Quando a mulher suspeita que esteja grávida fica ansiosa para esclarecer logo esta dúvida, e o teste de gravidez realmente é o meio mais rápido e prático para ajudar identificar a presença ou ausência do hormônio gonadotrofina coriônica humana – beta HCG, substância produzida no início da gestação quando ocorre a implantação do óvulo. Com uma pequena amostra de urina colhida no dia certo e um kit comprado na farmácia, mediante uma reação química, dentro de poucos minutos saberemos se o resultado é positivo ou negativo.

É compreensível que fique ansiosa, afinal um bebê representa várias mudanças na vida desta mulher, para ajudar nesta tarefa estamos colocando neste texto um pouco de nossa experiência trabalhando em um laboratório de análises clínicas, explicarei de maneira bem detalhada sobre sintomas, quando deve ser realizado o teste de gravidez, como deve ser realizado, precisão, sensibilidade, quanto custa o kit de farmácia e se realmente é confiável.

Teste de gravidez – Guia completo para esclarecer se o resultado é positivo ou negativo

O kit com a tira ou fita teste adquiridos na farmácia buscam identificar se existe na amostra de urina o hormônio beta HCG, caso a reação acuse a presença do hormônio mostrando duas linhas colorida, teremos um teste positivo. Se você estiver com medo de comprar o material para fazer o teste em sua casa, não se preocupe, o procedimento é simples e de fácil realização, basta seguir algumas dicas que daremos aqui e respeitar o procedimento indicado na bula do produto adquirido para o teste.

Os sintomas na gravidez

Apenas pelos sintomas não é possível afirmar se é ou não gravidez, apesar de oferecer bons indícios.
Podemos citar alguns sintomas: amenorreia (ausência de menstruação), mamas mais sensíveis e com certo inchaço, cólica abdominal, corrimento vaginal cor-de-rosa, desejos alimentares e cansaço.

Também podemos observar, escurecimento dos mamilos, micção mais frequente, tonturas, náuseas e enjoos que geralmente estão presentes na maioria dos casos de gravidez, tendo sempre em mente que cada organismo se comporta de maneira diferente, podendo alguns dos sintomas não estar presente ou surgirem outros.

Quando é indicado realizar o teste de gravidez

teste de gravidez resultado plugbr.net

Na verdade o teste de gravidez pode ser realizado a qualquer momento, mas sabemos que se realizar o teste muito cedo, antes do dia provável para chegar a menstruação, ou poucos dias depois, existe forte possibilidade de não termos um resultado definitivo.

Teste realizado antes da data da menstruação

Alguns fabricantes de testes mencionam possuir uma ótima sensibilidade em seus kits de análise, podendo acusar positivo antes da data da menstruação, esta informação você encontra na bula do teste.
Se tivermos um resultado positivo, a possibilidade de realmente ser um verdadeiro positivo é de 96 a 99%.

Se tivermos um resultado negativo, ainda teremos forte possibilidade de acusar positivo se realizado alguns dias depois. A concentração do hormônio Beta HCG pode ser muito pequena e ainda não detectável.

Teste de gravidez realizado poucos dias após a data da menstruação, 1 a 3 dias

Outros fabricantes de kits de teste de gravidez informam em suas bulas que a análise pode ser realizada no primeiro dia após o atraso da menstruação.
Ao realizar segundo esta recomendação, no caso de resultado positivo, a possibilidade de realmente ser um verdadeiro positivo é de 96 a 99%.
Se obter um resultado negativo, ainda teremos uma considerável possibilidade desta amostra acusar positivo se realizado alguns dias depois.

Teste de gravidez realizado depois do quinto dia de atraso menstrual

Realize o teste de gravidez depois do quinto dia de atraso menstrual.

Esta aqui é nossa recomendação para realizar o teste de gravidez, se colher a urina depois do quinto dia de atraso menstrual teremos um resultado fortemente seguro e condizente com a realidade, economizamos na compra de kits, não precisaremos de repetições, além disso, não ficamos com falsos resultados e expectativas frustradas.

Se realizar o teste depois do quinto dia de atraso e ainda assim continuar dando negativo, permanecendo suspeita de gravidez, menstruação não desceu, procure o médico ginecologista para uma consulta, pode realmente não se tratar de gravidez, é útil investigar alguma infecção, ou outro problema.

Qual a melhor amostra de urina para fazer o teste em casa

A amostra utilizada para detectar o hCG, hormônio presente na gravidez é sangue ou urina, como nossa intenção é realizar o teste em casa, a urina é a amostra ideal.

Qual o melhor horário para coletar a urina é fazer o teste de gravidez

Como já indicamos acima o dia ideal para coletar a urina e realizar o teste de gravidez, vamos falar agora sobre qual o horário indicado para coletar a urina e realizar o teste.

A maioria das bulas dos kits afirmam que a urina pode ser coletada a qualquer momento do dia para realizar o teste.

Nossa recomendação para colher a urina e realizar o teste de gravidez

Mas indicamos que seja usada a primeira urina da manhã, logo que acordar já colha, coloque pequena porção desta urina em um recipiente totalmente limpo e seco, e logo depois inicie o teste.

Se for necessário, poderá também, coletar a urina em qualquer horário do dia, de preferência fique sem urinar pelo menos 4 horas antes de fazer xixi para o teste, e não beba grande volume de água. Estes procedimentos proporcionam concentrar os hormônios beta HCG, favorecendo a sua detecção, caso existam naquela amostra.

Qual teste de gravidez de farmácia é o melhor

Nem todos os testes de gravidez são iguais, pode ser que um relate sensibilidade para detectar gravidez antes da data da menstruação, outros afirmam que detectam gravidez no primeiro dia após atraso menstrual.
marcas teste gravidez

Analisamos as principais marcas de teste de gravidez do mercado – Gravidez Strip Easy, Fast Teste, Confirme, Baby Sure, BioEasy, Unitest, GravTest. Comentamos como cada teste é realizado, como é feito a leitura do resultado caso positivo e negativo, tempo para leitura do teste, sensibilidade e preço médio do produto.

Também já analisamos clearblue, maternitest e gravindex, tenha todas as informações necessárias para escolher o teste ideal para você.

A qualidade do material e a boa técnica para realização seguindo todas as recomendações do fabricante descritas na bula, são fatores determinantes para se chegar a um resultado confiável.

A visualização do resultados dos testes em tiras ou cassetes “sabonetes”, podem se vistos como linhas coloridas, sinais de (+) ou (-), palavras “grávida” “não grávida”, ou até mesmo em testes com bluetooth, sendo o resultado mostrado em um aplicativos para celular.

Quanto custa o kits teste de gravidez de farmácia

Os preços variam em função da sensibilidade, embalagem, da forma como mostram o resultado positivo ou negativo. Marcas como “Teste De Gravidez Grav Test Easy” possuem preços entre 5 a 6 reais, ou o “Teste de gravidez clearblue digital com indicador de semanas” com preços entre 30 a 40 reais e o “Teste de Gravidez Clearblue Compact” com valor entre 20 a 30 reais, entre outros.

Como realizar o teste de gravidez em casa

Citamos anteriormente, quando realizar o teste, a amostra ideal, melhor momento para coletar a urina, agora vamos ver especificamente como normalmente o teste é realizado.

testes-gravidez-kits

Evidentemente, não será possível descrever aqui a técnica de cada kit de teste existente no mercado, alguns indicam que a urina seja coletada em um recipiente que vem junto na embalagem, outros indicam lançar a urina diretamente na fita teste ou mergulhar na urina.

Relembrando que para realização de teste de gravidez adquirido na farmácia a técnica descrita na bula do kit deve ser seguida passo a passo como recomenda.

Você pode evitar realizar procedimentos errados conhecendo os principais erros durante a realização do teste de gravidez de farmácia em casa, descritos pelo nosso site.

Método básico para realizar o teste de gravidez em casa

1. Normalmente os kits teste de farmácia são fitas ou tira, cassete tipo “sabonete”, ou também bastão achatado. A urina devera ser despejada neste material dentro de pequenos orifícios, ou mergulhar a fita nesta amostra de urina, respeitando o limite para submergir, perceba que existe uma marca indicando até que ponto deve introduzir a tira na amostra.

2. Depois que colocou a urina em contato com o bastão ou fita, deverá deixar o material por alguns instantes, quando verificar que está úmido, coloque sob uma mesa plana, aguarde o tempo para que a reação ocorra e se torne visível.

Ver o resultado do teste antes do tempo ou depois do tempo recomendado na bula, pode gerar erro na leitura.

3. Verificando o resultado – Se visualizar duas linhas coloridas, este é um resultado positivo. Se visualizar apenas uma linha colorida neste caso temos um resultado negativo.

Uma das linhas é a Controle (C), deve ser sempre colorida, indica que o teste está dentro das condições normais de funcionamento. A segunda linha é a Linha Teste (T), será o local que vai indicar o resultado da análise em questão.

Podemos ter uma linha controle (C) com cor forte, e uma linha (T) com fraca coloração, devemos considerar positivo qualquer cor desenvolvida nesta área, veja texto que explica exatamente como funciona a cor nos testes de gravidez.
Guia cores resultado teste de gravidezCor no resultado do teste de gravidez

Adaptamos uma tabela que poderá ser usada para comparar com o  seu resultado, principalmente quando a cor estiver fraca no teste de gravidez, facilitando identificar se é positivo ou negativo, veja mais detalhes da tabela.

Teste de gravidez negativo após 5 dia do atraso menstrual, ainda com suspeita

Porém, se o teste de gravidez continuar apresentando resultado negativo, mesmo tendo realizado o exame após o quinto dia de atraso menstrual, pode não ser gravidez, outras possibilidades podem ser consideradas, uma infecção urinária, por exemplo. O ideal é procurar um ginecologista para fazer um exame detalhado buscando identificar a causa do atraso menstrual.

Teste de gravidez positivo, o que deve ser feito

Para finalizar, após um resultado de teste de gravidez positivo, é momento de procurar o ginecologista para iniciar os testes confirmatórios, avaliações clínicas e exames como EAS, hemograma, glicose, VDRL, citomegalovírus e outros.

Fique a vontade para enviar uma pergunta.

Entretanto, poderá obter respostas rápidas consultado a seção de comentários, logo abaixo, respostas e várias experiências já foram relatados e podem ajudar esclarecer qualquer dúvida.