Ácido úrico – Informações incorretas sobre dieta prejudicam tratamento

Conversando com a nutricionista do hospital que eu trabalho, falávamos sobre ácido úricotriglicérides elevado, a melhor dieta, fui pedir a ela uma cartilha sobre produtos de soja de um curso ministrado pela equipe do serviço de nutrição e dietética do hospital na última SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e qualidade de vida, mas o tema que ganhou destaque durante a conversa, motivo deste texto, foi o prejuízo que uma informação errada passada ao paciente pode causar.

A nutricionista Joana falava sobre a dificuldade de orientar pacientes com ácido úrico alto, devido a informações que ele já tinha recebido de familiares, amigos e até mesmo de alguns médicos, que solicitam ao paciente portador desta patologia para não fazer uso na sua dieta de produtos ácidos, como limão e outros, falava que é um erro, pelo contrário, pessoas que possuem ácido úrico alto devem ingerir produtos ricos em ácidos.

O limão, por exemplo,” neutraliza o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose”, e outros defensores do limão contra o ácido úrico.

Reorientar um paciente que tenha recebido uma informação contrária a que ela vai passar é sempre um problema, a adesão ao tratamento fica prejudicada, somente passa a ser aceita depois de muita conversa com este paciente.

A nutricionista destaca ainda que a principal ação que uma pessoa com este tipo de patologia, ácido úrico acima do normal, além de ter que evitar cerveja, sobre isso já escrevi aqui no blog, seria evitar ingestão de alimentos com alto teor de proteínas, como carnes, evitando também enlatados, embutidos (salames, mortadela, salsicha, presunto), ketchup, chocolates, sardinha, extrato, caldo de carne e de galinha em tabletes, vísceras (moela, fígado, coração, rim), churrascos, frituras, carnes gordas, manteiga, sopas com carnes, carne de porco, patês, bebidas alcoólicas e alimentos defumados.

A dieta para hiperuricemia e gota estabelece uma ingestão baixa de carnes, dando preferência para carnes brancas de aves e peixes, exceção perdiz e pato. Lembrando que a ingestão de bastante água é importante

Consulte sempre um nutricionista para  acompanhar o tratamento desta e de outras patologias, os benefícios para a recuperação de sua saúde são evidentes.

Até mais.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Paulo

    Ola, tenho 55 anos e desde adolescência enfrento problemas com a elevaçao do AU. Os médicos na adolescência me recomendavam Ziloric e baixava, acompanhado de alguma dieta.
    Nos ultimos 3 meses, nos exames, as taxas pularam de 9 para 11,1.Sito inchaço nos pés, principalmetne esquerdo ao final do dia ou longo tempo em pé. TEm como regredir e para essa evolução com dieta, mas algum medicamento eficaz?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Paulo, somente seu médico pode indicar o medicamento, mas a dieta já relatei no texto algumas dicas importantes.

  • Pingback: Meu Google Reader [22.01.09 - 06.02.09] | 30 & Alguns

  • http://mediskina.blogspot.com Ana Carolina

    Ótimas dicas.Infelizmente as pessoas costumam seguir o que os vizinhos e conhecidos dizem,ao invés de procurar um nutricionista.

  • Marcelo Rezende

    Por favor, o que pode ser ingerido por quem está com o nível de ácido úrico elevado ?
    Grato,
    Marcelo

  • Mayara

    Faz muito tempo que não como carne por saber que o ácido úrico provém do mau funcionamento do organismo, que não processa as proteínas corretamente. Porém, continuo com os sintomas: mãos inchadas e coçando devido às bolhinhas e muitas bolhinhas nos pés. Acho que até o cheiro da minha urina deve ter mudado devido a essa complicação, será possível?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mayara, mas tem que normalizar o ácido úrico também, além evitar, reduzir ingestão de proteínas, não eliminar, além de fazer exercícios, o conjunto de ações é o que resolve, se estiver alterado.

  • Anisia

    A algum tempo descobri que tinha problemas de ácido úrico, pois comecei a sentir algumas dores nas juntas e inchaço nas pernas e por vezes as minhas mãos e meus pés descascavam. Quando resolvi ir ao médico, pois onde eu morava não tinha assistência médica, o mesmo solicitou-me diversos exames, que apresentaram certas alterações .
    Foi-me receitado diversos remédios para combater a dor, mas tenho percebido alguns efeitos colaterais resultante de medicações fortes, mas especificamente para o ácido tenho tomado o Salicin (ácido acetilsalicílico 100mg duas vezes ao dias. É possível reverter este quadro? Fico em uma situação constrangedora, pois o próprio médico cortou muitas coisas que em artigos anteriores afirmava-se ter efeito contrário.

  • luis

    tenho 35 anos meu acido urico e alto gostaria de saber o que eu posso comer

    • Canisio Cezar

      veja bem !

      cuidado com bebidas alcoólicas principalmente cerveja. Evite o consumo excessivo de carne, principalmente de porco. reduza o consumo de embutidos como mortadelas, salcichas, presuntos etc…
      Não consuma figado ou frutos do mar. Evite sardinha. Consulte mais alimentos ricos em purina, esta substância pode ser a causadora de tudo.

  • Marcelo Moreria

    Nos ultimos 4 anos faço exames de rotina , nos ultimos 4 anos minha taxa de acido urico ficou em 4,2 , 3,1 , 5,2 , ou seja , dentro da normalidade . Porem neste ultimo exame ficou em 10,1 . Por qual motivo a taxa pode ter subido assim ? Nao tenho nenhum sintoma de gota , nem dores musculares .
    Coincidentemente fiz o exame um dia apos ter entrada na aula de natação , esse exercicio um dia antes ao exame pode ter interferido no resultado ? E posso continuar a natação ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Acredito que seria prudente repetir o exame. Mas quanto a natação não interfere. Abraço.

  • Alexandre Sotto Maior

    Após sentir fortes dores na perna esquerda (Parte superior – da virilha até o joelho)fiz alguns exames e constatei uma taxa elevada de Ferritina 402,64 e àcido úrico 8,30. O médico me receitou Beserol 3 X ao dia, no entanto as dores apenas diminuem durante curto intervalo e depois voltam novamente.
    Todo dia de manhã tomo um suco de cenoura, beterreba e laranja. Posso continuar tomando ou devo parar ?
    Algum outro medicamento no lugar do Beserol ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alexandre, não posso lhe indicar medicamento, mas vou pedir a você que se não estiver surtindo efeito o tratamento, como parece não estar, deve procurar a opinião de outro médico. Também é interessante fazer um acompanhamento alimentar com uma nutricionista, é muito bom. Abraço.

  • valdir

    Silvano vilela me mande por favor como combater o acido úrico, e muito obrigado pela sua atenção um abraço

  • euler

    qual a taxa considerada normal para acido urico (taxa no brasil)

  • renan

    estou com acido urico alto 10,5.este valor e muito alto

  • Roseli

    Meu pai tem 78 anos, é diabético e está com a taxa de ácido úrico levemente aumentada. Vim pesquisar mais informações justamente porque desconfiei da orientação do médico que o orientou a simplesmente evitar frutas cítricas. Muito oportuno o seu artigo.
    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Roseli, tive colaboração da nutricionista do hospital. Abraço.

  • Marília

    meu marido está com problemas reumáticos os exames deram alteração em duas referências:
    1. Acido úrico 10,4 mg/dl, o médico reumatologista esta tratando como se fosse gota, no entanto eu estou perdida na dieta, pois devo evitar proteinas como carne vermelha e grãos, bem parece que nós comemos basicamente esses dois alimentos diariamente, como fazer ???
    2. A glicemia no exame do dia 17/06 estava em 103mg/dl, já no dia 30/06 ficou em 152 mg/gl, penso que deve ser porque eu dei muita água de coco para ele nestes período.

    como eu faço para fazer uma dieta tendo estas duas problemáticas? a do acido úrico e da glicemia.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marília,
      o que tem a fazer neste caso de dupla patologia a ser cuidada, será procurar na sua cidade uma nutricionista para acompanhar o caso, e não ter apenas uma dieta e pronto, deve ter um acompanhamento rigoroso. Cada paciente responde a dieta de uma forma, muitas vezes é necessário mudanças. Abraço.

  • adolfo pires

    gostaria de saber qual a referencia ´limite para considerar-se com ácido úrico a ser tratado. Carnes branca como frango, peixe, porco carneiro fazem mal .E bebidas como uisque e vinho

  • Ferdinando.

    Tenho uma deficiência renal que vários nefrologistas não descobrem qual a causa real, após os mais complexos exames. Tudo indica que há relação com o ácido úrico. O AU meu é um pouco elevado(8,0) e gostaria que vocês me esclarecessem quais as bebidas alcoólicas com menor teor de AU. Sei que a cerveja tem elevado índice, mas desejo saber quais as bebidas com menos AU.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ferdinando,
      como já disse em um outro post (texto) aqui no blog, qualquer outra bebida oferece risco 1x a mais de desenvolver gota enquanto a cerveja oferece risco 2X e meia a mais para desenvolver gota. Abraço.

  • URAKTAN GADELHA

    TENHO 45 ANOS e há 5 anos tenho problemas de ácido úrico, gosto de apreciar uma bebida alcóolica, já abandonei a cerveja, gostaria de saber que tipo de fruto é bom para o tratamento do ácido úrico, por exemplo começei a tomar em jejum um copo de agua com limão, isso é bom, posso continuar com este tipo de tratamento?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, as informações possíveis de serem utilizadas já relatei no texto. Abraço.

  • Gabriel P.P

    Olá…gostaria de saber se as bolinhas que aparecem no pé, se estouradas, transmitem o ácido para outros lugares(espalham)? Estou com muitas no dedão dos dois pés..Além de feias incomodam muito.Já iniciei uma dieta para amenizar..mas teria algo natural para auxiliar tb?Me indicaram o NUTRAPLUS loção, mas não vejo resultados.
    Muito obrigado.

  • NRN

    Olá, eu adorei a matéria, pois curso nutrição e quero aprender cada vez mais o que não dá tempo de aprender na faculdade…
    Obrigada

  • Ronil

    Tenho 47 anos e descobri no último checkup que minhas taxas de Ácido Úrico estavam batendo o limite aceitável. Tinha algumas dúvidas quanto as frutas cítricas, mas fiquei contente de saber que são também benéficas, baixando esses níveis. Consultarei também um nutricionista para fazer-me uma dieta. Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ronil, obrigado por consultar nosso blog, e parabéns por procurar a colaboração de profissionais. Abraço.

  • Cristiano Fiorotti

    Gostaria de dizer que me encontro muito preocupado com a grande quantidade de informações desencontradas a respeito desse assunto (Ácido Úrico Elevado). Ao ter uma crise de dor no pé esquerdo, que quase não podia nem pisar, é que descobri que estava com esse tipo de problema.
    Ao fazer os exames laboratoriais, revelou que o AU estava elevado, 8.1 mg/dl e meu Triglicerídio
    com taxa elevadíssima em torno de 570 quando o limite aceitável é de 150.
    O que poss fazer para me cuidar melhor se como já disse anteriormente as informações estão
    desencontradas???

    Atenciosamente…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cristiano, mas é exatamente isso que eu comento no texto, por isso disse: “Consulte sempre um nutricionista para acompanhar o tratamento desta e de outras patologias, os benefícios para a recuperação de sua saúde são evidentes”