Uma pergunta frequente na recepção do laboratório de análises clínicas é se o ato de beber água durante o jejum, antes da coleta de sangue para realização de exames laboratoriais, vai “tirar” ou “quebrar” o jejum, impedindo a realização dos testes solicitados. Vamos ver se tomar água está liberado ou não.

Beber água pode. A ingestão de água em quantidades normais, apenas para matar a sede, certamente não vai “quebrar” o jejum, não vai alterar os resultados dos exames que serão realizados. Tomar água está liberado.

Outras informações sobre tomar água durante o jejum para exames

Em caso de exames que o paciente tenha que tomar algum tipo de anestésico é recomendado não beber água antes do procedimento, que não é o caso dos exames laboratoriais de sangue.

No caso do exame de urina, não deve ser ingerida grande quantidade de água durante a noite e depois pela manhã realizar a coleta do material (urina), pode ocorrer uma diluição desta amostra e desta forma alterando o resultado.

Por isso, o ideal é que não tome água exageradamente na noite que antecede a coleta de urina para o exame pela manhã.

Portanto, para realizar exames laboratoriais de sangue que necessitem respeitar um jejum antes da coleta do sangue, a pessoa não precisa ficar sem tomar água, beba água normalmente, não vai quebrar o jejum.

13 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite meu filho esta fazendo exame para o colegio naval e deu no exame sangue na urina , pediram para ele voltar em 2 dias para repetir o exame e para que ele beba bastante agua durante estes 2 dias e nao fizesse esforço , sera que bastante liquido diminui o sangue NA URINA?

    • Sangue na urina, independente de ingresso em serviço particular, público ou Serviço militar, deve esclarecer o motivo deste sangue, isso sim é mais importante neste momento.

  2. Daniela Batista

    Pq é necessário a pratica do jejum durante alguns exames laboratoriais.

    • A ingestão de alimentos em alguns tipos de exames levam ao aparecimento de elementos que interferem na análise, outros adicionam substâncias que aumentam ou diminuem o valor do metabólito pesquisado, direta ou indiretamente. Em algumas análises as substâncias presentes no alimento não interferem na avaliação, nem direta nem indiretamente, não necessitando do jejum nestes casos.

  3. Boa noite !
    Bom tenho exames de sangue e de urina amanha
    estou gravida e tenho que faze-los !
    Estou morta de sede posso beber agua ?

    • Veja no texto exame que não pode beber água, é raro o caso, acredito que se for fazer exames rotineiros de gestante não irá realiza-los, sendo assim PODE beber água sim.

  4. Suellen Rodrigues

    Fiz exame de sangue em jejum mas antes de sair de casa tomei Laneli polivitamínico e polimineral…

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here