Cabelo caindo – Deficiência de ferro pode ser a causa da queda dos fios, ferritina com níveis baixos revela

Se você está sofrendo com queda de cabelo, saiba que uma das causas pode ser identificada dosando a ferritina, este exame de sangue mostra as reservas de ferro, e neste caso pode estar abaixo do normal. Uma revisão de mais de 40 anos de pesquisas demonstram que o ferro em quantidade insuficiente guarda estreita relação com a perda de cabelo. Uma reposição poderia melhorar a condição capilar e restaurar o crescimento dos fios. Profissionais da área alertam que os níveis considerados normais para a ferritina, podem não ser os ideais para revelar o problema.

A ferritina é a proteína principal de armazenamento de ferro no corpo, desta forma quantifica indiretamente as reservas de ferro. O valor do exame ferritina reflete o nível de estoque celular de ferro.

Ferritina, como o exame pode ser útil para detectar queda de cabelo por deficiência de ferro

Dra. Lauren Deville uma naturopata, comenta em seu site que folículos pilosos realmente armazenam ferritina.

Quando nosso organismo está com pouca concentração de ferro para nossas funções essenciais, produção de glóbulos vermelhos, por exemplo, ele vai retirar ferro da ferritina, que está armazenada em partes menos essenciais do corpo, uma delas o folículo piloso.

Desta forma enfraquece o cabelo causando a queda. Então existe a relação da ferritina baixa e queda de cabelo.

Um único fio de cabelo cresce cinco anos, em média, antes de cair e ser substituído. Caso a ferritina seja insuficiente, o ciclo de vida deste fio de cabelo fica mais curto.

Portanto ferritina baixa também afeta a capacidade do cabelo crescer, podendo mudar a textura do cabelo, ficando mais fraco e frágil.

Opinião de outros profissionais da área sobre ferritina e queda de cabelo – Níveis considerados normais não refletem a realidade

Cotsarelis e Trost comentam que a maioria dos médicos consideram normais os valores de referência adotados atualmente para ferritina, na realidade, resultados de ferritina de 10-15 ng/ml estão na faixa “normal”.

Cotsarelis diz que um nível de ferritina precisa estar pelo menos acima de 50 ng/mL para que o organismo consiga manter e repor os fios de cabelo. Enquanto, Trost e Bergfeld, avaliam que seja necessário estar acima de 70 ng/mL.

Para Cotsarelis o intervalo de referência considerado normal da ferritina é errado, e por isso médicos não se atentam, e não consideram a possibilidade de ser este, um causador da queda de cabelo.

Valores considerados normais para ferritina hoje em dia: Mulheres: de 10,0 até 291,0 ng/mL. Homens: de 22,0 até 322,0 ng/mL.

No entendimento de Cotsarelis, qualquer tipo de indivíduos geneticamente predisposto, a ter a perda de cabelo, mesmo de características hereditárias, se os seus níveis de ferro são baixos, ele acelera esse processo.

Deloche C, Bastien P, e colegas publicaram estudo no qual, 5110 mulheres com idade entre 35 a 60, preencheram questionário sobre a extensão de sua perda de cabelo, depois dosaram ferritina sérica, para traçar uma relação.

Entre as mulheres que descreveram a sua queda de cabelo como excessiva, 59% tinha baixas reservas de ferro em comparação com o restante da população.

Philip Kingsley, uma tricologista, em seu site, diz que, quando falamos sobre a importância do ferro em relação ao cabelo, estamos especificamente referindo-se a ferritina, o nome dado à quantidade de ferro armazenado em nossos corpos. Quando um folículo piloso está na fase de crescimento, é chamado anágena, e quando está na fase de descanso, é chamado telógena. Em média, um cabelo vai crescer por 5 anos antes de cair fora e ser substituído. Se não temos ferro armazenado suficiente, o tempo de vida útil destes fios será menor.

Para reduzir a queda de cabelo é necessário repor as reservas de ferro

Leonid Benjamin Trost, e colegas, no Journal of the American Academy of Dermatology, afirmam que o tratamento para a perda de cabelo tem melhores resultados quando a deficiência de ferro, tendo ou não anemia, é corrigido.

O que devo fazer depois de um exame de ferritina com valor baixo?

Certamente um boa notícia é que esta queda de cabelo e como consequência um resultado de baixa ferritina, é totalmente reversível, e relativamente fácil de corrigir. Ao identificar que o problema existe, por meio de um exame de sangue de ferritina, e avaliação clínica, o médico será capaz de recomendar o melhor nível de suplementação para este caso, e uma dieta rica em alimentos que contenham ferro.

É importante não tomar suplementos de ferro antes de uma consulta com seu médico

Os suplementos de ferro não são uma cura para a calvície, não deve ser confundido com um remédio principal para recuperar a condição. Entretanto, representam uma parte de uma abordagem múltipla, medicamentos com ferro podem ser de grande ajuda.

Para finalizar, recomendamos uma dieta cheia de alimentos ricos em ferro, lentilhas, espinafre, feijão, ostras, ameixas, passas, e, sim, carne magra. Veja em orientação para anemia, mas relembrando que muitas vezes o paciente tem queda de cabelo, mas não necessariamente uma anemia instalada. Ou a queda de cabelo seja proveniente de outro problema, por isso é necessário uma completa abordagem para identificar a verdadeira causa.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 76

Cabelo caindo – Deficiência de ferro pode ser a causa da queda dos fios, ferritina com níveis baixos revela
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
Patrícia
Visitante
Patrícia

Tive uma anemia de 3 d hemoglobina e feretina tava na média sugerida,o problema é que tô ficando careca na frente,qual profissional procuro.

Rita
Visitante
Rita

Cláudia a minha ferritina estava 30 e o cabelo nem se fala de tanto que cai até hj. O meu endocrinologista me receitou tomar ferritina na veia pois o efeito é mais rápido apos o uso minha ferritinha subiu pra 96 q é ÓTIMO meu cabelo parou minimamente de cair. Acho q nao deu tempo suficiente pra suprir o cabelo.

Cláudia
Visitante
Cláudia

Tenho ferritina MT baixa já estou no terceiro vidro de viferim e a queda de cabelos não para…

Ana Fátima
Visitante
Ana Fátima

Boa noite! Queda de cabelo absurda, ferritina 32, estou tomando neutrofer e manessa, em quanto tempo irá cessar essa queda? Medicada em 25/03 o manessa e 02/04 o neutrofer. Obrigado