“Como conseguir o número e tirar a 2 via do cartão SUS“, e “como fazer o Cartão Nacional de Saúde“, são perguntas que recebo frequentemente no post sobre o”Cartão SUS é um direito do cidadão“. Infelizmente sobre o cadastro, consulta e segunda via online não será possível para o usuário realizar verificação diretamente pela internet, mas tem uma maneira de conseguir acessar estas informações.

[Atualização]Leia o novo texto sobre o cartão SUS depois da obrigatoriedade de apresentar o documento em todos os atendimentos, consultas, exames, urgências e demais procedimentos do Sistema Unico de Saúde, e se você perdeu o documento veja neste novo texto como proceder para conseguir ser atendido.

Sobre o Cartão

O Cartão Nacional de Saúde – CNS, documento que guarda informações pessoais como, consultas realizadas, exames, medicamentos administrados, procedimentos cirúrgicos, RX, provavelmente pensando no sigilo dos dados do usuário do SUS, o governo não tenha disponibilizado a consulta por meio da internet.

Onde posso fazer o cartão SUS ou consultar o meu número

O usuário do cartão SUS, deve procurar a secretaria de saúde do município onde ele reside, o documento que está sendo cobrado na rede de atendimento de saúde no Brasil, pode ser acessado ou criado, além da secretaria de saúde, em algumas cidades, também no posto de saúde do bairro onde ele mora. Outro local que o usuário pode fazer o cartão e acessar informações é nos hospitais conveniados ao SUS.

O número e dados gerais podem ser acessados via sistema Cadweb Datasus, neste endereço, mas atenção, somente profissionais das instituições de saúde cadastradas junto ao SUS podem ter acesso ao sistema. O gestor do órgão, e as pessoas indicadas por ele, usando o nome de operador, senha e código CNES, cria os cadastros, gera o número novo ou consulta dados de pessoas já cadastradas.

Portanto, se você perdeu o cartão, o número, ou quer se cadastrar pela primeira vez, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF, terá as informações que necessitar.

Atenção para a atualização do texto

[Atualização] Uma boa notícia, parece que enfim vamos ter um sistema que agregue as informações do usuário do SUS e possa ser consultado por ele.

Portaria publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (02.05.11) regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único válido em todo o território nacional.

Levou mais de 10 anos para isso acontecer, quando ouvimos que o SUS é um processo natural de evolução, realmente aceitamos que as coisas sejam gradativas, mas não precisa demorar tanto.

A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos.

CADASTRAMENTO – Os usuários do SUS deverão fornecer o endereço do domicílio permanente, independentemente do município em que esteja no momento do cadastramento ou do atendimento.

REGISTRO ONLINE – Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas.

Senhores leitores que tanto desejam ter acesso as informações a consultas ao Cartão SUS e hoje só podem fazer isso procurando diretamente a secretaria de saúde de seu município, fique atento para esta data que os gestores da saúde do governo prometem colocar o portal para funcionar.

O Portal de Saúde do Cidadão permitirá – em área restrita ao usuário – acesso aos dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. O Portal, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano (o ano é 2011), terá ainda uma área de acesso público, com informações em saúde, campanhas e notícias sobre o SUS.

Estamos de olho esperando este passo importante para a saúde. Divulgaremos aqui o link.

veja no novo post mais informações.