Cartão SUS, como fazer o cadastro ou consultar o número e segunda via online

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

“Como conseguir o número e tirar a 2 via do cartão SUS“, e “como fazer o Cartão Nacional de Saúde“, são perguntas que recebo frequentemente no post sobre o”Cartão SUS é um direito do cidadão“. Infelizmente sobre o cadastro, consulta e segunda via online não será possível para o usuário realizar verificação diretamente pela internet, mas tem uma maneira de conseguir acessar estas informações.

[Atualização]Leia o novo texto sobre o cartão SUS depois da obrigatoriedade de apresentar o documento em todos os atendimentos, consultas, exames, urgências e demais procedimentos do Sistema Unico de Saúde, e se você perdeu o documento veja neste novo texto como proceder para conseguir ser atendido.

Sobre o Cartão

O Cartão Nacional de Saúde – CNS, documento que guarda informações pessoais como, consultas realizadas, exames, medicamentos administrados, procedimentos cirúrgicos, RX, provavelmente pensando no sigilo dos dados do usuário do SUS, o governo não tenha disponibilizado a consulta por meio da internet.

Onde posso fazer o cartão SUS ou consultar o meu número

O usuário do cartão SUS, deve procurar a secretaria de saúde do município onde ele reside, o documento que está sendo cobrado na rede de atendimento de saúde no Brasil, pode ser acessado ou criado, além da secretaria de saúde, em algumas cidades, também no posto de saúde do bairro onde ele mora. Outro local que o usuário pode fazer o cartão e acessar informações é nos hospitais conveniados ao SUS.

O número e dados gerais podem ser acessados via sistema Cadweb Datasus, neste endereço, mas atenção, somente profissionais das instituições de saúde cadastradas junto ao SUS podem ter acesso ao sistema. O gestor do órgão, e as pessoas indicadas por ele, usando o nome de operador, senha e código CNES, cria os cadastros, gera o número novo ou consulta dados de pessoas já cadastradas.

Portanto, se você perdeu o cartão, o número, ou quer se cadastrar pela primeira vez, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF, terá as informações que necessitar.

Atenção para a atualização do texto

[Atualização] Uma boa notícia, parece que enfim vamos ter um sistema que agregue as informações do usuário do SUS e possa ser consultado por ele.

Portaria publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (02.05.11) regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único válido em todo o território nacional.

Levou mais de 10 anos para isso acontecer, quando ouvimos que o SUS é um processo natural de evolução, realmente aceitamos que as coisas sejam gradativas, mas não precisa demorar tanto.

A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos.

CADASTRAMENTO – Os usuários do SUS deverão fornecer o endereço do domicílio permanente, independentemente do município em que esteja no momento do cadastramento ou do atendimento.

REGISTRO ONLINE – Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas.

Senhores leitores que tanto desejam ter acesso as informações a consultas ao Cartão SUS e hoje só podem fazer isso procurando diretamente a secretaria de saúde de seu município, fique atento para esta data que os gestores da saúde do governo prometem colocar o portal para funcionar.

O Portal de Saúde do Cidadão permitirá – em área restrita ao usuário – acesso aos dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. O Portal, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano (o ano é 2011), terá ainda uma área de acesso público, com informações em saúde, campanhas e notícias sobre o SUS.

Estamos de olho esperando este passo importante para a saúde. Divulgaremos aqui o link.

veja no novo post mais informações.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Anaires Barbosa Lima

    Gostaria de saber uma vez se cadastrado no SUS (o castão é valido em todo território nacional.
    Onde eu estiver posso me consultar, apresentado o castão.

    Gostaria de saber como fazer para adquirir um 2º via do cartão.

    muito agradecida.

    • andrea gomes

      gostaria de saber se as agentes comunitaria de saude podem está fazendo este cadastro,uma vez que com o prazo minimo de dois meses?fico grata se poder me responder.

  • esilv

    Em ITAIBA-PE,pra se fazer cartão do SUS,temos que passar pela humilhaçao de ir a casa de saude joao vicente,pegar rascunho manuscrito da secretária de saúde MARIA REGINA DA CUNHA,esposa do prefeito,voltar pra secretaria de saúde,e só então o Sandro digita.Isso é um abuso!O cidadão tem que ir a secretaria com os documentos e basta!Isso é um meio de intimidar,humilhar e se promover.ACORDA SUS!

  • Vanessa

    é um absurdo que hoje em dia com tanta facilidade proporcionada pela internet o cidadão tenha que passar por mais uma humilhação de pegar uma ficha, enfrentar filas para fazer esse cadastro do cartão do SUS.
    Infelizmente, a meu ver isso, sempre acontece com a população mais carente que precisa desse serviço.
    Quando iremos aplicar o princípio constitucional da igualdade e parar de tratar a população mais sacrificada do nosso país com dignidade?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Vanessa, concordo com você, já comentei sobre isso no texto “Cartão SUS – Morosidade, desinteresse político e descrédito” Abraço.

      • Vanessa

        Silvano, esse ano (2010), mais precisamente nesse mês (novembro), muitas pessoas do meu estado para fazerem exames, estão tendo que fazer esse recadastramento, entretanto só é possivel fazer o recadastramente em um ponto da cidade, um posto de saude, onde são distribuidas apenas 80 fichas ao dia, as 7h da manhã… essas fichas são para manhã e tarde… o que tem de gente que não consegue chegar la em tempo (por culpa dos transportes publicos que no nordeste é péssimo) vc nem pode imaginar… essas pessoas por não conseguirem se recadastrar estão sendo proibidos de fazer exames.
        Pq sera o governo tb não bota uma fila e com distribuição de fichas para quem vai declarar imposto de renda e principalmente para quem vai pagar??? Infelizmente porque normalmente quem declara e paga IR sao ricos e com eles o tratamento é diverso!!!

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Vanessa, a falta do cartão não pode de forma alguma impedir acesso ao atendimento em consultas ou exames. Você tem toda razão. Concordo. Abraço.

  • Andreia

    É uma vergonha o governo cobra tanto imposto nosso e quando precisamos de um medico temos que esperar mais de 3 horas na fila esse é o nosso brasil nos da regiao de catanduva precisamos dos hospitais em catanduva aguardamos resposta

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andréia, infelizmente em muitas regiões isso ocorre relamente, você deve encaminhar sua solicitação ao ministério da saúde ou prefeitura municipal do seu município ou ainda a SES do seu estado, para avaliação da necessidade, mas o ideal é entrar em contato com os representantes do conselho municipal de saúde para expor sua necessidade e preocupação.

  • Pingback: Silvano Vilela

  • Jhordanna

    Gostaria de tirar uma dúvida eu tenho um cartão SUS do Municipio de Aparecida de Goiania – Go, onde me residia, porém há seis meses estou morando em Goiania – Go, eu utilizo o mesmo cartão para ser atendida em Goiania ou tenho que fazer um novo cartão SUS de Goiania-Go?

    Obrigada!

  • marco antonio leite gomes

    o site do sus,poderia ser mais especifico,muitas pessoas devem ter dificuldade em obtre a informação que deseja,procurei qual doc necessários para fazer a transferência do cartão do sus de uma cidade para outra…!!!!

  • Edjane Cristina de Sousa Brito

    precisso tirar q 2ª via do meu cartão SUS posso tirar pela internet,e como

  • washington dos santos

    O povo brasileiro deveria se reunir e fazer passeatas e protestos,so assim quando a imprensa registrar verão que existe estas dificuldades com o povo brasileiro e desrrespeito,quem estar no poder nem cadastro faz,para eles é do jeito que qerem,vamos mudar gente,o país precisa de mudanças,nós esta-mos de braços cruzados,sempre fazer,até derem atenção que a população
    não é mais tolos(as)vamos começar na politica,lembre sempre que quando se vota,devemos acompanhar comi ele age em seus projetos e outros;

  • CARLOS CARDOSO

    Realmente é uma descaso com o paciente que quer adquirir o cartão do SUS. Em Niterói caso não tenha o comprovante de residência, eles pedem que o paciente pegue 03 testemunhas da Rua com seus respectivos comprovantes de residência e identidade para tirar xerox e autenticar em cartório. Já reclamei na Secretária de Saúde, haja vista a Lei 7.115/1983 que não aduz a respeito deste procedimento.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carlos, realmente tem razão, este sistema da forma como está sendo mantido até hoje, depois de anos de lançado, nenhuma evolução, apenas por ideais políticos contrários de lançamentos, o sistema ficou defasado, além disso deve ter alguem “lucrando” com a manutenção desta forma antiga. Abraço.

  • adenildo rocha

    na minha cidade o cartao do sus é empresso em uma folha e não é distribuido em plastico rigido como o do cpf,estou perguntando isso pois o meu é uma xeroz de um cartão como o do cpf,isso é aceitavel?

  • adenildo rocha

    o cartao do sus é empresso em uma folha e não em plástico rigido como o do cpf, isso é aceitavel?

  • DELMA m GOSMES…

    NAO tenho cartão do sus me ajude para eu tirar estou precisando mesmo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Delama, procure a secretaria de saúde do seu município, lá eles vão fazer o seu cartão. Abraço.

  • elenice caldas de sousa

    queria dizer que e humilnhante,voçe cidadao precisar somente de uma receita ter tanta burocacia nao sei exatamente para que serve o posto de saude quando vc mais precisa ele nao resolve nada.

  • valquiria Goiania

    Gostaria de saber qto. tempo leva para ficar pronto o cartão do SUS? E se realmente tenho que procurar postos de saúde ou secretaria da saúde estou perdida me ajude. Goiania

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Infelizmente tem. Por enquanto, espero. Abraço.

  • marcia regina da silva

    queria saber assim a avó do meu marido mora um tempo em rainha do mar municipio de xangri-la ela fez o cartão do sus em xangri-lá e a farmácia comunitária náo quer aceitar o cartão do sus que ela tem pra fornecer os remédios que ela precissa eles falaram que ela tem que se cadastrar em na prefeitura de novo hamburgo pra pegar os remédios e que dai não vai valer mais o cartão que ela tem eu acho errado porque se ele é unico teria que valer em qualquer municipio.abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Márcia, concordo, não sei até quando eles vão continuar usando este cartão como fonte eleitoreira, ou no mínimo desorganização. Mas eu não culpo o SUS, quem tem culpa são as pessoas que fazem o SUS, políticos gestores que querem deixar acabar para, ou “Quanto pior melhor”, por hoje já falei muito.

  • meiriana gouveia

    queria saber como eu faço a segunda via do meu cartao sus.;Mudei de residencia e meu cartao sumiu

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Secretaria de saúde do seu município.

  • Juliane Souza

    qual o site para fazer o cartão 1 via

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde do município que está residindo e faça o cartão SUS.

  • rayol

    Recebi como definitivo um cartão impresso em folha papel sulfite, em preto e branco. É correto o procedimento ?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    procure a secretaria de saúde de seu município. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Amanda, deve procurar a secretaria de saúde do seu município. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde do seu município

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde de seu município para que eles possam fazer a mudança e solicitar novo cartão.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde do seu município, ou no momento do atendimento, mas se quiser fazer com mais tranquilidade procure a Sec. de saúde.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Nilson, na secretaria de saúde do seu município. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Na secretaria de saúde do seu município. Abraço.

  • ana

    preciso saber o numero do meu cartao sus

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Procure a secretaria de saúde do seu município, eles consultam pelo seu nome no sistema e encontram. Abraço.

  • silmarasilveira48@hotmail.com

    como faço para tirar a segunda via do cartão do sus posso retirar pela net

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Nas sec.de saúde do seu município.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Na secretaria de saúde do seu município.

  • maria uchoa

    Como faço meu cartão SUS Pela internet

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Na secretaria de saúde de seu município. Abraço.

  • Fabio Nunes

    Tirei o meu , porém, o mesmo foi impresso em preto e branco, e meio apagado. É possível imprimir outro em casa?

X
avipeqQuer Turbinar Suas Milhas Aéreas? Aprenda a acumular 20 mil milhas aéreas em apenas 5 semanas Aprenda Como Fazer
¤