Eosinófilo, uma célula do sangue que aumenta em parasitoses

Um dia desses um colega leitor me pediu para mostrar células do sangue, ele tinha curiosidade para saber como eram as células que falavam que circulava no sangue. Então atendendo ao pedido deste amigo leitor vou, de vez em quando, colocar alguma foto de célula que existe no sangue, que certamente você tem ai percorrendo suas veias, e dar algumas informações rápidas sobre elas.

A primeira que vou mostrar é o eosinófilo, para mim, uma das mais bonitas células do sangue, apesar de ser meio suspeito para falar, acho todas muito bonitas. Esta célula é vista depois da retirada do sangue da veia para fazer o exame hemograma, feito um esfregaço deste sangue em uma lâmina corado com corantes panóticos, depois de secar é levada ao microscópio para ser analisada, e podemos visualizar um elemento igual a este da foto, o eosinófilo.

Eosinófilo tem um papel importante no sistema imune, liberam toxinas para matar germes e parasitas.

Os eosinófilos representam 1 a 4% dos leucócitos periféricos, o aumento destes no sangue é dito eosinofilia e a diminuição, ou na verdade um não aparecimento destes na lâmina analisada ao microscópio (que deve ser relatada no exame como não encontrado ao percorrer toda a lâmina) é uma eosinopenia. Um resultado alterado destas células no sangue não é confirmação de patologia, mas sim um indício de alguma alteração devido a esta resposta imune.

São uma variedade das células granulocíticas do sangue, como o nome sugere, possuem grânulos eosinofílicos no citoplasma e um núcleo central lobulado.

O aumento dos níveis de eosinófilos (eosinofilia), é mais comumente associado com doenças alérgicas (dermatites, asma) e com presença de parasitas (como vermes), muito comum em crianças.

Alguns medicamentos também causam aumento dos eosinófilos, como antibióticos, anfetaminas, laxantes e outros. Raramente o aumento de eosino está associado a leucemia, eosino é o apelido carinhoso que damos aos eosinófilos.

Como a intenção aqui não é aprofundar no assunto, e sim mostrar basicamente como é a célula, e suas principais características, por enquanto é isso.

Obrigado ao colega leitor que fez a solicitação. Até mais.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • http://mediskina.blogspot.com Ana Carolina

    Parabéns pelo blog!
    Ele contém informações simples,claras e de fácil entendimento aos leigos.
    http://www.mediskina.blogspot.com

  • claudete pereira de souza

    gostei tirei minhas duvidas parabens

  • Michelle

    Ola…
    Gostei do texto mas tenho uma dúvida.
    Por que geralmente os processos infecciosos por parasitas intestinais levam a eosinofilia?

  • Bruno Ferracci

    Não consegui comentar no outro, mas eu sendo menor de idade, tendo 17 anos, poderia fazer um exame de Anti-HIV, para saber se tenho ou não?

    Abraços.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Procure o posto de saúde de seu município, o exame é oferecido gratuitamente. Abraço.

  • eliene

    gostei muito dos esclarecimentos, por ser leiga no assunto, fiquei muito mais tranquila e com um pouco mais de conhecimento, parabens e obrigada.

  • LuckMage26

    Fiz um Hemograma há pouco tempo,e apareceu que meu nivel de eosinófilos estava mais alto,mas não sabia dizer o que era isto.
    Seu blog está realmente muito bom,e você soube explicar de forma simples e gostosa de ler.Ótimo Trabalho!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      LuckMage, obrigado, procuro informar de forma simples e fácil para pessoas que não trabalham na área, também possam entender. Abraço. Obrigado.

  • Lígia

    Estou fazendo uma matéria chamada Imunologia e meu professor me fez a sequinte pergunta:porque o aumento do eusinofilo as vezes pode ser complicado para nós? e eu não sabia responder, agora eu sei que ele está relacionado com a resposta imune a agentes alérgicos,valeu pelo blog tá d+!

  • eusinófilos

    Não sabia o significado,e foi bem esclarecedor.obrigada.

  • dorys grigoletto

    Entao fiz alguns exames de rotina e no de sangue deu “suave eosofilina ” sinto muita coceira nos braços e agora surgiu coceira no nariz e queixo .ainda vou levar resultados para o medico terei q fazer exames mais expecifico

  • Daiane GSM

    Olá, é facinante ver as celulas no nosso organismo… sinto falta das minhas aulas de embriologia. “Aqui pude matar a saudade” rsrs.
    Meu filho de 2 anos fez um hemograma e um parasitologico de feses, o exema e feses deu negativo, mais o hemograma acusou “Eosinofilos aumentado”. Ai veio a duvida o exame das feses deu negativo e ele nao tem asma, e nem dermatite, ele tem alergia a peixe e a melancia, será que a alergia a esses alimentos podem dar um aumento ao Eosinifilos??

  • sirlei

    Bom dia!

    Estou gravida de 32 semanas e fiz um hemograma que detectou eosinofilia. O que pode ser?

  • Pingback: Hemograma completo, um resultado de exame de sangue com muitas informações | Plugbr.net()

  • Vandecleide Cavalcante

    Fiz um Hemograma completo, e pude perceber que há algumas alterações que não batem com os valores de referência,fiquei preocupada demais,deveras, pois não entendo sobre o assunto. Fiquei muito curiosa pra descobrir cada significado,e recorri a net. Visto que meu médico só verá após o carnaval.por favor se possivel me adiante algumas informações, pois estou um tanto nervosa. Meu e-mail é teachervandy2012@hotmail.com .irei citar os pontos que ficaram fora dos valores.
    Tenho 42 anos

    Hematócrito 28,8%
    Hemoglobina 8,6 g/dl
    Volume corpuscular médio (VCM) 66 u3
    Hemoglobina corp. Média (HCM) 20pg
    Concentração hemoglobina (CHCM) 30%
    Índice de isocitose (RDW) 16,7 %

    Eosinófilos 1.0. 67
    Bastões 0,0. 0

    Os demais deram normais.
    envie-me informações pra meu e-mail por favor. Grata

    Teacher vandy

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, pode ser que não encontre nenhum, mas não é motivo para preocupação, seu médico vai avaliar se, de acordo com a clínica, está tudo bem. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Exame de fezes, EPF. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não deve combater os eosinofilos e sim a parasitose, se existir. Abraço.