Teste Gravidez em casa – benefícios, segurança e cuidados nos testes de farmácia

Os testes de gravidez realizados em casa apresentam vantagens, que fazem dele uma das principais opções para avaliação de gravidez, quando existe uma suspeita, tornado fácil a realização do exame, sem necessidade de marcar dia para fazer o teste, como no caso de um laboratório, e a aquisição do kit na farmácia para dosar o hormônio hCG, proporciona comodidade para a paciente que vai realizar, além de que, o sigilo é preservado, um direito da mulher. Se for realizado conforme recomenda a bula, tomando os cuidados necessários previstos para o exame, apresenta resultado seguro. Com este texto pretendo fazer uma análise geral sobre este tipo de exame.

Nos testes de gravidez verificamos a presença do hormônio (gonadotropina coriónica humana, ou hCG) em amostra de urina. Níveis elevados de hCG são encontrados em casos de gravidez. Os testes comprados na farmácia, possuem resultados equivalentes aos exames feitos em laboratórios clínicos, se usado metodologia equiparada.
Existe o teste para saber se está no período fértil, ovulando. Quando o ovo fertilizado implanta-se, a placenta começa a desenvolver e liberar hCG na corrente sanguínea da mulher e passam também para a urina, nas primeiras semanas de gravidez, o índice de hCG dobra a cada 2 a 4 dias.

Os testes de farmácia para descobrir gravidez são encontrados em tipos diferentes de metodologia para realização do exame, uma delas, a vareta, que deverá ser mergulhada na urina, algumas marcas recomendam permanecer dentro do pote contendo a urina e outras recomendam mergulhar e retirar para ser “lida” e comparada, com os padrões de resultado presentes na bula do kit, se desenvolver cor na área do teste, a mulher está grávida.

Outro modelo de análise é conhecido como “sabonete”, pois é parecido com um pequeno sabonete de viagem, de um lado existe uma cavidade, ali deverá ser depositado algumas gotas da urina coletada em um fraco limpo e seco, a urina “corre” por uma membrana e quando passa por uma área teste desenvolve cor, acusando que a urina é de uma mulher grávida.

Existem outros métodos menos conhecidos que necessitam adicionar um pó ou líquido na urina e depois com outro dispositivo verifica cor. Todas as marcas recomendam que é necessário aguardar um certo tempo para leitura da fita ou “sabonete”, não “ler” antes do tempo previsto nem depois do tempo máximo escrito na bula, importante para alcançar um resultado correto.

Como já foi dito em um outro texto do blog, a melhor urina para fazer o teste é a primeira, coletada pela manhã, proporcionando adquirir uma amostra com maior concentração de hormônios.

Segurança dos resultados de teste de gravidez de farmácia

A precisão destes testes realizados em casa pode variar para cada mulher, principalmente devido a mudança da quantidade de dias do ciclo menstrual, e da ovulação que pode mudar de um mês para outro, e também não podemos saber com certeza o dia que ocorreu a implantação do ovo fertilizado. E por fim, o teste utilizado pode variar, algumas marcas detectam uma quantidade “X” do hCG e outras detectam quantidades menores, quando presentes na urina.

Embora alguns testes de gravidez apresentem sensibilidade, ou “capacidade” de acusar uma gravidez, se existir, no primeiro dia de atraso da menstruação, a maioria deles são precisos e oferecem um resultado fortemente seguro, se for realizado depois do quinto dia de atraso menstrual. Se realizar o teste no primeiro dia de atraso menstrual e for negativo, o correto é aguardar o quinto dia de atraso menstrual e repetir o exame.

Benefícios do teste de gravidez realizado em casa

Os testes de gravidez de farmácia, para fazer em casa, possui a praticidade de ser encontrado na farmácia do bairro onde você mora, sem necessidade de apresentar receita médica, bem como, encontrar na internet, não sendo necessário se deslocar do seu lar para adquirir o produto, pode comparar preço, ver qual empresa vende mais barato e pedir o material, geralmente a entrega é rápida, para a maioria das regiões, claro que existem alguns lugares do país que a mercadoria demora mais para chegar. Além da comodidade, algumas pessoas prezam pelo sigilo, por vários motivos.

Aqui no blog temos um texto explicando como fazer o teste de gravidez em casa.

Cuidados na realização dos testes beta hCG em casa

O teste de gravidez em casa não apresentam riscos ou desconfortos para a paciente, o único problema é um erro na realização, e principalmente na leitura do teste.

Outro cuidado que deve ser observado, é se o teste der negativo ainda não descarte a possibilidade de estar grávida, conforme já dissemos na primeira parte deste texto, o dia certo de realizar o exame e a sensibilidade do teste devem ser respeitados, se depois disso o teste ainda for negativo seu médico deve ser procurado para esclarecer o motivo deste atraso menstrual. Se o teste se apresentar positivo deve procurar o profissional de saúde para fazer exames confirmatórios e acompanhamento da gravidez, e os exames do pré-natal.

Se a mulher apresentar dor abdominal, mesmo se tiver o teste de gravidez negativo, deve procurar seu médico, pode ser um caso de gravidez ectópica, quando o ovo fertilizado se fixa em um lugar diferente que o útero, e poderia até mesmo causar danos à trompa de falópio e surgir problemas sérios.

Por isso, cuidado e atenção ao realizar o teste de gravidez, para que possa alcançar um resultado confiável e preciso.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: Teste de gravidez caseiro, como fazer, dicas e cuidados | Anderssauro.com

    • Nathalia

      tive relação com o meu namorado no ultimo dia da mestruação, e ele ejaculou dentro por duas vezes tem como eu engravidar??

  • Suélen

    Parabéns! Adorei as informações.

  • Joyce

    Boa Tarde!
    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Minha menstruação esta atrasada a 7 dias, teria que ter menstruado dia 11, no dia 15 (4º dia de atraso) fiz o teste de farmácia e deu negativo. Por continuar atrasada no dia 16 (5º dia) fiz novamente o teste de farmácia, sendo esse com a 1ª urina do dia que também constou negativo. A preocupação continuou pois mesmo assim minha menstruação nao veio, e com 6 dias de atraso fui em um hospital e fiz novamente o teste, esse de laboratório do próprio hospital, resultado: negativo, mas estou sem entender uma coisa, nesse exame, não apareceu números de BHCG, simplesmente so me apareceu o resultado: negativo e referencia: negativo. Hoje com 7 dia de atraso ainda a menstruação não veio, tem a possibilidade de estar grávida? Sinto cólicas (sintomas normais de quando estou para menstruar) não sinto enjoo, o que esta me preocupando realmente é o fato de não menstruar. Nesse intervalo (11 de janeiro até o dia que deveria ter menstruado) tive relações sexuais, sem o uso de preservativos e também não tomo pílula, mas não houve dia em que ejaculasse dentro, sempre na hora ele tira, a lubrificação do homem antes da ejaculação tem uma porcentagem que pode engravidar? Esse exame de laboratório que fiz posso considerar confiável? Por gentileza, gostaria muito que me respondesse, o mais rápido possível por e-mail. Estarei aguardando anciosa. Obrigada

  • tata

    Joyce,vc pode esta realmente gravida,o fato de ele não ter gozado dentro não descarta a posebilidade de o fato ter ocorrido,o liquido que eles solta antes de goza já contem espermas,faça outro exame em outro laboratorio.boa sorte bjs

  • Jéh

    Pois ééh… eu também estou com o mesmo problema da Joyce
    era pra ter vindo minha menstruação lá pru dia 13 e agora estamos do diia 24 ee nada. estou preocupada, Jaah ke meos seios estão inxados e o mamilo está dolorido. entre outras coisas! mantive relações durante o período fértil (sem proteção) ee agora não sei o que faze, se aguem puder me da uma luz…

    grata!

  • kaka

    Bom…Estou mto preocupada…
    Minha menstruação era pra ter vindu nu dia 09/02 e hj ja eeh dia 25/02 e ate agora nada,transamos sem o preservativo,tbm naum tomo remédio,mais ta constatado q tenhu micropolicisto diz minha ginecologista q minha probabilidade de gravidez sao baixas…Estou com dores nos seios e na barriga,sinto muita fome e enjoo…
    SERÁ QUE POSSO ESTA GRAVIDA ??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A possibilidade existe, mesmo sendo pouco provável, mas não deve ser descartada, faça o teste conforme orientações do texto lido.

  • http://yahoo priscila

    eu transei dia 15 sem camisinha e dia 18 vaio a mesntruaçao
    eu posso esta gravida?????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pouco provável, Priscila.

  • priscila

    e quando a pessoa transa com camisinha e a camisinha fica presa na dentro da vagina por 2 dias e depois sai quando faz xixi
    e depois fica urinando direto e toda vez q urina ela senti dor e sai sangue …o que acontece isso e grave?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É um caso que deve ser encaminhado ao médico para avaliação clínica, pois este sangue pode representar presença de algum ferimento. Abraço.

  • Daniela

    Janeiro desceu pra mim dois dias e pronto só que em fevereiro interior não desceu..e já estamos em março, posso estar grávida?
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ser sim, faça o teste conforme recomendado.

  • Renata

    Boa tarde, a um ano e meio parei d tomar a pilula. Estou tentando engravidar a e até hoje nada. Posso estar com problemas de fértilidade? Ou o meu marido? Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      olá Renata,
      neste caso é aconselhável fazer um acompanhamento com o médico, fazer espermograma do marido e dosagens hormonais do casal.

  • Adriana

    Olá, fiz dois testes de gravides(estes de farmácia) um hoje pela manhã e outro ontem, ambos apareceram a segunda linha- a de positivo para gravidez- contudo nos dois testes a linha que sinalizaria a gravidez ficou um rosa muito pálida. Será que estou grávida??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Adriana,
      parabéns, você está grávida, qualquer cor desenvolvida nesta área, mesmo fraca, é positivo.

  • Edma

    obrigada pela informação,valeu!!!

  • Brunna

    Parei de tomar anticoncepcional esse mês de fevereiro, minha última menstruaçao veio dia 06/02 a 09/02 e tive relaçao sexual com meu namorado dia 26/02 e usamos camisinha. Minha menstruaçao ta atrasada a 4 dias, fiz o calculo para saber quais seriam os meus dias ferteis e essa data estava fora dos possiveis risco, mas ainda assim corro risco de esta gravida?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve fazer o teste. Abraço.

  • Dani

    Oi aconteceu o mesma coisa comigo(igual da brunna), porém com data diferente, menstruação veio entre 04/02 a 06/02, e no dia 06/02 era para eu começar a tomar a pílula(não tomei) e no dia 27/02 tive relação com preservativo porém ela estourou. E conforme minhas conta, era para ter menstruado até o dia 06/03, porém ainda não desceu…
    Fiz o teste de Beta HCG em laboratório dia 09/03 e deu negativo (5 mUI/ml).
    Eu posso confiar nesse resultado, por ter feito o exame tão recente..?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Dani,
      exames muito recentes pode ainda não detectar hormônios, se positivo. Faça o teste depois do quinto dia de atraso da menstruação. Abraço.

  • Dani

    Silvano, como devo saber a data exata que deveria descer menstruação, pois deixando de tomar a pílula o ciclo desregula tudo..
    Pergunta: a partir de que data devo contar o quinto dia do atraso..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Dani, procure seu médico, prefiro comentar somente sobre o teste de gravidez propriamente dito. Abraço.

  • Mary

    oi gente, boa noite
    minha menstruação veio pela última vez dia 01/02 e tive relação com meu namorado dia 05/03,ela já é atrasada mas mesmo assim posso tá grávida?Me ajudem!!!!!!Até hj não veio

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Faça o teste de gravidez para esclarecer. Até mais.

  • Rejane

    Oi, parei de tomar pírula no dia 29/01 e a minha menstruação veio no dia 04/02 até 06/02 tiver relação durante o ciclo estou sentino dores fortissimas no bico do peito (intocável)no dia 11/03 (ontem) fix um beta HCG e deu que não foi encontrado teor titulável, será que estou grávida ou devo repetir o exame, tbm estou muito ansiosa pois tenho ovários policisticos.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      No teu caso deve fazer sempre o acompanhamento com seu médico.

      • Rejane

        Silvano, só mais uma perguntinha quando a pessoa tem ciclo normal é o resultado do beta der dessa maneira isso significa que não está grávida.
        Obrigada

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          O exame investiga presença de hormônio da gravidez, sua ausência depois do quinto dia de atraso é fortemente indicativo de negatividade de gravidez. Abraço.

  • joana

    Olá. Meu namorado e eu tivemos relação no dia 28/02 e usamos preservativo, mais qdo ele tirou o penis o preservativo ficou alojado na minha vagina, mais com uma parte já para fora. O esperma estava lá qdo retirei o preservativo. Mas desde então estou muito preocupada, minha menstruação está um dia atrasada. Posso ter engravidado, ou o stress pode ser a causa do atraso?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Aguarde o quinto dia de atraso e faça o teste. Abraço.

  • Silvia

    Já teve uma vez que fiquei um mês sem menstroar, meu namorado e eu só transamos com camisinha.Mas agora já irá fazer 2 meses que não minha menstruãção não vem?Será que tenho algum problema no útero?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Silvia, não deve esperar tanto assim por uma menstruação, deve procurar logo seu médico para esclarecer este motivo. Abraço.

  • Diego Favassa

    Olá minha transei com minha manorada sem preservativo, ela mestruou no dia seguinte, tem probabilidade dela estar grávida? sendo q agr a mestruação dela esta atrasada??
    um abraço

  • Pingback: jadeany

  • Sara Conceição

    Olá!
    Eu tomo anticoncepcional, mas esqueci de tomar no primeiro dia, que foi na terça, dia 19.06. Tomei assim que lembrei, mas já havia passado 12 horas. Na última sexta e no sabado não tomei, só fui tomar no domingo, quando eu estava com sangramento. Não tive relações desde a quinta anterior aos dois dias que eu esqueci (sex-sab). Mas, o que me preocupa é o primeiro dia do remédio que eu deixei passar as 12 horas. Falta ainda uma semana, mais ou menos, para a mestruação vir. Gostaria de saber se o teste de gravidez de fármacia funciona, mesmo não tendo atrasado ainda. Eu quero fazer o quanto antes porque sei que se estiver gravida e continuar tomando o anticoncepcional pode fazer mal ao feto.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Fazer um ou dois dias antes do atraso menstrual até pode mas caso seja negativo não será um resultado definitivo, por isso é melhor fazer depois do quinto dia de atraso menstrual. Abraço.