Hérnia inguinal, eu fiz a cirurgia, relato o caso com sintomas, exames antes da operação, repouso e recuperação

Recentemente passei por um procedimento cirúrgico devido a uma hérnia inguinal bilateral, e como nunca tinha realizado nenhum tipo de cirurgia, realmente foi bastante tenso. Escrevo aqui meu relato sobre o caso para que outras pessoas que eventualmente necessitem realizar a mesma cirurgia possam conhecer um pouco sobre, sintomas da doença, exames antes da operação, internação, realização do procedimento cirúrgico com colocação de tela, quantos dias de repouso, atestado, processo de recuperação e outros detalhes.

Na verdade tudo começou com uma dor na virilha, que na realidade não era exatamente dor, e sim uma ardência, como eu joguei bola no passado, parei devido a problemas no joelho, me lembro que já sentia este incômodo, mas pensava que era algum tipo de distensão na virilha, um estiramento em decorrência do futebol. Depois que parei de jogar comecei fazer corrida, geralmente quatro a cinco km, dia sim, dia não, mas a leve ardência continuou. Depois de alguns anos o que era ardência leve, passou a ser mais forte, e nos últimos meses surgiu um caroço na região pubiana, este sim, causava bastante dor a ponto de ter que deitar quando chegava das corridas. Marquei uma consulta.

Ao chegar no consultório o médico imediatamente constatou que era hérnia inguinal, não pediu nenhum tipo de exame laboratorial ou de imagem, apenas por meio da avaliação clínica, e disse mais, era uma hérnia bilateral, ou seja o problema era do lado esquerdo que tinha a dor na virilha e o caroço, e também no lado direito, e a notícia bomba, tem que fazer cirurgia dos dois lados. Realmente este momento é meio tenso, com certeza.

A hérnia inguinal é a presença de um abaulamento, um tipo de caroço que percebemos na virilha ou perto desta região, isso ocorre devido a uma fraqueza da parede abdominal, do canal inguinal, e com esta estrutura mais fraca partes do intestino acabam “descendo”, escapando por este local e depois vai formar o caroço.

O canal inguinal é uma passagem natural através da parede abdominal, perto da virilha, e (nos homens) serve como uma rota normal para os testículos descerem em direção ao escroto, antes do nascimento. Após o nascimento, este canal tende a se fechar, não permitindo a passagem do intestino por aí. Mas no caso da hérnia, esta passagem mantém-se aberta, deixando-o livre.

Diagnóstico e exames do risco cirúrgico

O médico que diagnosticou o problema, um cirurgião, me encaminhou ao cardiologista para realizar o risco cirúrgico, uma forma de avaliar se o paciente está apto a realizar um procedimento cirúrgico. Solicitou exames,  hemograma, coagulograma, TGO, TGP, uréia creatinina e glicose. Além destes testes laboratoriais também foi feito um eletrocardiograma. O cardiologista liberou um laudo atestando que estava tudo certo e que eu poderia passar pelo processo cirúrgico.

Como tinha plano de saúde encaminhei a solicitação do médico para liberação de cirurgia, cinco dias depois foi liberado. Marcamos a cirurgia para ser realizada 10 dias depois, a espera é um tanto quanto estressante. Enfim, o dia chegou. No hospital, verificaram os papéis de liberação e encaminhamento.

Aqui vale uma observação, as mazelas da saúde pública no país entravam também a realização de cirurgias que muitos pacientes necessitam fazer pelo SUS, a fila não anda, conheço pessoas que aguardam anos para passar pelo procedimento, agrava o caso e traz consequências terríveis, isso é lamentável.

A internação e cirurgia

Depois de algumas horas aguardando a internação, fui para o quarto, fiquei por volta de 2 horas com um soro espetado na veia. Quando a porta se abriu o coração disparou imediatamente, me passaram para uma maca e fui encaminhado para a sala cirúrgica. Acredito que neste momento um pouco mais de conversa e explicações básicas deveria existir, pouco se fala no ambiente.

Deitado, olhando para grandes luzes no teto, a enfermeira aplicava medicamentos, sono forte chegou, apaguei imediatamente. Depois de algumas horas acordei, o médico avisava que tinha terminado e estava tudo bem.

cirurgia-herniaA cirurgia foi a tradicional e anestesia peridural, com corte realizado por volta de dez centímetros abaixo do umbigo. Como a hérnia era dos dois lados, realizou dois cortes, na direita e esquerda de tamanho entre 9 a 10 centímetros cada um. Em adultos sempre é recomendado a colocação de uma tela de polipropileno, importante para reforçar a parede abdominal e desta forma reduzir a possibilidade de recidiva.

Poucos minutos depois de terminar o procedimento cirúrgico, em uma maca percorria os longos corredores do hospital de volta para o quarto, não tinha dor.

Horas depois, no final de tarde, um pouco de dor incomodava, mas nada muito forte. Chegou a noite e junto com ela uma dificuldade que me tirou o sono mais do que qualquer dor, não conseguia fazer xixi. Várias tentativas e nada. A enfermeira passou pelo quarto, sabendo que ainda não tinha conseguido urinar, disse que poderia colocar uma sonda, neste momento a adrenalina subiu novamente. Pedi para aguardar um pouco. Quando a madrugada terminava, consegui urinar, um alívio.

Alta médica e recomendações após a cirurgia

No dia seguinte à cirurgia, quando tomava uma xícara de café, o médico passou no quarto, examinou e disse que estava tudo bem e iria me dar alta.

Recomendou repouso, não levantar peso, e não dirigir no primeiros dias, alimentação normal e retornar depois de uma semana para consulta, depois saiu para ver outro paciente que gemia no quarto que ficava no final do corredor.

O médico também prescreveu antiinflamatório e um medicamento para dor, caso fosse necessário, tomaria. Recomendou e atestou ficar em casa, afastado do trabalho por 15 dias, depois poderia voltar, mas com cautela. Depende também do tipo de atividade que a pessoa realiza.

A recuperação da operação é geralmente bem rápida, a maioria dos pacientes voltam para suas atividades normais em poucos dias. Nos primeiros é interessante evitar fazer esforço físico excessivo e dirigir seu veículo somente depois da primeira semana.

Outras recomendações: Não pratique esportes que possa exercer pressão na área da cirurgia nos dois primeiros meses, mas deve conversar com seu médico sobre cada esporte especificamente, abdominais, por exemplo, alguns médicos pedem que evite por 3 meses, correr, após 30 a 35 dias. Pergunte ao seu médico sobre suas atividades físicas quando fizer o retorno para retirar os pontos.

Também deverá evitar ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia. Caso seu intestino não funcione pelo período de dois ou três dias, poderá tomar um laxante suave.

Depois de 10 dias poderá ter relações sexuais com certa cautela, se estiver se sentindo bem. É recomendado também evitar erguer peso no primeiro mês, e depois no segundo e terceiro mês evitar erguer mais de 20 kg.

Uma recomendação importante: Caso tenha náusea e vômitos persistentes, febre, falta de ar, respiração curta e tosse constante, se os cortes apresentarem vermelhidão, saída de secreção (pus), sangramentos constantes, ou dor abdominal e inchaço persistente, procure seu médico.

O processo cirúrgico sempre causa um pouco de apreensão e até medo, mas tente manter a calma, falar com pessoas que passaram bem pelo procedimento, além de conversar muito com seu médico, esclarecer as dúvidas, saber como todo processo será realizado, ajuda muito.

Estou me recuperando bem até agora, voltei ao trabalho depois de 15 dias, e estou tendo um certo cuidado e cautela nas atividades neste primeiro mês, mas estou muito ansioso para voltar a praticar esportes.

Qualquer novo detalhe vou atualizar o texto. Até mais.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.71
Total de Votos: 155

Hérnia inguinal, eu fiz a cirurgia, relato o caso com sintomas, exames antes da operação, repouso e recuperação
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para
Izamara M
Visitante
Izamara M

E pode ser ter acompanhante você teve? Tem declaração de horas para o acompanhante ?

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Caso siga com dores verifique a opinião de outro médico, é sempre bom uma segunda opinião nestes casos.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sempre ficamos com um pouco de medo, mas foi tranquilo. Abraço amigo.

Paulo Ota
Visitante
Paulo Ota

Amigos fiz a cirurgia de Hérnia ignal lado direito por vídeo no dia 09 novembro de 2018 hoje faz 09 dias e estou praticamente normal só sinto pontadas e fisgada na região da tela colocada que parece que seja o organismo recuperando a fisura no local.
Foi anestesia geral mais graças a Deus fiz xixi assim que retomei da anestesia e no outro dia fiz cocô normal.
Hoje sinto que já está tudo bem graças ao bom Deus.fiz a cirurgia com cirurgião gástrico e também não tomei nada somente um analgésico se tiver dor..abs

Mayara Silva
Visitante
Mayara Silva

Ola meu filho tem 2 anos e meio fez cirurgia de ernia inguinal e idrocele ontem,mas ele nao fica quieto e os pontos estao normal mas em volta esta vermelho e ele esta encomodado um pouco.É normal por estar bem recente?

PEDR
Visitante
PEDR

É incomodo nos 3 dias pos operação, depois vai melhorando. nesses 3 dias eu usei uma garrafa para ficar urinando. Como eu nao estava fazendo o numero 2 minha barriga estava cheia de gases o que gerava mais dores, porém a partir do quarto dia tudo ficou melhor, passei a usar o banheiro, hoje com nove dias ja estou pensando em voltar a estudar. sinto apenas algumas fisgadas mas suportaveis na escala de 1 a 10, diria (3).

Sarah
Visitante
Sarah

Boa noite, vi o comentário da Cátia e estou com uma situação muito parecida, também tive complicações apos a cirurgia, apesar de tudo ter corrido bem, mesma sensibilidade, e também faz 4 anos que fiz a cirurgia. Agora estou fazendo mais exercícios físicos e estou sentindo dores, uma parte em volta da cirurgia esta muito dura, e as vezes parece inchada, protuberante, e doi, não insuportavelmente, mas doi, as vezes dor continua, as vezes fisgadas… Alguém pode me ajudar com alguma informação? Não tenho plano de saúde e esta bem difícil conseguir uma consulta gratuita onde moro. Obrigada.

Fabricio
Visitante
Fabricio

Estou com uma hérnia inguinal lado esquerdo, sinto minha barriga mexer muito aparentemente gases, as vezes um diarreia leve de cor amarelada, mas só as vezes, isso acontece

Cátia de araujo silva
Visitante
Cátia de araujo silva

Bom dia fiz cirugia de hernia higuinal ha 4 anos a cirurgia foi bem mas tive um pós operatório com complicações devido a anestesia. Com o passar dos meses uns 6 meses percebi que a região operada não ficou mas como antes a pele ficou meio que dormente ,,agora faz 4 anos e notei um encomodo quando aperta como se levei uma pancada meio dolorido é normal ???tbm não sei se levei uma pancada em cima porq como a região é um pouco dormente se eu Leva se talvez não sentir se ..aguardo resposta

Diego C Araujo
Visitante
Diego C Araujo

Operei a hernia bilateral tem 2 dias, sentindo muita dor ao caminhar, levantar, abaixar. Por enquanto somente urinando. Achei que ficasse menos dolorido, mas no primeiro dia estava doendo o dia inteiro mesmo sem movimentos.Quanto tempo normalmenre leva pra dor passar e você ao menos conseguir andar, sentar e deitar sem dores?

Paulo Marcos Ribeiro
Visitante
Paulo Marcos Ribeiro

Hoje está fazendo 15 dias que operei hérnia inguinal direta lado esquerdo sempre gostei de jogar futebol e estou na seca já,será que com um mês pós operatório poderei retornar aos Campos?

Marli Aparecida Soares de Araujo
Visitante
Marli Aparecida Soares de Araujo

bom dia! meu irmão retirou hérnia umbilical e não foi prescrito antibioticos ou antiinflamatórios para ele isso é normal?

Melissa
Visitante
Melissa

Estou com uma semana que fiz a retirada da hérnia iguinal não estava mais suportando a dor e o incômodo. Ja vivia na Dipirona 4 pílulas ao dia, dificuldade p andar, tenho dores mas suportáveis, tomando remédio ainda. Me levanto tomo banho vou ao banheiro sozinha só não me abaixo p vestir calça, porem roupa justa tão cedo, nao uso doi por ficou sensível o corte, ainda dormente. Mas ruim essa hérnia inguinal tive três crises de dor no mês de junho.muita cólica e latejava demais so passava quando deitava e a hérnia entrava quero outra dessa não.

Tereza Pedrosa
Visitante
Tereza Pedrosa

Muito bom todos esses comentários. Fiz recente minha cirurgia, faz 5 dias hoje, médico no Passou nenhum antibiótico, só analgésico.. Ainda dói com certos movimentos. Quanto ao antibiótico é certo não tomar em casa. Vou retornar dia 17 com médico….ah consegui o num.2 no terceiro dia, confesso que senti dor ,toma bastante água e alimentação que não seja tão difícil de fazer digestão

Marcos
Visitante
Marcos

Olá operei hernia inguinal bilateral dia 3/08 faz 2 dias e sinto dores nos cortes pra levantar e ir ao banheiro não consigo fazer cocô porque dói os cortes é normal? …

Abner Lincoln
Visitante
Abner Lincoln

Olá obrigado pelo relato, fiz esta cirurgia da hérnia inguinal há exatamente 1 semana atrás, a cicatriz por fora parece estar ótima, voltarei no médico semana que vem, porém quando acordo cedo com vontade de ir no banheiro para urinar, até eu começar a urinar sinto uma dor forte por dentro como se estivesse forçando por conta de minha bexiga estar cheia, será que isso é normal? Por que assim quando termino de urinar está dor se alivia, isso é normal? Alguém aqui sentiu o mesmo?

emerson
Visitante
emerson

Fiz.mimha.cirurgia.dia.27/7/2018
Tbm.fiquei.2 dias sem.ir ao banheiro no.3.dia ficou tudo certo, tomei remédios por 5 dias e agora nao. estou Tomando mais, o local está um pouco inchado mais.a.cada dia estou melhorando, o médico disse que meus.pontos vai cair sozinhos.

Henrique Vaz
Visitante
Henrique Vaz

Olá, Silvano!

Gratidão pelo relato. Estou há meses postergando. Ainda não fui no médico, mas sei de acordo com as pesquisas e agora com seu relato que com certeza é hérnia inguinal. Assim como você amo correr e fazer musculação e só de pensar que depois de um ano garantindo essa rotina, parar por alguns meses, já me deixa chateado. Mas como tem que fazer e não tem outro jeito, vou atrás. Daqui um tempo pretendo voltar aqui e fazer outro comentário abordando o pós cirúrgico.

janete lucchesi garbini
Visitante
janete lucchesi garbini

Boa tarde.
Fiz uma cirurgia de URGÊNCIA no dia 30 de junho, HERNIA INGUINAL afetou intestino delgado. Sou obesa. Correu tudo bem. Equipe médica nota 1000, dia 24 retiro os pontos, sigo, em repouso, sem dores, sem mal estar, sem desconforto seguindo bom senso. Devagar e sempre. Colocaram tela exigi cautela.Confesso susto ao chegar na emergência. Importante uma boa equipe e confiança. Abraço, saúde sempre.

Luiz Carlos
Visitante
Luiz Carlos

Eu operei a ignal dia 13/7/2018. Fiquei nos 3 primeiros dias deitado na cama de barrica para cima só levantando para ir o banheiro para urinar. No terceiro dia como não estava defecando tomei pílulas Almeida Prado que fez efeito depois de 8/9hs. O que tem me preocupado é uma tosse que da geralmente quando levanto da cama bem seguida de catarro. Tenho agora dado alguns passos em casa e ficar sentado um pouco porém a maior parte ficom deitado. A cicatrização por fora está ótima. Volto para revisão no dia 27/7/18. Gostei de todos os comentários e espero ter… Read more »