Acne e espinhas – Os melhores tratamentos, cuidados e experiências com medicamentos

Todo jovem tem direito a ter uma pele livre de acne, para tanto, é necessário saber que não existe um tratamento único ou perfeito, as melhores formas e mais conhecidas de tratar acne, espinhas ou borbulhas, busquei reuni neste texto, acrescentando também recomendações e experiências de pessoas que já passaram por este problema e conseguiram superar.

A acne é mais comum na adolescência e afeta mais de 85% dos adolescentes. As formas de tratamento variam muito, algumas delas pouco resolvem, outras são boas soluções. A acne vulgar ou juvenil é uma das mais freqüentes. Acne é causada pelo bloqueio do folículo piloso e das glândulas sebáceas que o envolvem. Normalmente é designada como espinhas, cravos – e na terminologia da classe médica como comedões (preto), pápulas inflamatórias, pústulas, nódulos ou cistos e ainda acne ou borbulhas em Portugal.

A face, região anterior e posterior do tórax são as áreas mais afetadas do corpo. A obstrução do folículo piloso pode ser decorrente de aumento da secreção da glândula sebácea; atividade inflamatória (que pode ser devido a algum dos outros fatores citados); e ainda por ação de bactérias como Propionibacterium acnes.

Conforme Forbes e Jeckson, em seu livro sobre clínica médica, ou este clínica médica, as cicatrizes subseqüentes a acne pode ser profundas ou hipertróficas, mas o tratamento pode impedir a formação de cicatriz. Muito cuidado se for tirar as espinhas.

Outras considerações e cuidados

Os aspectos mais difíceis relacionados ao tratamento de acne:

E necessário que o adolescente tenha paciência durante os tratamentos, geralmente querem uma solução rápida, um tratamento urgente da acne, sabemos que isso não existe.

Certos tratamentos acabam piorando se não for observado o tipo de pele, área afetada e medicação usada.

O que foi uma maravilha, um tratamento bom para um, pode não ser para outro.

Pesquisa recente comprovou que pacientes fumantes desenvolvem mais espinhas, inclusive um tipo diferente, não inflamatória, o evento ocorre devido a um maior entupimento dos poros.

Uma consideração importante dispensar atenção especial para bons cuidados com a pele. Estas recomendações estão relacionadas a tentativa de reduzir a oleosidade da pele:

  • Evite espremer ou apertar as lesões;
  • Lave o rosto levemente com água morna, tente manter as mãos e os cabelos sempre longe das áreas oleosas;
  • Evitar produtos para uso nos cabelos e na pele que sejam da classe dos oleosos;
  • Evite bronzeamentos longos e produtos de auto-bronzeamento.
  • De acordo com a gravidade, um dos produtos indicados abaixo pode ser usados.

O tratamento de acne

O tratamento de acne é baseado na gravidade.

Acne Leve

Para casos de acne, espinhas, que surgem esporadicamente em regiões localizadas do corpo, poderão ser tratada mais facilmente com os produtos de uso tópico, sem necessidade de tomar medicação. Um dos mais indicados, é o peróxido de benzoila, aplicada no local 2 vezes ao dia, em loção ou gel de 2,5% a 5%, aumentando depois da quinta semana, se não obtiver resultados, para concentração de 10%. Quando era mais jovem, eu também tive problemas com as espinhas, e obtive um bom resultado com este medicamento.

O Acido salicílico também é usado e os retinóides em baixas concentrações, tendo sempre o cuidado de passar a noite e fazer uso de protetor solar durante o dia (evite protetores oleosos). Poderíamos incluir aqui opções de tratamentos naturais, alguns indicados pelo Danilo, comer cebola e máscara com argila, que ele usou e obteve resultado. E a Minâncora, indicada pela Renata Ruiz do nossa via.

A Renata Velloso faz uso da tretinoína tópica – Vitanol A, cita ainda o tazaroteno e adapaleno, relatando preços de alguns destes medicamentos para acne, um bom material para leitura.

Acne moderada

Acnes moderadas atingem uma área maior do rosto ou outra região, sendo necessário nestes casos o uso de uma terapia tópica com adição de um antibiótico de uso oral, pode ser útil, que deve ser adaptado a cada paciente. Acompanhamento por médico dermatologista.

Acne grave

Nestes casos a região atingida é maior, além de processo inflamatório com pústulas e cistos profundos podendo evoluir para cicatrizes. Requer acompanhamento minucioso por um médico dermatologista, certamente terá que fazer uso de retinóides orais – isotretinoína (vitamina A), combinados com alguma das terapias já citadas. Este tratamento é usado em muitos casos, podendo acabar com a acne em 5 meses, dependendo de cada caso, mas os cuidados devem ser seguidos rigorosamente, evitando uso em gestantes, além de ser necessário acompanhamento com exames para avaliação hepática (fígado), TGO, TGP, e outros como colesterol.

Alimentos que podem aumentar a oleosidade e surgimento de espinhas
Frituras em geral, manteiga em excesso, salgadinhos, doces e chocolates, colas, alimentos do mar e álcool. Deixando claro que estes produtos quando usados em quantidades moderadas, não vão causar acne.

Definições e tratamentos são, no entanto, controversos, e outros fatores contribuem para o surgimento de espinhas, como estresse, alterações hormonais, exposição ocupacional e medicamentos.

Em todos os casos o ideal e aconselhável, é sempre consultar um dermatologista para avaliar todos os pontos envolvidos em cada caso, fazendo uma avaliação clínica, solicitando exames, iniciando, mudando ou encerrando o tratamento quando for necessário.

Se você já teve experiências com tratamentos para acne, poderia nos contar com qual produto e como foi o resultado, usando o formulário de contato, logo abaixo.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: Aritmante » Tratamentos()

  • Jefferson

    CARAA EUU TO SOFREENDO COM AS ESPINHAS FAAZ 3 ANOOS, NÃO AGUENTO MAAIS ISSO, MEE INCOMODAA MUITO.

    Muuitas vezees deixei de saair, trabalhaar coom vergoonhaa do meeu roosto,eéah fooda isso , muiito coonstrangimento as vezes.

    Vou fazeer uma consulta ao dermatologista agora esse més, praa veer se consigo reverter essa situação que me persegue. Muito obrigado pela suas indicaçoes ae.

    Eu umas pomadas ki até ki são boas, mas naão acabam com as minhas espinhas ( Acnase, Clariderm ), noo teempo que eu estou usando as espinhas param um pouco, mas quando paro tudo voolta outra vez.

    Qualqueer outro dica pra miim, me mande um e-mail.

    Vlw. abraço

    • marcus

      cara,tbm me encomoda,n espreme senao vc fica com manchas horriveis!!!!!,tente usar acido retinoico!!!!!isso ja me ajudou!
      (wakening1@.hotmail.com)

    • Carlos

      Tenho espinhas desde meus 12 anos, hoje tenho 23, meu rosto já tem bastante cicatrizes, sempre tentei tratar com os medicamentos que me ensinavam e nunca ia a um dermatologista, hoje faço tratamento com um dermatologista e faço uso do ROACUTAN, ou isotretinoina, pois minha acne chegou ao grau III esse medicamneto é o máximo, mas precisa de uma receita médica para comprá – lo….

  • renata

    Adorei as dicas…qro explimentar esses tratamentos paracem resolver esse grande problema dos adolecentes …vou experimentar essa dica da Renata Ruiz…espero q d certo..vlw..pela dica =D

  • pipokita

    tenho uma borbulha que me chateia ha uns meses no ha meio d desaparecer. situa-sa na regiao publica… tenho vergonha de fazer amor com o meu namorado por causa disso. ajudem pf.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá procure seu médico de confiança, deve averiguar melhor do que se trata, fazer exames, e depois poderá fazer um tratamento correto.

  • ingrid

    nossa não tenho muitas espinhas. mas sempre quando uma some aparece outra e isso me irrita muito. e o pior, sempre me aparece uma no momento em que eu mas rezo para que não apareça, hehe. nossa minha mãe tem muitas e meu papi também, que azar o meu. mas procuro aproveitar cada dica

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ok Ingrid, obrigado pela visita e comentário. Abraço.

  • Pedro Arantes

    Silvano,foi ao dermatologista sexta-feira o peróxido de benzoila ela me disse que é aplica 2 vezes a semana nao 2 vezes ao dia,agora nao sei quem erro, depois que sua pele vai acostumando voce vai 3,4 e assim vai
    Obrigado

  • Diogo

    Ola faço uso do peróxido de benzoila 5% junto com um sabonete de enxofre, e um outro remédio via oral. Só que não está fazendo muito efeito não, faço o uso desse medicamento faz mais de 3 anos e meu rosto continua com espinha/acne, só que agora estou com 21 para22 anos e as espinhas veem causando irritações e deixando manchas no meu rosto. Li essa matéria, achei interessante, seria viável eu aumentar o peróxido de benzoila de 5% para 7% ou ate 10%? Aguardo resposta pelo meu e-mail. abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Diogo, acho que não irá resolver se aumentar a concentração do peróxido de benzoíla, o mais indicado, como já fez este tratamento e não surtiu efeito, procurar um médico dermatologista para avaliar sua pele mais profundamente e ver se outro procedimento seria indicado, mesmo porque está ocorrendo irritação, como disse. Abraço.

  • amandha

    não aguento mais minhas espinhas não sei oq que faço

    morro de vergonha até da minha familia..

    :(
    :(
    :(

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Algumas boas dicas você pode ver no texto acima e tem links para outras ótimas dicas sobre o assunto, veja todos eles. Abraço.

    • Gustavo

      Eu Também morro de vergonha do meu rosto…

      as vezes nem saio com amigos ou algo assim!

      de tanta vergonha do meu rost0! Que Desanimo! =(

    • gabriel

      eu tbm tenho espinhas e nao aguento mais que q elas desapareçam mas nao tem jeito

  • amandha

    a maquiagem … prejudica em alguma coisa?

    me responde por favor

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, sim pode prejudicar, agravar o caso, pois muitas vezes impedem que a pele respire, e elimine as impurezas. Abraço.

  • Euchis.

    Poxa…tenho espinhas desde os 12 anos..e não sei o que fazer, pois agora estou com 30 e parece que está pior…pois agora elas aparecem mais perto do queixo…queria uma solução urgente….pq meu pobre rosto está horrível…abraços

    • lara

      Eu melhorei muitocom uma pomadinha super barata camada RESORDEMIL O ÚNICO INCOMODO É QUE O TRAVESEIRO FICA COM CHEIRO DE POMADA .

  • Carlos Roberto

    Poxaa, tive muitas acnes, agóra ja esta saindo Graças a Deus, tenhu 16 anos e pretendo qe elas saem do meu rosto, e com essas boas dicas qe vou melhorar ainda mais minha pelee, obrigado msm !

  • HYANNA DIAS

    e bem legal esses tratamentos! eu tenho 17 anos ahh sofri tanto!
    + passou graças a deus!! eu morria de vergonha dos meus amigos(a) e princpalmente do meu namorado em bora eu seja bonita + com as espinhas acabam com agente!

  • dúuda

    POUR FAVOR me ajudem :(
    eu não aguento mais minhas espinhas, tá muito …
    eu morro de vergonha eu nem sai as vezes por causa desse motivo, se eu pudesse nem ia mais na escola! isso me envergonha muito é HORRÍVEL!
    se tiverem alguma dica, alguma coisa sei lá.
    me ajudem entre em contato comigo no meu e-mail!

    obrigada! ;D

  • leandro

    melhor mesmo é lavar o rosto com sabonete e depois pegar um copo meio copo de agua e 1 colher de chá de sal secar o rosto e passar a agua com sal na pele..resolve muitoo no meu caso ,eu era lotado de espinhas hj já n tenho nada..=) funciona sim e o resultado é rapido no outro dia vc nota a diferença e deixe que a agua com sal seque na sua pele fica aspero mas é normal some tudoo!

    • Márcia

      Leandro, tem certeza q essa mistura de meio copo d água e sal ñ vai tarzer nenhum mal?
      Tô c algumas espinhas ,e queria algo rápido p estar boa no ´sab. q já é carnaval.Responde por favor o mais rápido possível.

  • girlene henrique da silva ferreira

    olá. tenho 39 anos nunca tive problemas c espinha na adolescência só q agora de uns 5 anos p c´venho sofrendo e tem se agravado cada vez mais. neste momento estou c umas no queixo q inflmaram tantoa ponte de ter q tomar benzentacil, o médico(clinico geral), disse q era p aplicar compressas de agua quente, mas ainda n resolveu nada, doi muito e ja n como carne fazem 6 meses, gostarias de saber quais outros alimentos, chás e procedimentos caseiros eu poderia fazer p amenizar esse mal. todos os eventos importantes eu estou c uma espinha enorme n rosto (minha foto de para convite de formatura da facul, minha formatura, meu baile de formatura, minha foto p trocar de identidade, domingo é o noivada da minha filha e to eu c o abcesso enorme no queixo e o rosto inchado como se fosse dor de dente…) me ajudem por favor.
    PS: é comum espinha provocar inchaço?

  • felipe

    oi, eu nunca tinha passado por esse problema, dai ja tenho 24 anos, de uns 4 meses pra cah, nw para de sair espinhas no meu rosto.. ja to cheio de espinhas,
    eu moro no Japão, fui no derma daqui, me daram umas vitaminas,
    mais nw resolveram muito, me deram tbm um gel pra mim passar,
    parece que o gel deixa a minha pele mais oleosa..
    eu comprei umas pomadas que resseca a pele, eu queria saber se eu posso encher meu rosto de pomada?? se isso como evita meu rosto de respirar, pode agravar mais o problema?? eu sempre to lavando o rosto,vc saberia me dizer se vale a pena comprar as pomadas que eu achar na farmácia q eh de espinhas e encher meu rosto disso?? tem alguma coisa alem de ir no derma, e lavar o rosto que eu possa fazer pra evitar espinhas??
    valeu, aguardo resposta..

  • Heloisa

    Olá , bom eu nunca tive espinhas como estou tendo no momento… sempre tive uma ou duas ate trez no maximo mas nos ultimos 6 meses meu rosto ficou completamente cheio =( , estou fazendo tratamento via oral , fiz exames de sangue ultrasson , passo geis e pomadas, mas nada resolve … isso me envergonha demais , as vezes prefiro ficar em casa doq ir a uma festa com amigas, isso pra uma adolescente ainda mais vaidosa esta sendo horrivel =/

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Heloisa, procure seu dermatologista para mudar a medicação, pode ser que a formulação, ou algum componente dela não seja ideal para seu tipo de pele. Abraço.

  • adriana

    gente compre o livro espinhas nunca mais,funciona só que tem que fazer certinho!!!
    Ou roacuttan mas só com receita que vende mais ele é muito bom,a pele do corpo todo fica maravilhosa!!!

    • silvino

      Onde posso copra, adriana. Um abraço.

  • david

    tenho muitas espinhas,fui no derma e passou o epiduo,actine e o episol.
    mas nao vejo resultado,ja usei o acnase creme e o acnase sabonete deu uma melhorou bastante quase nao dava mais pra ver.
    agora voltou tudo de novo.se eu pudesse nem saia de casa com vergonha.
    mim ajuda ai!

  • Isabela

    Olá,preciso muito de uma ajuda,nunca tive espinhas mas agora com 19 anos começou a aparecer e dessa vez sao muitas bem novinhas,parece um monte de carocinhos,nao sao avermelhadas mas atigiram ate a area do meu olho isto me incomoda muitoo,nao sei o que faço, estou usando o sabonete PROTEX ULTRA mas nao sei se adianta.Preciso muito saber se maquiagem como base de rosto,que eu uso com frequencia,tem alguma influencia nisso e ou doces,má alimentaçao que eu tambem tenho muita,ou s pode ser alguma coisa do sangue.Se puder me ajudar ficarei grata.

  • paula

    hj no mercado há vários produtos eficazes para combater as espinha , o melhor é descobrir o que está causando esses problemas , se é algum problema hormonal , má alimentação , stresse, baixa imunidade enfim …ha vários fatores que causam espinha …..o melhor tratamento hj para espinha que é 100% eficaz é o uso do roacutan (iso tretinoina) sem duvida é o melhor remédio para espinha , porém possui alguns efeitos colaterais como ressecamento excessivo da pele , mas em 5 meses sua pele sta nova em folha ,existem pomadas eficazes tb como benzac ac, clindamicina gel,epiduo, adcner gel ,clindoxyl….alem das pomadas há tb os sabonetes que melhoram bastante o quadro da acne como o dermax , soapex acne soape, sabonete de própolis , sabonetes a base de acido salicco e enxofre são bem eficazes …antibióticos orais tem efeitos efetivos no tratamento da acne os usados para acabar com esse problema são dalacin c(clindamicina),eritromicina , tetraciclina,minociclina esses antibióticos tomados de forma correta acabam de forma efetiva com o problema da acne …..espero ter dado alguma dica ….ja tive bastante acne e sofri muito com esse problema, fui curada com o uso de clindamicina oral e epiduo gel ….bjus ate mais

  • Amanda

    olá!
    Acho q o mais dificil eh achar um bom dermatologista , q realmente entenda seu problema.Ja estou no meu terceiro e nem um pouco satisfeita. Tenho acne tardia( estou c 28 anos ) e td q fazem eh passar paliativos sem nem ao menos pedir um exame para saber a razão da minha acne e trata-la. Estou exausta!Enfim… tenho usado ADACNE CLIN á noite… antes lavo o rosto com sabonete actine e aplico uma camada do produto .Pela manha lavo novamente com actine e uso , indispensavelmente , hidratante oil free EPIDRAT para rosto , uma vez q o remédio resseca muiito a pele .Essas medicações melhoram bastante , mas nao fazem a acne desaparecer .

  • fabiano

    ola tudo bem com vc? espero que sim olha to a pele toda crespa como faço pra tratar

  • fabiano

    que produtos são necessário para esse tratamento em?

  • po essas espinhas é chata memo ..teve um tempo q estava muito horrível. tinha muita vergonha de ir a escola, sair na rua também .. hoje maneiro um pouco na alimentação e passo alguns produtos .. melhorou um pouco não totalmente.. mais eu consegui superar um pouco a vergonha.. fora a gozação dos filhos da * …

  • miquerlane

    eu não aquento mais milha pele é oleosa de mais e as espinhas ñ sai nunca mim ajude por favor.

  • gege

    poxa é complicado mesmo,pq a única solução viável q nós temos é procurar um derma,mais os exames hormonais q eles passam são caros p/ caramba,meu derma passou alguns para mim e só essa besteirinha foi quase 200,00 R$

  • clara

    tenham fé que tudo passa! eu também tenho espinhas e uso o gel duac e topic tomo também minotrex antibiotico e esta a resultar!

  • Willian A.

    O vibramicina vem numa caixa com 15 comprimidos. Precisa de 60

  • joadson

    me ajude estou cheio de acnes enormes
    u q ki eu faço? tenho muito vergonha de sair com meu amigos

  • manchas no rosto

    Obrigada por ensinar tudo isso no seu post!
    Estou realmente com problemas com acne e preciso de tratamento urgente!
    Obrigada! Bjs.

  • Lipe

    Já usei de tudo nessa vida para acabar com essas espinhas.
    Eu realmente não aguento mais.
    Não sei mais o que fazer, estou completamente perdido.
    Esses medicamentos não adiantam, são temporários, depois voltam em dobro.
    Isso acaba com minha vida, me deixa completamente de baixo astral.
    Tenho vergonha de me ver no espelho.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Lipe, na maioria dos casos estes tratamentos resolvem, mas uma pequena parcela deles realmente exige tratamentos mais agressivos, que requerem acompanhamento médico e exames regulares para avaliar se não estão afetando as funções orgânicas, deve ser seu caso, mas também é perfeitamente curável. Abraço.

  • Rita Lee Fernanda Chaves

    Oi, Meu nome é Rita Lee tenho 16 anos.
    Sofro muito por causa de espinhas, e já fiz 2 tratamentos que não deram certo. Só gastei dinheiro, sem necessidade alguma. Agora estou tomando um aticoncepcional chamado Diane 35 que não sei se ajuda a melhorar, e fiz o uso de tetraciclina que me fez passar muito mal e não estou fazendo mais o uso. Por favor alguém me ajude.

    • Vinnicius

      Rita Lee Fernanda Chaves

      Olha rita, tbm sofria de acne, minha pele era muito cheia de espinha, era bem inflamada, o que eu fiz fui ao dermatologista e ele passou pra mim roacuttan. Porém é muito forte um colega meu tomou, tem varias restrições mas de todos os remédio com certeza é o melhor, porém só com receita médica pra tomar. Mas eu não tomei esse pois gosto de da uma sair pra balada e tal e bebo um pouco (e não pode beber tomando esse remédio), então comprei a linha asepxia, gel sport, sabonete forte e o sabonete esfoliante. deu uns 45 reais ou menos. no terceiro dia não crescia mais espinha no meu rosto. Com apenas o gel você sente a melhora mas bom mesmo é o gel e o sabonete….

  • jessica

    Espinhas é um problema que afeta muito a auto estima da gente, tem pessoas que ficam olhando e até fazem comentários…Até parece q a gente tem culpa e quer ter espinhas né…Eu tenho bastante espinhas na face, mas o que está me ajudando bastante é o sabonete Sastid, a base é se ácido acetilsalicílico e enxofre, lava umas 3 vezes ao dia o rosto com ele, ajuda bastante.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Uma leitora compartilhou pelo email sua experiência, segue dica:Eu usei durante a minha adolescencia,
    o sabonete em barra acneide, e o creme gel acnase.Mas depois parou de
    fazer efeito e comecei a usar o sabonete liquido actine, adstringente
    de acido salicilico,um produto feito na farmacia de manipulação
    receitada pelo dermatologista de acido salicilico a 0,5%e acido
    azelaico a 15% e bloqueador solar de 30fps