Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS)

O que é DST? Como se pega DST? Quais os sintomas? As doenças sexualmente transmissíveis – DST são doenças transmitidas através de relações sexuais sem uso da camisinha seja fazendo sexo vaginal, anal ou oral, também por transfusão de sangue contaminado e compartilhamento de seringas e agulhas, tatuagens ou através da mãe infectada para seu bebê na gravidez, no parto ou via aleitamento materno.

Doenças como gonorréia, sífilis, condiloma acuminado (HPV), cancro mole, tricomoníase, hepatite B, herpes genital, clamídia, candidíase e AIDS são exemplos de DST.

mans.gifOs sintomas que geralmente podem ser vistos: corrimento genital uretral ou vaginal emitindo cheiro forte e ruim, presença de feridas, gânglios na virilha e verrugas genitais, manchas escuras na pele, dor ao urinar ou durante a relação sexual, ardência ou coceira.

Quando acometem gestantes podem causar abortos, ou atingir o feto durante seu desenvolvimento, causando-lhe lesões ou malformações.

Se observar algum destes sintomas, procure os postos de saúde ou informe-se com o agente de saúde sobre como passar por uma consulta médica e realizar tratamento. É importante o diagnóstico tanto clínico como laboratorial, a maioria dos serviços de saúde contam com laboratório para realizar exames necessários e sem despesas para o paciente.

Outro fator importante é o tratamento que deve ser bem feito e sempre observando que o parceiro sexual também precisa ser tratado.

Pessoas portadoras de alguma das DST tem mais chance de pegar outras DST, uma delas a AIDS.

Mulheres que pretendem engravidar devem fazer todos os exames para descartar a presença de alguma DST, até mesmo se não estiverem apresentando os sintomas, para que possa tratar antes da gestação não comprometer o feto.

O uso da camisinha é fundamental para evitar adquirir DST, não tenha receio de procurar o serviço de saúde de seu município para esclarecer dúvidas.

Quer ouvir este texto, ou baixar para seu computador?

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.54
Total de Votos: 57

Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS)
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para
Miranda
Visitante
Miranda

gostaria de saber o que é crista de galo e como se manifesta? depois de uma relação sem preservativo,dias depois tive febre e três dias de cama , febre alta,tremor,mas nao estava gripado,peguei alguma infecção na transa?

trackback
Carnaval - Folião campeão usa camisinha do início ao fim da relação

[…] sair do carnaval com alegria. A camisinha evita a gravidez, mas tem uma ação importantíssima na proteção contra as DSTs, vírus HIV, sífilis, protege também contra herpes, clamídia, tricomoníase […]

elisama boas maciel
Visitante
elisama boas maciel

comesei a estudar esse asunto poucos dias e confeso que estou amando.

vitoria
Visitante
vitoria

isso e uma boa campanha para previni os jovens para ñ deixar ninguem pega aids

joana
Visitante
joana

este texto me ajudou muito para mim fazer o meu trabalho

Cristina
Visitante
Cristina

Oie, boa noite, tive uma exposição de Risco dia 17/2 desse ano ja faz mais de quatro meses, com 4 dias depois da exposição fiz exames das dsts e o teste de hiv deu negativo, com alguns dias tive inflamação na garganta e outros sintomas, mas falaram Q era psicologico, estava com muito medo, a assistente social do centro de dsts me falou Q teria que fazer com dois meses os exames, fiz muitos, com 13,21e 30 dias,deram todos negativos, fiz com 49 dias e dois meses e com 78 dias, quase 3 meses, pra todas dsts, negativos so que… Read more »

romilson
Visitante
romilson

Esse site e demais so aqui encontrei o que estava pesquisado fiquei muito bem informado gracas a esse site muito obrigado pelos comentarios me ajudou muito a me informar mais sobre essas doencas valeu obrigado.

mylinha
Visitante
mylinha

eu achei intereante

kenia marcelina
Visitante
kenia marcelina

Ola eu te quero saber se existe a cura para a herpes pois a tenho e sta muito incomoda e tenho medo de outras pessoas saberem… me ajudem,

souza
Visitante
souza

minha esposa apareceu entre o anus e a vagina com umas verruguinhas tipo cacho de uva pode ser dst?ou cançer* e eu poderia ter passado isto pra ela*

jessica silva
Visitante
jessica silva

esses assuntos deveriam ter mas repercusso na midia
parabéns pelo seu textos com certeza eles ajudam muitas pessoas que ainda hoje em dia tem duvidas
parabéns mesmo………

trackback
Notícias super interessantes VI (minha opinião) | 30 e Alguns

[…] Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS) – […]

manu
Visitante
manu

gostei muito desse papo

lucymar
Visitante
lucymar

queria saber mais sobre esse assunto nas escolas e hospitais para ficar mais atenada…

eliana
Visitante
eliana

queria deixar meu comentário que o preconceito é muito existente na nossa sociedade pois uma pessoa portadora de qualquer doença sexualmente trasmitida jamais vai falar pois não é o correto por pior que seja pelo menos os que as rodeiam devem saber.

Fabyola
Visitante
Fabyola

eu gostei muito de fazer um trabalho sobre esses tipos de doenças
assim eu fico mas previnida contra essas doenças
♥♥♥♥adorei♥♥♥♥

trackback
Notícias super interessantes VI (minha opinião) | 30 & Alguns

[…] Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS) – […]

gabriella
Visitante
gabriella

adorei

smg
Visitante
smg

Queria saber o seguinte fiz uma vasectomia a uns 4 anos.nunca tive problemas com esse tipo de doenças sexualmente transmissíveis, sou casado e não tenho outras parceiras além de minha esposa. Só que a uns três dias estou com um desconforto ao urinar, e ardência no canal da uretra, e hoje de manhã, saiu um liquido amarelado. Como minha esposa vinha fazendo um tratamento contra candidíase. Queria saber se pode ter acontecido isso comigo por esse motivo, ou se ela pode ter contraído gonorréia por exemplo em uma relação extra-conjugal sem o meu conhecimento.

lais
Visitante
lais

achei ótimo essas explicações de vocês falarem dessas doenças e por isso que eu tomei notas boas em ciências espero que vocês botem mais coisas ainda e que muitos jovens aprendão isso