Uma dúvida que frequentemente surge durante a realização do teste de gravidez de farmácia é com relação à coloração desenvolvida na fita, mais especificamente sobre a intensidade da coloração. No post Teste de gravidez – Quando realizar, precisão e quanto custa o teste uma leitora me perguntou: “apareceu duas linhas coloridas, uma bem fraca e a outra forte no resultado do teste, é positivo ou não?” Sim, deve ser considerado positivo, veja os detalhes e uma tabela de cores criada pelo nosso site.

Mesmo que a fita (área teste) esteja muito clara, devemos considerar positivo, pois para um teste de gravidez realizado em casa apresentar um resultado positivo, o organismo desta mulher deve estar produzindo níveis detectáveis do hormônio – hCG, fato que ocorre na gravidez.

Como proceder para realizar corretamente o teste de gravidez

É importante realizar o teste corretamente, só assim teremos um resultado condizente com a realidade, a amostra deve ser colhida, de preferência, depois do quinto dia de atraso menstrual, assim teremos boa quantidade de hormônios, caso seja positivo, facilitando a leitura do teste, mas se preferir poderá realizar o teste antes do quinto dia.

Leia sempre a bula do teste de gravidez e realize o procedimento com paciência para obter resultado correto.

Mergulhe a fita de teste na urina apenas até a marca indicada na mesma, veja aqui explicação e imagens.

Tabela de cores para comparar com o teste de gravidez identificando positivo forte, fraco ou negativo

Veja abaixo uma tabela de cores adaptada pelo nosso site para facilitar a leitura do resultado do teste de gravidez, mesmo que seja um teste com uma das linhas fracas, é uma amostra positiva.

Guia de cores resultado teste de gravidez fraco ou forte

Siga a tabela de cores, onde vemos (+) temos 6 tonalidades de cores, todos eles positivos para a área teste (T) da tira teste de gravidez, desde que a área controle (C) da tira de reação também desenvolva cor, o que indica que o teste está funcionando, portanto temos duas linhas coloridas.

Do outro lado temos (-), área branca sem nenhuma cor desenvolvida, se for este aspecto do seu teste de gravidez na área (T) temos um resultado negativo, caso tenha cor na área Controle (C), o que indica teste funcionando, portanto temos apenas uma área colorida.

Aconselho, como medida de segurança, em casos de um teste com resultado “fraco” ou com cor clara, refazer o teste depois de dois dias, visto que a cada dois dias o nível de hormônios dobra, e se o resultado se tornar evidente, estará confirmado a gravidez.

Se neste segundo teste for observado um resultado negativo, além dos interferentes normais, a hipótese de ter ocorrido a gravidez e sofrido um aborto espontâneo no início da gestação é forte.

Outras questões já mencionadas em posts anteriores sobre como realizar o teste de gravidez em casa, devem sempre ser observados, principalmente, a época para realização do teste, melhor realizar cinco dias depois da data prevista para a menstruação, mesmo que a bula mencione que possa ser realizado antes.

Destacamos outros pontos fundamentais, a coleta da primeira urina da manhã, a maneira preconizada pelo fabricante para mergulhar a fita na urina, o tempo que deve ser aguardado para fazer a leitura, geralmente 10 minutos é suficiente.

Até mais.