Usando Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais, e sobre o emagrecimento

O topiramato conhecido comercialmente como topamax, amato, toptil é um anticonvulsivante que também é eficaz para prevenir a enxaqueca. Este medicamento tem colaborado decisivamente em muitos casos para redução das crises de enxaqueca, apesar dos efeitos colaterais do remédio, tido como “ideal”, pois emagrece, não são todos agradáveis assim, pedra nos rins e perda de memória não é nada bom, mas os benefícios em muitos casos também são evidentes. Este texto aborda alguns fatos sobre o medicamento e como iniciei o tratamento.

No meu caso estou tomando uma dose leve de 25 mg, e a intenção aqui será avaliar a ação do medicamento especificamente para o caso de prevenção de enxaqueca.

Dr. Silberstein Silberstein, especialista em enxaqueca, relatou resultados de um estudo em 2002. Participaram 469 pacientes que tinham enxaqueca, e receberam diferentes doses do remédio topiramato ou placebos. Cerca de 50% deles apresentaram uma redução de 50% na frequência e duração de suas crises de enxaqueca.

Outro estudo de fevereiro de 2004, encontrou resultados semelhantes, com mais uma redução de 50% em enxaquecas.

Certos efeitos colaterais do medicamento podem não incomodar as pessoas, mas comumente, topamax ou amato vai causar reflexos mais lentos, problemas para pensar ou concentrar, problema de colocar a palavra certa (e outros problemas de fala), cansaço, falta de coordenação e tonturas. Ocorreram relatos de aumento de infecções respiratórias.

O topiramato também pode causar formigamento nas mãos ou pés, tremores, depressão, náuseas, problemas de memória e problemas visuais (tais como visão dupla).

Lembre-se, não é que você vai sofrer de todos esses problemas – são os efeitos colaterais mais comuns que já foram identificados em estudos e em pessoas usuárias de topiramato, e você pode não ter muitos ou nenhum problema, ou pode ter um ou alguns dos efeitos colaterais. O médico terá que avaliar o risco benefício de usar o medicamento.

O topiramato pode também causar defeitos de nascimento, se tomado durante a gravidez, inclusive foi motivo de comunicado recente do FDA alertando aumento de casos de lábio leporino e fenda palatina em crianças cujas mães estavam tomando este medicamento.

Topiramato funciona de três maneiras para prevenir ataques epilépticos. Em primeiro lugar, aumenta a atividade de um neurotransmissor chamado GABA no cérebro, que ajuda a acalmar a atividade nervosa. Também impede a entrada de sódio nas células nervosas, reduz a atividade elétrica que provoca convulsões.

A terceira e última ação identificada de topiramato é diminuir a capacidade de um neurotransmissor chamado glutamato para exitar as células nervosas. Ele faz isso por bloqueio dos receptores de glutamato.

Todas essas ações visam acalmar as células nervosas e estabilizar a atividade elétrica do nervo no cérebro. Isso ajuda a manter a função normal cerebral, prevenindo convulsões. No caso da prevenção de enxaqueca um ou os três mecanismos agem para alcançar o efeito.

Reduzindo os efeitos colaterais

Alguns problemas advindos do uso de topiramato podem ser reduzidos – evitando interações medicamentosas (converse com seu médico), e tomar o medicamento conforme indicado (não parar de repente ou tomar muito ou pouco). Ajudará também se tomar vários copos de água por dia para evitar a possibilidade de desenvolvimento de pedras nos rins.

No meu caso já tenho propensão a ter pedra nos rins, por isso, tenho me policiado para beber mais água, de preferência, o dobro do que eu bebia antes, era muito pouco.

Outra ação que deve ser tomada para prevenir surgimento de problemas futuramente é realizar exames laboratoriais a cada seis meses ou dependendo de cada caso, seu médico vai identificar, mais ou menos tempo, exames como uréia e creatinina, exame de urina e outros que forem necessários.

Quanto ao efeito colateral de emagrecimento, realmente ele existe, é real, mas muito pouco, que eu identifiquei, para ser usado especificamente para este fim com todos os outros efeitos colaterais que ele apresenta, mesmo assim tem um estudo sendo realizado usando a combinação de duas drogas Phentermine e topiramato, que a princípio foi eficaz no tratamento da obesidade, juntamente com as mudanças na dieta e estilo de vida.

A maioria dos médicos terão muitas recomendações antes de indicar topiramato, o que é louvável, existem muitos tratamentos naturais e não medicamentosos que têm ajudado a minimizar os ataques de enxaqueca, e a maioria deles são muito menos propensos a causar efeitos colaterais.

A princípio estou tendo bons resultados com o uso do topiramato (amato), mas vou aguardar mais algum tempo antes de emitir um relato mais pormenorizado sobre efeitos colaterais e porcentagem de redução das crises de enxaqueca no meu caso, farei isso em outro texto que irei publicar em breve, assim que o fizer aviso no final deste texto.

E você já usou, teve bons resultados, ou não deseja nem mais ouvir falar neste medicamento? Até mais.

 

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 85

Usando Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais, e sobre o emagrecimento
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
Aline
Visitante
Aline

Meu neurologista passou pra mim tonar meio comprimido anoite.Ainda nai comecei o tratamento pois estou cm medo de ter os efeitos colaterias,oque faço?

Paula
Visitante
Paula

Doutor comigo me deu muitos gases.
Minha barriga inchou um pouco, daí tomei um chá de casa de cebola e melhorou.
Será que gases também é uma das reações?

Larissa duarte
Visitante
Larissa duarte

Comecei a tomar hoje o toperamato de 50 mg e esta me encomodando muito um aperto no pulso mimha irma tambem tomou a primeira vez e eata sentindo isso, estamos tomando para emagrecer. Isso e normal este aperto no pulso no braço esquerdo?

Leila polo
Visitante
Leila polo

Tomo topiramato a anos 150mg porém faz uns 8 dias q parei pq faltou na farmácia da minha cidade e qurro saber se é normal ter enjoos tremedeira no corpo e palpitações obg

Caroline
Visitante
Caroline

Dr eu tomo topiramato há uns 8 anos e de um ano pra cá que o médico diminuiu as doses, não sei coincidência ou não mas eu to sentindo algumas coisas que leio como efeitos colaterais, bem como visão turva, dificuldade pra concentrar, esquecimento e horas tristezas e isso aflora mais próximo da tpm .. alguma relação ??

thaelinne francciele siqueira nadolny
Visitante
thaelinne francciele siqueira nadolny

Olá boa tarde, irá fazer um mês que estou tomando o Amato( Topiramato) comecei a tomar pelo fato das enxaquecas muito fortes que tenho, meu paladar mudou totalmente, meu sono mudou, ando tendo pesadelos, algumas alucinações, estou com medo será que isso é efeito do remédio.

Fabiane
Visitante
Fabiane

Tomo Topiramato p enxaqueca há 8 meses. Senti tonturas na primeira semana e formigamento durante uns meses. Depois td passa e já não sinto mais nada. Nenhum desses efeitos colaterais me fez desistir do tratamento, pq a dor de cabeça era mil veses pior, crises de enxaqueca de uma semana.. Dor agora somente qnd vou ficar menstruada e dura 2 dias só.

SALETE WOJCIK
Visitante
SALETE WOJCIK

Bom dia. Estou usando o topiramato 25mg há 45 dias já. Estou sentindo alguns efeitos ja citados aki. Alem disso, estou sentindo uma quentura na boca (pelo menos umas 3 a 4x no dia), essa quentura é a mesma sensação quando a gente come uma comida bastante apimentada. Esse sintoma seria um efeito colateral do medicamento? Notei q após o uso do medicamento surgiu este sintoma, mas ninguém mencionou q teve este efeito. Poderia me esclarecer?

Maria
Visitante
Maria

Boa tarde. Estou tomando 25 mg de Amato a noite para tratamento da enxaqueca e um zumbido interminável na cabeça. Estou com muita dor de estômago, enjoo e visão embaçada, porém a enxaqueca já me da muito enjoo e aura visão turva. Já não sei se é uma reação adversa do Amato ou os complemento da enxaqueca, muito sofrido..

Silvana Inácio vitor
Visitante
Silvana Inácio vitor

Quinto dia que estou usando Amato e realmente vou parar por que estou enlouquecendo de coceira neurologista me indicou pra enxaqueca! Não deu certo😔

Grazielle
Visitante
Grazielle

Olá Dr.

Pode me dizer se é normal ele dar diarréia e fazer descer menstruação antes do prazo? Estou sofrendo com estes dois problemas.

Faz exatamente uma semana que estou tomando o Amato 25mg indicado pela endocrinologista, para emagrecer.

Marcela
Visitante
Marcela

Olá boa noite, gostaria de saber se quando eu parar o.topiramato voltarei a engordar? Ele aumenta a ansiedade?
Claro que com exercício físico e reeducação alimentar adequada.

Carla
Visitante
Carla

Boas. Eu tomo topiramato a quase 2 meses comecei com 0.25mg e passei para 0.50mg ao peq.almoco. As vezes ainda tenho uma pontada de dor mas passa. Tenho muitos efeitos secundários formigueiro no calcanhar e mão, enjoo, visão desfocada, cheiro mt activo o que me incomoda com alguns alimentos, alteração do paladar, deixei de comer mt coisa por me saber mal, a coca cola é horrível, a agua com gas é horrível, deu um gole na cerveja é horrível. Alterou o paladar de muita coisa que eu gostava. E claro como consequência já perdi 8 kilos pois tenho dias que… Read more »

Daiane
Visitante
Daiane

Faço uso do topiramato 25 mg há. 2 meses, como não reduziu quase nada nas crises o médico passou para 50 mg que começou fazer o olho direito pulsar demais. Antes tinha muito formigamento nas mãos e pés na dosagem de 25 mg.
Vou retornar no dr. estou com medo.

Guelry
Visitante
Guelry

Olá Dr, faz 3 anos que faço tratamentos para enxaqueca ja tomei diversos medicamentos, nortriplina usei uns 6 meses , não senti muito efeito colateral porém perdeu efeito, mudou para escitalopram ,paroxetina, propanolol e todos nao surtiram muito efeito ou tive muita reação, agora estou no topiramato 25mg há uma semana , sinto enjoo , indisposição, desconcentração, e as dores de cabeça ainda São frequentes
Espero mais um pouco pra ver se o remédio surti efeito? É normal sentir e se esses efeitos passam com o tempo?
qual prazo devo esperar?

Patricia
Visitante
Patricia

Bom Dia.
Comecei a tomar Amato por indicação do Endocrino, e estou no terceiro dia. Mas desde o primeiro senti dor nos olhos. E como eu li na bula que pode dar problemas de perda de visão, fiquei com medo. Será que eu devo insistir mais uns dias para ver se meu corpo acostuma ou devo interromper imediatamente? Pois tentei marcar consulta com meu médico e consegui agenda só daqui 35 dias.

Tereza
Visitante
Tereza

Oi gente ! Resolvi dar um depoimento aqui sobre esse medicamento , porque eu já não vivia de tanta dor de cabeça ,simplismente sobrevivia as crises eram semanais e frequentes. Até que cheguei nesse medicamento Amato Tomiramato 25 mg 1 comprimido a noite . As crises parou tem efeitos colaterais mas é mais tolerável do que as dores. Por enquanto está dando certo vamos ver até qnd compensa , não é fácil.

Yanca
Visitante
Yanca

Estou com uma pressão na cabeça, consultei com o neurologista e ele me receitou o amata 25 mg isso resolbe alguma coisa a pressão sai ?
Não aguento mas essa pressão na minha cabeça noites e noites sem dormir !!
Hoje e o segundo dia que estou tomando o amato !!

Gabriela
Visitante
Gabriela

Uso Amato faz dois meses e ainda tenho náuseas e formigamento nas mãos de vez em quando, é normal?

Juliana
Visitante
Juliana

Faço uso do Amato 50 a um ano aproximadamente, estou tratando uma enxaqueca com aura e tinha crises fortíssimas! Tive efeitos colaterais sim no inicio do tratamento como todos aqui relataram, mais eles passaram com o passar do tempo. Pois para mim oque mais surpreedeu foram as melhoras nas crises! Dores de cabeça eu ainda as tenho, porem a aura que é oque mais assusta e incomoda muita não tenho mais. Nesse perido de tratamento tive apenas 2 crises bem fracas, ou seja no meu caso o Amato resolveu e muito!