CientíficosTeste de gravidez em equipamento automatizado

Teste de gravidez em equipamento automatizado

A determinação quantitativa e qualitativa da gonadotrifina coriônica humana fração beta (b-hCG) em soro ou plasma pela metodologia enzimaimuoensaio de microparticulas (MEIA) no equipamento Axsym – Abbott – laboratórios, que determina de maneira precisa a positividade ou negatividade e quantifica a [hCG de peso molecular aproximado de 46.000 daltons, que é inicialmente liberada pelas células tromboblásticas da placenta logo após a fixação do óvulo fertilizado à parede uterina. Conforme a gravidez progride normalmente, a placenta assume a produção deste hormônio que dobram de quantidade a cada 48 horas. Os níveis de hCG no sangue da paciente aumentam até um pico máximo e depois diminui e estabiliza.

Este ensaio quantitativo sensível a determinação do hCG neste teste automatizado mostrou-se que os níveis de hCG podem ser úteis para previsão de abortos espontâneos, auxiliando a detecção de gravidez ectópica e gestação múltipla.

Obs. Níveis de hCG também foram encontrados em sangues de pacientes com condição fisiológicas anormais não relacionados a gravidez. Aqui comento.

O teste de gravidez automatizado produz um resultado com maior qualidade e possibilita um acompanhamento dos valores em casos de patologias. O equipamento axsym na determinação do hCG utiliza a tecnologia do imunoensaio enzimático de microparticulas (MEIA).

A técnica de realização consiste em coletar o sangue da paciente e separar as hemácias do soro (parte líquida do sangue) e depois inserir os dados da paciente no aparelho colocando o soro no equipamento (150 Microlitros) e também o kit reagente para realizar o teste. Aguarda-se então o resultado. Ao final do procedimento realizado pelo axsym ele apresenta os valores encontrados nas amostras ali colocadas.

Estou fazendo algumas análises de amostras de sangue de pacientes com solicitação médica para teste de gravidez e comparando com os teste de laboratório realizados em fita e o mesmo material realizado o exame no equipamento automatizado axsym, deixando claro que não se trata de um estudo científico aprofundado é apenas um controle interno da qualidade para avaliar os dois métodos e traçar parâmetros de uso, e irei informar aqui no blog o resultado encontrado.

Atualização:

Os resultados se apresentaram concordantes e não houve nenhum valor que pudesse desqualificar os testes de farmácia analisados. Neste caso foi realizado 22 testes com resultados de positividade e negatividade iguais no equipamento axsym e em teste de gravidez comercial.

Para fazer o teste de gravidez em casa compare preços de: teste de gravidez

Atualização 2: Novo texto sobre teste de gravidez (cor fraca na fita do teste de farmácia) e um podcast (ouça sobre teste de gravidez)

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

11 COMENTÁRIOS

11 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam