Melhorou diagnóstico da malária, resultado da recomendação de uso de teste rápido

Relatório da OMS destaca que ocorreu aumento nos programas de controle da malária, entre 2008 e 2010 resultou na oferta de mosquiteiros tratados com inseticida (MTI) para proteger milhões de pessoas em risco de contrair malária, pulverização de interiores também protegeu 75 milhões de pessoas. O relatório da OMS destaca ainda que o acesso a intervenções de antimaláricos a todos aqueles que precisam deles, está produzindo resultados e outro fator importante na área de diagnóstico, foi a proposta de realização de exames conhecidos como testes rápidos para malária, no próprio laboratório ou em campo, além da microscopia em gota espessa.

Existe uma forte tendência de queda nos casos de malária no mundo, os resultados alcançados com as ações propostas pela OMS foram os melhores em décadas, disse a Diretora Geral da instituição, Margaret Chan.

As estratégias para combater a malária continuam a evoluir. No início deste ano, a OMS recomendou que todos os casos suspeitos de malária sejam confirmados por um teste de diagnóstico antes da administração de antimaláricos. Já não é de admitir que qualquer pessoa com febre tem malária e necessidades de tratamento contra a malária. Barato, de qualidade garantida testes de diagnóstico rápido estão agora disponíveis que podem ser usados por todos os profissionais de saúde, inclusive nas unidades de saúde periféricas e ao nível da comunidade. Mas na prática a maioria dos estados no Brasil ainda não disponibilizam o teste.

O teste rápido para a detecção de malária pesquisa qualitativamente HRP2 – proteína 2 rica em histidina, liberada pelo Plasmodium falciparum e pesquisa a aldolase, um antígeno pan-plasmódio liberado por todas as espécies de Plasmodiums, com a finalidade do diagnóstico de malária. (seg. Human GmbH). São testes de fácil realização e resultado liberado em menos de 20 minutos.

O diagnóstico de infecções por Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax dependendo da parasitemia pode implicar em resultado que não representam a realidade, mais um motivo para aplicação do teste rápido para malária.

Em resumo, o relatório destaca a importância de manter o impulso para a prevenção da malária, controle e eliminação que se desenvolveu ao longo da última década.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 52

Melhorou diagnóstico da malária, resultado da recomendação de uso de teste rápido
Compartilhe este texto
avatar
trackback
Hemograma completo, um resultado de exame de sangue com muitas informações | Plugbr.net

[…] Parasitas da Malária: Podem aparecer grânulos finos em eritrócitos que abrigam Plasmodium vivax ou Plasmodium falciparum. […]