Os testes de gravidez realizados em casa apresentam vantagens, que fazem dele uma das principais opções para avaliação de gravidez, quando existe uma suspeita, tornado fácil a realização do exame, sem necessidade de marcar dia para fazer o teste, como no caso de um laboratório, e a aquisição do kit na farmácia para dosar o hormônio hCG, proporciona comodidade para a paciente que vai realizar, além de que, o sigilo é preservado, um direito da mulher. Se for realizado conforme recomenda a bula, tomando os cuidados necessários previstos para o exame, apresenta resultado seguro. Com este texto pretendo fazer uma análise geral sobre este tipo de exame.

Nos testes de gravidez verificamos a presença do hormônio (gonadotropina coriónica humana, ou hCG) em amostra de urina. Níveis elevados de hCG são encontrados em casos de gravidez. Os testes comprados na farmácia, possuem resultados equivalentes aos exames feitos em laboratórios clínicos, se usado metodologia equiparada.
Existe o teste para saber se está no período fértil, ovulando. Quando o ovo fertilizado implanta-se, a placenta começa a desenvolver e liberar hCG na corrente sanguínea da mulher e passam também para a urina, nas primeiras semanas de gravidez, o índice de hCG dobra a cada 2 a 4 dias.

Os testes de farmácia para descobrir gravidez são encontrados em tipos diferentes de metodologia para realização do exame, uma delas, a vareta, que deverá ser mergulhada na urina, algumas marcas recomendam permanecer dentro do pote contendo a urina e outras recomendam mergulhar e retirar para ser “lida” e comparada, com os padrões de resultado presentes na bula do kit, se desenvolver cor na área do teste, a mulher está grávida.

Outro modelo de análise é conhecido como “sabonete”, pois é parecido com um pequeno sabonete de viagem, de um lado existe uma cavidade, ali deverá ser depositado algumas gotas da urina coletada em um fraco limpo e seco, a urina “corre” por uma membrana e quando passa por uma área teste desenvolve cor, acusando que a urina é de uma mulher grávida.

Existem outros métodos menos conhecidos que necessitam adicionar um pó ou líquido na urina e depois com outro dispositivo verifica cor. Todas as marcas recomendam que é necessário aguardar um certo tempo para leitura da fita ou “sabonete”, não “ler” antes do tempo previsto nem depois do tempo máximo escrito na bula, importante para alcançar um resultado correto.

Como já foi dito em um outro texto do blog, a melhor urina para fazer o teste é a primeira, coletada pela manhã, proporcionando adquirir uma amostra com maior concentração de hormônios.

Segurança dos resultados de teste de gravidez de farmácia

A precisão destes testes realizados em casa pode variar para cada mulher, principalmente devido a mudança da quantidade de dias do ciclo menstrual, e da ovulação que pode mudar de um mês para outro, e também não podemos saber com certeza o dia que ocorreu a implantação do ovo fertilizado. E por fim, o teste utilizado pode variar, algumas marcas detectam uma quantidade “X” do hCG e outras detectam quantidades menores, quando presentes na urina.

Embora alguns testes de gravidez apresentem sensibilidade, ou “capacidade” de acusar uma gravidez, se existir, no primeiro dia de atraso da menstruação, a maioria deles são precisos e oferecem um resultado fortemente seguro, se for realizado depois do quinto dia de atraso menstrual. Se realizar o teste no primeiro dia de atraso menstrual e for negativo, o correto é aguardar o quinto dia de atraso menstrual e repetir o exame.

Benefícios do teste de gravidez realizado em casa

Os testes de gravidez de farmácia, para fazer em casa, possui a praticidade de ser encontrado na farmácia do bairro onde você mora, sem necessidade de apresentar receita médica, bem como, encontrar na internet, não sendo necessário se deslocar do seu lar para adquirir o produto, pode comparar preço, ver qual empresa vende mais barato e pedir o material, geralmente a entrega é rápida, para a maioria das regiões, claro que existem alguns lugares do país que a mercadoria demora mais para chegar. Além da comodidade, algumas pessoas prezam pelo sigilo, por vários motivos.

Aqui no blog temos um texto explicando como fazer o teste de gravidez em casa.

Cuidados na realização dos testes beta hCG em casa

O teste de gravidez em casa não apresentam riscos ou desconfortos para a paciente, o único problema é um erro na realização, e principalmente na leitura do teste.

Outro cuidado que deve ser observado, é se o teste der negativo ainda não descarte a possibilidade de estar grávida, conforme já dissemos na primeira parte deste texto, o dia certo de realizar o exame e a sensibilidade do teste devem ser respeitados, se depois disso o teste ainda for negativo seu médico deve ser procurado para esclarecer o motivo deste atraso menstrual. Se o teste se apresentar positivo deve procurar o profissional de saúde para fazer exames confirmatórios e acompanhamento da gravidez, e os exames do pré-natal.

Se a mulher apresentar dor abdominal, mesmo se tiver o teste de gravidez negativo, deve procurar seu médico, pode ser um caso de gravidez ectópica, quando o ovo fertilizado se fixa em um lugar diferente que o útero, e poderia até mesmo causar danos à trompa de falópio e surgir problemas sérios.

Por isso, cuidado e atenção ao realizar o teste de gravidez, para que possa alcançar um resultado confiável e preciso.