Pré-natal – Primeira consulta da gravidez, ultra-som e ácido fólico

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Hoje minha esposa foi na primeira consulta como o ginecologista depois que fiz o teste de gravidez dela e descobrimos que está gestante, confirmado hoje pelo médico que vai acompanhar o seu pré-natal com um ultra-som e demais observações. Como ela tinha feito os exames que geralmente são solicitados no início do pré-natal, logo que decidimos ter um filho, um ou dois meses antes, assim não foi necessário repetir estes exames, pelo mesmo neste momento.

O Ultra-som nas consultas de pré-natal

ultrasonografia-1O ultra-som realizado mostrou um pequeno ponto com menos de 1 centímetro, terceira semana gestacional, lindo.

Eu não pude acompanhar a esposa durante esta consulta, estava de plantão no laboratório do hospital, e o atendimento foi feito em uma clínica.

A consulta foi muito bem realizada, várias perguntas foram feitas com o intuito de identificar algum problema, sem nenhuma intercorrência, verificação da pressão arterial, depois fez várias recomendações para serem seguidas nesta fase – Evitar alimentos muito calóricos, doces, chocolates, bebidas alcoólicas, nem pensar, cigarro tem que passar longe, não fazer grandes esforços, realizar caminhadas ou natação, evitar sapato alto e outras mais.

Abriu um cartão da gestante de acompanhamento de pré-natal, sobre ele vou falar futuramente em outro texto.

Uma outra recomendação importante para as gestantes ou mesmo aquelas que pretendem engravidar, o uso do ácido fólico.

O uso do ácido fólico na gravidez

O ácido fólico é encontrado em quase todos os alimentos, em quantidades pequenas em forma de poliglutamato, mas um problema que sempre acontece é que a maioria das refeições são cozidas, este procedimento, ou mesmo a fervura, inativa o ácido fólico. O ácido fólico é absorvido, principalmente no duodeno, armazenado no fígado, excretado pela urina. O ácido fólico, vitamina importante na multiplicação celular de todos os tecidos, indispensável na síntese do DNA.

O lactente está em constante crescimento e desenvolvimento, ficando mais vulnerável à falta do ácido fólico, afetando os tecidos que se renovam em maior velocidade. A vitamina, ácido fólico colabora para evitar problemas com o bebê, especialmente no cérebro e medula espinhal. Diminui a incidência de malformações do tubo neural. Os mais comuns são a anencefalia, mielomeningocelo e espinha bífida.
A espinha bífida, Uma das lesões congênitas mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral.

Tenho intenção de continuar, esporadicamente durante a gestação apresentar algumas novidades, mudanças que ocorrem no organismo da mulher, alimentação para gestantes, nesta área vou solicitar colaboração de uma nutricionista que trabalha no mesmo hospital que eu, além de medicamentos que devem ser evitados durante a gravidez.

Até mais.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://brasildobem.blogspot.com/ Janeisa Tomás

    Parabéns a vocês pela gravidez, e que tudo seja maravilhoso nesse período! Bjs
    Janeisa

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jeneisa, muito obriga, estamos muito felizes, um momento maravilhoso. Abração.

    • fernanda

      e legal saber disso estou com três meses de gravides e sempre bom ficar informada parabéns.

  • http://rotativo.org Neto Cury

    Devido a não tomar o ácido fólico, filha de companheiro de trabalho nasceu com alguns problemas na coluna e pés :(

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A falta dele causa realmente muitos problemas, e gravíssimos. Estou lembrando ela todo dia de tomar.

  • Michelle

    Meus parabéns pela gravidez!!!!!
    Eu tenho duas perguntinhas para fazer, posso? Uma é sobre
    ac. fólico e outra não, mas já li várias outras páginas suas
    e não econtrei a pergunta já feita.

    Sobre ácido fólico: tive um abortamento espontâneo a dois anos,
    desde então tentamos sem sucesso engravidar (temos um problema
    de hipogonadismo masculino em tratamento). No início segui tomando
    ac. fólico, depois cansei. Vale a pena seguir tomando indefinida-
    mente sem saber qd ocorrerá gravidez?

    Outra pergunta: meu ciclo tem sido regular (28d) mas este mês
    está uma semana adiantado. Há alguma chance de que se trate de
    um daqueles casos de gravidez e abortamento espontâneo tendo
    adiantado a menstruação??? Em caso positivo, um teste de HCG
    laboratorial hoje (segundo dia) indicaria isso?
    Muito obrigada e parabéns também pelo trabalho que desenvolve.
    Michelle.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O ácido fólico é interessante ser iniciado assim que começa a tentativa de engravidar, mas no seu caso como disse que está demorando poderia aguardar um período e depois recomeça. Quanto a gravidez, como existe um problema de base, melhor que peça ao seu médico para realizar uma consulta avaliando esta clínica. Obrigado. Grande abraço.

  • http://julianecoutinholawless.blogspot.com Juliane lawless

    Olha eu vou ser mãe agora e estou ansiosa para ver o meu bebe !

  • Janaina

    Olha achei muito interessante o desempenho de vcs e a objetividade que deram ao assunto. Parabéns!!!

  • suzanna

    oi gente, eu fiz um teste beta hcg e deu indeterminado,isso na quinta e fiz um de farmácia que deu positivo,sera q posso me considerar gravida?? estou com os sintomas todos!!! se estiver estou de 7 semanas. bjus

  • Regi

    Estou com um atraso de 21 dias, fiz o teste de farmácia e deu uma risca forte e outra fraquinha, fiz o exame de sangue no laboratório e deu negativo, mas ainda to sentindo ansia, meus peitos estao inchados e saindo secreção, tipo um leite, alem de ter um poko de colica.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se o teste feito em casa foi realizado conforme recomenda a bula (qualquer cor desenvolvida na área teste deve ser considerado positivo se a área controle também desenvolver cor), acredito que deva repetir o último exame realizado. Abraço.

  • daiana

    oi meu nome é daiana,eu estou gravida de tres meses mais ainda não tive a minha primeira consulta,vc sabe né é posto então é um pouco demorado,estou com medo porq ainda não estou tomando acido folico vou passar na minha consulta quarta feira dia 10.11 tem algum problema se eu começar agora,até quantos meses de gravidez tem que tomar beijos obg

  • Jessica

    Estou com um grande problema, tive uma relacao desprotegida e tomava o anticoncepcional errado, dps da relacao tomei antconcepcional mais 8 dias, na pausa so deu sinal marron e uma gotinha de sangue, fiz o hcg beta com 5 dias de atraso (17 dias dps da relacao) deu negativo, mas os sintomas continuam, nojo de alguns tipos de comida, falta de apetite, enjoos, bico do peito mais escuro, tive fraqueza, estou mto emotiva entre outros sintomas de gravidez. ja faz 5 semanas q tive relacao, e a mestruacao ta atrazada de novo. O hcg pode dar errado? Sera q estou msm gravida? Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      “Será que estou mesmo grávida” Mas o teste não deu negativo? Se foi isso mesmo, feito depois do quinto dia de atraso se foi realizado corretamente conforme manda a bula deste teste, e deu negativo, então não está grávida.

  • Pingback: Tipagem sanguínea - o exame, resultado do cruzamentos de sangue pai mãe, e qual doador e receptor universal

X
avipeqQuer Turbinar Suas Milhas Aéreas? Aprenda a acumular 20 mil milhas aéreas em apenas 5 semanas Aprenda Como Fazer
¤