O Anti-HBs é um anticorpo que confere imunidade contra o vírus da hepatite B, muitas vezes somente este resultado é positivo entre todos aqueles solicitados pelo médico para diagnosticar hepatite B, HBsAg, HBc IgG e IgM, Anti-HBe, HBeAg, este resultado positivo causa um susto na pessoa que observa o exame, logo pensa que tem hepatite, que está doente, mas não é nada disso, o resultado positivo no teste Anti HBs, acima de 10 mUI/ml, significa que a pessoa está imunizada contra o vírus da hepatite B, por ter tomado a vacina ou por ter tido contato com o vírus HBV no passado.

Os testes Anti HBs podem ser utilizados para verificar a resposta imunológica do organismo depois de vacinado contra a hepatite B. O resultado do exame Anti-HBs para a avaliação quantitativa da resposta imune após a pessoa receber a vacina possibilita verificar respostas fracas (aumentou os anticorpos mas ainda não está com valor acima de 10 que representa imunidade) ou até mesmo não respostas (dose da vacina não causou desenvolvimento de imunidade), além de acompanhar alterações da quantidade de anticorpos gerados por esta vacina.

Como o resultado é liberado pelo laboratório

O resultado positivo é liberado pelo laboratório quantitativamente, geralmente desta forma: Anti-HBs – Positivo 80,o mUI/ml e na frente ou logo abaixo os valores de referência (não reagente ou negativo = menor que 10 mUI/ml, e reagente ou positivo = acima de 10 mUI/ml). Portanto este é um resultado positivo, está com valor acima de 10 mUI/ml o que confere imunidade ao vírus da hepatite B.

Significado do resultado anti HBs positivo e negativo

Se o Anti-HBs deu negativo, esta pessoa pode pegar Hepatite B, ela está susceptível a contrair o vírus HBV e deverá se vacinar, logo abaixo vou explicar sobre a vacina, mas se der um resultado positivo, está imunizado, provavelmente por ter tomado a vacina, ou por ter entrado em contato com o vírus da hepatite B.

Incluímos abaixo uma tabela simplificada segundo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais/SVS/MS, para favorecer a interpretação dos seus resultados de exames de sangue. São 4 situações com exames HBsAg, Anti HBc Total e o Anti HBs que ajudam no diagnóstico.

exame Anti HBs positivo imunidade

O resultado positivo para Anti HBs quando proveniente de contato com o vírus, pode ter causado no passado sintomas como mal-estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, náuseas, vômitos, icterícia, mas pode ser que estes sintomas tenham sido muito discretos, mesmo assim o organismo produziu anticorpos contra o vírus da Hepatite B, e hoje está imunizado.

A imunidade proveniente de contato com o vírus da hepatite B é conferida contra o subtipo que a pessoa entrou em contato. Nem toda imunidade conquistada pode perdurar por toda a vida, a quantidade de anticorpos pode reduzir e não conferir mais imunidade.

Anti HBs positivo em doadores de sangue

Caso o doador de sangue tenha recebido seus resultados de exame depois que fez uma doação, entre eles o exame Anti-HBs deu positivo e o Anti-HBc positivo, indica que ele já entrou em contato com o vírus da hepatite B, está imune, mas para doação de sangue está excluído, não pode doar mais.

Caso o resultado do Anti-HBs seja negativo – A vacina

Para finalizar, vamos ver as recomendações para casos de resultado negativo no exame Anti-HBs .

A vacina está disponível nos postos de saúde da rede SUS para faixas etárias específicas e para situações de maior vulnerabilidade.

Pode ser aplicada em qualquer idade. Situações de vulnerabilidade – As situações como acidente de trabalho com material biológico em profissionais de saúde, os doadores de sangue, pacientes com nefropatias, usuários de drogas, profissionais do sexo, bombeiros e policiais, carcereiros, presidiários, coletadores de lixo e outros vulneráveis.

A vacina é dada em 3 doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 6 meses da segunda para a terceira dose.

A vacina protege contra todos os subtipos diferentes do vírus da hepatite B.

Fique atento, tome a vacina.

Atualização: Veja também uma tabela mais detalhada de resultados dos testes e estágio, evolução da infecção.

tabela-hepatites-anti-hbs-exame

Destacado em azul na tabela você pode acompanhar na evolução da infecção casos positivos de anti HBs imune infecção passada e imune resposta vacinal.

Até mais.