Drones lançam mosquitos estéreis para reduzir Zika e outras doenças

Mosquitos podem infectar grande número de pessoas, milhares de seres humanos são acometidos por doenças transmitidas por mosquitos, dengue, zika, malária e diversas outras doenças. É um grande desafio das equipes de saúde controlar estes insetos e evitar milhares de mortes ao redor do mundo. Quem entrou nesta luta recentemente foram os drones, devem ajudar espalhar milhares de mosquitos estéreis em locais remotos e de difícil acesso para o homem.

Várias doenças transmitidas por mosquitos não podem ser curadas facilmente, o mais sensato realmente seria evitar que as pessoas sejam picadas em primeiro lugar, mas isso está se tornando mais difícil à medida que os insetos ampliam seu alcance, migrando para outras áreas. O mosquito é o animal mais mata na terra, de longe. A pulverização já não é mais a melhor solução, usam agora mosquitos estéreis.

Como combater mosquitos causadores de doenças

Até pouco tempo os governos atuavam pulverizando e tentando matar o mosquito, mas isso já não resolve, nem é a melhor solução.

Além de ser caro, os mosquitos desenvolvem resistência aos produtos químicos comumente usados. Novas medidas passaram a ser tomadas.

Uma delas é criar mosquitos machos em cativeiro, expô-los à radiação que os torna estéril e liberá-los na natureza.

Machos estéreis irão superar os machos selvagens com mosquitos femininos, assim consegue reduzir as populações locais em até 90%.

drones para espalhar mosquitos estéreis

Drones para espalhar mosquitos estéreis

Espalhar mosquitos estéreis não é uma tarefa fácil, estradas ruins ou inexistentes, e usar avião torna o processo caro.

Uma solução tem sido usar drones para executar esta tarefa. A empresa werobotics tem buscado implantar a nova medida.

Mesmo assim, não é tarefa simples usar drones para espalhar mosquitos estéreis.

Klaptocz e seus colegas da WeRobotics buscam explorar maneiras pelas quais os drones podem ter um impacto social positivo.

O desafio é colocar os mosquitos vivos nas regiões que pretendem atuar, pois, são animais muito frágeis.

Estão aplicando sistema de resfriamento e empacotamento para posterior liberação, atualmente estão usando um elemento rotativo com furos através dos quais os mosquitos caem individualmente.

Os estudos estão em andamento para avaliar se os resultados são realmente melhores para o controle das populações de mosquitos.

Esta é mais uma aplicação interessante usando drones para apoiar projetos de cunho social. Já comentamos também sobre o uso de drones em diversas áreas da ciência.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 49

Drones lançam mosquitos estéreis para reduzir Zika e outras doenças
Compartilhe este texto
avatar