O teste de gravidez é um exame primordial para diagnosticar gravidez, pode tornar-se um problema sério se não for realizado com critérios levando a transtorno nas famílias do casal, quando as mulheres realizam o teste e este apresenta-se positivo e na verdade trata-se de um falso positivo como já abordei aqui neste post pode ser prejudicial para o homem e a mulher, pois cria-se expectativas e até mesmo angústias.

A melhor opção é a realização de teste de gravidez para detecção do hormônio beta HCG, no laboratório de sua confiança.

Se isso não for possível então opte pela compra do teste de gravidez comercial, este vendido em farmácias, seguindo alguns critérios para compra do produto:
1) Escolha um teste de gravidez de uma empresa idônea (laboratórios fabricantes), que já esteja a muito tempo no mercado e não tenha tido problemas com exames errados e defeitos nas reações dos kits.

2) Procure uma farmácia que disponibilize um farmacêutico para atende-lo, pois ele está apto para lhe dar as informações que você precisa para a boa realização do teste.

3) De preferência pela compra de kit reagente que tenham uma sensibilidade consideravelmente boa e detecte a presença do hormônio da gravidez HCG em concentrações reduzidas, evitando-se assim resultados errôneos.

Neste texto atualizado 10.03.2011, escrevi sobre os kits de teste de gravidez mais vendidos atualmente, nele você pode ter informações que lhe ajudará escolher o teste ideal para realizar seu exame e dicas de realização de cada teste.

E procure sempre obter informações com o farmacêutico responsável pelo estabelecimento onde você comprar o kit, sobre o uso do mesmo.

Não esquecer que as informações estão contidas na bula do kit, que deve ser lida minuciosamente e observar a validade do material antes do uso.

Não se esqueça que o médico é a pessoa indicada para solicitar o exame se necessário e fazer a leitura do resultado do exame de urina ou de sangue, e sabe tomar as medidas que cada caso requer. Procure seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Vou expor aqui um exemplo de kit vendido atualmente.

Descrição: O teste de gravidez Bioeasy é um teste altamente sensível capaz de detectar a gravidez desde o primeiro dia de atraso menstrual.

Como funciona o teste de gravidez:

O hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é produzido em maior proporção durante a primeira etapa de gravidez. Devido a sua alta sensibilidade, o teste de gravidez Bioeasy é capaz de detectar a presença do hormônio de gravidez na urina, a partir do 1º dia de atraso menstrual.

Nos primeiros dias de atraso menstrual, recomenda-se utilizar a primeira urina da manhã, devido a uma maior concentração de gonadotrofina coriônica (hCG) que qualquer outra urina do dia.

Modo de utilização:
1. Coletar a urina em qualquer recipiente (ex. copo), limpo e seco.;
2. Transferir a mesma urina para o coletor de plástico que se encontra na embalagem do teste. Colocar a urina até a medida máxima de 10ml do coletor, não encher o coletor até a borda;
3. Abrir na parte superior do envelope, onde se encontra um corte;
4. Retirar a tira do envelope tocando apenas na parte escrita hCG;
5. Colocar a tira no coletor de plástico com a urina, segurar na posição vertical durante 20 segundos (ver verso da embalagem);
6. Respeite o limite máximo da tira (ver verso da embalagem);
7. Retirar a tira do coletor e colocar sobre uma superfície plana; o resultado aparecerá em 1 minuto;
8. Não utilizar o saquinho que acompanha o teste (é apenas antidessecante);
9. Não reaproveitar o teste após o uso;
10. O teste de gravidez Bioeasy tem a mesma eficácia do teste usado em laboratório.

Recomendações:
O resultado não deve ser lido em um tempo superior a 5 minutos.
Recomendamos por razões de higiene, eliminar todos os elementos usados no teste, uma vez terminados a prova.
O teste de gravidez Bioeasy possui uma alta exatidão na detecção da gravidez, que pode reproduzir resultados errôneos, por má manipulação do teste. para evitar estas situações, siga cuidadosamente as instruções . Se o resultado for positivo, consulte seu médico.
Auto teste para orientação sem fins diagnósticos.
Não usar este teste após a data de vencimento.

Via Bioeasy

———–

Algumas vezes não respondo rápido os comentários, pois trabalho em um hospital, e o tempo é escasso, mas responderei assim que puder. A maioria diretamente no email.

Saiba mais informações sobre o teste rápido para saber a data da ovulação.

Atualização 2: Novo texto sobre teste de gravidez (cor fraca na fita do teste de farmácia) e um podcast (ouça sobre teste de gravidez)