Uma situação de estresse pode ser momentânea, esporádica e não venha causar nenhuma variação na rotina da pessoa ou no seu organismo, mas existem situações que as tensões, preocupações, medos, traumas, são frequentes, sejam eles no trabalho, escola ou no próprio lar, geram um estresse que modificam as condições orgânicas, afetam o metabolismo, causando muitas vezes comprometimentos graves, veja alguns sinais de um nível de estresse elevado.

Estes sinais devem ser observados, não devem ser ligados automaticamente a estresse, mas seu médico precisa saber.

  1. A transpiração excessiva: muitas pessoas estressadas manifestam uma transpiração exagerada, além do normal, mas não deve ser confundida com casos de pessoas que sofrem de hiperidrose.
  2. A perda de cabelo: Muitas situações podem ser causadoras de queda de cabelo, vários medicamentos podem fazer isso, condições genéticas e outras patologias, mas o estresse é um dos causadores deste sinal.
  3. Sangue pelo nariz: Um artigo de 2001 no British Medical Journal sugere que este poderia ter algo a ver com os picos de pressão sanguínea que são muito comuns quando você está estressado.
  4. Perda de memória: Se você perceber que não está com a mesma condição de memória pode ser um sinal de estresse.
  5. Imunidade enfraquecida: Este pode ser o fator que mais ocorre em situações de estresse, um sinal que muitas vezes não pode ser identificado facilmente e acaba refletindo em outros sinais, infecções repetidas, por exemplo. O exame hemograma completo pode ser muito útil para avaliar os leucócitos e linfócitos.

Estes são apenas alguns sinais básicos para que você possa observar e analisar se não seria o momento para procurar uma ajuda médica visando contornar um nível de estresse elevado.

De posse destas informações, e outras que por acaso estejam associadas, o médico poderá identificar importantes influências do estresse no organismo e indicar medidas corretivas e medicamentos que farão parte de um conjunto de ações visando reduzir este estresse ou até mesmo eliminar o problema.