Quando a mulher suspeita que está grávida, o exame de sangue chamado BHCG ou Beta HCG (hormônio liberado quando ocorre a gravidez) ou simplesmente teste de gravidez , TIG ou Pac, são as várias denominações dadas para solicitar que seja realizado o teste para averiguação de gravidez.

Os níveis de hCG iguais a 100 mUI/mL podem ser encontrados na data prevista para a menstruação, com o pico máximo sendo atingido entre 8-10 semanas de gravidez. A partir desse período ocorre declínio dos valores que permanecem baixos até o final da gravidez. Após o parto os valores de hCG diminuem rapidamente e o teste se torna negativo em poucos dias.

Quando se encontra um resultado positivo e nas repetições em dias posteriores obtém-se resultados negativos, pode-se concluir que houve redução dos níveis de hCG por aborto induzido ou espontâneo, sendo que este último ocorre em 22% dos casos de gravidez não diagnosticada anteriormente.

Resultado em testes realizados em fitas ou “sabonetes”(tipo de teste vendido em forma de um pequeno sabonete):
Negativo : Ocorre a formação de uma linha colorida na posição controle e ausência de linha colorida na posição teste.
Positivo: ocorre a formação de uma linha colorida na posição de teste e outra linha colorida na posição de controle. A linha indica que existe uma concentração de hCG igual ou maior que 25 mUI/mL.

Para fazer o teste de gravidez em casa compare preços de: teste de gravidez

————

Algumas vezes não respondo rápido os comentários, pois trabalho em um hospital, e o tempo é escasso, mas responderei assim que puder. A maioria diretamente no email.

Saiba mais informações sobre o teste rápido para saber a data da ovulação.

Atualização: Novo texto sobre teste de gravidez (cor fraca na fita do teste de farmácia) e um podcast (ouça sobre teste de gravidez)