Vírus zika detectado por teste rápido e baixo custo, compostos liofilizados em base de papel, positivo muda de cor

Uma nova tecnologia de baixo custo, teste rápido, e uma plataforma de diagnóstico de fácil utilização para detectar o vírus Zika. O método barato poderia retardar propagação de surtos, as pandemias futuras. Usando sangue, urina ou saliva, o método contém compostos liofilizados em base de papel, caso positivo a cor muda tornando a identificação simples.

Os estudos sobre Zika vírus disponíveis estão avançando e com isso novos métodos de diagnósticos surgem, um deles, desenvolvido pela equipe de colaboradores do Instituto Wyss de Engenharia na Universidade de Harvard, criaram sensores de ponto de apoio e amplificação isotérmica RNA, os sensores de diagnóstico incorporados em um pedaço de papel do tamanho de um selo, ativado pela amostra amplificada, são extremamente sensíveis e de baixo custo, são programáveis e fornecem resultados rápidos.

Diagnóstico de Zika Vírus, novas tecnologias

Um revolucionário sistema de sensor baseado em papel fornece uma solução muito necessária para o desafio de diagnosticar o vírus Zika. Atualmente, o diagnóstico de confiança para pacientes com suspeita de o vírus Zika envolve testes baseados em ácido nucléico, e para realizar tais exames é necessário envio de material para laboratórios que contam com potentes equipamentos sendo operados por técnicos altamente treinados, de difícil realização. Como resultado, este tipo de teste não atendem a demanda e rápidas respostas, e não está disponível em locais remotos onde a vigilância e contenção são extremamente necessárias.

Entretanto a metodologia desenvolvida pelos pesquisadores, é fácil de utilizar e requer pouca ou nenhuma formação. O teste específico para vírus Zika, usa pequena porção de saliva, urina ou amostra de sangue, equivalente à quantidade necessária por monitores de glicose no sangue para testar os níveis de açúcar no sangue, o material biológico é aplicado aos sensores, estes por sua vez acionam uma resposta que fornece resultados visualmente evidentes em menos de 1 hora.

Caso a amostra carregar material genético do vírus Zika, a área de teste desenvolve uma cor púrpura. Para facilitar a visualização, se for necessário, contam com um pequeno equipamento portátil, ele mostra a coloração em pequenos locais possibilitando a identificação simples.

Didaticamente o procedimento ocorre em três etapas de fluxo de trabalho: a amplificação, detecção Zika, e CRISPR-Cas9-aided identificação da estirpe. CRISPR-Cas9, um mecanismo de edição de gene derivado de sistemas imunes de bactérias, pode ser utilizado para pesquisar sequências inteiras visando encontrar marcadores genéticos exclusivos.

Uma vez que o RNA de uma amostra foi amplificada usando uma mistura de enzimas e “primers” (sequências de DNA que desencadeiam a replicação), uma gota é colocada em discos de papel contendo uma mistura de componentes celulares e proteínas biológicas secas por congelação. A gotícula de ARN amplificada ativa os componentes liofilizados, assim os discos mudam de cor para indicar um resultado positivo em relação ao vírus Zika. Enquanto o resultado pode ser lido a olho nu, semelhante a um teste de gravidez caseiro, um leitor eletrônico especialmente projetado pode obter resultados mais rápidos e poderiam, um dia, quantificar a quantidade de carga viral em amostra.

Veja os detalhes sobre o método para diagnóstico de zika.

A equipe está angariando recursos necessários com intenção de avançar para a fase de desenvolvimento do produto, fabricação e distribuição de modo que a ferramenta de diagnóstico possa ser implantada para uso em o campo.

O Dr. Keith Pardee, que é o principal autor do estudo, afirma que o teste será barato, por volta de um dólar por teste. Além disso, ele não necessita de um laboratório, equipamento dispendioso, ou técnicos altamente treinados para o procedimento, uma ferramenta que pode fazer um impacto positivo na saúde pública mundial.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 48

Vírus zika detectado por teste rápido e baixo custo, compostos liofilizados em base de papel, positivo muda de cor
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar