Exame de sangue VDRL com resultado positivo mesmo depois de tratamento com injeções de benzetacil

Sobre a Sífilis comentei em um post abordando um problema “VDRL, exame para diagnosticar sífilis pode apresentar falso positivo“, mas frequentemente surge questões como a que abordou aqui no blog o colega Roberto, dizendo: “Já tenho esse problema desde 1994,  doei sangue e fui informado que o vdrl estava em 1:128. Fiz o tratamento e comecei a fazer exames periódicos de três em três anos e sempre da resultado valor de 1:16, repito todas as vezes o tratamento a pedido dos médicos e quando vou realizar o exame da 1:16. Acabei de realizar o exame de rotina e deu 1:16 novamente. Pergunto por que sempre da este valor? Significa que não estou curado? Não aguento mais tomar essas injeções, por favor me ajude!”. Vou citar alguns pontos importantes e no final explico o motivo do exame continuar positivo.

A evolução da sífilis é dividida em recente e tardia e a transmissão e genitoanal e vertical da mãe para o filho pela placenta.

Na Sífilis primária as reações sorológicas treponêmicas FTA-abs, para sífilis tornam-se positivas a partir da 3ª semana de infecção e as e as reações sorológicas não treponêmicas VDRL, tornam-se positivas a partir da 4º ou 5º semana após o contágio. Na sífilis secundária e sífilis tardia as reações sorológicas são sempre positivas.

Outro caso importante relatar ocorre quando o homem ou a mulher apresenta resultado positivo para sífilis adquirida, gerando desconfiança do companheiro ou companheira pois a transmissão é predominantemente sexual, mas a transmissão extragenital é raro. A transmissão não sexual da sífilis é excepcional, com poucos casos por transfusões de sangue, que hoje em dia praticamente não existe mais, e por inoculação acidental.

Quanto ao exame de escolha para diagnóstico da sífilis quando sintomas existem ou triagem em gestantes é o VDRL, mas pode ocorrer falso positivo, o laudo é liberado com resultado em diluições 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64, 1/128, 1/256, 1/512 e assim por diante. Para acompanhar o tratamento também usamos como método de eleição o VDRL, e vamos comentar sobre este caso, conforme mencionamos no título deste texto.

No caso de gestantes se o T. pallidum, espiroqueta causadora da sífilis, estiver circulando no sangue desta gestante, ele atravessa a barreira placentária e penetra na corrente sanguínea do feto, em qualquer momento da gestação, sendo mais “forte” quanto mais recente a mãe pegou a doença. O ideal é realizar o teste VDRL no 1º trimestre da gravidez ou na 1ª consulta, e outro, no início do 3º trimestre (MS).

Em casos suspeitos de um falso positivo, em diluições baixas, sem sintomas e evidências da doença o teste que deverá ser realizado é o FTA-abs, que tem alta sensibilidade e especificidade, sendo o primeiro a positivar na infecção, porém não é útil para acompanhar o tratamento, pois vai continuar positivo.

O tratamento é preconizado pelo Ministério da Saúde:

Penicilina G benzatina, 2.400.000UI, IM, dose única (1.200.000UI, IV, em cada glúteo). Sífilis recente secundária e latente: Penicilina G benzatina, 2.400.000UI, IM, 1 vez por semana, 2 semanas (dose total de 4.800.000UI). Sífilis tardia (latente e terciária): Penicilina G benzatina, 2.400.000UI, IM, 1 vez por semana, 3 semanas (dose total de 7.200.000UI).

Citei o tratamento do MS, mas este é um critério médico. Muitos questionamentos surgem em outros textos sobre o assunto, dois deles citei no início, indagam se o tratamento não surtiu efeito, pois tomei as injeções de benzetacil e colhi o sangue para fazer novo exame de VDRL e o resultado continuou positivo.

Após ter tomado as injeções de benzetacil é importante saber que o VDRL irá apresentar queda gradual do número de diluições, o título vai reduzir, mas geralmente permanece com resultado positivo em títulos baixos por longos períodos, mesmo se os sintomas já desapareceram, e a cura da doença já aconteceu, ainda ocorre resultados positivos, mas menores do que aquele que ocorreu antes de iniciar o tratamento, muitas vezes chamam de cicatriz sorológica.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • Pingback: DULCE C. DE OLIVEIRA()

  • Pingback: VDRL, exame para diagnosticar sífilis pode apresentar falso positivo | Plugbr.net()

  • MArcos

    Fiz um primeiro VDRL e deu reagente 1/2. tratei com penicilina em uma dose e antibiotico o medico pediu novo exame e deu novamente reagente 1/2 alem de aparecimento de íngua e bolhas nos pés.

    Tomei penicilina em 03 doses sendo uma a cada sem,ana de duas ampolas. Repeti os exames e deu reagente 1/1. O FTA-abs logicante continua positivo.

    Afinal, estou curado ou não??? Posso voltar a ter relação sexual com minha esposa sem uso de preservativo?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcos verifique, por favor, sua resposta sobre o resultado continuar dando positivo está no texto acima. Obrigado.

      • Danielle

        Boa Tarde!!

        Ola! Marcos vc deverá pedir para confirmar se vc tem sífilis o FAT-Abs porque esse exame sim ele irá confirmar se realmente vc tem ou nao porque o VDRL ele será apenas como triagem sorológica , se vc teve sífilis uma vez essa cicatriz sorológica poderá ter um resultado 1:2 entendeu? isso nao quer dizer que vc tem sífilis e sim que vc teve ok?. poderá fazer repito para confirmar o treponema o FTA-Abs.

        Abraços
        Enf Danielle

  • Preciso muito de uma resposta, eu estou com manchas no corpo desde o natal e além das machas há muita coceira, fui no dermatologista e ele me indicou o exame de vdrl estou desesperado e preciso saber se isso pode ser um fator significativo para que meu médico possa pedir este tipo de exame sendo que o mesmo não me explicou os sintomas desta possível doença !

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Veja mais sobre o assunto neste texto.

  • Caio

    Olá Silvano,

    recentemente fiz o exame para VDRL e o laboratório veio com a seguinte descrição:

    Resultado: reagente até 1/32
    Valor de Referência: Não reagente.

    Se o resultado deu positivo porque o valor de referência deu negativo?? Qual a explicação? Isso é mesmo diagnóstoco de sífilis? Eoutra,é verdade que mesmo com a cura da sífilis, o microrganimo permanece no corpo?

    grato!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Caio, valor de referência neste caso indica o valor que é normal, (normal é não reagente = negativo) E sobre a cura, por favor, veja o texto, fala exatamente sobre isso. Abraço.

  • Alex Lourenço

    Boa Tarde? Minha esposa esta gestante de 3meses o medico dela pediu exame VDRL e o resultado foi reagente 1/2 (material SORO, Método Enzimaimunoensaio) o medico pediu para fazer tratamento por 3 semanas benzetacil, pode acontecer algo com feto por causa dessa medicação…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alex, desculpe, mas não emito opinião sobre um procedimento médico, só ele pode lhe responder, ou se não estiver satisfeito com a atuação deste médico procure outro profissional da área para uma segunda opinião, mas quanto a resultado do exame propriamente dito posso te responder. Abraço.

  • ANDRÉ

    por favor, preciso muito de ajuda, passei em um concurso publico e precisei fazer alguns exames pra apresentar na pericia medica. meus exames todos deram normais, mas o vdrl deu positivo 1:8. o que isso? eu estou doente? nunca apresentei nenhuma sintoma, eu posso não ser contratado por esse resultado, considerando que todos os outros deram normal? ficarei muito grato se respondere, estou desesperado!
    abraço!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, pode dependendo da política da instituição pode ter algum impedimento sim. E quanto ao resultado tem sim que levar ao seu médico para cuidados especiais.

    • Dr Daniel

      Andre,
      se porventura não for contratado pro este problema, procure um advogado.
      Se a instituição possui política de caráter discriminatório em desconformidade com nossa lei constitucional isso será revertido no Judiciáio e não terá problemas na sua posse.

  • Anõnimo

    Fiz o tratamento para sífilis.
    Antes do tratamento o VDRL era reagente 1/1 e o FTA-ABS reagente.

    Após 3 meses refiz o exame a pedido do médico. Como fiz em dois laboratórios diferentes, obtive dois resultados. Um reagente 1/1 e outro não reagente. Como a titulação não está aumentando, posso ficar tranquilo?

    tony

  • Peterson

    Caro Dr. fiz os meus exames e deu positivo para Sífilis… tomei uma dose única da Benzetacil, repeti o exame (ainda positivo) e a médica me mandou tomar a dose tripla. Mas, a minha dúvida é a seguinte, já tomei as 3 doses a mais ou menos 1 mês e mesmo assim ainda estão aparecendo feridas no meu pênis… isso é comum?

  • Lucimar Andrade

    Boa tarde doutor, tive VDRL na minha gravidez, fiz tratamento com benzetacil 2 doses de 1200 em cada nádega por quatro semanas, achei que não voltaria mais. Acabei de pegar o resultado reagente 1/8. Gostaria de saber se terei de tomar todas as doses novamente? e se vai continuar dando positivo?

  • elaine

    tem uma filha de 5 mes tivi sifilis na gravides deu 1/4 fiz o tratamento 3 dose mas continua dando 1/4 e agora minha filha tb tem mas quando ela nsceu os exames dela dera neguativo (ver texto)

  • Leôncio

    Dr. Bom dia! Há 4 meses atrás fiz exame de VDRL e deu o resultado de: REAGENTE 1:32, fiz o tratamento por 3 semanas com as injeções de Benzectacil e mantive relação sexual segura. Agora esta semana repeti o exame e deu o resultado de REAGENTE 1:4. Isso vem a significar que continuo infectato mesmo após o tratamento? Grato.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Significa que o normal seria não reagente, mas o seu deu positivo com título 1/32

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Significa que o normal seria dar “não reagente” neste caso que relata deu positivo sendo que o mais baixo é 1/2, depois 1/4, 1/8, 1/16, e chegando ao que deu o seu exame 1/32… inclusive no texto comento sobre estes valores. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Pode ser sífilis novamente, mas geralmente é “memória” da vez anterior.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    O critério para estabelecer que a sífilis está curada tem como base o desaparecimento dos sintomas que existiam e uma redução de 4 títulos em relação ao exame anterior. (1/32 e depois do medicamento reduziu para 1/8). Ok, abraço.

  • ro

    Doutor tomei a benzetacil,duas vezes que a medica mandou,meu exame tinha dado 1/8 mas continua aparecendo alguns sintomas de leve,pq? eu ja tomei as doses de benzetacil
    me ajude por favor com urgencia

  • jeferson

    olá Silvano algum tempo atrás fui doar sangue e descobri que tinha sífilis não lembro o valor do resultado mas fiz o tratamento depois de alguns anos refiz o vdrl e deu 1/16 fiz 6 injeções 2 por semana depois de 30 dias refiz o vdrl e deu 1/4 fiz mais 6 injeções 2 por semana após 1 semana refiz o vdrl em outro laboratório e deu 1/16 de novo…

  • Silfer

    Prezado Dr., minha companheira fez tramento de cancer(meloma) e no pos tratamento/acompanhamento, um ano depois, refazendo vários exames, vdrl(reação de floculação), teve como resultado: reagente 1/512. Eu imediatamente fiz tambem vdrl e deu não reagente. Que devemos fazer?

  • Nina Szini Ferenc Szini

    Boa tarde.
    Dr. Uma duvida
    Fiz exames Treponema IGM negativo
    VDRL positivo diluicao 1/2 valor de referencia Negativo
    Gostaria de saber se Ja estou curada ou se preciso tomar Das injecoes
    De benzentacil?
    Obrigada.