VDRL, exame para diagnosticar sífilis pode apresentar falso positivo

O VDRL é um exame laboratorial de apoio diagnóstico para sífilis, doença venérea causada pelo Treponema pallidum, uma DST. O contato sexual é a forma mais comum de transmissão. O resultado do VDRL pode ser positivo ou negativo, e em alguns laboratórios a terminologia usada é reagente (positivo) e não reagente (negativo). Neste texto vou destacar também situações em que o exame pode apresentar falso positivo.

Diagnosticar a sífilis no início é importante para evitar problemas graves a nível cerebral, cardiovascular e em sífilis congênita. Desde o início da infecção aparece no sangue da pessoa infectada as “reaginas”, a detecção destas substâncias no soro do paciente e a verificação dos sinais clínicos são os procedimentos mais rápidos e úteis usados para diagnóstico da sífilis.

Característica de cada exame nas fases da doença

VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e FTA-ABS (Fluorescent Treponemal Antibody – Absorption), dois exames sorológicos para diagnóstico da sífilis. Quando está na fase primária os dois exames se tornam positivos depois do cancro duro com sensibilidade de 85%, já no estágio secundário da sífilis a sensibilidade da sorologia é de 99%, e na sífilis terciária o VDRL apresenta sensibilidade de 70% e o FTA-ABS de 98%. Um estudo de avaliação dos exames VDRL em uma unidade de saúde, complementa esta análise.

O VDRL, muito solicitado em consultas médicas na rede pública e privada de saúde é um teste não treponêmico, utiliza o antígeno cardiolipínico na reação para detectar as reaginas, citadas anteriormente, possui a vantagem de ser um exame barato e de fácil realização. Usando apenas uma placa de reação, e um agitador simples, em 4 minutos a reação pode ser lida no microscópio.

Como é feito o exame

Quando o VDRL está positivo é possível ver na placa, depois de adicionar soro do paciente e o reagente, uma floculação, devendo ser realizado uma titulação, para ver o valor da positividade, alta ou baixa, positivo forte ou fraco, podendo ser 1:2, 1:4, 1:8, 1:16, 1:32, e assim por diante, sendo que 1:4 é mais fraco que 1:32, por exemplo, este valor vai servir para o médico diagnosticar ou acompanhar a evolução do tratamento.

Como foi citado no título deste texto resultados falso positivos e também negativos podem ocorrer. Falso negativo pode ocorrer na sífilis tardia e em casos de prozona, um fenômeno que ocorre quando a quantidade de reaginas é grande e a reação não ocorre de maneira equilibrada levando a testes negativos em amostras que são positivas. Mas, os laboratórios se previnem deste evento diluindo o soro do paciente, equilibrando a reação, produzindo resultados corretos.

Como ocorre resultado falso positivo

O problema que pode ocorrer em alguns casos, mesmo que raros, é o resultado ser liberado como positivo em amostra de paciente que não tem a doença, são resultados falso positivos. Casos como este podem ocorrer em exames de indivíduos que tenham quadros patológicos como: Brucelose, lepra, malária, hepatite, asma, gripe, tuberculose, câncer, diabetes e doenças autoimunes que também liberam antígenos que levam a produção das reaginas. Quero deixar claro que não é comum, mas podem ocorrer, geralmente apresentam títulos baixos, 1:2, 1:4, e as características clínicas não são indicativas de sífilis.

Minha intenção aqui é alertar para que pacientes e familiares tenham cautela e não tomem atitudes precipitadas quando forem ao laboratório e pegar um resultado de VDRL positivo, exames positivos certamente serão esclarecidos e confirmados pelo médico realizando observações clínicas ou testes confirmatórios, como o FTA-ABS.

“Embora o comportamento do VDRL frente ao diagnóstico da sífilis apresente algumas limitações, como reações falso positivas em situações patológicas ou fisiológicas, menor sensibilidade quando comparado aos testes treponêmicos, deve-se ressaltar a importância do referido teste como diagnóstico preventivo e principalmente como seguimento terapêutico, através de dosagens quantitativas. Desta maneira, aliada à avaliação clínica do paciente, o teste VDRL se constitui um instrumento de significativa importância na triagem sorológica, como também no acompanhamento da infecção sifilítica (onde o resultado continua positivo mesmo depois de tomar injeções de benzetacil, explicado aqui)”. Conforme abordou no trabalho citado acima, Liduina et al.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: Silvano Vilela

  • Pingback: Silvano Vilela

  • nara

    oi tb?estou com uma duvida fiz o teste deu positivo duas linhas bem vermelhas. fiz outro depois deu uma linha vermelha e outra rosa,estou gravida ou não.obs.. minha menstruação esta atrasada 15 dias.responde por favor fico grata.bjs.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nara, apesar deste texto não se tratar especificamente deste assunto, vamos lá. Qualquer coloração desenvolvida na fita ou “sabonetinho” para teste de gravidez o resultado é positivo, gravidez, mesmo que seja uma fraca coloração. Abraço.

    • THIAGO

      Fiz um exame para detectar sífilis sorologia P/ LUES: soro reagente :1/32. Sei que tenho sífilis mas o que significa essa fração 1/32?.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Título 1/32 quer dizer “o quanto está positivo” este resultado.

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 & Alguns

  • rep

    olá bom dia
    estou com uma duvida, adotei uma criança e ela esta com o braço com pouca mobilidade, o medico ortopedista pediu exame de sifilis o vdrl, no exame constou não reagente 1/8, ele disse para procurarmos a pediatra.
    o que isso quer diser não reagente 1/8.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve verificar primeiro com o laboratório para confirmarem este valor como 1/8 não reagente, por favor.

  • Dalila Santos Palma

    Boa Noite,

    Eu fiz o pre-natal direitinho todos os exames e vacinas, fiz tres exames de VDRL e deu negativo. Tive minha filha parto normal e quando esperava a alta para ir embora do hospital, fui informada que o exame VDRL feito antes do parto deu positivo. Como pode isso acontecer?! É possível os três exames que eu fizera ter errado?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não Dalila, este fato ocorre com pouca frequência, e o médico sabe identificar bem os sintomas e confrontar com o resultado. Abraço.

  • kaka

    oi,vou adotar um bebe mas não nasceu ainda pedi todos os exames para o medico principalmente o hiv peguei o resultado e não consta nenhum exame de hiv só o vdrl quantitativo sera que ele detecta o vírus do hiv sim porque o exame foi feito mas não veio o resultado sera que não consta junto com o vdrl quantitativo? por favor me ajude ja estou apavorada me disseram que este exame é para detectar sífilis e hiv é verdade?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Kaka,
      não, este resultado de VDRL diagnostica casos de sífilis, e não diagnostica presença do vírus HIV, para este deve fazer o anti-HIV (sorologia para HIV), volte ou ligue no laboratório e pergunte sobre o outro resultado, pode ser que ainda não foi feito, em várias unidades de saúde existe uma grande quantidade de exames para serem realizados e pode ser que o seu seja um destes. mas procure saber cade o resultado de HIV. Abraço.

  • Patrica

    OI, ha dois meses atraz, fiz um exame de sifilis,vdrl,fta abs,deu reagente 1:4,meu medico passou 4 ampolas de bezetacil,tomei as 4,sendo que outro medico falou que devo tomar 6 ampolas.A pergunta é?
    qual medico esta certo? o que achas devo tomar mais 2?

    Desde ja agradeço.
    abraço

    Patricia

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Patrica, esta medida somente o médico pode esclarecer. Abraço.

  • LADRIMIS

    É muito importante,pois as informações são necessárias p/ mantermos as informados a população.

  • MIGUEL

    fiz um exame ha dez dias para VDRL e deu REAGENTE 1/1024. O que quer dizer a expressão 1/1024? Há tratamento imediato?
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É um resultado positivo, e foi avaliado se é um positivo “forte” ou “fraco”, no seu caso é relativamente forte, mas tem tratamento sim, leve logo ao seu médico. Abraço.

  • Diego

    Boa tarde. Fiz o teste VDRL e constou Reagente 1:128 Obs: Confirmado… qual o grau disso? causa alguma sequela?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Diego, relativamente alto, deve ser medicado para controle, evolução para cura sem sequelas é forte. Abraço.

  • Rosemary Lopes

    Estou com 3 meses e 3 semanas de gestação, acabei de pegar os meus exames q foram solicitados no meu pré-natal, e o de VDRL deu reagente 1/8 qual o grau de gravidade? posso me tratar? não afetará meu bebê?

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Adriano,
    depende muito de cada instituição, ao meu ver não deveria ser motivo de impedimento para acesso ao cargo que pretende, pois eu acho que por não ser uma doença incapacitante não deveria ser um problema.

  • José

    Convivo com minha esposa há três anos e a 09 meses atrás soubemos que estava gravida, no exame de pre natal, o VDRL deu positivo com taxa de 1/1 reagente, pelo método de floculação e reagente para o método de hemaglutinação indireta, resultado reagente, fui convidado a fazer os exames e para eu, os resultados foram negativos.
    Quando do nascimento de minha filha, dia 18AGO09, os exames de sangue tiveram resultados negativos, porém, foi feito também o VDRL/Licor ou Liquor, não sei o correto nome, e este segundo os médicos o resultado teve alteração, não afirmando que foi positivo ou negativo. Preciso de informações urgentes sobre o assunto, é possível ou não, vale lembrar que eu não fiz tratamento, porque meus resultados não deram negativos.
    Gostaria de receber informações em meu endereço eletrônico também.
    Certo da atenção de Vossa Senhoria.
    José

  • ed

    ola bom dia gostaria de tirar um duvida gostaria de saber como é feito os exames que vou citar agora,se por meio de exame de sangue ou de urina ou se é de alguma outra forma.(DOENÇAS DO APARELHO GÊNITO-URINÁRIO). Testes Luéticos (Sífilis);HIV (Síndrome da imunodeficiência Adquirida).Agradeço pela atenção e bom dia.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sífilis e HIV são exames de sangue, se foi solicitado também EAS é de urina. Abraço.

  • Diego

    Fiz os exames de VDRL e FTA e deram positivos. Pesquisei e ví que quando a pessoa tem o VDRL positivo a sífilis ainda tem cura e quando o FTA também dá positivo a sífilis poderá ser infinita no corpo. Isso é verdade? O exame de VDRL deu reativo a 1/8. Estou super preocupado.

  • J. Melo

    Bom dia,

    Minha companheira fez o exame de sangue V.D.R.L. QUANTITATIVO, método FLOCULAÇÃO e o resultado foi: NÃO REATIVO.
    Lendo alguns textos na Internet quanto a resultados dúbios, ficamos em dúvida.Qual a interpretação?
    Atenciosamente.

    • Jaque

      Se o resultado deu não reagente para ambos, isso quer dizer, que ela nao tem sifilis, porem tem que ser visto no exame se tem titulação.Ex: 1/1 1/2 1/4 1/8….

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Não, se deu não reagente é negativo, portanto não tem nada para ser titulado, não terá resultado com título.

  • Paula

    Fazem 6 anos que faço regularmente o exame Vdrl e ftabs desde a minha primeira gravidez, sempre com resultados de 1:2 / 1:4 máximo 1:8 alternando com resultados não reagentes, sou casada a 9 anos e neste tempo de casada não mantive relação com outro homem, e os resultados do meu marido são sempre “não regentes”, nem a infecotogista que cuida do meu caso sabe me explicar, alguem por favor pode me ajudar!!! estou gravida de 3 meses hoje , e preciso saber o que eu realmente tenho!!!

  • linda

    fiz um teste de vdrl e o resultado foi reagente 1:32, o medico me receitou 6 vezes bezetacil,e após uma semana da ultima dose eu repeti o exame e deu 1:4096 e vr não reagente. o q isso significa

  • Mel

    Boa noite,
    Fiz o meu primeiro exame de vdrl e deu soro reagente quantitativo 1/64,meu medico me passou duas doses de bezetacil,meu marido tomou tbm(sem fazer o exame).Agora um mês depois fiz outro exame para controle e deu 1/2 e meu marido fez tbm e o dele deu 1/16.Gostaria de saber se está baixa ou terei que tomar mais bezetacil?Grata.

  • Flavia

    Fiz o exame de sangue, deu VDRL nao reagente, método: reação de floculação com antígeno não treponemico…
    O que isso significa

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Resultado é negativo, tudo bem. Abraço.

  • cristiane

    gostaria de saber quando o resultado do VDRL: der não reagente o que significa?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Significa que está negativo.

  • Sandro

    Ola Silvano, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo site.

    Fiz o exame e o resultado foi esse:

    VDRL-RESULTADO 1/128
    material:SORO
    metodo..: Reacao de Microaglutinacao
    VR: Nao reagente

    Pelo que saquei ta tudo ok, mas pq tiveram que fazer tantas diluições ??? será que devo repetir o exame ?

    Obrigado,
    Sandro

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sandro, existe alteração sim, deve levar para seu médico avaliar. Abraço.

  • Mário

    Os sintomas da sífilis apareceram em mim no final do ano passado (sudorese, cansaço, dores musculares, manchas vermelhas por todo corpo), fiz os exames p/detecção somente em 03/09 e deu reagente 1/32, tomei as doses de benzetacil em 04/09 (2.400.000 unidades no total), os sintomas regrediram satisfatóriamente mas eu ainda sinto fraqueza nas pernas, dificuldade de locomoção (falta de impulso nas pernas) e um certo desequilíbrio ao caminhar bem como dormência (formigamento) nas pontas dos dedos das mãos e na planta dos pés, no último exame feito em 09/09 a contagem foi reagente 1/2, o questionamento é: estou curado e ficaram seqüelas? ninguém me posiciona a respeito. Obrigado pelo esclarecimento.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Questões de cunho médico, requer análises físicas além das laboratoriais. Vou estar esclarecendo sobre o exame. Desculpe. Abraço.

  • Jeferson

    È o seguinte, tenho 22 anos de idade e sou doador de sangue, e alguns dias atras chegou em casa uma carta pedindo o meu comparecimanto ate uma unidade do banco de sangue e o medico me entregou uma carta com os seguintes fatores:
    Resultado Sorologico de Doação de Sangue:

    Bloqueio por: SIFILIS
    Eia: REAGENTE
    Vdrl: REAGENTE

    Estou desesperado me ajude por favor o que isso significa???!!
    Desde ja fico grato
    Jeferson

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jeferson, mantenha a calma, tem tratamento, seu médico vai indicar o procedimento correto. Abraço.

  • Marcelo

    Olá,

    Doei sangue e fui chamado a comparecer no banco de sangue. Lá fui informado que o VDRL deu positivo com teste em dois lotes (não sei a titulação) porém deu negativo no FTA-ABS e em outro exame que não me lembro.

    Nunca tive sintomas da Sifilis. Estou diante de um falso positivo?

    Deixei mais uma amostra para outro teste de VDRL. Se der positivo de novo, que conclusão tirar?

    Grato

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Aguarde para ver este resultado, mas pode ser um falso positivo sim, não deixe de informar seu médico sobre isso. Abraço.

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 e Alguns

  • JEANE

    Gostaria de saber se um paciente com titulação p sifilis 1/1 até 1/8 devem tomar benzetacil ou se é a partir de 1/16?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Esta análise somente o médico pode fazer Jeane, ele vai avaliar e ver se é ou não necessário.

  • JOÃO

    Boa noite, meu resultado de VDRL. deu o seguinte resultado:

    Metodo : Floculação
    Valor de referencia : não reativo
    Soro reativo ate a diluição : 1/1

    O q isso significa , obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deu um resultado positivo fraco (veja texto acima sobre o assunto). Abraço.

  • kelson

    eu tendo uma relação de risco com quanto tempo a sifilis reage em meu corpo e no meu sangue??

  • Carla Moreira

    Preciso de ajuda, vou ficar louca.
    Fiz o exame “VDRL”, e deu 1:1, posso ser desclassificada do concurso,
    por que tenho (ou não tenho) sífilis.
    nem o químico conseguiu me explicar

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carla, mas o texto que escrevi e você leu fala sobre isso, possibilidades de falso positivo e exames que existem para confirmar o seu resultado de VDRL. Abraço.

  • jc

    meu exame deu resultado reativo 1:16 estou com sifilis.obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, procure seu médico para providenciar tratamento adequado. Abraço.

  • cv dor

    um teste de vdrl pode identificar se uma pessoa esta infectada com o virus do hiv

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não identifica, para HIV deve fazer o exame anti-HIV, abraço.

  • Ander

    Fiz exames para DST e deu reagente para VDRL 1/8 durante três semanas tomei 2 doses de bezetacil um ml em cada gluteo.
    Agora a minha dúvida é:
    Em quanto tempo devo repetir o exame?
    Minha esposa fez o exame de VDRL e deu não REATIVO.
    Estou em dúvida será que meu caso é um falso positivo?

    Por gentileza me ajudem a entender.

    Abraços,

    Ander

  • lala

    Fiz um vdrl e deu negativo , é a mesma coisa que não reagente ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, Lala.

  • LUIS

    fiz o exame vdrl deu reagente 1/64 quantas doses devo tomar de antibioticos

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Luis, me desculpe, mas não é correto indicar medicação apenas observando um resultado de exame, procure seu médico de confiança ou vá até o posto de saúde do seu bairro. Abraço.

  • roberto

    Já tenho esse problema desde 1994, quando fui dor sangue fui informado que o vdrl estava em 1:128. Fiz o tratamento e comecei a fazer exames periódicos de três em três anos e sempre dar no resultado o valor de 1:16, repito todas as vezes o tratamento a pedido dos médicos e quando vou realizar o exame dar 1:16. Acabei de realizar o exame de rotina e deu 1:16 novamente. Pergunto por que sempre dar este valor? Significa que não estou curado? Não aguento mais tomar essas injeções, por favor me ajude!

  • Vivi

    Olá, observei uma lesão na vagina, fiz VDRL e deu NEGATIVO (fiz 2 vezes), mas tomei duas doses de penicilina. Existe a possibilidade desta titulação estar bem elevada qdo completar 3 meses após o tratamento? E outra, vou ter sempre VDRL positivo?? Tenho medo pq pretendo ser mãe ainda e tenho medo disso acabar com meu futuro relacionamento, ja q foi isso q acabou com o meu.
    Obrigada.

  • Pingback: Exame de sangue VDRL com resultado positivo mesmo depois de tratamento com injeções de benzetacil | Plugbr.net

  • ALEXANDRA

    OI Boa Tarde, a 9 anos atras descobri que tinha sífilis e tratei, e outro exame deu 1/2 meu medico falou q poderia ser uma cicatris hoje estou gravida e estou muito aflita, sera que pode afetar o meu bebe, o resultado e´o mesmo de 9anos a tras 1/2 fico muito grata se puder responder.

  • juliana

    Oi,existe outra forma de se contaminar a não ser atraves da relação sexual?
    Quando o resultado de um paciente da reagente e de seu companheiro da negativo para sifilis como explicar se ambos juram não ter tido outros companheiros? grata, aguardo resposta.

  • teka

    Olá tb?sou casada há 4 anos e há tive um relacionamento com um outro homem casado há um mes atrás, antes do relacionamento com ele , sempre fui no ginecologista e nunca acusou nada, porem a esposa deste outro homem esta gravida de já 8 meses e há um mes ela fez o exame pré natal e não deu nada, porem agora depois que tive o relacionamento com ele, ele teve com ela de novo e ela fez outro exame indicando que estava com sifilis, porem esse outro homem nunca tinha feito exame de sangue para indicar DST’S, agora minha duvida é será que em uma relação sexual já tem como pegar a sifilis?será que estou com a doença? se eu for em qualquer laboratorio eu consigo fazer ou eu preciso de pedido de exame medico!preciso fazer urgente! por favor me ajude! um hemograma completo consta a sifilis ou somente o VDRL é que indica mesmo se aopresenta ou não?por favor me responda!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Teka, sim, uma relação é suficiente para pegar a doença, procure seu médico ou vá até o posto de saúde do seu bairro e marque uma consulta, só o VDRL é específico para a sífilis. Abraço.

  • teka

    Olá td bem!peguei o resultado do exame..por favor me diga o que significa:
    NAO REATIVO
    Metodo: Floculacao
    Valor de Referencia: Nao reativo
    Atencao: Resultados falso positivos com titulos ate 1/8 podem ser
    encontrados principalmente em quadros infecciosos agudos, doencas
    autoimunes e gravidez.

    obrigado!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É um resultado negativo (= não reativo) Teka. Não se preocupe. Abraço.

  • Marcelo Martinelli

    Bom Dia Silvano, Em Agosto de 2009 fiz exames e resultou em 1/16 reagente , reagente de sifilis, fiz o tratamento a base de pinicilina, refiz o exames em dezembro porem resultou ainda em 1/2 reagente , não reagente. a pergunta eh, ainda nao estou curado ? ou sempre dará esse resultado como contato da doença ?

    obrigado amigo.

  • Claudia

    OLá, Silvino, olha estou numa dúvida cruel, eu tive sífilis quando criança, peguei era ainda era um feto da minha mãe, mas foi tratada, agora estou grávida, e nos fiz os exames deu VDRL= 1 DIL reativo, o que é isso 1 DIL?? E o Fta-abs deu reativo, TPHA= 1/80 o que significa ?? É muito grave??

  • Tony

    olá Silvano,
    fiz o dois testes, VDRL e o treponêmico, ambos foram positivos e já estou me tratando.
    Como o VDRL foi reajente 1/1, como devo fazer o controle da doença e cura já que o numero de reajinas foi baixo.
    Desde já agradeço a atenção.

  • Antonio

    olá Silvano,
    fiz o dois testes, VDRL e o treponêmico, ambos foram positivos e já fiz o tratamento com 6 benzetacil, 2 de cada vez e 1 vez por semana.
    Como o VDRL foi reajente 1/1, como devo fazer o controle da doença e cura já que o VDRL foi baixo.
    Desde já agradeço a atenção.

  • jeferson

    o meu exame VDRL deu reagente 1/1 porém o FTA-ABS deu negativo. O que poderia ser

  • Welington

    meu exame de VDRL deu reagente 1/32.. gostaria de saber o que isso significa? obrigado

  • marcius garcia

    Ola, gostaria de saber se o medicamento para combater Sífilis, entra em choque com os remédios q tomo para HIV que sou positivo a 3 anos. E agora esta aparecendo num exame de rotina para VDRL “reagente 1:8″….e como tomo o coquetel para hiv, fiquei pensando…apesar de que ainda não chegou a confirmação através do FTA, OK?
    saudações- Marcius

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcius, pode ser que seu resultado venha negativo, proveniente de reações cruzadas mas quanto ao tratamento deve ser feito se o médico assim decidir.

  • paulo

    Ola, tudo bem? fiz um exame e deu
    Sangue VDRL
    REACAO QUANTITATIVA DE VDRL……………………………: Soro reativo ate a diluicao 1/16
    Metodo: Floculacao
    pelo seu site ja vi que estou contaminado.
    Qual médico devo procurar? qual especialidade? nunca tive dst na vida, to bastante preocupado.
    obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Paulo, qualquer médico pode cuidar deste caso, mas fique tranquilo o tratamento existe e é um procedimento normal, fique calmo. Abraço.

  • edilaine

    estou gravida de 36 semanas e fiz o primeiro teste para sifilis e deu negativo, agora meu medico pediu pra refazer o teste e deu positivo 1:2, estou desesperada pois falta pouco tempo pro nascimento do meu filho, será que estou com sifilis mesmo, ou pode ter sido um falso positivo?

  • Vera

    Boa Noite
    Há 26 anos atras fiz o exame de VDRL quando estava gravida do meu primeiro filho deu reagente 1/2 fiz o tratamento com benzectacil, depois fiquei gravida mais duas vezes e no acompanhamento pre natal fiz varios exames de VDRL e deu não reagente. Há um ano atras fiz uma doação de sangue e me chamaram de volta para me dizer que meu sangue estava contaminado isso é possivel depois de 26 anos? estou casada há 27 anos e nem eu, nem meu marido temos nenhum sintoma

  • Pingback: OLIVACI JÚNIOR

  • natalia

    oi meu nome e natalia e ja faz um tempo que estou percebendo alguns carocinhos na minha vagina e fui a medico ginecologista e ele me deu o resultado q tenho H.P.V estou realmente abalada sem vontade nenhuma de continuar existindo
    Eu queria saber se todas as pessoas q tem H.P.V tem o virus da aids? apesar q ainda nao fiz o exame de h.i.v

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Apesar de não ser este o assunto deste texto, mas estando com HPV não quer dizer que tem HIV Natalia, faça o exame anti HIV para excluir a dúvida. Abraço.

  • joenilson

    Dotor, fiz o exame V.D.R.L. material soro, método: flocução. o resultado deu: reagente 1/32. e o valor referência: não reagente. quais medidas devo tomar? isso tem cura? quanto tempo demora? essa doença faz perder peso?esse resultado 1/32 está em uma fase avançada ou no inicio? desde já muito grato!.

  • graciela adler

    Boa tarde gostaria de saber qual e o valor que tem que dar o exame de vdrl eu fiz e o resultado foi de 1:2 o que isso quer dizer já fiz 12 ampolas de benzetacil. muito obrigado.

  • Michele

    olá boa tarde
    Fiz este exame e deu não reagente, mas será que mesmo assim posso está infectada? Fiz também o teste de hiv, mas espero o resultado ainda.
    obg.

  • may

    gostaria de saber sobre o termo de um exame para dst.
    recentemente fiz doação de sangue e nos testes pra dst apareceu sifilis floculação não reagente, oq significa floculação?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Floculação é uma metodologia usada para realizar o exame para identificar a sífilis, se deu não reagente, está negativo. Abraço.

  • Rodrigo Santos

    Ola, ha 5 meses atras eu fiz tratamento para sifilis todos os sintomas que eu sentia sumiram… hj 5 meses depois comecei a sentir os mesmos sintomas qdo sentia logo que descobri que estava com sifilis, e fiz o exame novamente agora e deu reagente 1/8 e ha 5 meses atras qdo fiz o tratamento estava 1/128. Gostaria de saber se mesmo com o tratamento pode acontecer de nao estar curado totalmente, digo da doença estar mascarada. pois eu ate entao nao me relacionei com mais pessoas a nao ser com a pessoa que estou no momento.
    Nesse caso posso fazer o mesmo tratamento que fiz?

    Obrigado!

  • Fernanda soares

    Sou doadora de sangue a mais de 20 anos, sempre que faço uma doação em um determinado banco de sangue ele sempre aponta que meu sangue deu positivo para sífilis, contudo, em outros bancos de sangue o resultado é está tudo bem com o meu sangue e faço a doação normalmente. O que pode ocorrer com a forma de avaliar o sangue?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fernanda, pede ser a técnica usada que esteja com a sensibilidade um pouco diferente da empregada no outro banco de sangue, pois os parâmetros também são um pouco diferentes dos usados para a rotina, por ser técnicas muito sensíveis pode ter mínimas variações. Abraço.

  • Pingback: Pesquisa confirma grande benefício do teste rápido para sífilis em gestantes

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Isso é normal, aparece em todos os resultados, fique tranquila. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não este exame não avalia tempo de infecção.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Veja este texto aqui no blog, ajuda esclarecer. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • Marcos

    Boa noite Dr fiz o exame há um mês e o resultado deu nao reagente porem estou desesperado pois estou com uma ferida proximo ao genital (virilha) caracteristico da siilis, é possivel ela curar e voltar sozinha.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • LUANA SOLF

    oi doutor quero saber o que significa reagente 1.4 e o que significa reaçao de floculaçao com antigeno nao treponemico. me diz o que significa doutor

  • anderson

    oque é a sifilis ela tem cura.

  • JACY

    estou grávida e meu exame de V.D.R.L deu positivo,diluição de 1:1
    método floculação,não treponêmico isso é preocupante e tem cura?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim, é um valor baixo. Abraço.

  • http://www.facebook.com/robert.tavares.587 Robert Tavares

    oi galera . descobri hoje que estou com sífilis 1/4. vou começar o tratamento quarta feira. nunca acreditei que isso poderia acontecer com migo , mas em fim tenho muita fé que logo estarei bom de novo. e sempre mais atento ao mundo de hoje ..

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sobre tratamento, somente o médico depois de análises minuciosa irá lhe dizer, conforme política de comentários. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Jefferson, somente sua médica pode ter uma avaliação completa para saber qual procedimento realizar.
    Ver Política de comentários.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Mas não é “não reagente” e sim “Reagente” 1/64 Leve ao seu médico.

  • lucas

    oi meu exame de VDRL deu não reagente. Metodo: reação de floculação, me fale sobri isso. obrigado

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Só seu médico depois de uma consulta pode indicar medicação Maria. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Bruno, procure o médico para que ele possa fazer exames clínicos e peça exames como VDRL. Abraço.