O cartão SUS é um cartão magnético instituído e regulamentado pela portaria Nº 017/2001, do Ministério da Saúde, e cada cidadão tem direito ao cartão.

Visa facilitar o atendimento do usuário do SUS, melhorando o trabalho dos gestores e administradores de unidades e profissionais da área de saúde.

Com o sistema informatizado, o médico poderá ter acesso a vários dados do paciente entre eles última consulta, medicamentos indicados e doenças diagnosticadas.

cartsus.gifApós sua inscrição no centro ou posto de saúde, também pode ser direto com os agentes de saúde, receberá o cartão de identificação do SUS.

Com ele é possível marcar consultas, retirar medicamentos nas farmácias básicas, marcar exames e outros procedimentos com muito mais agilidade.

Solicite seu cartão e fiscalize as ações praticadas no seu município no âmbito da saúde, cobre dos governantes atitudes para melhorias da rede de atendimento do SUS, se elas não estiverem apresentando bons resultados. A saúde não pode esperar, é um direito do cidadão.