Hérnia inguinal, eu fiz a cirurgia, relato o caso com sintomas, exames antes da operação, repouso e recuperação

Recentemente passei por um procedimento cirúrgico devido a uma hérnia inguinal bilateral, e como nunca tinha realizado nenhum tipo de cirurgia, realmente foi bastante tenso. Escrevo aqui meu relato sobre o caso para que outras pessoas que eventualmente necessitem realizar a mesma cirurgia possam conhecer um pouco sobre, sintomas da doença, exames antes da operação, internação, realização do procedimento cirúrgico com colocação de tela, quantos dias de repouso, atestado, processo de recuperação e outros detalhes.

Na verdade tudo começou com uma dor na virilha, que na realidade não era exatamente dor, e sim uma ardência, como eu joguei bola no passado, parei devido a problemas no joelho, me lembro que já sentia este incômodo, mas pensava que era algum tipo de distensão na virilha, um estiramento em decorrência do futebol. Depois que parei de jogar comecei fazer corrida, geralmente quatro a cinco km, dia sim, dia não, mas a leve ardência continuou. Depois de alguns anos o que era ardência leve, passou a ser mais forte, e nos últimos meses surgiu um caroço na região pubiana, este sim, causava bastante dor a ponto de ter que deitar quando chegava das corridas. Marquei uma consulta.

Ao chegar no consultório o médico imediatamente constatou que era hérnia inguinal, não pediu nenhum tipo de exame laboratorial ou de imagem, apenas por meio da avaliação clínica, e disse mais, era uma hérnia bilateral, ou seja o problema era do lado esquerdo que tinha a dor na virilha e o caroço, e também no lado direito, e a notícia bomba, tem que fazer cirurgia dos dois lados. Realmente este momento é meio tenso, com certeza.

A hérnia inguinal é a presença de um abaulamento, um tipo de caroço que percebemos na virilha ou perto desta região, isso ocorre devido a uma fraqueza da parede abdominal, do canal inguinal, e com esta estrutura mais fraca partes do intestino acabam “descendo”, escapando por este local e depois vai formar o caroço.

O canal inguinal é uma passagem natural através da parede abdominal, perto da virilha, e (nos homens) serve como uma rota normal para os testículos descerem em direção ao escroto, antes do nascimento. Após o nascimento, este canal tende a se fechar, não permitindo a passagem do intestino por aí. Mas no caso da hérnia, esta passagem mantém-se aberta, deixando-o livre.

Diagnóstico e exames do risco cirúrgico

O médico que diagnosticou o problema, um cirurgião, me encaminhou ao cardiologista para realizar o risco cirúrgico, uma forma de avaliar se o paciente está apto a realizar um procedimento cirúrgico. Solicitou exames,  hemograma, coagulograma, TGO, TGP, uréia creatinina e glicose. Além destes testes laboratoriais também foi feito um eletrocardiograma. O cardiologista liberou um laudo atestando que estava tudo certo e que eu poderia passar pelo processo cirúrgico.

Como tinha plano de saúde encaminhei a solicitação do médico para liberação de cirurgia, cinco dias depois foi liberado. Marcamos a cirurgia para ser realizada 10 dias depois, a espera é um tanto quanto estressante. Enfim, o dia chegou. No hospital, verificaram os papéis de liberação e encaminhamento.

Aqui vale uma observação, as mazelas da saúde pública no país entravam também a realização de cirurgias que muitos pacientes necessitam fazer pelo SUS, a fila não anda, conheço pessoas que aguardam anos para passar pelo procedimento, agrava o caso e traz consequências terríveis, isso é lamentável.

A internação e cirurgia

Depois de algumas horas aguardando a internação, fui para o quarto, fiquei por volta de 2 horas com um soro espetado na veia. Quando a porta se abriu o coração disparou imediatamente, me passaram para uma maca e fui encaminhado para a sala cirúrgica. Acredito que neste momento um pouco mais de conversa e explicações básicas deveria existir, pouco se fala no ambiente.

Deitado, olhando para grandes luzes no teto, a enfermeira aplicava medicamentos, sono forte chegou, apaguei imediatamente. Depois de algumas horas acordei, o médico avisava que tinha terminado e estava tudo bem.

cirurgia-herniaA cirurgia foi a tradicional e anestesia peridural, com corte realizado por volta de dez centímetros abaixo do umbigo. Como a hérnia era dos dois lados, realizou dois cortes, na direita e esquerda de tamanho entre 9 a 10 centímetros cada um. Em adultos sempre é recomendado a colocação de uma tela de polipropileno, importante para reforçar a parede abdominal e desta forma reduzir a possibilidade de recidiva.

Poucos minutos depois de terminar o procedimento cirúrgico, em uma maca percorria os longos corredores do hospital de volta para o quarto, não tinha dor.

Horas depois, no final de tarde, um pouco de dor incomodava, mas nada muito forte. Chegou a noite e junto com ela uma dificuldade que me tirou o sono mais do que qualquer dor, não conseguia fazer xixi. Várias tentativas e nada. A enfermeira passou pelo quarto, sabendo que ainda não tinha conseguido urinar, disse que poderia colocar uma sonda, neste momento a adrenalina subiu novamente. Pedi para aguardar um pouco. Quando a madrugada terminava, consegui urinar, um alívio.

Alta médica e recomendações após a cirurgia

No dia seguinte à cirurgia, quando tomava uma xícara de café, o médico passou no quarto, examinou e disse que estava tudo bem e iria me dar alta.

Recomendou repouso, não levantar peso, e não dirigir no primeiros dias, alimentação normal e retornar depois de uma semana para consulta, depois saiu para ver outro paciente que gemia no quarto que ficava no final do corredor.

O médico também prescreveu antiinflamatório e um medicamento para dor, caso fosse necessário, tomaria. Recomendou e atestou ficar em casa, afastado do trabalho por 15 dias, depois poderia voltar, mas com cautela. Depende também do tipo de atividade que a pessoa realiza.

A recuperação da operação é geralmente bem rápida, a maioria dos pacientes voltam para suas atividades normais em poucos dias. Nos primeiros é interessante evitar fazer esforço físico excessivo e dirigir seu veículo somente depois da primeira semana.

Outras recomendações: Não pratique esportes que possa exercer pressão na área da cirurgia nos dois primeiros meses, mas deve conversar com seu médico sobre cada esporte especificamente, abdominais, por exemplo, alguns médicos pedem que evite por 3 meses, correr, após 30 a 35 dias. Pergunte ao seu médico sobre suas atividades físicas quando fizer o retorno para retirar os pontos.

Também deverá evitar ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia. Caso seu intestino não funcione pelo período de dois ou três dias, poderá tomar um laxante suave.

Depois de 10 dias poderá ter relações sexuais com certa cautela, se estiver se sentindo bem. É recomendado também evitar erguer peso no primeiro mês, e depois no segundo e terceiro mês evitar erguer mais de 20 kg.

Uma recomendação importante: Caso tenha náusea e vômitos persistentes, febre, falta de ar, respiração curta e tosse constante, se os cortes apresentarem vermelhidão, saída de secreção (pus), sangramentos constantes, ou dor abdominal e inchaço persistente, procure seu médico.

O processo cirúrgico sempre causa um pouco de apreensão e até medo, mas tente manter a calma, falar com pessoas que passaram bem pelo procedimento, além de conversar muito com seu médico, esclarecer as dúvidas, saber como todo processo será realizado, ajuda muito.

Estou me recuperando bem até agora, voltei ao trabalho depois de 15 dias, e estou tendo um certo cuidado e cautela nas atividades neste primeiro mês, mas estou muito ansioso para voltar a praticar esportes.

Qualquer novo detalhe vou atualizar o texto. Até mais.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 224

Hérnia inguinal, eu fiz a cirurgia, relato o caso com sintomas, exames antes da operação, repouso e recuperação
Compartilhe este texto
avatar
Vane Walter
Visitante
Vane Walter

Muito útil mesmo!!!!! Fiz a cirurgia anteontem e estou passando bem embora naturalmente com um certo desconforto. A minha hérnia inguinal era do lado esquerdo e a única coisa que me incomoda agora é que nestes dois dias ainda não evacuei embora tenha vontade. No mais é recuperar com tranquilidade e voltar as minhas atividades. Obrigado!!!!

Frederico Luiz de Freitas
Visitante
Frederico Luiz de Freitas

Fiz também hérnia bilateral. As dores que existem ainda devido ter 19 dias são umas pontadas e ardência na virilha mas suportável segundo o médico e normal,mas peso de forma alguma pelo menos a te a outra avalição vai ser de 45 dias, algumas coisas tenho que fazer mas com cautela tipo subir a escada para entrar em casa e sair se necessário mas eu faço com bastante cuidado pé a pé acho que essas coisas não devemos muito olhar o que é bom pra mim talvez não é bom pra você então o principal e sempre está olhado com… Read more »

Luís Costa
Visitante
Luís Costa

Boa tarde, Fiz cirurgia à Hérnia Inguinal bilateral, com dois cortes de cerca de 10cm, há 19 dias. Não tenho feito qualquer esforço, tendo apenas subido e descido escadas após 6 dias (tirar pontos). Entretanto, sobretudo a partir do 12º dia após a intervenção tenho sentido de vez em quando picadas, ora de um lado, ora de outro… Ao 3º dia tina toda a zona genital preta, pelo que (em pânico) contactei o cirurgião. Fiquei mais tranquilo quando me disse ser normal quando se opera dos dois lados. Entretanto, a minha maior preocupação (além das picadas) são as profundas alterações… Read more »

Anne Caroline Flores Lara
Visitante
Anne Caroline Flores Lara

Boa tarde fiz uma cirurgia hernia inguinal esquerda coloquei tela faz 10 dias desde ontem comecei a sentir umas fisgadinhas na cirurgia nada forte mas incomodas sera normal ?Meu retorbo para tirar pontos e semana que vem.

Lucas dos Santos Vieira
Visitante
Lucas dos Santos Vieira

Fiz a cirurgia de hérnia inguinal do lado direito. Algumas coisas que não deveria fazer acabei fazendo nos primeiros dias como dirigir e caminhar, a cirurgia foi dia 30/05 e hoje com 8 dias pós cirurgia me sinto bem, tomo os medicamentos para dor, o de náusea já acabou, porém estou preocupado com uma sensação de desconforto e leve dor na região acima da bexiga, estou sem saber o que fazer pois não sei se é normal isso nesses casos ou foi devido as duas vezes que dirigi pois caminhar não seria tanto o problema. Se alguém passou por isso… Read more »

Antonio Ferreira
Visitante
Antonio Ferreira

Fiz a cirurgia de hérnia inguinal esquerda dia 20/5, pela ultrassonografia ela media apenas 0,18mm, mas não tem jeito, o tratamento é cirúrgico. Hoje fazem 5 dias da cirurgia, tive alta no dia seguinte e o medico pediu q eu retorne pra consulta 7 dias depois. Bom, hoje ainda sinto dor no local, mas, suportável. Quando sento, deito ou levanto, tenho que fazer com cuidado pois o local ainda está sensível e dói. Faço gelo no local e o médico me disse que a sensação que o local ainda continua anestesiado ainda vai demorar uns 3 meses para voltar ao… Read more »

Fernando Ribeiro
Visitante
Fernando Ribeiro

Fiz a cirurgia tem 5 dias, estou sentindo frebe e com a garganta inflamada, isso é por conta FS cirurgia

Dete
Visitante
Dete

Boa tarde! Há dois anos atrás fiz uma ultrassonografia e constatou 2 ernias inguinal. Fiquei apavorada e procurei um cirurgião
. Dei entrada nos papéis fiz uns exames e fiquei esperando o convênio liberar a guia. Aí messe intervalo, descobri que estava grávida e cancelei a cirurgia. Hoje voltei ao médico, fiz um ultrasson e o médico disse que não tenho ernia. Isso pode acontecer?

Fábio
Visitante
Fábio

Sobre cirurgia hérnia inguinal, cirurgia aberta, no lugar do corte, após 1 mês, apresento uma certa sobrinha, ondulação, na parte cima do corte, como,quando de pé, deitado fica lindinho, acontece isto com vcs?

Rodolfo Pimenta
Visitante
Rodolfo Pimenta

Olá!
Fiz a cirurgia bilateral e a epigástrico no dia 16/04/19, isto é, há 05 dias, sendo realizada por meio laparoscópica. Tenho uma grande dúvida sobre o pós, o médico mandou eu andar bastante, mas não consigo realizar essas caminhadas porque minhas costas doem muito, inclusive sendo dores bem mais intensas que no local das cirurgias. Desejo saber se o fato de passar praticamente o dia deitado pode complicar a cirurgia?

Rafael
Visitante
Rafael

Fiz há dez dias no lado esquerdo (que o que parecia ser hérnia recidivada era na verdade fibrose da primeira cirurgia. O médico fez uma raspagem e colocou outra tela). No lado direito tinha uma hérnia e colocou tela também. Durante o dia consigo andar em casa e ficar sentado. A noite que começa a doer muito, tem sido assim todos os dias até aqui. Na torcida pra que eu tenha uma melhora essa semana. Do contrário começo a me preocupar.

Rafael
Visitante
Rafael

Olá,
Após realizar a cirurgia hérnia inguinal bilateral, tirar pontos médico pediu pra retornar após 2 meses, sabe qual tipo de avaliação geralmente é feito? Realizado algum exame, ou médico apenas verifica se tem dor ?

Mauro Franco da Costa
Visitante
Mauro Franco da Costa

Preciso fazer a cirurgia de hérnia inguinal e Estou apavorado e pensando em desistir. O que vcs me aconselham?

FABIO APARECIDO LEME
Visitante
FABIO APARECIDO LEME

Oi fiz cilurgia no dia 19 de março de 2019 hoje dia 1 de abril e ainda sinto muito dor e uma pressão acima da virilha como o que já senti antes da operação o médico disse que e normal já me liberou para dirigir gostaria de saber de vcs que já passou por isso se e normal essa dor e por quanto tempo persistência

Railson
Visitante
Railson

Boa Tarde!!..estou com uma hernia pequena do lado direito. Qual o tipo de cirurgia é melhor para o meu caso?..Aberta ou por video?..qual o tempo de duraçao em media da cirurgia?

Rafael
Visitante
Rafael

Bom dia,
Fiz cirurgia hérnia inguinal bilateral lado direito tinha abolamento, faz 13 dias, consigo andar com certa dificuldade, mas não necessito tomar remédios mas, uma pergunta após 40 dias da pra andar sem inconvenientes distâncias médias , subir escadas etc ?

Airton Bulhosa Cerqueira
Visitante
Airton Bulhosa Cerqueira

Boa noite!
Fiz uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral há 11 dias (10/03/2019). Estou me sentindo bem, embora ainda esteja bem limitado, a região inguinal um pouco inchada e dormente, andando somente em casa, terminei a medicação ontem (anti-inflamatório). Não estou dirigindo, alguns movimentos ainda são um pouco dolorosos. Hoje à tarde voltei ao médico (meu primeiro retorno pós-operatório), disse que está tudo bem que já posso fazer caminhadas leves e devo retornar dentro de 20 dias.

Nilson
Visitante
Nilson

Bom Dia!! Fiz uma Cirurgia de Hérnia inguinal Bi Lateral no último dia 15/01/2019 e após 52 Dias Sinto que o lado esquerdo está um pouco inchado ainda e o local do corte esta tipo endurecido, além de ambos os lados da cirurgia estarem meio que Dormentes. Não Sinto dores mas sinto umas fisgadas as vezes, já estou andando e fazendo algumas atividades normalmente. Gostaria de saber se esse inchaço e endurecido do lado esquerdo é normal

Kevin Gaspar
Visitante
Kevin Gaspar

Olá amigo, após seis dias da operação da hérnia ingnal direita ainda sinto dores na região da cirurgia, não consigo caminhar reto, e algumas dores abdominais também. E a região da virilha e ao redor incluindo parece de cima do órgão genital está arroxeado. Estou tomando remédio para dor forte até hoje.

Izamara M
Visitante
Izamara M

E pode ser ter acompanhante você teve? Tem declaração de horas para o acompanhante ?