Um dia desses um colega leitor me pediu para mostrar células do sangue, ele tinha curiosidade para saber como eram as células que falavam que circulava no sangue. Então atendendo ao pedido deste amigo leitor vou, de vez em quando, colocar alguma foto de célula que existe no sangue, que certamente você tem ai percorrendo suas veias, e dar algumas informações rápidas sobre elas.

A primeira que vou mostrar é o eosinófilo, para mim, uma das mais bonitas células do sangue, apesar de ser meio suspeito para falar, acho todas muito bonitas. Esta célula é vista depois da retirada do sangue da veia para fazer o exame hemograma, feito um esfregaço deste sangue em uma lâmina corado com corantes panóticos, depois de secar é levada ao microscópio para ser analisada, e podemos visualizar um elemento igual a este da foto, o eosinófilo.

Eosinófilo tem um papel importante no sistema imune, liberam toxinas para matar germes e parasitas.

Os eosinófilos representam 1 a 4% dos leucócitos periféricos, o aumento destes no sangue é dito eosinofilia e a diminuição, ou na verdade um não aparecimento destes na lâmina analisada ao microscópio (que deve ser relatada no exame como não encontrado ao percorrer toda a lâmina) é uma eosinopenia. Um resultado alterado destas células no sangue não é confirmação de patologia, mas sim um indício de alguma alteração devido a esta resposta imune.

São uma variedade das células granulocíticas do sangue, como o nome sugere, possuem grânulos eosinofílicos no citoplasma e um núcleo central lobulado.

O aumento dos níveis de eosinófilos (eosinofilia), é mais comumente associado com doenças alérgicas (dermatites, asma) e com presença de parasitas (como vermes), muito comum em crianças.

Alguns medicamentos também causam aumento dos eosinófilos, como antibióticos, anfetaminas, laxantes e outros. Raramente o aumento de eosino está associado a leucemia, eosino é o apelido carinhoso que damos aos eosinófilos.

Como a intenção aqui não é aprofundar no assunto, e sim mostrar basicamente como é a célula, e suas principais características, por enquanto é isso.

Obrigado ao colega leitor que fez a solicitação. Até mais.