farmáciaClopidogrel e omeprazol, evite tomar junto esses medicamentos

Clopidogrel e omeprazol, evite tomar junto esses medicamentos

Estudos sugerem que a administração concomitante de clopidogrel e omeprazol pode interferir na eficácia do clopidogrel.

O medicamento clopidogrel quando usado com omeprazol pode ter sua ação comprometida, entenda porque deve evitar tomar os dois juntos.

O medicamento clopidogrel é um inibidor da agregação plaquetária, geralmente utilizado na prevenção de eventos trombóticos em pacientes com doenças cardiovasculares.

O que acontece com clopidogrel quando usado com omeprazol

O medicamento clopidogrel é um pró-fármaco que requer ativação por uma enzima hepática, a CYP2C19, para produzir seu efeito antiplaquetário.

O medicamento omeprazol, é um inibidor da bomba de prótons – IBP, usado no tratamento de úlceras gástricas e refluxo gastroesofágico.

O omeprazol inibe a atividade da enzima CYP2C19, o que pode levar a uma redução na ativação do clopidogrel e, portanto, a uma redução na eficácia do medicamento.

É importante que os pacientes discutam com seus médicos sobre os riscos e benefícios da administração concomitante desses medicamentos e considerem alternativas, se necessário.

Qual a solução para o problema – Sugestão de uso

Uma solução para minimizar a interferência na eficácia do clopidogrel quando usado junto com o omeprazol é considerar a utilização de um IBP – inibidor da bomba de prótons, diferente, que não iniba a enzima CYP2C19.

Alguns exemplos incluem pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol, que têm um menor potencial para inibir a enzima CYP2C19 em comparação com o omeprazol.

Outra opção é utilizar uma dose mais baixa de omeprazol, o que pode reduzir o impacto da inibição da enzima CYP2C19 no metabolismo do clopidogrel.

É importante que essa decisão seja feita em conjunto com um médico, pois a dosagem do omeprazol pode precisar ser ajustada com base nas necessidades do paciente.

Veja também sobre loratadina e desloratadina.

Além disso, é fundamental que os pacientes informem seus médicos sobre todos os medicamentos que estão tomando, incluindo medicamentos prescritos, de venda livre e complementares, para que possam ser tomadas medidas adequadas para minimizar os riscos de interações medicamentosas.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Para que serve o medicamento piroxicam

Piroxicam é um medicamento anti-inflamatório, usado para artrite

Seis maneiras de cuidar da saúde poupando dinheiro

As dificuldades financeiras podem interferir sobremaneira na relação saúde...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x