente, valores abaixo deste informado deve ser comunicado ao seu médico assim que receber o resultado. Abraço.

  • Mônica Regina P. da Silva

    Tenho um filho de 5 anos, e a 2 anos ele tomou um remédio que contem o acido acetilico,e lhe causou alergia e ele teve purpura, o mínimo que chegou sua´plaqueta foi 24.000 e foi descartado qualquer tipo de doença mais grave,e agora ele esta com purpura de novo e sua plaqueta esta com 8.000.
    E eu gostaria de saber qual o minimo que pode chegar a plaqueta?
    E com esta contagem qual os riscos que ele corre e os cuidados que devo tomar?
    Obrigado.

    • Ludmila

      Ola
      eu nao sei o minimo q pode chegar a plaqueta mas vc deve ir num medico
      meu filho teve purpura c 12 000 de plaquetas
      pelo q sei abaixo de 10 mil tem um perigo de hemorragia caso ele se bata ou se machuque
      nao fique nervosa mas procure um medico logo.no mesmo dia q meu filho fez o exame de sangue e as plaquetas estavam a 12 mil eles mandaram meu filho pra um hematologista p tratar
      deram a ele uma medicacao e dois dias depois voltou ao normal
      estou esperando para ver se continua normal
      so sei q abaixo de 10 mil por ele ser ativo tem q se ter o cuidado de nao se machucar nem bater a cabeca
      fique calma e procure um medico
      posso te perguntar qto tempo depois da primeira vez ele teve a purpura de novo>?

  • Elisete

    Gostoria de saber, o que faz as plaquetas aumentarem ou diminuírem, e qual é o normal?
    Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, algumas patologias, relatadas no texto, por exemplo, e algumas vezes ocasionalmente ocorre quedas. Abraço.

  • karla mara queiroz

    tenho um filha de três anos e ela fez exames de sangue e no resultado consta trombocitose eu queria saber o que é isso.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      trobocitose é aumento da quantidade de plaquetas (plaquetas = trombos). Abraço.

  • ELEN

    o exame de hemogra da minha filha de apenas 2 anos
    na contagem de plaquetas de o resultado de ………334
    e obs discreta hipocromia o que significa?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      plaquetas, valores referenciais. Hipocromia é hemácias “descoradas” (hemoglobina).

  • marina

    gostaria de saber se tem algum problema se as plaquetas estiverem em 168.000 se é normal ou não?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      tudo bem, normal.

  • elisabete

    tenho uma filha de apenas 10 mes é foi feito o exame dela de sangue o resultado deu os aumento de plaquetas 674.000mm3 eu gostaria de saber se tem algum problema se é normal ou não??

  • elaine

    minha cretinina está 0,86
    minhas plaquetas estão 221000
    está bom esse resultado

  • Rayanne

    O artigo está de parabéns!!
    muito bem explicado, e de muita valia para aqueles que procuram maneiras rápidas e práticas de entenderem os métodos realizados nesse tipo de contagem, e também as patologias relacionadas ás alterações no resultado.
    Foi muito útil ao meu trabalho, e vejo que também para saúde pública, visto os diversos comentários.

  • Fernando Hughes

    Sou doador de plaquetas a quatro anos, existe a possibilidade da minha contagem(entre 250.000 a 300.000)reduzir com as doações?

  • Giselle

    Fiz um Hemograma a poucos dias,e minhas plaquetas estão a 453.000.Tenho 24 anos e gostaria de saber se isso é normal.A enfermeira de minha empresa,acha melhor investigar.Estou preocupada!!

  • maratania pereira

    tenho 46 anos, e minhs plaquetas entao abaixando 131 ,117etc, meu filho de 31 anos, esta c a plaquetas baixas 87. n tevimos dengue nada aparentemente. estamos assustado, na minha cidade n tem especialista, nos ajude por favor maratania obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Maratania,
      seus resultados e de seu filho devem sim ser acompanhados por um médico. Abraço.

  • Luiz Tozzo

    Minha esposa fez exame e na contagem das plaquetas deu alteração para plaquetas altas 1.175000 é muito preocupante?

    att,

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não é motivo para alarme, mas deve sim tomar providencias e procurar um médico, se possível hematologista para descobrir o motivo deste aumento, o que está causando este desequilíbrio. Abraço.

  • jane

    Paciente com 23 de plaquetas, sem febre,pele fria e pálida com mal estar.conduta?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jane, 23 de plaquetas? Será que não merece repetir este exame? Seria indicado.

  • marcia araujo

    estou com minha contagem de plaquetas em 250.000 mas estou fazendo um tratamento para pisoriase na qual tomo o medicamento metrexato gostaria de saber se esta contagem é normal e se poderia me dar algumas dicas para cuidar mais do meu organismo tomando esta medicação.Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Plaquetas normais. Abraço.

  • Alexandre Fares

    Eentrei hoje pela primeira vez á procura de uma melhor informação sobre exames de sangue,e gostei do conteúdo..quero parabenizá-los pelo excelente trabalho aqui desenvolvido.

  • Viviane

    Estou grávida de 37 semanas e a contagem de plaquetas está em 25.000. Gostaria de saber se isso é normal? E quais problemas isso pode trazer? E o que devo fazer pra solucionar o problema?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Viviane, não é normal, mas fique calma, apenas procure seu médico e leve este resultado para ele ver, assim que puder. Abraço.

  • margarete

    meu filho vez alguns exames de sangue e o resultado das plaquetas em crianças e de 140.000 a 450.000 e a dele deu um resultado de 274.000 o que isso se significa estou preucupada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Margarete, não se preocupe o resultado está normal. Abraço.

  • margarete

    e de 140.00meu filho vez alguns exames de sangue e o resultado das plaquetas em crianças 0 a 450.000 e a dele deu um resultado de 274.000 o que isso se significa estou preucupada

  • ELMA

    minha filha tem 1 ano e meio, e o resultado das plaquetas dela deu 729.000 e no outo exame deu anisocitose++ com predomínio de células microciticas e hipocromia+ . o que isso significa? é algo preocupante pra mim. ela tem alguma doença grave?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Elma, não tenho acesso a todos os dado, mas tudo indica uma anemia, e o aumento de plaquetas pode ter relação com este estado anêmico, não posso afirmar, somente seu médico analisando resultados e clínica – sintomas, pode diagnosticar.

  • silvano

    meu exame foi 84.000 mil plaquetas. pode ser uma doença …?

  • karoline !!!

    olá saiu meu exame e o resultado é q estou com 403.000
    plaquetas …sendo que o permitido é 400.000 .o que vc me diz ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deverá, acompanhar com exames mais frequentes, mas não se preocupe. Abraço.

  • João

    fiz um hemograma recentemente e a contagem de plaquetas deu 148000. seria bom fazer mais exames?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode repetir, mas aguarde algum tempo, o resultado não indica esta necessidade. Abraço.

  • Wilson

    Minha esposa está grávida de 2 meses. No último exame de sangue constatou um número de 470.000 plaquetas sendo que o normal é de 150.000 à 400.000. Existe algum risco ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não é grave Wilson, mas deve acompanhar depois de algum tempo com novo exame, pode ser apenas uma reação normal e passageira devido a gravidez.

  • Maria zelia alves

    Meu irmao esta em observaçao no hospital com suspeita desta gripe.Sente febre tosso seca intensivae com as plaquetas baixas e ja fez tres exames e cada vez baixado.Ha algum tipo de alimentaçao que ajude.Estou agonizante com este fato.Hoje nao teve febre so a tossa.

  • josé

    ola meu nome é jose, gostaria de saber se tenho algo,
    minhas plaquetas estão em 107,000 ta fora do normal.
    o medico da empreza que fiz exame adm…dis que ñ posso trabalhar.
    como fico?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A questão não é apenas “não poder trabalhar”, a ação é investigar para tratar e voltar logo para suas atividades normais. Abraço.

    • jose

      josé plaquetas abaixo de 90000mm3se você tem idade superior a 50anos
      tem que procurar seu medico,mais se suas plaquetas estão em107000mm3
      não vejo motivo pro medico,não deixar você trabalhar.,mais eu acho que você deveria procurar um hepatologista.pois a hepatite vem atacando 200 milhões de pessoas no mundo todo e é umas das causas
      de inflamações causando a baixa das plaquetas.
      um abraço e boa sorte.jan

  • maria jose

    ola! tenho um filho de 4 ano e tomou por engano 3 doses de vacina da gripe esse ano com intervalos de mes, agora fiz exames e as plaquetas estao 423.000 estou preocupada. tem algo haver com a vacina ?obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Maria josé, não temos essa informação, mas acredito que não seja. Siga com acompanhamento médico e novas dosagens das plaquetas. Abraço.

  • Sabrina

    Olá, minha filha tem 10meses e fez exame de sangue e as plaquetas deram 501 mil/mm, é um pouco acima dos valores de referencia, isso é normal ou não???

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      não é normal, mas não é motivo de alarme, apenas deve acompanhar com novos exames e levar ao seu médico para que ele possa correlacionar com os sintomas clínicos apresentados por ela. Abraço.

  • Lin

    Olá fizemos o exame na minha filha, ela tem 2 anos e deu 516.000 de plaquetas. É normal o q ela tem estou desesperada!!!

  • gildete

    meu filho fez um exame o ano passado e deu plaquetas baixas, fiz novamente este ano e esta baixa 93 o que pode causar isso?devo evitar doces?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, doce não causa isso, faça boa alimentação, boa noite de sono, exercícios para ativar a circulação e não se esqueça de consultar seu médico para nova avaliação. Abraço.

  • Aldair

    Por estes dias fiz exame de contagem de plaquetas em jejum, o qual resultou em 189.000. No exame anterior, em março de 2008, o qual não estava em jejum, resultou em 241.000. É normal essa variação? Não há motivos para preucupação?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não se preocupe, variações normais.

  • Lenira

    meu pai tem 74 anos e as plaquetas estão 54 mil pode ser o quê? como fazer para aumenta-las? o médico nada fala de concreto estou preocupada.abraços.lenira

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Aguarde que a medicação irá tentar reverter este quadro, e se for necessário tomar concentrado de plaquetas quando evolui para índices muito baixos, poderá ser necessário, mas pode colaborar fazendo uma dieta com muitas verduras, legumes, peixe, boa noite de sono, cuidados médicos, tudo colabora para melhoria do quadro e aumento das plaquetas.

  • Bela

    Olá Dr.! Há tempos tenho apresentado o hematócrito sempre abaixo do normal entre 28 e 31, e o leucocitos sempre acima do normal ente 11000 a 13000, as vezes do nada aparece uma febre repentina e some, Ultimamente em dois exames que fiz foi constatado um aumento no nº de plaquetas. Isso poderá ser um início de alguma doença sanguínea mais grave? Desde já agradeço a resposta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não é possível saber sobre gravidade, mas deve ser tratada a anemia e pode estar instalado alguma infecção bacteriana. Abraço.

  • Joelma Alves

    olá,minha hemoglobina esta em 10,5,como estou?

  • Edileuza Paula

    Olá! Tenho 29 anos, e acabei de fazer meu primeiro homograma completo. Todos os ítens foram normais, dentro de suas referências. Apenas as plaquetas deram 408.000. O que fazer?

  • gisele

    ha dois anos atraz fazia exames de seis em seis meses ate que um dia deu plaquetas 140.000 ,foi pedido outro exame de plaqueta,o outro deu
    136.000,passado quinze dias fiz outro tinha subido só um pouquinho,meu medico pediu que eu procurasse um hematologista,fui ate um e ele disse que ñ era nada,ele só me fez algumas perguntas,desde então já se passaram dois anos e meio e eu ñ tenho mais coragem de fazer nenhum tipo de exames de sangue,morro de medo de dar alguma coisa errada,será que tenho alguma coisa?desde já muito obrigada!!!!

  • Raquel

    olá,
    uma tia minha fez umas analises em junho deste ano e tinha as plaquetas a 255000, neste preciso momento está com cerca de 16000. as restantes analises estão ok, só mesmo as plaquetas é que estão demasiadamente baixas. Esta situação já ocorreu á cerca de 4 anos atras e ficou temporariamente resolvida.
    O que é que pode causar esta baixa brusca de plaquetas?

  • Raquel

    Olá!!
    Fiz um exame de sangue em minha filha de 8 meses onde fiquei com algumas dúvidas e gostaria de entender melhor a respeito . Os leucocitos totais : 9.100/mm3 logo abaixo do leucograma esta escrito anisocitose:+ e a contagem de plaquetas deu 322.000/mm3 nos quais os valores de referência foi de 150.000 a 420.000/mm3. Minha pergunta é …tem alguma alteração neste exame…o que devo fazer?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      seria interresante acompanhar se estes leucócitos vão aumentar ou se tem sintomas clínicos que já indique que seu aumento seja significativo, e quanto a anisocitose variação de coloração das hemácias, anemia, pode ser, verificar melhor, e plaquetas normais.

  • Thays

    Olá.. meu filho está com forte suspeita de dengue.. a prova do laço deu negativa.. mas as plaquetas acusaram 118.000 .. ele tem tres anos e 5 meses.. devo me preocupar.. pois os sintomas estão bem claros.. apesar da prova de laço ter dado negativa.. ( dor de cabeça, febre alta, dor no corpo.. e vermelhidão no corpo)..

    * Resolvi deixar esse recado aqui pois.. acabei de chegar com ele do médico..resolvi pesquisar na internet, pois é decepcionante os médicos q se encontram por aí, e se deixarmos nas mãos de “certos” médicos.. (tem suas exceções claro)… ..

    Obrigada…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Thays,
      acompanhe estes valores, repita as plaquetas e se persistir os sintomas descritos por você deve ir a outro médico, se o primeiro não pode te ajudar. Abraço.

  • Veridiana

    OLá… Tenho 24 anos e, há 5 meses, foi diagnosticado PTI (Purpura, trombocitopenica Idiopatica). Antes de procurar um hematologista e começar o tratamento, percebi o aparecimento repentino de petequias em minhas 2 pernas (MMII).Cheguei a ficar com 2 mil plaquetas. Atualmente, faço acompanhamento com especialista e cheguei a ficar com 182mil.Realizei mais um hemograma para rotina e , estou com 38 mil.Estou tomando corticoide desde entao, porem reduzindo a droga.Não sei o que pode ter acontecido, mas estou com medo.Sou nova e ainda , pretendo casar, ter filhos…enfim, quero ter uma vida normal.Sinto um pouco de “inveja”, quando vejo as outras pessoas com um valor mais acima do meu.Cada espera pelo resultado do hemograma, é uma LUTA!
    O hemato, pediu todos os exames… e graças a DEUS os orgoas estao bem!
    Porem ,não sei oque aceontece! o medico disse que terei que viver com essas oscilaçoes… terei consulta em breve e assim, estarei postando mais uma vez!
    Que todos fiquemos com DEUS e possamos depositar TODa nossa ansiedade nele!!!!
    Abraços

  • betania

    ola, apareceram manchas roxas nas pernas o medico pediu exame de sangue,
    minhas plaquetas deram 152 mil/mm3 e os eritrocitos 4,70 ele disse q eu tava com a imunidade baixa confere?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Betânia, veja como está a quantidade de leucócitos, refletem melhor a capacidade imunológica. Abraço.

  • Kika

    Oi, tenho um filho de 1a e 1m e quando ele tinha 9m o pediatra pediu um exame de sangue e deu na contagem de plaquetas 408.000/mm3. Agora com 1 ano o pediatra pediu outro e a contagem deu 331.000/mm3. Nos dois exames tudo foi considerado normal, mas gostaria de saber pq a diminuição do número de plaquetas e se é normal tal diminuição?

    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Kika, é normal, a quantidade de plaquetas varia muito, por várias influências. Abraço.

  • Bebeto

    Olá, a 2 meses minhas plaquetas estavam com 249 mil e após 2 meses ela caiu para 177 mil , estou com verme entamoeba, acho que é isso o nome, isso pode causar esse abaixamento das plaquetas em 2 meses ?

    aguardo por email a resposta

  • lilica

    Olá recentemente descobri que estava com estava com esteatose hepatica nível 2, pan gastrite e hpylore. Tenho tomado bastante medicamentos para o tratamento desses problemas. No entanto, fiz recentemente exames gerais e apenas as minhas plaquetas deram alteradas 145.000. Será que os problemas anteriores intereferem na baixa das plaquetas?

  • ABINILIO

    Bom dia,

    Faço chek todo ano vejo que minhas plaquetas nunca foram altas
    no ultimo exame que fiz deu 100.000, estou começando a mim preocupar
    E o resultado dos outros exame são todos normais, o medico disse pra não se preocupar, inclusive mim liberou pra jogar bola..

    abraço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Qual é o valor Abilio100.000, confirme o valor no seu exame. Abraço.

  • leticia brito

    ola, estou gravida de 17 semanas meus leucocitos der 10.000 e minhas plaquetas deram 142,000…sera q é normal na gestaçao?pois antes de estar gravida estava tudo normal

  • gilberto

    ola minha filha tem 14 anos esta com plaqueta 34ooo esta internada gostria saber qual risco ela pode passar !!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Gilberto, risco existe sim, plaquetas 34 mil é bastante baixo, mas estando internada certamente está sendo reposto líquidos e dependendo da evolução e da clínica certamente entram com concentrado de plaquetas. Abraço.

  • adilson queiroz

    ola eu fiz um exame de sangue e deu plaquetas 135.000 qual alimento ou remedio tomo para aumentar minhas plaquetas

  • celia

    gostei muito do site, de como abordam o assunto para o leigo que está sempre apavorado! meu marido teve que tirar mais sangue pq deu alteração na primeira tiragem. estou preocupada ele tem 55 anos tem gastrite nervosa e depressão leve. nessa epoca do ano os resultados custam a sair só la pelo dia 20jan. o que preciso observar nele? muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo site.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Celia, depende de com está o quadro de saúde dele, se não estiver bem deve retornar ao médico mesmo sem o resultado do exame. Abraço.

  • Keliane

    Bom dia Silvano, fiz um hemograma completo para tomar posse em um concurso e o Volume Médio das Plaquetas está um pouco acima do referencial:

    PLAQUETAS 185 mil/mm3 140 a 450
    VMP 13.0 fl 6.8 a 12.6

    O restante está tudo normal,inclusive o numéro de plaquetas, o que pode ser? Devo me preocupar?

    Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não representa empecilho. Abraço.

  • Line

    Olá Silvano, fiz alguns testes laboratoriais para posse em concurso, e no resultado do leucograma deu uma pequena diferença em algumas “partes”, ( Eosinófilos deu 5%, sendo de 1 a 4 % o valor tomado como referência; e Linfocitos deu 40%, sendo 20 a 39 o valor tomado como referência). No sumáruo de urina, percebi alterações na parte de ” Urobilinogênio”, resultando em “vestigios” e na parte de “Sedimentoscopia”, apresenta” algumas células epiteliais”. Gostaria que se possivel vc me explicasse o que isso significa, assim como se terei algum problema devido a estas alterações no exame.Grata.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Line, sobre este assunto escrevi este texto, lei por favor.

  • Pingback: Plaqueta artificiais feitas de polímeros biodegradáveis | Plugbr.net

  • Keline

    Olá Silvano! Tb fiz um hemograma completo p/ tomar posse em um concurso que passei e o resultado das Plaquetas deu acima dos valores referenciais, no meu caso deu 477.000/mm3. O que isso representa?! Os outros valores deram normais! Preciso me preocupar?! Obrigada pela atenção!!

  • Marcos Nascimento

    Olá amigo, suas expilcações são simples e de fácil entendimento, obrigado!

    – Submeti-me a um hemograma completo e minhas plaquetas deram 470.000, quando deveriam estar entre 150.000 e 450.000.

    Pergunto: – Existe algum problema, devo preocupar-me?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve estar atento, repita o exame dentro de poucos dias e veja se volta a valores normais ou irá aumentar mais, se ocorrer deve procurar um hematologista para avaliar, mas não existe motivo para pânico, fique calmo. Abraço.

  • valeria de sousa

    meu filho esta com febre e fizemos um hemograma dele e as plaquetas deu 126000 me falaram q e muito baixa e serio?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      è baixo, mas não é um valor crítico, ou grave, para gerar grande preocupação, mas é um valor que deve ser monitorado, acompanhado, para saber se permanece, sobe, desce mais, se for o caso o médico deverá tomar medidas para controle. Abraço.

  • pedro

    plaquetas 172000 normal?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, normal.

  • Daniela

    Oi Silvano tenho uma filha de um ano e 1/2 e sua contagem de plaquetas de 450.000 e o normal é até 400.000. Isso pode ser um problema, pq ela só vai no pediatra mês q vem, fiquei preocupada. Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se não estiver apresentando outros sintomas importantes poderá aguardar seu médico. Abraço.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Depende de vários fatores (quadro geral, idade, condição), mas plaquetas muito baixas é um resultado que deve ser monitorado em internamento hospitalar, unidades de saúde, e muitas vezes medicado e transfundido se for o caso (transfusão de plaquetas). Abraço.

  • Cristiane

    bom dia, meu irmão fez exames laboratoriais, e na contagem de plaquetas deu 45000 é muito baixo? Vc sabe qual medicacao para melhorar os numeros de plaquetas… aguardo….

  • vania

    qual o nº de contagem de plaquetas para diagnosticar DENGUE?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Vania, não é a quantidade de plaquetas que diagnostica dengue, e sim um conjunto de observações clínicas, exame laboratorial, hemograma, plaquetas, que é confirmado pela sorologia positiva, mas as plaquetas geralmente estão abaixo do valor normal.

  • Jonathan

    Bom Dia, minha filha de 2 anos fez um exame de sangue e apresentou micrositose com nível de 380.000 plaquetas, pode ser normal???

    Abraços;

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      São dois exames, microcitose são hemácias pequenas, e o nível de plaquetas (outro exame) estão normais. Abraço.

  • Fernanda

    Boa tarde Silvano,

    fiz um hemograma completo e meu número de plaquetas foi de 139.000, confirmando uma trombocitopenia atarvés de duas metodologias: automática e hematoscópia. Meus linfócitos estão com níveis de 18,5% – 1,20 mil/mm³ e meus basófilos estão com 0,2% – 0,01mil/mm³.

    Como só vou à médica semana que vem, gostaria de saber se há algo muito importante com o q me preocupar. Na verdade, já estou preocupada, mas como sou totalmente leiga neste assunto, peço seu auxílio.

    Muito obrigada,

    Fernanda.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Assim que for possível leve o resultado para seu médico analisas e confrontar com os sintomas clínicos. Abraço.

  • vicente de carvalho

    Olá Dr. tudo bem? gostaria de saber se existe algum tipo de alimentação que faça com que o número de plaquetas aumente as minhas estão em ll8.000 obrigado

  • Elisabeth Barros

    Estou muito preocupada,pois minhas plaquetas estavam em torno de 46000.passou-se ,2 meses repeti o hemograma,subiu para 151.000 .agora repi o exame e o resultado foi 57000.estou muito confuza.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É necessário verificar se este segundo exame não ocorreu alguma interferência ou erro, volte ao laboratório, conte o que ocorreu e peça para repetir somente as plaquetas novamente. Abraço.

  • cintia

    mau marido fez um exame e as plaquetas dera 188.000 esta com muita febre
    e dor de cabeça e no corpo isto é considerado denge.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      são alguns sintomas que indicam possessível dengue, existe sintomas mais específicos, mas o exame deve ser feito para confirmar. Abraço.

  • Pedro Silva

    Bom dia Dr., minha mulher esta internada, com dengue e na ultima contagem de plaquetas estava em 17.000, que providencia devo tomar neste caso, tem como fazer alguma coisa urgente pra aumentar as plaquetas.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Veja link para texto com resposta para este fato. Abraço.

  • Pingback: Hemophilia Project

  • Pingback: Digitalmed

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Luciana, plaquetas baixas indicam várias doenças, malária, com uma anemia, ou mesmo uma dengue e assim por diante, somente o médico avaliando o quadro clínico e fazendo exames físicos aliado com este resultado de plaqueta baixa, poderá detectar a doença. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Mínimo de 250 mil, acompanhar com novos exames de plaquetas para verificar se seguem reduzindo ou normaliza e depois volta novamente subir, procure sempre seu médico.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Um pouco aumentado, mas não fique preocupada, procure seu médico para averiguar com calma. Abraço.

  • http://www.facebook.com/betinho.theiss Betinho Theiss

    Estou “curado” e NEGATIVO desde 2007, faço exames periódicos a cada 6 meses, faço o exame que é feito em SP é o EXAME QUALITATIVO. Mas como me curei em seis meses de tratamento, um mais eficiente que chegou caprichei e fui abençoado. exatos 6 meses.
    Tomara que não seja problema, mas minhas PLAQUETES SEMPRE ESTÃO BAIXAS, JÁ CHEGARAM NUM PIOR MOMENTO A 16 MIL/ ,MAS COM ORIENTAÇÃO DO MEU MÉDICO COMEÇEI A CUIDAR MAIS DA ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, E NÃO TOMAR COMPRIMIDOS PARA DORIMIR, CHEQGUEI JÁ A QUASE 100 MIL. fiquei feliz agora vem 89. Como funciona isso, eu preciso aumentar minhas plaquetas, por favor qual o processo?fICO AGRADECIDO, ESTOU BEM MAS ME SINTO AS VEZES MUITO FRACO, SERÁ ?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    O caso deve ser acompanhado diariamente com o médico, se não está tendo apoio, procure outro para fazer exames clínicos e tratamento. Abraço.

    • *vera lucia chaves*

      As plaquetas ontem, estavam 23.000,ela está sendo bem tratada,Graças a Deus,mesmo sendo um hospital público,o objetivo desta pesquisa, é apenas para nos dar uma informação mais detalhada, uma vez que sabemos, fica difícil num Hospital público, os médicos terem condições e tempo para fazê-lo.De qualquer forma agradeço, e que o Senhor o abençõe!!!

  • Felipe Meyer

    tá legal. Anormal seria estar abaixo dos 150.00/mm3, fato que muitas vezes se verifica num caso de dengue um num exame feito pouco tempo após.

  • andremarahtinha

    minha filha fez hemograma e deu que as plaquetas estao em 99.000 estou preocupada me ajudem

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      É um resultado alterado, mas fique calma, não é um valor considerado grave, mostre o resultado para o médico que ele vai pesquisar qual o motivo desta queda nas plaquetas e fazer o acompanhamento.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    O procedimento é esse mesmo, não vai ficar internada ou sob observação em um centro de saúde devido a plaqueta estar caindo mas em 143 mil, deve fazer boa reposição de líquidos, mas se os sintomas persistirem no outro dia ou nos próximos, pode e deve voltar ao posto para fazer uma nova avaliação das plaquetas e das demais condições gerais. Abraço.

  • Erika Cardoso

    Boa tarde, fiz um exame de sangue completo e as minhas plaquetas estavam em 463 mil quando o normal é de até 450 mil. O que isso pode ser? Algo errado? Não consigi falar com a minha médica. Obrigada.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Fique tranquila.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Normal.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Por favor verifique texto e regras de comentários.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Deve repetir para acompanhar se vai normalizar ou ainda continua reduzindo este valor.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não, Erika, primeiro que não está tão baixa, e também nem toda queda de plaqueta é dengue, existe várias outras motivos, ver no texto.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Nem toda queda de plaqueta é dengue, apesar de ser branda.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Somente o médico poderá avaliar a real necessidade. Abraço.

  • http://www.facebook.com/people/Rosa-Isabel-Nunche-Pires/100001007061504 Rosa Isabel Nunche Pires

    meu filho tem 1 ano e 4 meses,e em seu exame de sangue deu uma alteração nas plaquetas de 651mil/mm3.
    a sua pediatra o encaminhou para uma hematologista,e me disse que não me preocupa-se que poderia ser uma alergia.
    mas tenho muito medo , não devo ficar muito apavorada…

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, vai ter redução de todos os componentes produzidos na medula, falta os elementos naturais para produção. Abraço.

  • http://www.facebook.com/fabifurtunato Fabiana Furtunato

    ola minha filha estava com 145 plaqueta e disseram q era dengue do q diferente com muita gripe muito catarro e mandaram fazer outro exame 2 dias depois , fiz e ja estava 170 a plaqueta dela me disseram que nao era mas preciso fazer exames que ja estava tudo bem o que vc me diz disso? ela tem 9 anos .

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, com as plaquetas tudo certo. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    nathalia, não, mas deve acompanhar com novos exames.

  • http://www.facebook.com/sol.mercadante Sol Mercadante

    Boa tarde Dr.
    Fiz meus exames de sangue em 17.10.2012, e por um aumento pequeno no meu colesterol, e ter nódulos na tiróide, meu médico solicitou a repetição dos exames de sangue em janeiro deste ano,deu tudo normal, mas as plaquetas subiram de 198000 para 318000, o que pode ser? Grata

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Informe seu médico, mas fique tranquila, o ideal será averiguar os outros valores do hemograma, e acompanhar com novos exames, para ver se este valor vai seguir aumentando. Abraço.

  • http://www.facebook.com/mariaaparecidaribeiro.ribeiro Maria Aparecida Ribeiro Ribeir

    as plaquetas da minha filha de 8 anos deram 339.000 … estou angustiada….o que devemos fazer??

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim Maria, mas o médico lhe disse que tem outro problema? Fique calma, veja os valores de referência no texto acima “Números normais de plaquetas por mm3 de sangue
      Adultos e crianças: 150.000 a 400.000″. Abraço.

  • warley john

    olá boa tarde,meu filho de 1 ano e 9 meses esta com 414.00 isso estar normal pela idade dele?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, é uma situação que requer cuidados médicos. Abraço.

  • VANESSA

    Dr. Meu esposo fez exame e as plaquetas dele estão em 100.00 mil/mm3.
    E na observação está : MACROPLAQUETAS. Devo me preocupar? Pode ser grave? Grata!

  • http://www.facebook.com/kelly.prado.50 Kelly Prado

    ola submeti -me um hemograma completo e minhas plaquetas deram 154 mil mm3 e presença de manoplaquetas.e grave

  • Clovis

    Dr. Fiz hemograma completo e a minha contagem de plaquetas deu como resultado 869.000/mm3. Estou aperriado, mas não sinto nenhum sintoma. Que devo fazer? na série branca tive como resultado 15.300/mm3. Me dê uma explicação pq estou nervosinho

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Clovis, seu médico deve avaliar este resultado, alteração nas plaquetas e nos leucócitos, ele vai fazer um exame clínico e junto com os exames de laboratório diagnosticar. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ok normal. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não, o pediatra deve avaliar com nova avaliação e exames. Abraço.

  • Marluce Conceicao Ferreira Mar

    minhas plaquetas deu 327.000 e normal

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim.

  • glenda

    0iii o exame da minha filha deu plaquetas 445 mil/mm3 o que pode ser ?será que é serio ?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Glenada, não se preocupe, leve o resultado para seu médico avaliar de acordo com a clínica, mas este valor não é crítico. Abraço.

  • Aline

    Olá boa tarde! Meu filho de 2 anos fez um hemograma há dois meses e deu plaquetas 457, onde a pediatra constatou anemia e medicou ferro. passados dois meses, repeti o exame e deu 260..Está normal???Obg

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, poderia acompanhar este valor com novos exames, pois pode ter tido algum evento que possa ter reduzido as plaquetas levemente, mas nada preocupante, faça novo exame dentro de alguns dias para acompanhar o resultado e comparar com o anterior. Abraço.

  • cristiane

    Ola doutor, faz um mês que senti uma forte dor no abdomem tomei um remedio na emergencia do hospital e melhorou mas sinto ainda uma dorsinha de leve no canal da urina fiz exame de sangue deu plaquetas 140.000 e urina deu tudo normal o que pode ser?

  • Nilza Tavares

    Boa noite..estou muito preocupada pois fiz exame e o resultado de Plaquetas deu 716100… está muito alteradas, o que pode está acontecento comigo?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não é motivo para excluir um postulante ao posto de trabalho.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Se é persistente deve ser investigado realmente.