LaboratórioEstatinas, AINEs e diuréticos podem causar resultados mais baixos...

Estatinas, AINEs e diuréticos podem causar resultados mais baixos do exame PSA

Um diagnóstico de câncer de próstata depende de um valor elevado do exame de sangue PSA – Antígeno Prostático Específico, mas este exame pode estar sendo afetado por alguns medicamentos de uso corriqueiro como, remédios para baixar colesterol, analgésicos e diuréticos que influenciariam no resultado final do teste de PSA, reduzindo o valor.

Pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology revelou que homens fazendo uso regular de anti-inflamatórios não esteroides (AINE) – Paracetamol, estatinas – Zocor, Liptor, crestor, e os diuréticos tiazídicos podem ter níveis mais baixos de PSA.

Aquela conhecida discussão sobre fazer o Toque Retal e o PSA, defendida por alguns, criticada por outros, pode vir novamente à tona com estas influências medicamentosas sobre a dosagem do PSA. Os dois exames não são adotados como política de saúde para rastrear câncer de próstata em outros países, a não ser os EUA que utilizam largamente o PSA. No Brasil a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza que o exame deve fazer parte da rotina clínica para rastreamento da doença.

Os estudos identificaram que anti-inflamatórios não esteroides (AINE), reduziu 1% o valor do PSA, as estatinas, que também causam dores musculares, reduziram em média 3% do resultado do PSA e os diuréticos pode alcançar valores de até 6% de redução.

Pacientes que usam os medicamentos por períodos prolongados, alguns até 5 anos, os valores anteriormente descritos reduzem em 6, 13 e 26%, respectivamente.

O causador da redução do valor final do exame PSA, para usuários destas três classes de medicamentos, ainda não está identificada.

A redução no valor do exame PSA é maior quando o paciente faz uso de duas ou das três classes de medicamentos, chegando a reduções de 36%.

Outras pesquisas devem ser implementadas para identificar se estas classes de medicamentos atuam protegendo o organismo contra o câncer de próstata ou atuam apenas mascarando o valor real do PSA, sendo assim, teríamos que reduzir os valores de referência do teste quando for feito em pacientes usando algum destes medicamentos.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Chip implantado sob a pele monitora níveis de glicose e colesterol

Corpo conectado e monitorado, um chip implantado sob a...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x