Em outro texto sobre “fazer o teste de HIV” sempre perguntam sobre qual é o tempo necessário que se aguarde para fazer o exame de HIV depois de uma relação sexual ou alguma situação de risco que possa ter ocorrido uma infecção, neste texto vou fazer algumas considerações a respeito deste importante tema, abordando estudos, consensos, normas e recomendações existentes com relação à janela imunológica, anticorpos e testes laboratoriais.

A conhecida janela imunológica, período em que o resultado dos exames que pesquisam o vírus HIV (na verdade pesquisam anticorpos contra o vírus HIV) podem ser negativos mesmo na presença do vírus.

HIV e a janela imunológica

Nesta fase ainda não existe anticorpos suficientes para que o exame possa detectar.

O intervalo entre a infecção pelo vírus e a detecção dos anticorpos no soro do paciente varia muito em função das condições orgânicas da pessoa, da capacidade do agente viral e do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade).

Não espere aparecer sintoma, estima-se em dez anos o tempo médio entre o contágio e o aparecimento da AIDS, doença propriamente dita.

Como surgem os anticorpos que os testes de HIV pesquisam

Quando o vírus HIV entra no organismo o complexo sistema imunológico começa a agir para se defender, então, “cria” os anticorpos para combater o agente viral, e são eles, os anticorpos, que os exames de triagem detectam.

Anticorpos, sua  presença confirma a existência do vírus propriamente dito.

O aparecimento de anticorpos no soro de indivíduos infectados tornam-se detectáveis após curto período de tempo.

Alguns métodos pesquisam diretamente o vírus, cultura do vírus e detecção por genotipagem.

Sobre Janela Imunológica

Janela biológica ou imunológica intervalo entre a infecção pelo vírus da aids e a  detecção de  anticorpos anti-HIV pelos exames tradicionais.

Segundo o consenso para terapia anti-retroviral em adultos infectados pelo HIV (2008), no item métodos de diagnóstico da infecção pelo HIV, destaca:

O período total para a detecção de anticorpos, isto é, a janela imunológica, é a soma do período de eclipse (sete dias) e do período de detecção de anticorpos anti-HIV da classe IgM (22 dias), ou seja, em média 29 dias, já que em torno de 90% das infecções são detectadas nesse período.

Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus.

Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses, como segurança.

Pois, como visto, em 29 dias 90% soroconvertem e com 45 dias 99,99% sofrem a viragem sorológica se a pessoa estiver realmente infectada.

Quanto tempo depois de uma relação de risco deve ser feito o teste e onde procurar

O ministério da saúde recomenda que o teste anti-HIV seja realizado 60 dias após uma provável infecção.

Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV. (Min da saúde).

Porém, existem raros casos em que esse tempo é maior, mas neste caso deve conversar com seu médico para que ele faça uma avaliação para constatar se existe tal probabilidade rara.

A rede SUS oferece o exame grátis nos postos de saúde ou CTAs – Centro de Testagem e Aconselhamento.

Se a sua localidade não conta com o serviço, procure os postos de saúde SUS no seu município e exija a realização do teste.

Existe uma equipe para esclarecer suas dúvidas e realizar todo procedimento com sigilo.

Testes 3ª geração são aqueles mais frequentemente utilizados, com uma janela média de 21 a 25 dias. Detectam anti HIV, além de teste rápido que se equivalem a esta classificação.

Quanto aos testes de 4ª geração que detectam o antígeno p24 e anticorpos anti-HIV, capazes de reduzir o tempo de detecção para até 14 dias, “No entanto, é importante investigar, que em caso de reatividade nesses testes, se a mesma é inerente à presença de anticorpos realizando-se os testes confirmatórios, uma vez que o diagnóstico da infecção pelo HIV baseia-se na soroconversão completa”.

O diagnóstico da infecção pelo HIV e regulamentado pela Portaria de Nº 59/GM/MS, de 28 de janeiro de 2003.

Depois desta portaria os testes não-reagentes ou negativo, terão seu resultado definido como ” Amostra Negativa para HIV “.

Outras publicações sobre HIV podem ser encontradas nestes textos do site e no site do MS.

Para pessoas que trabalham com a rotina de realização de exames de HIV, sejam testes rápidos, ELISA ou MEIA, uma proposta de curso para treinamento bastante interessante é o Telelab, já comentei sobre ele em outro post.

Para evitar passar por situações de risco, não só com relação ao contágio de HIV, mas com todas as outras DSTs, use sempre o preservativo,

Camisinha em todas as relações do início ao fim, é a melhor solução.

106 COMENTÁRIOS

  1. Os textos em referencia são bons,e bem explicativos, mas gostaria de saber mais, como por exemplo..Existe riscos, em conviver com pessoas portadoras de HIV?Quais são?

  2. Eu uso preservativo nas minhas relações, porém ao fazer sexo oral nas minhas parceiras não uso qualquer tipo de prevenção (papel filme) , sou propenso a pegar aids através do sexo oral pele a pele ?
    Com de 45 a 60 dias da situação de risco tenho um resultado confiável com relação ao exame de hiv?

  3. doutor, tive uma relação de risco no dia 20/06/2009, fiz os testes com 32 dias de janela, para hepatit A, B, C e tbm fiz para hiv e sifilis, todos naum reagentes.
    posso dormir em paz?
    sendo que minha relação ao virus foi sexo oral passivo sem preservativo, e masturbação mutua ou seja masturbei ela e depois me masturbei sem lavar as maos. detalhe doze horas antes fiz as cuticulas das unhas.
    peço encarecidamente por respostas.
    Que a supremacia do amor de Deus esteja sempre em sua Vida!!!
    obrigado

  4. Dr.

    Fiz o exame é o resultado foi não reagente, com uma janela de 30 dias, qual é aporcentagem de certeza deste exame?

  5. se eu fizer o exame após 45 dia posso ter certeza quanto ao resultado que aparecer ? pois pelo que eu li e entendi no seu blog após 45 dias 99,99% são detectados após este período .
    É ISSO MESMO OU TENHO QUE Repetir O EXAME NOVAMENTE

  6. Boa noite.

    Estou precisando muito tirar uma dúvida.
    No dia 05/07/09 tive uma relação de risco sem preservativo.

    No dia 28/07/09 realizei o exame ELISA de 4ª geração que detecta os anticorpos e o antígeno p24 e o resultado foi NEGATIVO (NÃO REAGENTE);

    A pedido do meu médico realizei o mesmo exame no dia 08/09/09 (65 dias após a exposição) e o exame deu novamente NÃO REAGENTE (negativo).

    Segundo o texto acima, após 45 dias da exposição e realizando os exames mais atuais já é possivel detectar a contaminação pelo HIV.

    Por essa razão pergunto: é necessária a realização de outro exame de HIV, ou já posso ficar tranquilo com esse resultado negativo?

    Por favor, me dê uma resposta.
    Aguardo ansiosamente.

    Rafael.

  7. Olá Dr Boa tarde?

    Minha duvida é a seguinte tive uma relação desprotegida no dia 23/07/09 fiz 2 exames com com 5 dias e outro CMIA de quarta geração com com 37 dias, tenho vario sintomas da Aids, como calafrios, sudorese noturna, diarreia, dor no estomago, tenho dores na viria e ate algumas manchinhas, meu medico diz q é psicologico mas nao consigo fazer mais nada. Nos 2 exames deram nao reagente e indetectavel. Qual confiabilidade deste exame CMIA, já que em todos os lugares eu leio sobre o ELISA e pouco encontro sobre CEMIA.
    Por favor com estes dias, sintomas e este exame qual a probabilidade deu estar com HIV?

    Obrigada, Adorei o Blog!!!!

  8. tive uma relação no dia 16/07/09 com uma prostitua!!! mesmo usando camisinha estava com um ferimento no pé do penis feito pela barguilha da minha calça e talvez possa ter ficado desprotegido. No dia 26/09 fiz o anti hiv duo e o p24!!! deu negativo…me ajude a entender!!!
    en todos os sites e blogs que eu entrei ate´agora o do Sr é o único que diz que a janela imunológica é de apenas 29 dias a 2 meses e no resto todos os outros dizem que é de 3 meses a 6 meses !!!! e alguns ate dizem em anos!!! não estou entendendo mais nada!!
    o Sr pode me esclarecer isso?
    pelo tempo do possível contagio e do exame negativo eu ja posso seguir minha vida tranquilamente?
    Meu medico não pensa igual o Senhor!!! estou desesperado, pois sou casado me ajude plz!!!!!!

    • Pedro, você está confundindo, entenda e siga a seguinte recomendação dada pelo ministério da saúde: realizar o teste depois de 60 dias pós infcção é seguro para identificar ou descartar a doença. Abraço.

  9. ok!!!isso quer dizer que se eu tive relaçao no dia 16/07/09 e fiz o anti hiv em 26/09 (dando negativo) eu posso seguir minha vida tranquilamente?
    existe algum tipo de medicamento que se vc estar tomando quando fizer o exmme anti hiv pode alterar o resultado?
    obrigado pela atençao doutor!!

  10. dr..boa noite..no dia 09/01/09..estive em uma situaçao de risco e nao foi usado camisinha..no dia 20/01 fiz o exame e oresultado foi negatico..depois fiz outro exame dia 20/06 e deu nao reagente..fui a ginecologista dia 07/10. ela me solicitou outro exame…sera que posso ficar tranquila quanto ao resultado desse ultimo exame…bjs…adorei o seu blog

  11. Doutor,
    tive uma relação desprotegida no dia 28/07, fiz o exame no dia 26/09, 60 dias depois, o metodo utilizado foi a quimioluminescencia – abbott, o resultado foi “amostra negativa para HIV”, posso confiar? Nunca tinha ouvido falar nesse método, minha médica disse que esse é mais sensivel e moderno, é isso mesmo? Preciso fazer outro exame? O hemograma não tinha alteração alguma, estou entrando em pânico, pois estou com um ganglio inchado no pescoço a mais de um mês e sinto dores no pescoço e na virilha, minha ginecologista disse que não preciso me preocupar, que isso é psicologico.
    Por favor me ajude.
    Obrigada

    • Fique tranquila Renata, quanto ao método de análise é de ótima qualidade. Abraço.

  12. Olá Silvano,

    Primeiramente que te parabenizar pelo excelente conteúdo!

    Pergunta: Me submeti a uma situação de risco ( recebi sexo oral), após 71 dias realizei o exame Elisa e o resultado foi “Não reagente”.

    Posso ficar tranquilo e descartar a possibilidade de HIV?

    Obrigado,

  13. Um homem responsavel faz o teste de hiv! vale apena saber do seu estado em relação ao hiv para garantir o seu futuro… N.B: N tenham medo! Seja k nem eu.

  14. Doutor, boa tarde. Estou com muito medo. Sou casado. Tive um caso com uma pessoa desconhecida. A conheci em uma sala de bate-papo e marcamos de sair. No trajeto do motel, introduzi dois dedos na vagina da pessoa. Estava bem molhada, mas não estava menstruada. Tenho medo, pois tenho a mania de tirar a pele em volta das unhas, às vezes causando alguns ferimentos. Nos dedos introduzidos, apenas pequenos machucados, já cicatrizados (marrons). Existe a possibilidade de infecção pelo HIV neste caso? Além disso, ao chegar no motel, durante as preliminares, iniciei um sexo oral ativo nela. Não encostei minha boca na vagina dela, mas encostei a língua, por duas vezes no ânus dela. Estava limpo, sem presença de fezes ou qualquer tipo de ferida ou corrimento. Me arrependi do que estava fazendo e paramos por aí. Existe a possibilidade de ter contraído HIV? Depois disso fiquei super apreensivo. Sou casado e não quero fazer nada com minha esposa, com medo. No quinto dia, super encanado, compareci a um CTA para fazer um exame rápido. Deu não reagente nos dois exames. Mas acredito que o tempo seja muito curto para isso. Nas minhas “neuras” fico me apalpando, muito no pescoço, à procura de gânglios. Essas apalpações estão tornando o ato de engolir a saliva mais difícil, pois toda hora levo a mão ao pescoço à procura de algo. O que devo fazer? Minha chance de estar infectado é grande? Estou ficando louco com essa situação. Existe algum exame em que a janela imunológica seja menor? Muito obrigado.

    • Meu amigo, não é dando bronca, nem é esse meu intuito aqui, mas acho que deveria pensar melhor nesta atitudes extra conjugais, será que tem tantos benefícios assim ou apenas preocupações e dúvidas? Desculpe dar minha opinião. Quanto a sua pergunta, acredito que pelos fatos relatados possa não ter ocorrido transmissão se fosse esse o caso, mas aguarde 60 dias como margem de segurança e faça um novo teste se negativo, ok. Abraço.

  15. Boa tarde!

    Há aproximadamente dois anos e meio atrás mantive relações com uma pessoa que hoje (janeiro de 2010) soube estar portando o vírus HIV, existe a possibilidade de eu estar contaminada mesmo não possuindo nenhum sintoma da doença?

  16. Olá Dr.Silvano!

    Enviei uma dúvida para o sr. e não obtive resposta aqui na página, a respeito de um pequeno machucado no ouvido. Verifiquei que jah ouve respostas novas depois que enviei, porém a minha pergunta nao foi respondida. Desculpe o incomodo! Desde jah agradeço.

    • Sim Paula, nem todas as perguntas são respondidas, por favor verifique nossas condições para respostas acima do formulário de contato, mas por favor me envie novamente que irei responder sua dúvida. Desculpa, abraço.

  17. desculpe te amolar novamente enho uma duvida e enao fui respondido era sobre a questao de se doar sangue elogo depois fazer exame para detectar hiv e hepatite pode ser alterado por conta disso? obrigado!

  18. Olá, Doutor!

    Eu já havia enviado uma pergunta a uns 10 dias, mas não obtive resposta. Como de la para cá, teve uma novidade, vou reformular a pergunta e aguardo sua resposta, por favor…

    O que eu havia contado é que tive uma situação de risco dia 23/07/2009. Depois disso, fiz exame Anti-HIV de 4a geração – CMIA 3 vezes. A primeira com 30 dias, a segunda com 90 e a última com 150 dias. Todos os resultados deram negativos.
    Porém, como venho tendo diarréia a cerca de 4 meses e tive alguns ferimentos na boca que apareceram e sumiram, ainda não consegui tirar da cabeça a possibilidade de estar infectado pelo HIV.

    A novidade é que, por conta dessa diarréia que ora melhora, ora piora, mas raramente cessa (e quando isso ocorre é por apenas 1 dia), meu médico pediu vários exames e, entre eles, o de Tolerância a Lactose.

    Todos os exames se apresentaram normais, menos o da Lactose, acusando uma dificuldade na absorção da Lactose. Por conta disso, o médico me receitou o Lactaid para ser tomado por 20 dias.

    Minhas dúvidas são:
    – Ja li em alguns lugares dizendo que Intolerância a Lactose é comum em HIV+, isso procede?
    – Mesmo tendo 3 exames (que ao que me parece são de alta confiabilidade) negativos, existe a possibilidade de eu estar infectado?

    Desculpe a insistência em enviar novamente, doutor…

    Agradeço a atenção,

    Gabriel.

    • Gabriel, pelos exames e datas informados acredito que esteja tudo bem, negativo para HIV, conforme informado no texto. Abraço.

  19. doctor,por favor peço desesperadamente a sua opiniao..tive uma relaçao sexual com preservativo,este se rompeu..2meses depois fiz o anti hiv 1 e2 ..deu negativo..conheci uma rapariga entretando..sempre tivemos relaçoes sexuais com preservativo excepto ao sexo oral..2semanas depois d ela ter feito sexo oral comigo,tive gripe..dores musculares,mta constipaçao..o ke acontece é que tive fraquesa nas pernas..mais na direita do ke na esquerda e que ate hoje ainda nao me passou . .ja fiz testes com um mes e meio,ja fiz com 2 e com tres meses..todos negativos..agora estou com gengivite,sangro mt das gengivas e continuo com fraquesa nas pernas..quanto fumo um cigarro,sinto as pernas+fracas..eu ja procurei um medico ele diz que nao ha xance d ter hiv . .o que axa doctor?pf nao ignore esta mensagem ..estou em desespero ..obrigado. nelson

  20. não entendo em quase todos os sites o tempo da janela imunologica eles se referem a 3meses ou até em 6meses pq se refere a 45 dias apenas neste site?? obrigado a atenção

    • Rafa, por favor leia novamente, acho que enganaou. Quando falo 45 dias é a viragem sorológica e não a realização do teste “em 29 dias 90% soroconvertem e com 45 dias 99,99% sofrem a viragem sorológica” quanto a recomendação para realizar o teste é de 60 dias do próprio ministério da saúde, conforme escrevi ” O ministério da saúde recomenda que o teste anti-HIV seja realizado 60 dias após uma provável infecção”. Abraço.

  21. Dr. li que a viragem sorologica é de 45 dias eu fiz o exame com 49dias e deu não reagente, isso já é bom sinal?

    Obirgado!!!

  22. obrigado a explicação