Criando a escala de trabalho

Em 2002 quando assumi a coordenação do setor que eu e mais 17 pessoas trabalhamos, uma das coisas chatas que me deixava preocupado e continua deixando depois de todos estes anos é quando chega o momento de criar a escala de trabalho para o próximo mês. Fazer uma escala de trabalho quando o período laboral dos funcionários que farão parte dela exerça as atividades apenas durante o dia é relativamente fácil, mas quando as atividades são desenvolvidas também durante o período noturno, tudo fica mais difícil.

O trabalho existente nos setores inseridos dentro de hospital, geralmente requer da maioria dos trabalhadores desta instituição que desenvolvam também suas atividades no turno da noite, e isso causa muitas vezes animosidades entre os funcionários, alguns querem ficar apenas durante o dia e raros preferem ficar apenas no noturno.

Em certos momentos é necessário designar que um funcionário atue no período noturno, esta atitude não é das melhores para ser tomada, nem para ser cumprida e muito menos do ponto de vista do bom desenvolvimento da atividade por parte do trabalhador, visto que ele não estará contente com o fato de ter que exercer suas funções em um período que ele não se sente bem, mesmo sabendo que a profissão que escolheu esteja sujeita a estes acontecimentos.

A escala noturna de trabalho, interfere muito na vida particular do colaborador, nas atividades paralelas, nos momentos de diversão, relação com filhos e esposa, por isso requer observar todas as condições envolvidas, saúde, física e psicológica, antes de tomar as decisões, mesmo assim muitas vezes em um grupo que não é muito grande, uma boa conversa, uma relação amigável, um bom diálogo não é suficiente, sendo necessário uma dose de imposição. Já trabalhei muitas vezes na escala do noturno, sei que realmente é difícil ser cumprida, por isso a lógica deve andar junto com o bom senso no momento de criar a escala de plantão.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • marlise

    OLÁ… Amigo entendo sua preocupação sei quanto é difícil trabalhar a noite e também fazer um escala de trabalho, pois já atuo muitos anos na saúde e venho observando as dificuldade, pois os funcionários tem famílias, e também tem a responsabilidade de ajudar salvar vidas que é nosso objetivo principal, falta mais comprometimento das autoridades, políticos que só lembram dos profissionais somente na época das eleições….
    Marlise