Antiestreptolisina O, ASLO – Indicador de infecções estreptocócicas

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Quando o exame laboratorial conhecido como ASLOAntiestreptolisina O, (ASO ou AEO) que fora solicitado pelo médico, apresentar um resultado alterado é indício de infecções estreptocócicas e suas complicações normalmente envolvidas, tais como a febre reumática e a glomerulonefrite aguda, outros exames e principalmente os sintomas clínicos fazem parte des.

O exame consiste basicamente em partículas de látex que são revestidas com estreptolisina O, estáveis e puras que desenvolvem uma aglutinação visível quando são misturadas com um soro (parte líquida do sangue depois de sofrer centrifugação) contendo níveis elevados de anticorpos antiestreptolisina.

Estes anticorpos antiestreptolisina identificados no exame são provenientes de infecções por estreptococos beta hemolíticos, anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo no momento ou depois de uma infecção de garganta, o ASLO apresenta-se positivo em 85% dos casos de faringites e 50% dos casos de GNDA – Glomerulonefrite Difusa Aguda. Na febre reumática 80% dos casos causam alteração neste exame.

É importante destacar que resultados falso positivo podem ocorrer em pacientes com tuberculose e hepatites, doenças frequentes em nosso meio. Vale lembrar também que o exame laboratorial ASLO isoladamente não diagnostica reumatismo, representa apenas uma resposta a uma prévia infecção estreptocócica, outros exames podem ser pesquisados, PCR, látex FR, VHS, mas oferece bons indícios para que o médico possa fechar o diagnóstico.

Geralmente o valor de referência indicado no kit e referendado na população assistida é representado como sendo negativo em casos inferiores a 200 UI/ml em métodos usando partículas de látex revestidas e outros métodos como, imunoturbidimetria inferiores a 250 UI/ml são resultados negativos (normais).

Os valores normais de ASLO variam com a idade do indivíduo, geralmente é normal abaixo de 250Ul/ml, mas alguns estudiosos entendem que seria normal abaixo de 333Ul/ml até 5 anos de idade, e até 500Ul/ml acima dos 5 anos de idade.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Anderson

    Olá Doutor!

    Boa tarde! eu estou na dúvida se enviei ou não msg sobre os exames de ASLO O que realizeiz, mas de qualquer forma estou enviando novamente.

    Fiz um exame e o mesmo tinha como valor de referência 200 UI/ml e o resultado foi 284UI/ml, porém, repeti novamente o exame 30 dias após o primeiro e o resultado foi 305 UI/ml. Devido a este aumento, é possível que eu esteja com uma infeçção estreptocócica?

    Grato,

    Anderson

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim Anderson é possível. Abraço.

  • ione

    boa noite,meu sobrinho esta com 17 anos eo medico disse que esta com reumatismo . antiestreptolisina ‘o’ 400 proteina c reativa negativo \ latex-fator reumatoide negativo.e preciso tomar bensetacil?

  • karina

    fiz o exame antiestreptolisina o e o meu resultado foi de 800 ui/ml….repeti o mesmo exame um mes depois e o resultado foi o mesmo….O q devo fazer…..como modificar esse resultado???

    • MARCIA

      Fiz o exame de antiestreptolisina e o meu resultado foi 707 tenho 22 anos, gostaria de saber o porque dessa alteração.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Conforme texto no início da página.

  • katia jeane

    olá dr. eu a + ou – 5 anos fiz o exame de ASLO e deu positivo (367) na época o médico q me orientou e tratou após alguns exame s q deram negativos chegou a conclusão de q era febre reumática (eu repeti o ASLO , mais 2 vezes dando positivo antes de começar a me tratar ) tomei um monte de remédios como cortisona, besetacil , antienflamat´rios e etc … uns 6 meses depois repeti e deu negativo e outro reumatologista disse q n era febre reumática mais fibromialgia , esse mes n sei pq a ginecologista me pediu novamente esse exame e novamente deu positivo (400) , e estou um pouco assustada já q sofri muito da ultima vez com a medicação .
    tenho q dizer q em fevereiro tive uma infeccão severa de garganta (amigdalite) o q pode me dizer a esse respeito ????
    quando criança também tive algumas infeccões de gargantas sendo q me recordo de uma muito sevara em q tive algumas complicações , porém também quando criança tomei muita beseyacil em postos do inss por conta de infeccão de garganta (emergência ).
    Aguardo resposta e obrigado pela atenção!!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Katia a primeira informação médica procede, deve acompanhar com seu médico e seguir medicação indicada por ele, importante para evitar demais complicações. Abraço.

  • Alessandra

    Meu filho tem 5 anos, e fez o exame mês passado, e o resultado foi 600, e o pediatra dele receitou alguns medicamentos, mas já adiantou que se não resolver ele terá que fazer o uso de injeção besetacil, será que essa injeção não é muito forte pra idade dele ?
    Mas pediu para repetir os exames novamente em 30 dias .
    Alessandra

  • flavia

    Dr. minha filha realizou o exame Aslo 3 vezes no primeiro resultado deu 525 no segundo tb, agora depois de alguns meses e tendo tomado injeçoes para esse problema o resultado ainda continua alterado deu 221. Pq que os médicos não gostam mt de diagnosticar co mo febre reumática? Minha filha tem 14 anos. Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Flávia, mas se indicaram a medicação específica, então o diagnóstico foi para este caso, ou não…

  • Maisa

    Por gentileza, meu filho está com 12 anos e o exame deu 327,00Ul/ml. O médico informou que deve ser feito um Doppler e disse que sempre devemos trata-lo com antibiótico nas ocasiões de qualquer sintomatologia na garganta.
    Esta taxa indica que meu filho pode vir a sofrer de doença reumática?
    Certa da atenção.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não posso afirmar isso, mas seu médico com todos os exames clínicos realizados por ele, deve lhe informar.

  • Lena Paula

    Boa noite. Minha filha de 15 anos apresentou a taxa de antiestreptolisina com valor de 428 ui/ml. Isto é uma indicação de febre reumática?

  • Andreia

    Bom Dia!Tenho 39 anos e fiz um exame de imunologia/hematologia e o resultado deu:
    ASO 400
    PCR Negativa
    Prova do Latex Negativa
    VHS 1ª hora 28mm
    O que o Sr.acha destes resultados.Será que isto confirma, o que eu já suspeitava, que tenho reumátismo…
    Ficarei grata com sua resposta!

  • thalita

    fiz exame de aslo e deu 300 e proteinas c reativa deu positivo, o que isso significa?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Thalita, por favor de uma olhada no texto para esclarecer sua dúvida. Abraço.

  • claudia

    meu exame deu uma taxa de 400Ui/ml tenho 29 anos isso é considerável infecção ou outro problema????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É elevado, deve procurar seu médico para avaliar possibilidade de medicação.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Luis, não posso indicar procedimento, apenas falamos sobre exames, mas com este resultado elevado tem que mostrar logo para seu médico indicar a medicação que o caso requer. Abraço.

  • Simone

    Ola,

    Sou Simone, tenho 23 anos, fiz o exame e o resultado foi 362,87 UI/mL. A cada dois meses, entre os dias 13-18 (sempre quinta ou sexta) eu tenho tido febres de até 39,5; dores fortes nas pernas e braços, principalmente nas articulações; juntamente com uma pressão na mandíbula que sobe até acima das orelhas. Fiz o exame a pouco, e recebi o resultado via internet. Ainda não consultei o médico por ser em outra cidade. Estou preocupada, pois está chegando o dia de acontecer pela 5a vez seguida essa febre, o problema é que sempre no sábado, quando saio do trabalho, percebo que minhas tonsilas estão quase fechando minha garganta, totalmente cobertas de placas de infecção. Gostaria de receber algum comentário sobre isso, pelo menos para eu me preparar para outro fim de semana de cama.

    Obrigada

  • fernanda

    meu marido fez o exame e deu alteração ele ja tomou 10 benzetacil que o médico passou de 21 em 21 dias mais ainda esta alterado qual medico ele deve procurar

  • Poliana

    Dr realizei o exame ASLO e o resultado deu 200 Ul/mL, sendo que o valor referencial: é inferior a 200 Ul/mL. Isso já indica alguma infecção?
    E o exame IMUNOGLOBULINA “E”(lgE)deu 550,9 IU/mL, sendo que o normal é até 200 IU/mL de acordo com minha idade. O que isso significa? tenho 30 anos.

    Obrigada!

  • monalisa

    olá,doutor tenho 14 anos de idade e recentemente fiz esse exame e o resultado pra mim foi super preocupante pois foi de 726UI/ml.E ai qual sua resposta pra tal elevação?
    algumas pessoas me disseram que isso pode atingir as valvulas do coração é verdade?!

    obrigado!

    monalisa

  • gabriela izabel

    tenho 33 anos fiz o exame antiestreptolisina o deu 414 eu tenho hepetite c e por varias vezes tive infecçao de garganta sera q isso pode ter alterado o exame

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve ser proveniente da infecção estreptocócica. Procure seu médico para informar o problema e tomar medicação. Abraço.

  • josefa costa daltro

    tenho dores muito forte nas articulações.
    minhas articulaçoes ficam inchadas avermelhadas e quente.
    fui a médica e ela passou um exame, meu aslo deu alterado, mais ela não passou nenhum rémédio, disse para eu fazer cminhada e tomar sol pela manhã, gostaria de saber se tem algum rémedio caseiro para essas dores ou que possa diminuir essa aleraçao. se for possivel mande respostas para o meu email, ah tenho 40 anos e sofro muito com essas dores.

  • Kercia

    Eh normal uma pessoa de 26 anos ter como resultado do exame de antiestreptolisina dar 400,1 no inicio depois acusar 120.?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      depende, o que quer dizer com “depois” após tratamento, um exame após o outro, quanto tempo depois? Abraço.

  • merian

    boa tarde! tenho 20 anos e dês do começo do ano (eu tinha 19 quando começou) comecei com muitas dores nos músculos e nas juntas, fui fazendo exames e com 5 meses meu medico me deu diagnostico de ter fibromialgia. como eu nao tinha uma boa comunicação com esse meu medico eu mudei de médico e ele me informou que eu tenho escoliose tbm e que tudo indicava que eu tinha artrite e tava suspeitando de febre reumatica tbm. (que sorte a minha rsrs).
    ele pediu um ultimo exame pra esclarecer alguma coisa que ele tava pensando rs.
    Pois bem: ASLO deu 255ui/ml
    PCR deu 0,3
    velocidade de hemossedimentação – 30minutos deu 10mm – e 60 minutos deu 20mm.

    ainda nao mostrei o medico o resultado falta muito tempo ainda para a consulta. mas gostaria de saber se com esses resultados eu posso nao ter artrite e sim febre reumatica.
    grata pela atenção e parabém pelo ótimo trabalho.
    estarei esperando a resposta no meu email

  • NADIA

    fiz um exame do ASO e o meu resultado foi 400 na referencia de 200
    qual medicameno devo tomar pra diminuir esse resultado?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nadia, medicamento seu médico irá lhe indicar, se desejar mais informações sobre seus exames laboratoriais estou ao seu dispor no que for possível e permitido ajudar. Abraço.

  • elis

    dr. meu filho tem 5anos e fez esse enxame o resultado deu 2 ui/ml quero saber se esta normal obrigado pela sua atençao

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim

  • maria jose macedo

    ola doutor minha filha tem varios problemas alérgicos e a uns anos eu peguei estafilocócos trabalhando na uti e passei pra ela na epoca ela vez tratamento com benzetacil ela ficou com muitas manchas na pele agora fiz vários exames nela e o de ASLO Anti Estreptolisina O deu 1,200ui/ml onde o normal e 200 o medico passou o tratamento com a benzetacil estou com muitas duvidas e preocupada.
    boa noite e obrigada.

  • Cicera

    Dr.Minah filha tem 7 anos a dopis dias atras,ela teve dores na panturrilha,o medicomandou fazer exames, e o resultado foi de anti-estreptolisina o reagente de 800 ui/ml, hoje foi a o posto sus,quando outro médioc olhou os exames,falou que não achva necessario ela tomar o bezotacil eternamente igual o outro medico diagnosticou,agora vou levar ao reumatoligista,quero saber sua opinião se for possivel.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cícera, esta é uma questão médica que deve ser decidida a nível de consultório, me desculpe. Abraço.

  • Cecilia

    Bom Dia Dr

    Eu já tive Febre Reumátia- tratei durante 25 anos só parei de tomar Benzetacil ao 35 anos agora minha finla de 12 anos sente dores nas articulações.e canela foi feito o exame (ASLO_) e o resultado foi de 334 UI- pode ser febre reumática?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cecilia, o seu médico deve responder, ele conhece a história clínica e laboratorial e pode com base nestes dados fornecer um parecer com mais informações. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não informamos diagnóstico, verifique http://www.plugbr.net/regras-para-comentar/

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Diretamente sobre o teste (reação), não.