Bastonetes aumentados no resultado do exame hemograma, o que indica bastões altos na corrente sanguínea

No resultado do exame de sangue hemograma uma das alterações que podemos encontrar se localiza ao nível dos bastonetes, uma célula da linhagem dos neutrófilos, mas um pouco mais jovem que o segmentado, este mais maduro e largamente encontrado na corrente circulatória, fazem parte do nosso sistema de defesa. Vamos esclarecer mais sobre os bastonetes aumentados no resultado do exame hemograma e saber o que indica bastões altos na corrente sanguínea.

Neutrofilos são células brancas de defesa do organismo, são produzidos na medula óssea e depois de maduros (neutrófilos segmentados) são lançados na corrente sanguínea, se temos uma solicitação intensa, a medula passa a enviar, além destes, linhagens mais jovens, conhecidos como bastonetes, metamielócitos e assim por diante.

Células da série branca – Granulocítica, jovens e maduros

Para entendermos o aumento de bastonetes precisamos saber de onde ele vem e qual seu nível de maturação.

Mieloblasto: Esta é a célula mais imatura ou mais jovem. Mede por volta de 15 a 18μm, com dois ou mais nucléolos. Quando presente no resultado do hemograma sugere leucemia mielóide, síndrome mielodisplásica ou reação leucemóide.

Promielócitos: Geralmente um pouco maior que mieloblasto, citoplasma basófilo com muitos grânulos primários, núcleo com cromatina frouxa e nucléolo visível.

Mielócitos: Com citoplasma acidófilo, já não tem mais nucléolo e a cromatina é mais condensada, tem poucos grânulos.

Metamielócitos: Tem cromatina condensada e poucos grânulos primários, núcleo achatado, grânulos secundários.

Bastonetes: A nossa célula analisada tem citoplasma acidófilo, e seu núcleo alongado e curvo. Aumento na sua quantidade indica infecção.

Segmentados: Tem um citoplasma acidófilo, núcleo composto de segmentos, e conta com cromatina condensada, núcleo com dois a cinco lóbulos. Um aumento destes também indica infecção.

Desvio à esquerda: Presença na corrente sanguínea de quantidade maior de bastonetes e (ou) de células mais jovens da série granulocítica – metamielócitos, mielócitos, promielócitos e mieloblastos.

Veja também nosso texto sobre hemograma completo para obter mais detalhes sobre cada célula sanguínea.

Células de defesa do nosso organismo

Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco, sendo que, a maioria dos glóbulos brancos que conduzem a resposta do sistema imune são os neutrófilos.

Existem também na corrente sanguínea mais quatro tipos de glóbulos brancos, entretanto os neutrófilos são mais abundantes.

Os neutrófilos são 55 a 70% dos glóbulos brancos. Os glóbulos brancos, também são conhecidos como leucócitos, são uma parte fundamental do seu sistema imunológico.

O aparecimento de bastonetes na circulação acompanhando a leucocitose, indica resposta positiva do organismo a uma inflamação (desvio à esquerda regenerativo).

Causas de níveis elevados de neutrófilos

Ter uma contagem elevada de neutrófilos em seu sangue é chamado de neutrofilia. Este é um sinal de que seu corpo tem uma infecção.

Neutrofilia pode apontar para uma série de condições e fatores subjacentes, incluindo:

Infecção, muito provavelmente bacteriana.

Além de inflamação não infecciosa, processo cirúrgico, uso de esteróides, exercício excessivo, alto nível de estresse, fumantes, leucemia.

Exame de sangue hemograma bastonetes

Netrófilo bastonete e segmentados

Normalmente quando temos um aumento dos bastonetes poderemos observar também níveis altos de neutrófilos maduros.

Como vimos acima, neutrófilo segmentado (células maduras), também estará aumentado.

Quando os bastonetes estiverem em número maior que os neutrófilos segmentados, indica que a medula óssea não está conseguindo amadurecer completamente a célula e está mandando imaturos.

Neste caso temos um forte indício de que esteja ocorrendo um processo infeccioso de maior gravidade.

Quando ocorre aumento dos neutrófilos bastonetes

Os neutrófilos em geral são células circulantes que agem combatendo infecções, podendo aumentar em várias situações.

Principalmente quando há presença de febre e pus em algum local, inflamações, tumores, sangramentos, uso de certas medicações, entre outras causas.

Contagem anormal de neutrófilos pode ser causada por uma infecção ou outra condição. Seu médico pode ajudá-lo a entender seus resultados.

Considerações finais

Nenhum resultado de exame deve ser considerado isoladamente, é necessário que a clínica do paciente seja compatível.

Outro ponto importante é que não considere pequenos aumentos dos bastonetes, discretos aumentos não são significativos.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.54
Total de Votos: 48

Bastonetes aumentados no resultado do exame hemograma, o que indica bastões altos na corrente sanguínea
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para