Conversando com pacientes no laboratório, uma senhora me perguntou se aqueles testes de gravidez usando agulha ou cloro tinham resultado confiável. Estes testes usados antigamente para saber se a mulher está grávida, pesquisando hormônios Beta hCG por métodos nada convencionais, usando agulha, cloro, fervura da urina, não funcionam, devem ser de 1950 quando fazia teste de gravidez usando um sapo, sobre o qual já escrevi, este post é para dizer que estas técnicas que não devem ser usadas.

Escrevi vários textos sobre os testes de gravidez, como realizar, como funciona o teste, qual o preço, a confiabilidade dos exames de laboratório e de farmácia, comentei também em outro texto que algumas vezes um teste positivo pode ser negativo, portanto, aqui no blog temos vasto material sobre os testes de gravidez, consulte, com uma linguagem simples, para que todos os visitantes possam entender a importância da coleta do material, execução do teste e leitura do resultado.

Mas, temos que conhecer também estas técnicas que algumas mulheres usavam antigamente, quando não tinham as opções seguras que dispomos hoje.

Os testes de gravidez do tempo da vovó

Um destes testes coloca-se a urina em um pote e mergulha-se uma agulha nova, deixando durante a noite, no outro dia faz a “leitura” do exame, se a agulha estiver escura o resultado é positivo, se não ocorrer o escurecimento da agulha o teste seria negativo.

Outro teste usa o método da fervura, uma panela com a urina suspeita de gravidez é levada ao fogo até ferver, se a forvura subir e formar uma fina camada depois de esfriar é positivo, se a fervura não “subir” ou formar a camada, resultado negativo.

Um terceiro teste usa misturar um pouco de cloro na urina, se ficar escura é um teste positivo, se não mudar a coloração o teste é negativo.

Jamais indico realizar algum dos testes descritos acima, apresentam resultados extremamente imprecisos, e a dúvida certamente continuará, dando resultado positivo ou negativo.

Os teste de gravidez modernos, exames rápidos e precisos

Nos dias de hoje, não existe motivo para não realizar o exame para pesquisa de gravidez no laboratório, ou comprar na farmácia perto de sua casa o kit, o preço é relativamente baixo, alguns testes custam menos de oito reais, outras marcas um pouco mais caras custam vinte reais, podendo ser comprado até mesmo pela internet, a confiabilidade é alta, de fácil execução, mostra o resultado dentro de poucos minutos e pode ser feito no conforto do lar, por todas estas características indico realizar os testes adquiridos na farmácia ou coletar o sangue no laboratório.