LaboratórioE. coli no resultado do exame de cultura de...

E. coli no resultado do exame de cultura de urina e outras bactérias em uroculturas

Ainda que o surgimento de alguns tipos de bactérias na urina seja considerada comum, certas cepas são indicativas de infecções. As cepas bacterianas que se encontram presentes na urina são identificadas por um processo laboratorial intitulado exame de cultura de urina e teste de sensibilidade. Veja neste texto E. coli no resultado do exame de cultura de urina e outras bactérias em uroculturas.

Apesar de que a urina corresponda a um resíduo, é um líquido essencialmente estéril destituído de micróbios e substâncias químicas tóxicas. O componente essencial é a água, seguida por hormônios, ureia, enzimas, sais e demais minerais. A presença de bactérias é testada com o apoio da cultura de urina ou urocultura.

Exame cultura de urina, (urocultura) e o teste de sensibilidade

A urinálise ou EAS e a cultura de urina são efetuadas a fim de determinar os tipos de bactérias, leveduras bem como demais micróbios existentes dentro de certa amostra de urina.

Neste processo, uma gota de espécime de urina (coletada em pote estéril) é colocada dentro de uma placa de ágar.

É dessa forma incubado em condições controladas destinado a favorecer a multiplicação de micróbios.

Se existe bactérias na amostra elas formam colônias no meio nutritivo ágar entre de 1-2 dias. Ao passo que a cor, a forma e o tamanho das colônias são usadas ​​destinado a reconhecimento das bactérias, o número fidedigno de colônias indica a dimensão de bactérias existentes na espécime de urina.

Distintos tipos de bactérias no resultado do exame de urina

Na compreensão de urinálise, frequentemente determinado tipo de bactéria é visto, E. coli.

Entretanto, existe inclusive casos no qual duas ou mais colônias bacterianas estão presentes na placa de ágar.

Esse resultado de exame de urina significa infecção por mais de um patógeno.

Analisando às causas de bactérias na urina, eles são atribuídos à bacteriúria assintomática e infecção do trato urinário (ITU).

Ao longo da gestação, o aparecimento de bactérias na urina ocorre com certa frequência, mas precisa ser contida.

Escherichia coli (E. coli) no resultado do exame urocultura

Agora vamos verificar alguns tipos comuns de bactérias na urina.

No organismo, a E. coli é encontrada na porção inferior do trato intestinal. Este germe gram negativo é excretado nas fezes no instante da evacuação intestinal.

O bacilo, geralmente pode ser ingerido com água ou alimentos contaminados. Crianças, especialmente as pequenas, que colocam as mãos em brinquedos, em locais não limpos e depois levam na boca, são capazes de ficar mais expostas.

Outra forma que pode ocorrer a infecção é quando mulheres, ao fazer uso de banheiros públicos não realizam a higiene corretamente. No caso dos bebês, a contaminação também pode ocorrer na troca de fraldas.

Bastante provável, que a E. coli da matéria fecal ou do reto, se desloca para a uretra e se move com intenção de atingir o trato urinário alto.

O período de incubação normalmente é de três a quatro dias após a contaminação, mas pode se estender por até uma semana ou mais.

Estando estas bactérias em condições favoráveis, ocorre divisão, surgindo uma infecção do trato urinário.

Entretanto, qualquer porção do trato urinário pode ser infectada por esse microrganismo: infecção renal – pielonefrite, infecção da uretra – uretrite, infecção da bexiga – cistite.

Enterococcus faecalis no resultado do exame urocultura

Próximo a E. coli, este é um dos tipos comuns de bactérias existentes na urina.

Enterococcus faecalis é um germe gram positivo, é encontrada no trato gastrointestinal em indivíduos saudáveis, comensal do sistema digestivo humano e de demais mamíferos.

Do trato gastrointestinal e matéria fecal, ele se move buscando atingir o trato urinário e causa infecção por propagação descontrolada. Além da infecção urinária, é hábil para infectar sangue, feridas e área pélvica.

A infecção causada por essa bactéria é de complicado tratamento, uma vez que o patógeno causal é resistente aos diversos antibióticos prescritos tradicionalmente, incluindo a penicilina.

Klebsiella pneumoniae no resultado do exame urocultura

Diferente tipo de microrganismo é K. pneumoniae. Tal como o nome propõe, é responsável por provocar pneumonia.

Este microrganismo coloniza a pele, a faringe, o trato gastrointestinal, os pulmões e os locais de cortes em cirurgias.

A infecção do trato urinário por essa bactéria gram negativa é geralmente relatada em crianças, idosos e indivíduos com um sistema imunológico debilitado.

A exata investigação e o tratamento dessa infecção bacteriana é fundamental, visto que o patógeno responde a pequeno número de antibióticos.

Bactérias Proteus no resultado do exame urocultura

Espécies de Proteus simultaneamente com E. coli, Klebsiella e outras espécies bacterianas compõem a flora do trato intestinal.

Infecção por Proteus é resultado quando as bactérias gram negativas (especialmente P. mirabilis) do intestino fazem o seu trânsito para a bexiga e uretra, convertendo-se em UTI.

Para as pessoas com infecção por proteus, a urina é mais escura, alcalina e se torna mais fétida.

Outras informações sobre infecção bacteriana

Em certas ocasiões, as células da parte vermelha do sangue estão presente na urina, conhecido como hematúria. Aquele indivíduo afetado sofre com um pouco de queimação ao longo da micção, simultaneamente com forte desejo de urinar várias vezes.

A presença de lactobacilos em pequenas quantidades na urina nunca é motivo de preocupação. Entretanto, a breve multiplicação dessa bactéria jamais é um bom sinal e indica infecções.

Frequentemente, as mulheres são mais suscetíveis a infecções urinárias que os homens.

As causas são abertura da uretra próximo do ânus e também apresentação de uretra mais curta.

As bactérias da vagina, da pele ou do reto são capazes de se mover para cima e se reunir no trato urinário, algumas das quais são excretadas através da urina.

De acordo com a interpretação da urinálise e cepas bacterianas isoladas, o médico urologista pode aconselhar tratamento antibacteriano destinado a indivíduo afetado.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x