O ácido úrico é um produto final do metabolismo normal do organismo, estando elevado em várias situações clínicas. Em 20% dos casos ocorre o desenvolvimento da doença conhecida como gota, por um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É importante salientar que apenas 20% dos pacientes que apresentam ácido úrico elevado, a hiperuricemia, são portadores de gota.

Agora se você que possui o ácido úrico elevado, com aparecimento da gota ou não, e que goste de tomar cerveja, esteja atento, bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja causa um forte agravamento desta enfermidade. De preferência ao vinho.

O ácido úrico se deposita nas articulações

O ácido úrico se deposita nas articulações e poderá destruir os tecidos deste local, além disso, pesquisas realizadas no Incor apontam que pessoas com ácido úrico aumentado apresentam até cinco vezes mais chances de calcificação das artérias do coração, conseqüentemente maior probabilidade de infarto.

O valor normal de ácido úrico no sangue circulante é de 2,4 a 6,0 mg/dl para mulheres e 3,4 a 7,0 mg/dl para homens, o excesso, por problemas na excreção ou alta produção, tende a cristalizar, formando depósitos e causando intensa inflamação. A doença gota apresenta características hereditárias, é muito mais comum em homens que em mulheres.

Níveis aumentados de ácido úrico também são encontrados na insuficiência renal, alcoolismo, pre-eclâmpsia, cetoacidose diabética, neoplasias, pós- quimioterapia e radioterapia, uso de medicamentos como paracetamol, diuréticos e ampicilina.

cervej.gifNível baixo de ácido úrico é encontrado na dieta pobre em purinas, uso de corticóides, defeitos renais, uso de tetraciclina, alopurinol, metildopa, verapamil e outros medicamentos.

Para fazer o exame de sangue e detectar o nível de ácido úrico é necessário ficar em jejum por 8 horas e dirigir-se ao laboratório para proceder a coleta de sangue.

Produtos que devem ser evitados em casos de hiperuricemia:
Peixes e frutos do mar: sardinha, salmão, bacalhau, truta, marisco, camarão. Carnes: cabrito, vitela, bacon carneiro. Aves: peru, por exemplo. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, como já comentei.

Se você realizou um exame de sangue no laboratório do posto de saúde ou no serviço particular e não está conseguindo entender o resultado, alguns laboratórios usam uma terminologia um pouco diferenciada, pode fazer sua pergunta nos comentários logo abaixo.

Talvez o resultado do seu teste de sangue, tenha dado valores alterados, para identificar melhor, procure não confundir o resultado com o valor de referência que é o limite mínimo e máximo aceitável como sendo normal, fora destes valores o resultado estará alterado e deverá providenciar consulta médica para que seja avaliado e medicado.

125 COMENTÁRIOS

  1. Meu ácido urico deu alto a ultima vez, vou fazer novamente depois lhe informo aqui para me dizer se tá normal, minha cerveja não posso abandonar rss.

  2. Ola tenho 38 anos , nos exames que fiz i acido urico ficou em 8,3 mg/dL
    Clinicamente o resultado e muito alto?
    E Quais ooutros exames clinicos confirmariam a doença ?

    öbrigado

  3. Paulo, é um valor alterado, mas não se preocupe, não é sério, mas tem que levar o resultado para o médico que solicitou pois ele indicará algumas medidas de controle para seu caso. Este exame é suficiente para tomada de medidas necessárias. Abraço.

  4. Meu ácido úrico está com resultado de 7,8 m.g. Eu teho 51 anos, gosto de cerveja e carne.
    Este resultado é preocupante? O que devo fazer?
    Tenho observado que com o passar dos anos tem aumentado o valor do ácido úrico..
    O resultado não é alarmante, mas deve começar a se preocupar em controlar sua alimentação.

    • valter guiraldi gasparini

      meu acido úrico esta alterado e ja faz uns trinta dias que estou com o tornozelo esquerdo doendo e tem dias que nem posso por o pé no chão, só depois que tomo uns diclofenaco de potássio é que consigo andar quase normal.
      gostaria de saber o que posso fazer para eliminar este problema total ou amenizar a dor.

  5. Ainda não fiz o exame para ver o indice , sofro muinto com a doença as vezes ataca os pes as mãos ate os cotovelos , agora vou começar levar a doença mais a sério evitar alimentações que faz mau e bebidas so sei que a doença não é brincadeira obrigado.

  6. oi,tenho 23 anos e meu exame apontou que estou com 9,8mg/dl de ácido úrico meu caso e muito grave?

    Adriano, você terá que fazer um acompanhamento com seu médico, respeitando uma dieta rigorosa e usar os medicamentos receitados por ele, só assim poderá continuar com boa qualidade de vida. Abraço.

  7. muito bom o comentario sobre gota estão de parabens
    meu ácida tar 5,7 esta muito alto ou não.
    José,
    não, tudo normal. Abraço.

  8. erasmo carlos maia

    a cada seis meses a dor pega sempre em alguma junta so o que eu gostaria de saber e que nos cotovelos ja esta com excesso (bolinha)tem como ser feita cirurgia, pois esteticamente nao fica legal.ultimo exame que fiz deu 9,0 mg/dl
    É um resultado que inspira cuidados, deve procurar o seu médico para fazer um acompanhamento.

  9. FERNANDO MEIRELLES

    Tenho 46 anos, o meu exame deu 11,5mg/dl é muito preocupante??

    Sim, é um resultado que deve ser acompanhado com muita atenção, procure seu médico.

  10. joao e rodrigues

    Realizei um exame de sangue, meu ácido uríco de 7,6 mg/dl tenho 59 anos o resultado é preocupante?

    MUITO GRATO.

    • João, deve sim começar a se preocupar, busque fazer exames frequentemente e leve ao seu médico, é importante também acompanhamento com uma nutricionista. Abraço.

  11. Eu gostaria de saber o que é realmente o ácido úrico. Em uma linguagem simples. pois o meu esta em 7,5mg/dl

  12. Margarida Vasquez

    Tenho apresentado umas bolinhas que coçam muito na pele principalmente região dos pés (dorso) e canela,elas estouram e tem um líquido dentro parecendo uma picada de pernilongo,é indício de ácido úrico?

    • Pode ser, mas geralmente não é devido a ácido úrico, procure seu médico, faça exames de ácido úrico e pesquisa de fungos neste material.

  13. meus pes estão estourando como frieira sera o ácido úrico muito auto?

    • Pode ser, mas somente o exame de ácido úrico realizado em um laboratório de sua confiança pode esclarecer. Abraço.

  14. gostaria de saber si tomar cerveja so nos finais de semanas também agrava o problema obrigado

    • Sérgio, pode sim, mas sempre com moderação, pequena quantidade, e reduzir o número de vezes, fazer um acompanhamento frequentemente com consulta e exames. Abraço.

  15. Fiz exame de acido urico e o resultado foi 4,8 mg/dl gostaria de saber se este valor é alto?

  16. Tenho 30 anos e tenho sofrido bastante com o inchaço e as dores nas articulaçóes de mãos e pés. Sempre procuro o médico, mas ele não me dá nenhuma solução. Meu exame deu 8,2mg/dl. Sei que não é tão alto, mas ultimamente necessito até da minha esposa para me locomover ou até mesmo vestir uma roupa ou ir ao banheiro. Minhas mãos estão tão inchadas que começaram a sair feridas de tão fina que está a pele. o que faço. Me ajude!!!!!!
    Não aguento mais essa situação! Será que não teria algum medicamento que ajuda a baixar o nível de acido urico ou a diminuir a concentração nas articulações?

    • Não posso indicar medicação, mas nos links relacionados o novo texto fala sobre alimentação. Abraço.

    • colega tenho o mesmo problema mas esta estabilizado a 3 anos mas tomo um comprimido dia sim dia nao

  17. Tenho tido inchaçso nos pés, braços costas ,enfin em todo o corpo.Mas principalmente nas juntas.Um bolo na garganta como se estivesse entalada.Gosto de cerveja e carne bovina,camarão,carne suina.Ainda não fiz exame algum.Pode ser acido urico?

  18. Meu pai tem 57 anos, desenvolveu a gota, está com joelhos, cotovelos, os dedos dos pés com bolas enormes que quando tem
    crises dói e sai uma secreção parecida com areia. Onde posso
    achar um especialista…Ajude-nos! Ele tem muita vergonha, inclusive sofre com muitas dores. Ele ´já toma alopurinol, mas
    quero saber se tem riscos em operar esses nódulos nas articula-
    ções.Sou de Salvador – Ba.

    • Daniela, não estou nesta região, não poderia te informar o local exato, mas em todos os postos de saúde do município ele encontra médico, exames e medicamentos para tratamento, se não possuir próximo a sua localidade ligue para a secretaria de saúde de seu município e solicite onde pode encontrar. Abraço.

  19. wellington luiz

    o que fazer e quanto tempo leva para diminuição do nível de ácido úrico no sangue poi fiz o exame e o meu esta em 7.90.

    • Wellington, vai depender de você ter boas práticas de saúde, realizar exercícios, mas faça um acompanhamento com seu médico para que possa avaliar exames e sintomas. Abraço.

  20. Produtos que devem ser evitados em casos de hiperuricemia:
    Peixes e frutos do mar: sardinha, salmão, bacalhau, truta, marisco, camarão. Carnes: cabrito, vitela, bacon carneiro. Aves: peru, por exemplo. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, meu acido urico 6,4mg/dl minha pergunta é eu faço dieta vegetal em geral como evito o maracuja, abacaxi outros o comentario acima fala em aves esta ave é galinha ou melhor o peito de galinha sem pele também aumenta acido urico ficarei muito grato em respoder esta duvida e também outras frutas que atapalhem em controlar o acido urico

    grato

    • Fernando tem um texto novo no blog que fala exatamente sobre este tema, veja nos links relacionados.

  21. josemar carneiro

    meu acido urico e muito alto e 11.oo o qe devo fazer para baixar

  22. socorro vasconcelos

    tenho 42 anos o nivel de acido urico deu 5,2 mg/dl.
    e a creatinina deu 0,9 mg/dl,gostaria de saber se estão normais.
    um abraço.

  23. Meu ácido úrico é elevado (7.2 mg/dl). Sempre nas refeiçoes como pimenta. Meu médico, na minha opinão, não foi convicinte em dizer que não faz mal.
    Gostaria de ter uma certeza.
    Muito obrigado.

    • Hélio, vou buscar esta informação com a nutricionista do hospital, depois posto aqui o resultado. Abraço.

  24. gostaria de parbenizalos pela ajuda que esta dando as pessoas que sofrem de acido urico assim como eu e ja estou em tratamento vou faazer ok for presiso para abixar o meu pois que ainda muito curtir a minha vida um abraço a todos

    • Laércio,
      se quiser dividir conosco sua experiência com alimentos usados, indicações, cuidados e sucesso no tratamento, poderá ser útil. Grande abraço.

  25. angela maria carvalho

    tenho 58 anos e meu acido urico deu 7,9, tenho alimentação sudável, um porem bebo cerveja é o motivo ?

  26. Tenho 23 anos e meu ácido úrico esta em 9,0 mg/dl, estou começando a ter dores no tornozelo, gostaria de saber se é possível desenvolver gota nesta idade, não é muito cedo?

    • Sauro, se preocupe em manter o valor do ácido úrico em valores normais, mantendo boa alimentação, conforme já escrevi aqui no blog e evitando cerveja e exagero e carnes vermelhas, e exercícios, assim não terá que se preocupar com a gota.

  27. Tenho 40 anos e meu acido urico deu 6,5mg/dl.Tenho uma alimentação saudável,mas gosto muito de cane vermelha e muita cerveja.Isso é motivo de preocupação?

    • Deve começar a se preocupar sim Eurico, pois sua alimentação favorece um aumento, por isso deve moderar no uso de cerveja e reduzir um pouco a carne vermelha, e principalmente realizar exercícios, muito importante. Abraço.

  28. meu namorado tem acido urico alto não consigo fazer com que ele controle, o que posso fazer para ajudá-lo?.pode me passar uma dieta para que ele siga e comece a reduzir este problema?ele sente muitas dores e fico com pena dele.um abraço.espero respostas…..

  29. Hermínio Santos

    tenho 63 anos, meu ácido úrico está elevado,sou hipertenso, e faço uso de diurético,li algumas coisas a respeito e parece que os diurético tb ajudam a elevar a taxa,gostaria de saber mesmo : se o cação está entre os peixes não indicados em minha dieta, como o caso da sardinha?

    • Hermínio, melhor evitar este peixe. E quanto ao uso dos diuréticos, pode sim aumentar os valores de ácido úrico.

  30. Ola eu tenho 40 anos fazem +- uns 6 anos que sofro com o problema de acido urico eu ja fui em +- 20 médicos ja tomei de tudo e ja fiz diéta ja parei com a bebida e nada apenas melhora e de repende estou eu de novo com meu tornozelo doendo novamente e todo vermelho e inchado, é ante inflamatorio é aloporinol é diéta enfim isto não tem cura e nem um tratamente que pelo menos de um resuldado melhor. o meu exame de acido urico esta em 12 mg/dl o ultimo que fiz é avia tomado aloporinol por 2 meses. E ante inflamatorio é bom nem comentar o tanto que venho tomando , então me diz ai o que devo fazer sem mais obrigado ..

    • Antônio, eu trabalho com exames laboratoriais, e ofereço dicas que conhecemos sobre o assunto, mas quanto a tratamentos específicos somente o clínico pode avaliar aos sintomas observações do local afetado para apresentar uma solução, ainda mais que você já passou por muitos médicos, mas tenho outro texto sobre ácido úrico que escrevi sobre as dietas, e fala também desta questão de indicação de medicamentos, mesmo pelos médicos, lei por favor e veja se te ajuda. Abraço.

      • Sou estudante de patologia clinica,gostaria muito de saber como faço p reseber as laminas para estudo?Desde ja agradeço …

    • É meu amigo!Estou tambem com os mesmos problemas teus. Eu não bebo bebida alcoólica, mas adoro coca cola. Quando evito os refrigerantes e o cigarro os meus problemas desaparece.

  31. Ola tenho 32 anos e minha taxa deu 7,5 segundo meu medico nao e de preocupar mais tenho que tomar cuidado com a ,alimentação pediu para que eu evita-se carne vermelha, embutidos e também o Tomate, fiquei meio preocupado com isso pois comia tomate puro sem estar na salada, com azeite e sal…rs….mais vale a pena o esforço.

    Abs,

  32. Ariovaldo Caldeira

    Bom dia

    Tenho 50 anos e meu acido urico está em 9,5 mg/dl. Quanto alimentação não vejo problemas em me adequar, porém será que preciso realmente abrir mão da minha cervejinha?

    Abs

    • Ariovaldo, não é necessário eliminar mas com certeza tem que restringir ao máximo o uso e em poucas ocasiões.

  33. Tenho 40 anos e meu acido urico deu 8,5mg/dl.Tenho uma alimentação saudável,mas gosto muito de cane vermelha e wisk ? motivo motivo de preocupação?

  34. Dionisio Douwens

    Olá, tenho 67 anos e o exame ao ácido úrico de como resultado 8.1 mg/dl. Adoro camarão, salmão, bacalhau e sardinha, alem de ter dificuldade em abdicar do copo de vinho tinto á refeição. Será que terei de parar com tudo isso? CUMPRIMENTOS

  35. Juarez da silva

    eu histórico de gota porem fiz uma dieta e meu acido úrico baixou para 2,5mg porem na semana seguinte tive uma grise de gota tem alguma explicação para isso

  36. Estava com dores e inchaço no joelho e quando melhorava um o outro começava a doer Fiz exame de sangue o meu ácido úrico estava em 10,7. Tomei ziloric e anteinflamatório. Meus problemas foram resolvidos. voltei a fumar uma carteira por dia, o meu ácido úrico e as dores voltaram como um passo de mágica. Agora estou refazendo todo o tratamento, mas sem fumar, nunca mais!

  37. Ola tenho 20 anos , pratico atividaes físicas , e tenho uma alimentação normal , porem fiz exames laboratoriais para o concurso da PMES e meu nível de acido úrico deu 8,1 . gostaria de saber se esse número é grave , se pode dar algum problema . Eu não sinto dores em nenhuma parte do corpo , nem tenho nenhuma limitação .

    Grato

  38. Anastacio Camungua

    Tenho acido urico, e preciso saber se tenho de deixar de consumir vinhos tintos e brancos; refrigerantes Coca-cola; fanta; sumol?

    Que devo fazer para ter uma vida saudavel? Por favor ajudem-me

  39. Deve sim verificar se não existe outra alteração, mas deve acompanhar com novos exames.

  40. Li os textos falando sobre a doença “gota”. Acho que me identifiquei com ela. Sempre que eu tomo uma cervejinha fico com as pontas dos dedos vermelhas, e depois de uns dias, eles despelam. Gostaria de saber se a doença tem cura ou será que eu vou ter que abandonar a cerveja? Já bebo tão pouco. Tirando o carnaval, devo beber mais umas 3 vezes durante o ano, somente.

    Aguardo resposta, e desde já agradeço.

  41. Prezados,
    meu resultado do exame de ácido úrico foi de 7.3.
    É um resultado preocupante??
    REnato

    • É um resultado que deve iniciar cuidados especiais e acompanhamento rigoroso.

  42. Recentemente fiz um exame que detectou 10,0, tenho 20 anos, preciso me preocupar?

    • Sim Ricardo, deve ter um bom acompanhamento médico e com uma nutricionista.

  43. fiz exame deu 7.2 derepente meu tornozelo inchou muito tomei uma injeçao 3 dias melhorou fiz outro exame deu 3.4 comi feijao e voltou a inchar o que fazer adoro cerveja porque trabalho com festas gastronomica nao e facil

    • Amarildo, infelizmente devo lhe dizer que deverá começar a adorar sua própria vida, a escolha só você pode fazer.

  44. Desejo obter orientaçao de alimentaçao pobre em purina , para evitar crises de gota.
    Grato.

    Jorge

  45. Existe alguma relação entre taxa alta de ácido úrico e disfunção erétil?

  46. estou preocupada venho sentido uma dor no meu braço direito na minha articulação do cotovelo essa dor não passa e uma dor que lateja com estivesse inflamado me lembro o dia que começou 03de abril 2009 fui medicada mais a dor nunca mais possuo, gostaria de uma orientação.

    • Deve fazer exames para identificar qual o causador deste problema, pode ser ácido úrico, mas deve fazer o exame, além destes o seu médico deve solicitar látex FR, PCR, ASLO, para fazer uma boa análise. Abraço.

  47. minha amiga está com o acido urico elevado, mas esta fazendo dieta, todavia ela tem dúvida se pode consumir suco de frutas a base de soja, pois, ela faz uso para reposição hormonal.

  48. tenho 40 anos a 8 anos tenho gota adoro cerveja e carne

  49. Tenho 60 anos e a muito tenho o ácido úrico elevado, atualmente tenho acordado com as articulações doloridas me impossibilitando de fazer algumas tarefas. Faço check up a cada seis meses e exames laboratoriais a cada tres.Em relação as dores tem algum exame que possa me dá um diagnóstico melhor? Faço dieta e o ácido baixou bastante, mesmo assim continuo sentndo dores. Gosto de cerveja, mas normalmente só bebo no domingo antes do almoço e mesmo assim só duas latas, isso interfere? Qualquer quantidade é prejudicial?
    Agradeço e aguardo resposta.

    • Hilton, sabemos que mesmo pouca quantidade interfere, mas para não se privar totalmente poderia compensar o uso deste produto, fazendo exercícios regularmente para colaborar com o metabolismo orgânico e ter uma melhora nos valores dos exames, consequentemente reduzindo a agressividade da doença. Abraço.

  50. crise de gota no tornozelo: quais aplicaçoes externas no local podem ser feitas que possa ter efeito rapido no alivio da dor e reduçao de inchaço? grato.

  51. Francisco Castro

    Sintomas: INCHAÇO DOS PÉS E ARTICULAÇÕES – DESCONFORTO DE CIRCULAÇÃO.

    -O gráu de proibições de alimentos é bastante rigoroso, para evitar a formaçao de uratos, que é meu caso: 7,2mg de ácido úrico.

    -Uso aspirinas (4 infantis/dia) para melhorar a circulação.

    Nestes dois casos, o que é melhor fazer:

    1)Penosamente seguir um dieta rigorosíssima;
    2)Substituir a aspirina – Neste caso, qual o sucedâneo?

    Muito Grato.

  52. 1-Meu ácido úrico deu 7.0 mg/dL posso considerar como alto e perigoso?

    • Wilson, o ideal é acompanhar este valor, e começar a restringir a alimentação, veja nos links abaixo do texto outros textos importantes que escrevi sobre o assunto.

  53. olá fiz o exame de acido urico e deu o valor 7,46 mg gostaria de saber se é um valor alto ou normal eu tenho 39 anos de idade .
    obrigado!!

    • Conforme viu no texto, está próximo do valor limite alto, deve ser acompanhado e certamente seu médico irá indicar dieta para ser seguida, indico sempre fazer também exercícios. Abraço.

  54. Assunto Re:Acido Urico
    Enviada por sebastião ferreira
    Data/Hora 21/3/2009 08:10:43
    Texto da mensagem
    Eis a fórmula, é só mandar manipular e tomar.

    Fórmula do Dr. José Carlos de Almeida Pernambuco (), que deverá ser manipulada em qualquer farmácia do ramo (60 cápsulas):

    Tenoxicam …………………. 10 mg
    Benzobromarona …………….. 25 mg
    Alupurinol ………………… 70 mg
    Famotidina ………………… 40 mg
    Colchicina ………………… 0,5 mg

    (A Colchicina atualmente está proibida aos manipuladores. Você terá que adquirir o medicamento farmacológico, em qualquer farmácia comum, e tomar um comprimido ao dia, juntamente com um comprimido da fórmula acima, durante 60 dias).
    Durante o tratamento, pode comer e beber o que quiser …

    • Pessoal, não acho prudente tomar um remédio sem indicação de um médico, muito menos uma fórmula com vários medicamentos importantes, solicite seu médico parecer sobre qualquer medicamento, pode ser até que indique a fórmula, mas antes solicite avaliação médica. Outro ponto importante “pode comer e beber o que quiser”, pode ser perigoso. Mesmo assim obrigado joão pela disposição em querer colaborar.

      • Vc conhece dr José Carlos Pernambuco de Bauru .dizem que ele cura pessoas com gota

  55. Fiquei muito feliz com o conhecimento que adquiri com a Pesquisa do Acido Urico.O meu muito obrigada.

  56. Boa noite!
    Desde meus 28 anos, tenho conhecimento da presença da GOTA em meu organismo…vivi com esse problema desde então…Em 2006, completei 56 anos, quando meu reumatologista receitou um comprimido de 10mg de Meleato de Enalapril, todos os dias, pela manhã, alegando uma proteção para meus rins…2 anos após, meu cardiologista aumentou essa dose para 10mg às 8:00 hrs e mais 10 mg às 20:00 hrs…daí para cá, meus indices de acido úrico reduziram de uma média variando de 8mg/dl a 11 mg/dl, para 4,5 mg/dl a 6 mg/dl …diminuindo, em muito, minhas crises de gota, nos membros inferiores( joanete, calcanhar,pés,joelhos,tornozelos etc…, tornando-as raras… porém,ainda sinto leves dores e inchaços em algumas das juntas dos dedos das minhas mãos.
    Tomos, regularmente, um comprimido de Aloplurinol 100mg, diariamente…não como frituras, carnes gordurosas e vermelhas fazendo uma restrição aos alimentos que me foram orientados a afastar…mas, abuso da cerveja…

    A ligação que fiz ao Enalapril com a baixa dos indices de acido úrico em meu organismo, tem lógica???

  57. olá
    Meu problema ao contrário da maioria é acido urico baixo,1,4%, o que faço?

  58. Tenho crise de gota , quase todos meses . Já fiz dieta não tive exito. Tomo ante-inflmatorios, reduz a dores, ms volta novamente daí lguns dias. Leio sempre a respeito, dizem que a cerveja é um causadora , Já lí que o vinho não faz mal, porque acelera as circulações melhora o nivel do sangue. Tomo agua diariamente.Tomo alguns chás, inclusive o chimarrão, meu médico informou-me que não altera o acido urico.Faço caminhada todos os dias,não sou obeso, peso normal.As vezes penso comigo será que é gota mesmo. Hoje estou com a crise, no tendão deaquiles e no calcanhar, é horrivel a dor.Me informe algumas noticias, que ficarei grato. Telmo

    • Ola Telmo o seu problema no calcanhar pode ser esporão de calcanho, e doi muito.

  59. Marcio Venâncio

    Boa Tarde
    Eu gostaria de saber se tem alguma tratamento constante a fim de evitar a gota, pois em outras reportagens eu li que podem até deformar as articulações.
    Em mim quando ataca da dor ela é terrível e ataca principalmento no tornozelo esquerdo é uma dor insuportável
    Será que tem alguma tratamento continuado além do regime