O que faz a urina ficar espumosa ou com muitas bolhas – Proteínas na urina

Duas perguntas que sempre surgem quando falamos em exame de urina, tipos de exame e coleta da amostra é “Porque quando a pessoa urina “xixi” no vaso faz muita espuma, forma muitas bolhas“, e outra pergunta, também relacionada a esta questão “Meu resultado de exame de urina deu proteína, é grave “. Então, de forma simples, vamos a explicação.

Quando a pessoa vai ao banheiro e faz xixi, algumas vezes forma uma quantidade de espuma, de bolhas dentro do vaso, ou no pote de coleta de urina, mais do que normalmente ocorria em outros momentos, isso é sinal de presença de proteínas na urina, a proteinúria, pode ocorrer esporadicamente e depois não aparecer mais ou pode ser frequente e neste caso será necessário avaliação clínica, além disso outros exames podem ser necessários.

Antes de dizer que sua urina está espumante, veja se não foi colocado detergentes recentemente na água do vaso, ou tem aqueles sabonetes fixados na borda do sanitário, isso evidentemente causa bolhas que não é devido a urina. Outro motivo que deve observar é se outra pessoa urinou neste local, as bolhas podem ser decorrentes desta outra urina. A altura da micção também deve ser considerada, se muito alto, certamente causa um pouco mais de bolhas. Presença de esperma pós relação sexual também pode gerar espuma.

Como disse no início, algumas situações normais podem ser causadoras desta urina espumosa, entre elas, exercício intenso, onde ocorre uma maior liberação de proteínas na urina, estresse, alguns tipos de drogas, ou medicamentos que foram ingeridos anteriormente. Portanto, uma pequena quantidade de proteína na urina, menos de 150mg/dia, é normal.

Mas, a presença de albumina na urina, uma proteína normalmente encontrada no sangue, deve ser investigada , indica problema na capacidade do rim de filtrar a urina, algum dano glomerular, o aparelho que filtra a urina. Na síndrome nefrótica a urina é espumosa.

Algumas condições podem ser causadoras de proteína na urina:  Diabetes, pressão alta, infecções do trato urinário, insuficiência renal, amiloidose, câncer, intoxicação por metais pesados, envenenamento, lúpus, gravidez, artrite reumatóide, anemia falciforme, sarcoidose, sífilis, hepatite, e outras condições podem ser causadores de proteína na urina.

No laboratório o exame normalmente realizado na urina que identifica a presença de proteínas é a análise em fita reativa, onde é possível pesquisar várias anormalidades que estão presentes na amostra, entre elas a proteína pode ser avaliada como resultado fraco ou traços de proteína, (+) uma cruz de proteínas, (++) duas cruzes de proteínas, (+++) três cruzes de proteínas e (++++) quatro cruzes de proteínas, quanto mais cruzes, maior a quantidade de proteínas que está sendo liberada, passando pela filtração renal.

Outros exames podem fornecer dados importantes para avaliar a doença renal, entre eles a creatinina e a uréia. Um valor de creatinina acima do normal no sangue revela que o rim não está conseguindo eliminá-la de forma ideal. A uréia é normalmente eliminada pela urina e se a função filtrante do rim não está plenamente funcionando ela vai acumular no sangue gerando um valor elevado no exame. Outros exames:  Urina de 224 horas – Protenúria de 24 horas e a depuração da creatinina que fornece um resultado mais fidedigno que a uréia e creatinina, sujeito a menos interferentes. Além destes, os exames de imagem são fundamentais para colaborar com um bom diagnóstico.

Portanto, não podemos dizer que uma urina espumosa é devido a algum problema de saúde, pode ser normal, mas se a suspeita existe deve ser investigada, principalmente porque se a liberação de proteína não for em grande quantidade, geralmente  paciente não apresenta sintomas. O ideal é procurar o posto de saúde do seu bairro e marcar uma consulta com seu médico para esclarecer esta dúvida.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Simão Augusto

    Muito obrigado pela informação!
    Parabens pelo site.
    Muito esclarecedor.

  • Pingback: DULCE C. DE OLIVEIRA

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ok Heliasibe, abraço.

  • Haroldo Sarno

    ótima explicação simples e direta, agora estou mais tranquilo, farei os exames e não ficarei tão ansioso pois tomo muita cerveja e achava que era por isso.
    obrigado!!

  • Luciana

    Fiquei muito preocupada, mas como estou grávida ja seu o porque da espuma.obrigada

  • Pingback: Quando a Urina Fica Espumosa | Developping.com