Cartão SUS é um direito do cidadão

O cartão SUS é um cartão magnético instituído e regulamentado pela portaria Nº 017/2001, do Ministério da Saúde, e cada cidadão tem direito ao cartão.

Visa facilitar o atendimento do usuário do SUS, melhorando o trabalho dos gestores e administradores de unidades e profissionais da área de saúde.

Com o sistema informatizado, o médico poderá ter acesso a vários dados do paciente entre eles última consulta, medicamentos indicados e doenças diagnosticadas.

cartsus.gifApós sua inscrição no centro ou posto de saúde, também pode ser direto com os agentes de saúde, receberá o cartão de identificação do SUS.

Com ele é possível marcar consultas, retirar medicamentos nas farmácias básicas, marcar exames e outros procedimentos com muito mais agilidade.

Solicite seu cartão e fiscalize as ações praticadas no seu município no âmbito da saúde, cobre dos governantes atitudes para melhorias da rede de atendimento do SUS, se elas não estiverem apresentando bons resultados. A saúde não pode esperar, é um direito do cidadão.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • silvana

    Gostaria de fazer o cartão do sus on line teria como.
    Desde já agradeço
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela
    • paulo

      Não é possível fazer o cartão a não ser em uma unidade de saúde, pois há necessidade de acesso a um aplicativo com senha que só os funcionários credenciados possuem.

  • isabel cristina almeida matos

    Acho que o cartão sus tem muito para melhorar. pois existe muitas falhas no sistema
    pois muita gente está cadastrado e não sabe . Agora que temos acesso a base federal conseguimos diminuir muito o numero de cartões duplicados.

  • vilma

    Minha mãe está tomando muito remedios , como fazer para receber estes remédios de graça pelo sus

    obrigada
    vilma

    • André

      Vilma, não sei de qual cidade vc é mas deve ter posto de saúde…vc deve levar sua mãe para uma consulta com um clínico geral que faça realmente uma consulta médica e uma entrevista detalhada dos problemas para o qual sua mãe toma todos esses medicamentos, se esses medicamentos fazem parte da lista da farmácia básica, os mesmos devem ser entregues gratuitamente a sua mãe.

  • Cleide Carvalho

    Boa noite, tenho uma dúvida.

    Se uma pessoa paga uma consulta em uma clínica particular, ela poderá retirar na farmacia do SUS os medicamentos receitados pelo médico particular?

    Att.,

    • marta

      tb estou procurando esta resposta pois o posto de saúde daqui não da remédio pra quem tem algum convênio e a gente fica sem saber se esta certo ou errado ok.

    • André

      Não, ela deve iniciar o processo sempre pelo SUS…agendamento…atendimento e posteriormente a retirada do medicamento na rede pública. Se a pessoa pode pagar uma consulta ela pode pagar seu medicamento, senão estará tirando o medicamento de quem iniciou o processo todo pelo SUS.
      Se ela não pode comprar o medicamento existem regras que podem ajuda-la. A pessoa deve ser encaminhada a uma assistente social que fará um perfil sócio economico everificar se a pessoa pode ou não pode comprar o medicamento. Existem uma lista conhecida como: lista de medicamentos da farmácia básica, que nun ca pode ser negada a ninguém, de qualquer nível social, mas ainda acho que o caminho deve sempre se iniciar pelo SUS, senão estará tirando a vez de quem iniciou este caminho. Observando sempre a Universalidade e Impessoalidade.

  • Ines

    Há exatamente sete anos uma  “agente de saúde” passou na minha casa e preencheu uma ficha de cadastro com os dados pessoais de cada menbro da minha família para que  pudéssemos receber o cartão do SUS e, segundo essa agente, os referidos cartões seriam enviados pelo correio e até o presente momento não os recebemos  e tudo indica que jamais vamos recebê-los. O Ministério da Saúde deveria fiscalizar mais as secretarias estaduais e municipais da saúde pois estão deixando a desejar e fazendo os cidadãos de trouxas, preenchendo fichas cadastrais  com a promessa de enviar os cartões do SUS e não os envia. Para onde foram levados esses dados cadastrais ???

  • maria Alice Vasquez Nogueira

    Me cadastrei no Sus e recebi o nº de cartão 899234700029569, e que depois receberia o cartão definitivo, até hoje nada recebi, gostaria de saber onde posso localizá-lo ou se é necessári fazer um novo.
    Atenciosamente,
    Maria Alice Vasquez Nogueira

  • CESAR RODRIGUES

    Boa noite

    A minha irmã é uma pessoa especial. Ela já possui o cadastro no SUS (898000642646297) porém nunca recebeu o cartão. Isso dificulta os atendimentos. Como poderia conseguir o cartão? O nome dela é Maria Estrela Rodrigues.

    Aguardo retorno.

    Obrigado

    Cesar Rodrigues.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cesar tem que procurar na secretaria de saúde de seu município, eles podem te informar. Abraço.

  • Paulo

    O cadastro do cartão SUS foi feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, mas quem não recebeu sua visita pode providenciar o Cartão do SUS diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para fazer o cadastro na UBS é preciso levar documentos para comprovar informações pessoais como: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se possível) e comprovante de endereço.
    O cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.

  • Eva

    Como faço pra saber se um médico já contem ou não cartão SUS

  • aline tavares dias

    por favor me ajudem.minha fez o cadastro do cartao com todos os documentos em maos mesmo assim houve erro o endereco esta esta correto mais a cidade colocaram errado agora nao atendem ela em nenhum a cidade procuramos a secretaria de saude de belem e eles disseram que ela teria direito de realizar os exames normalmente so que isso nao ocorreu e ela nao pode fazer nada o que faco obrigada desde ja

  • jroge guaracyaba ferreira gama

    Prezados senhores,

    Desejo obter a seguinte informação, pode uma unidade de saude publica ligada ao SUS rejeitar atendimento a um cidadão por esse não possuir cartão do SUS ou por esse não residir em outro municipio ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não pode. Quer dizer “residir em outro município” certo? Não pode recusar, apesar das instituições manterem uma rede organizada em cada localidade, atendendo procedimentos variados em locais diferentes.

  • Airton Filho

    Estou em viagem, e precisei ser atendido pelo SUS, porém, esqueci o meu cartão do SUS. Como posso saber o numero dele para receber atendimento?

    Grato,

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Airton, estava procurando no link onde eu tinha visto mas a página não abre mais, vou verificar outros links, mas ainda não encontrei. Abraço.

  • Catiane

    Eu tenho q fazer o cartão do sus pra mim e minha família e moro em Santo André como e onde posso fazer o cartão do sus?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      E mail. Abraço.

  • Saulo de Baco

    Pode ser recusado atendimento em caso de não ter o cartão do sus?
    Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não pode, o atendimento deve ser feito, principalmente em casos mais urgentes, mas podem cobrar o cartão para posteriores procedimentos. Abraço.

  • Jamir Silva Filho

    Bom Tarde!
    Em qual site eu consigo fazer o cartão SUS.Você poderia por favor me Orientar?
    Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Procure na secretaria de saúde do seu município, é possível verificar no sistema solicitar novo cartão. Abraço.

  • itamar victor ferreira

    naum acho o meu numero do cartão sus

  • Thaís

    Olá, meu cartão SUS sumiu e agora o que eu faço?
    Posso ir até o posto de saúde e pedir a 2° via.. Quais são os procedimentos a ser tomado.. Presciso dessa resposta URGENTE.. Desde já gradeço

  • Geislane Carvalho

    De todas as pessoas que receberam o cartão SUS, inclusive eu, nunca o utilizamos. Foi uma perca de tempo e dinheiro na criação desde cartão, pois não tem utilidade alguma.

  • ricardo

    opi eu estou querendo saber como posso haver a segunda via do cartão pois a minha mãe perdeu o cartão dela e esta precisando para marca alguns exames, aguardo resposta.

  • cadsus

    Trabalho com o cadsus e acho o cartao sus desnecessario, pois se eu tenho RG, CPF, isso não me dá o direito de ser atendido pelo sus? Há muita gente que deixa de ser atendida por não ter o cartão.FHC começou e Lula continuou com o erro.Só pra variar
    O cadsus do meu municipio tem muita informação desatualizada. O ACS não faz a atualização. O proprio paciente é quem vem fazer o cadastro ou pegar o cartão, e alguns nem sabe qual é o seu psf, muito menos micro-area e n° da familia. E não há nenhuma preocupação por parte dos administradores em regularizá-lo. Pra que que serve o cartão sus? E por que o governo parou de enviar os cartões magneticos? Muito gasto? E se o governo deixou de confeccioná-los, pra que que serve o cartão sus? FHC começou e Lula lavou as mãos?
    O erro começa pela falta de atualização, por parte dos ACS.no municipio que trabalho o cadastro é feito na secretaria de saúde, pois os psf não são informatizados e os proprios comunitarios é quem vai a SS se cadastrar ou pegar o cartão impresso.O sus enviou uma remessa de cartoes magneticos e não enviou mais. Não sei, então, por que os municipios continuam com isso.
    Se uma pessoa que começou o tratamento por meio particular não pode receber medicamento pelo sus, então a pessoa que tem plano de saude particular também não deveria ter o cartao sus.

  • lucimara da cruz melo

    preciso do numero do meu cartao sus porque o posto de saude do meu bairro nen computador tem para fazer isso

  • Alexandre

    Para fazer o cartão do SUS eu preciso de um comprovante de residencia no meu nome, mas eu moro com minha mãe e já sou maior de idade. o que eu posso fazer a respeito?

  • Angela

    Gostaria de obter informações sobre o atendimento pelo SUS: Estou no 4º para o 5º mes de gravidez, gostaria de continuar o acompanhamento pré natal com um médico de um municipio próximo onde moro, que por sinal já fiz as consultas anteriores. Informei-me na Unidade de Saúde de minha cidade e dissera-me que eu só seria encaminhada se minha gravidez fosse de alto risco. Tem um porém: não tenho confiança nos médicos daqui, a julgar peloas informações das ” trapalhadas” que fazem com as gestantes.
    Daí eu pergunto, sendo pelo SUS, eu não tenho direito de ser atendida onde eu confie e num profissional de minha confiança, independente de ser ou não no municipio onde resido? Eu devo aceitar que uma tal enfermeira encarregada pelo posto, determine que eu deva ser atendida ali, sem me oferecer outra opção?
    Alguém por favor me responda.
    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Explique o caso ao coordenador deste posto de saúde que está lhe acompanhando, relate sua angústia. Mas cada localidade tem suas normas, mas se o seu município oferece o serviço e não está sendo prestado de forma ideal (qual o motivo da desconfiança?), reivindiquem mudança se realmente o médico não está oferecendo serviço de qualidade na sua localidade. Abraço.

  • CSPQ

    Um direito que virou obrigação.
    como pode duas pessoas possuírem o mesmo numero do cartão? uma na base municipal e outra na base federal? Seria como se dois municípios tivessem recebido do próprio sistema(cadsus) a mesma faixa de numeração. ou seja, o sistema não memoriza a faixa de numeração que já foi gerada e baixada para um determinado município? Teoricamente, todo cidadão assistido pelo Programa Saúde da Família deveria possuir, no mínimo, o cartão provisório. Porem, na pratica muita gente ainda nem está cadastrada no sistema (cadsus), consequentemente não possui cartão, ou seja nem toda a população está sendo assistida pelo PSF, mesmo pertencendo a uma área coberta por esse programa. o Agente de Saúde seria ou é o o primeiro responsável pelo cadastro do cidadão pertencente a uma área coberta pelo PSF.

  • ranubia de oliveira

    ola! meus caros amigos gostaria porque os cartao magnetico do sus ainda nao chegou pra regiao norte,mas precisamente pro estado do amapa? Mandem a resposta. OBRIGADA!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ranubia, a secretaria de saúde do seu município tem o dever de te informar sobre isso.

  • cristiane centeno

    gostaria de saber o que acontece quando tenho dois numeros de cartão sus? tem um caso assim onde moro , a pessoa morava em uma determinada cidade e quando venho pra outra , orientaram a fazer outro , mas ele não é único e universal ? como proceder nesse caso . Pesso retorno com uma certa urgência se possível , ha vou avisando que a secretaria da minha cidade não tem essa resposta. Desde ja agradeço e fico no aguardo da resposta. podem mandar essa rpta p meu email?

  • jose sergio

    gostaria de ter o cartao do sus nao tenho so tenho o numero……….

  • marilia

    gostaria de saber se podem me negar remédios no posto de saúde pelo fato de não ter feito o cartão do sus?
    e se podem deixar uma pessoa sem atendimento médico por morar na cidade e o titulo de eleitor
    ser de outra cidade?
    pois na minha cidade Ipanema MG isto esta acontecendo.

  • joao

    quero agradecer a todos vc que estar cuidando da minha vovo e pesso muito muito mesmo obrigado por isso grato: joao victor

  • Jose Carlos

    Como contribuinte de impostos de cidadao brasileiro, possuidor do cartao do SUS, estive no posto do de Saude do bairro onde resido , fui fazer um agendamento de conslta clinico e para posteriormente marcar um consulta no ortopedista devido ao meu problema fisico nao quiseram agendar alegando que deviria levar um comprovante de residente em meu nome, sendo que no ato do cadastramento ja havia levado o referido comprovamente que foi anotado em meu cadastro que resido no bairro, a pergunta eh toda vez que precisar fazer um consulta medica precio levar o tal atestado de residencia?Na minha modesta opiniao o cartao SUS foi pra facilitar a vida do paciente e agilizar o do atendente peco o favor que reveja essa exigencia de toda vez ter que portar comprovante de residencia ja que no proprio cadastro estao todos dados do cidadao. POR FAVOR VAMOS DEBUROCRADIZAR A SAUDE NESTE PAIS E O SERVICOS PUBLICOS NO GERAL NO BRASIL DESSE POVO TRABALHADOR E SOFRIDO. Eu e o Povo brasileiros ficaremos imensamente agradecidos se formos atendidos.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Concordo Jose Carlos, mas a questão do Cartão do SUS é política, como muita coisa nesse país.

  • anjo da noite

    Olá boa noite!
    Por favor tire uma duvida minha, eu moro no Estado de Goias, aqui na minha cidade o Secretario de Saúde fala para o pessoal que o SUS tem que ser pro SUS, a minha duvida é seguinte se o Posto de Saúde da minha cidade é da Prefeitura os medicos e enfermeiras sao pagos pelo o `Prefeito alem disso o Prefeito tem convenios nos hospitas na cidades vizinhas e quando alguem tem q fazer alguma cirurgia eles falam q pra fazer pelo o SUS a pessoa nao pode ir no hospital da cidade visizinha pq o prefeito paga a consulta e isso se torna particular ate ai tudo bem mas e o Posto de Saude da minha cidade tbm é do SUS? Se é pq o Prefeito paga as despesas do Posto de Saude? onde posso me informar mais obre isso? me ajudem o mais rapido possivel por favor… Obrigada e ficam todos com Deus! Bjim

  • VALDIRENE

    morava em salesopolis agora mudei para itaquera, minha filha precisa fazer uma cirurgia,mas o cartao do sus é da cidade onde eu residia. Sera que o hospital vai aceitar esse cartao? Porque tudo tem que ter o endereço de SP

  • edidelza

    gostaria de tirar uma duvida. minha mae consultou em um postinho perto de casa. o medico possou a receita de um remedio de pressao que tem na rede publica, eu fui para pegar, nao me entregaram. a informaçao que me deram: e que o paciente nao era cadastrado naquele posto,mas se o sistema e unico. por que nao pode pegar em qualquer posto?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Deveria ser, mas na realidade não é magnético. E não é atendido em toda clínica. Rede de atenção SUS.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    JJacira, só seu Lula e Dilma pra te responder.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde da sua cidade para consultarem no sistema restrito. Abraço.

  • http://www.facebook.com/people/Paulo-De-Jesus-Leão-Lima-Lima/100003384621628 Paulo De Jesus Leão Lima Lima

    sou cadastrado no sus meu nome é paulo de jesus leão lima tenho uma doença coronariana cronica já sfri um infarto em 1995 de la para cá vem se agravando perdi uma arteria e aminha valvula mitral já esta se fechando corro risco de morte segundo exames e laudos  e comprovado pelo cardiologista que me consulto mensalmente como posso  agendar um atendimento no instituto do coração em laranjeiras rio de janeiromeucdastro é ***

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Consulte na secretaria de saúde do seu município, por favor.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    O atendimento não pode ser negado, eles podem fazer o cartão na instituição que você consulta. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ainda deve procurar a unidade de saúde mais perto da sua residência e se cadastrar leve carteira de identidade e comprovante de residência, se for menor de idade, a certidão de nascimento é necessária para se cadastrar.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a secretaria de saúde do seu município para tirar sua dúvida.

  • http://www.facebook.com/luan.mlq Luan Mlq

    ola perdi meu cartao do sus queria sabre o numero meu nome e francisco luan maciel de carvalho. meu msn e tupmv@hotmail.com