Exame de HIV – Faça o teste

Termos de busca: Hiv, teste, exame, sangue, onde fazer, resultado, sigilo, sorologia, aids.

O único meio de saber com certeza se tem o vírus HIV é testando. O exame de sorologia para HIV é uma pesquisa de anticorpos (proteínas) resultado da luta do organismo contra o vírus. As provas para HIV não procuram o vírus propriamente dito, mas medem na verdade estes anticorpos contra ele.

Materiais biológicos onde o vírus pode ser detectado:

Sangue. Isto é a prova mais comum. O sangue é tirado e depois se procura encontrar os anticorpos que o corpo luta contra HIV. Os resultados estão normalmente disponíveis dentro de alguns dias.

Urina. O paciente colhe a urina e o exame tenta achar os anticorpos neste material. Os resultados estão normalmente disponíveis dentro de alguns dias ou semanas, não são muito utilizados.

Provas Rápidas ou testes rápidos. Estes são testes que dão resultados rapidamente. O sangue é tomado do dedo, ou mesmo da veia e pinga-se uma gota em uma fita reagente, o resultado é dentro de 20 – 60 minutos. Os testes rápido diagnóstico de HIV, são na maioria dos casos usados apenas para exames em gestantes que não foram testadas durante o pré-natal, feito antes do parto, para que se for o caso de apresentar positivo o bebê deve ser protegido com métodos diferenciados e procedimentos próprios para estes casos e medicações específicas.

O teste que geralmente está sendo usado nos postos de saúde para realização desta pesquisa de HIV é o método ELISA ou outros imunoensaios como MEIA.

As provas ou exames podem ser realizados nos postos de saúde de graça, bastando o usuário do SUS procurar o posto de saúde que atenda os moradores de seu bairro e o pessoal irá colher o sangue para que possa ser testado para HIV. Os procedimentos são todos sigilosos e as equipes de saúde é treinadas para este procedimento. Caso o resultado seja positivo, desta primeira amostra, outro exame deve ser feito com nova amostra do paciente. O resultado do exame é entregue somente para o paciente.

Em casos positivos o paciente é encaminhado para acompanhamento no centro de triagem e aconselhamento, os medicamentos são fornecidos por esta equipe bem como os exames de carga viral para acompanhamento do tratamento.

Atualização:

Escrevi aqui outro texto comentando sobre janela imunológica, com quanto tempo depois de uma relação desprotegida pode ser realizado o exame Anti-HIV para ter um resultado seguro, por favor, leia este post antes de deixar seu comentário ou pergunta.

Aproveite e visite a página inicial do blog para saber mais sobre vários outros assuntos relacionado a saúde. Até mais.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.48
Total de Votos: 52

Exame de HIV – Faça o teste
Compartilhe este texto
Avisar para
Debi
Visitante
Debi

Doutor fiz exame antihiv após 53 dias de uma relação de risco o resultado de 0,64 isso quer dizer que tenho o vírus?

francisco barros caetano
Visitante
francisco barros caetano

drº boa tarde fiz exame de hiv 1 + hiv dois meus resultado obtidos
foi 0,13 poderia mim dizer se e preocupante ? agradeço v. atenção

Jon
Visitante
Jon

Bom dia! Estou com uma dúvida, nunca transei sem camisinha, fiz apenas sexo oral. Dias depois fiquei ruim com garganta inflamada, ansia de vomito e febre.

Fiz teste rápido e deu não reagente e dias depois outro teste de coleta de sangue cujo resultado foi:
Valor: 0,64

Devo me preocupar? Considerando que diz aqui que Reagente o SO/CO > ou = 1,000.

Matheus Medeiros
Visitante
Matheus Medeiros

Fiz o teste anti hiv 1 e 2 e deu indeterminado. Fiz pelo método W BOLT deu indeterminado. Apenas gp41 presentes. 15 dias da exposição. Tive infecção intestinal e amidalite uma semana antes. Estou
Muito preocupado.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

sobre o que sthefanie? Está normal seu teste.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Ana, não se preocupe com estes valores, está tudo normal. Abraço.

Sthefanie
Visitante
Sthefanie

Olá Dr. Fiz meu exame de HIV 1 + HIV 2 (Determinação Conjunta)
Método. .. Imunoquimioluminiscencia
Valores Obtidos
Resultado.: 0,10
Valores de referência
Negativo : = 1,00 indice
Tire minhas dúvidas, por favor!

Ana
Visitante
Ana

Dr boa noite.
Fiz meu primeiro exame de hiv, o resultado final de “amostra não reagente” porém os valores me deixaram com muito medo.
Cut off 1.0
D.o 0.219
Oq devo fazer, ainda vai demorar pra eu retornar na consulta médica.

Mu
Visitante
Mu

no dia 2 de junho tive esposiçao derisco com uma garota de programa.o preservativo furou, 6 dias depois tive dores nos ombros, nausia,e vomitos depois de 15 dias tive faringite viral, que esta ate hoje.e sinto a pele queimar, eu fis hemograma 6 dias depois da esposiçao. meus leofocitos estava 39% depois de 24 dias da esposiçao de risco fis outro hemograma meus leofocitos estavam 22% Dra fis um elisa com 22 dias deu nao reagente, fis um pcr quantitativo com 24 dias deu indetectavel, fis um teste com 31 dias deu nao reagente e fis outro com com 41… Read more »

Anonimo
Visitante
Anonimo

Fiz um exame de 4 geração com 65 dias e um teste rapido biomanguinhos com 135 dias os dois negativo,mais to perdendo a massa muscular e as gordura da pernas,braço e rosto rapidamente sera que so com 6 meses que soroconverte?

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Aqui explico as recomendações do MS, SOBRE JANELA IMUNOLÓGICA, https://www.plugbr.net/exame-de-hiv-recomendacoes-para-realizacao-em-caso-de-exposicao-a-situacao-de-risco/ veja mais. Obrigado.

Marco Penna
Visitante
Marco Penna

Fiz este exame com 32 dias, deu o resultado 0,21 posso ficar realmente tranquilo ou devo repetir o exame, segue as fotos.

Sebastiao da silva
Visitante
Sebastiao da silva

Fiz teste de hiv1+2 método Elfa para antígenos gp120, gp160, gp41, p24 e gp36 depois de 35 dias de ter feito sexo oral em uma amiga e deu negativo. Qual a possibilidade de ainda acontecer uma soroconversao?

Jade Loran
Visitante
Jade Loran

Olá, fiz exame hiv1e2+p24 depois de 73 dias e deu negativo porem com valor 0,253 é normal ou devo repetir?

Amandasales
Visitante
Amandasales

boa tarde fiz dois exames de sorologia hiv o primeiro deu reagente 12.0 ai a contra prova nao reagente amostra indeterminada.. Ai fiz o teste de 30 minutos deu amostra não reajente para Hiv.. Refiz a sorologia deu a mesma coisa mais o valor 10.0 .. Estou sem ação pq não sei explicar se estiver cm hiv ..Fiz de novo o teste rapido e deu não reagente de novo .. Será qie estou contaminada doutror

Túlio Borges
Visitante
Túlio Borges

Teste de HIV depois de sete meses da situação de risco é conclusivo? Fiz quatro testes de HIV utilizando diferentes métodos:
imunocromatografia, ELISA de terceira geração e ELISA de quarta geração.
O mais recente deles foi realizado depois de sete meses. Todos negativos. Posso ficar tranquilo por não estar infectado?

Luan Lopes
Visitante
Luan Lopes

Olá doutor. Tive uma relação de risco e fiz o teste de HIV 1 e 2 pelo método Automação ABBOTT ARCHITECT i SERIES aos 26 dias após a relação. O valor obtido foi de 0,98 e os valores de referência são: menor que 1 é não reagente e maior ou igual a 1 é reagente…

Mega
Visitante
Mega

Doutor fiz um exame recentemente passado cerca de 90 dias aproximadamente no hospital. Indica HIV-AK 1 Mais 2 Screening 0.90 COI Negativo…

Vinicius
Visitante
Vinicius

Obrigado dr, é pq estou apresentando sintomas como diarréia, ínguas no pescoço, perda de peso e ja foi diagnosticado Toxoplasmose fase aguda.
Inclusive teve um médico que suspeitou de Hiv, porém fiz exames com 90 dias Abbott architect i série e com 108 dias teste rápido no CTA e deu não reagente.

Esses sintomas pode ser da toxoplasmose?
Ela faz perder peso e ter diarréia há 2 meses?
Por isso estou intrigado.

Estou sendo acompanhado pelo Cta e uma infectologista que estão tbm intrigados, pelo fato da toxoplasmose está apresentando esses sintomas todos.
Daí eu fico muito tenso em meio há isso.

Vinicius
Visitante
Vinicius

Um teste de sorologia com 90 dias , Automação Abbott architect i série é confiável?
Obs resultado não reagente .